Atualizada em:
Procurando o que fazer em Santiago? A capital do Chile é um lugar incrível para conhecer, repleto de atrações e passeios imperdíveis
Vai viajar para Santiago e quer saber o que fazer na capital do Chile? A cidade conhecida por sua organização e limpeza é também cheia de atrações. Prédios históricos, construções modernas, montes e parques são alguns dos lugares para conhecer por lá. Mas não são os únicos. Ao redor de Santiago existem muitos locais para visitar em passeios imperdíveis, entre cidades charmosas, vinícolas e estações de esqui.
Como você pode perceber, não falta o que fazer em Santiago. E, entre tantas opções, você pode achar difícil montar um roteiro. Mas não se preocupe. Essas dicas são justamente para te ajudar a saber onde ir e o que conhecer por lá. Separamos indicações de tours histórico-culturais, passeios ao ar livre e pequenas viagens nos arredores da capital chilena. E já podemos adiantar, você não terá dificuldade em se locomover por lá, já que a cidade tem um ótimo sistema de transporte público.
O que fazer em Santiago: atrações
Você gosta de museus? Em Santiago, há vários. Passeios ao ar livre? Além de parques bem estruturados, a capital do Chile também tem avenidas transformadas em passarelas que são perfeitas para caminhadas. Cercada pela Cordilheira dos Andes, a cidade também tem vários lugares ótimos para conhecer em seus arredores, como as estações de esqui e vinícolas. Além de destinos próximos ao mar que oferecem paisagens belíssimas, como as cidades de Viña del Mar e Valparaíso.
Centro Histórico
Parada obrigatória para quem visita Santiago, o centro histórico reúne muitas atrações da capital chilena e é um prato cheio para quem gosta de cultura. Lá você encontrará museus, praças e edifícios históricos imponentes. Um de seus destaques é a Plaza de Armas, onde estão os prédios mais importantes da cidade: a Catedral Metropolitana de Santiago, o Museu Histórico Nacional, a Municipalidade de Santiago e a agência dos Correios do Chile.
Próximo a ela está o Palácio de La Moneda, a sede da Presidência da República. Você pode visitá-lo de segunda a sexta, em horários específicos, que podem ser consultados no site oficial do governo. Dentro dele, além de observar a bela arquitetura do edifício, você poderá ver várias obras e exposições sobre a história e a cultura do país, no Centro Cultural La Moneda. O local realiza, ainda, oficinas educacionais para crianças, lojas de souvenirs, cafés e restaurantes. Confira a programação no aqui.
Plaza de La Constituición
Em frente ao Palácio de La Moneda, a Plaza de La Constituición é mais uma atração para conhecer em Santiago. Nela, acontece a Troca de Guarda – ou Cambio de Guardia, em espanhol -, um dos eventos mais tradicionais do Chile. Realizado desde 1851, em dias alternados, o evento consiste na troca de guarda entre os policiais (carabineros), que fazem a segurança do palácio, acompanhada da Orquestra dos Oficiais, que executa o Hino Nacional e músicas populares de todo o mundo.
Museu Chileno de Arte Pré-Colombiana
Fora do centro histórico, o Museu Chileno de Arte Pré-Colombiana é mais um dos lugares para quem gosta de cultura em Santiago. Localizado no antigo Palácio de la Real Aduana, construído em 1805, e tem peças reunidas pelo arquiteto e colecionador Sergio Larraín García-Moreno. O acervo reúne artefatos indígenas de diversas tribos das Américas do Sul e Central, de antes da chegada dos colonizadores, algumas com 10 mil anos. Por isso, é um lugar incrível para entender a formação dos povos indígenas nas Américas antes da invasão europeia.
Igreja de São Francisco de Assis
Edifício mais antigo do Chile, a Igreja de São Francisco de Assis foi construída em 1613 e, atualmente, uma das atrações imperdíveis de Santiago. Fundada pela ordem franciscana, a construção resistiu a quatro terremotos. A única parte que teve de ser reconstruída foi a torre. Ao visitar a igreja, você pode conhecer também o Museu Colonial, que abriga inúmeras relíquias ligadas à igreja desde a época de sua fundação, incluindo vários objetos do antigo convento que funcionava ali.
Paseo Bandera
Antiga Calle Bandera, o Paseo Bandera é, hoje, um passeio público e um dos lugares para visitar em Santiago. O local foi transformado por um escritório de arquitetura que o transformou em um espaço moderno e muito bonito. Por isso, é hoje uma das atrações da cidade. Nele, as pessoas podem descansar em bancos e espreguiçadeiras, alugar bicicletas e, até mesmo, recarregar seus celulares.
Mercado Central
Quando se pensa no que fazer em Santiago, o Mercado Central é também uma parada obrigatória para quem visita a capital chilena. Considerado um patrimônio do Chile, o local foi construído em meados do século XIX e eleito o quinto melhor mercado do mundo pela National Geographic. O local abriga muitos restaurantes, onde é possível provar várias delícias da culinária regional.
Cerro Santa Lucía
Para quem gosta de passeios ao ar livre, o Cerro Santa Lucía é um dos melhores lugares para conhecer em Santiago. Lá há fontes, árvores nativas e áreas abertas, de onde se tem belas vistas da cidade, com a Cordilheira dos Andes ao fundo. Hoje um parque público, instalado onde a cidade foi fundada, em 1541, a área teve um papel muito importante durante a Reconquista Espanhola. Lá foram construídos castelos e fortes para defender a cidade e, posteriormente, o Observatório Astronômico Nacional, um dos mais importantes do mundo na época.
La Chascona
Outra opção do que fazer em Santiago, a visita a uma das casas de Pablo Neruda é um passeio super interessante. La Chascona fica no bairro de Bellavista e foi construída para uma das amantes do poeta chileno, Matilde Urrutia, que depois tornou-se sua esposa. O local recebeu o nome de Chascona, em quéchua, em referência ao cabelo de Matilde, que era bem bagunçado. O local fica aos pés do Cerro San Cristóbal e, quando foi comprado por Neruda, tinha uma vista magnífica da Cordilheira dos Andes. Hoje, a casa é um museu e patrimônio nacional, de arquitetura exótica.
Cerro San Cristóbal
Após visitar La Chascona, você pode visitar o Cerro San Cristóbal, que é o segundo ponto mais alto da cidade. Ele está localizado dentro de um dos maiores parques urbanos do mundo, o Parque Metropolitano de Santiago. Você pode subir até o Cumbre, o ponto mais alto, de funicular ou de teleférico, ou usar os dois meios para chegar até lá, intercalando-os. É possível, ainda, acessar o local de carro, de bicicleta ou a pé. Do alto, se tem uma vista impressionante da capital chilena.
Sky Costanera
Outro mirante imperdível na capital chilena, o Sky Costanera é o mais alto da América Latina e não pode ficar de fora da sua lista do que fazer em Santiago. É um dos melhores lugares para apreciar o pôr do sol e oferece uma vista panorâmica da cidade, incluindo vistas para a Cordilheira dos Andes. E não é por menos. O Sky Costanera tem 300 metros de altura e faz parte de um complexo que abriga um shopping center.
Passeios na capital chilena
Como mencionamos, nos arredores de Santiago também existem ótimas opções do que fazer, incluindo passeios bate e volta imperdíveis. Confira, a seguir:
Vinícolas
Muitos amantes de um bom vinho procuram o Chile para suas férias, e não é por menos. Há excelentes vinícolas por lá e muitas delas podem ser conhecidas a partir de Santiago. São muitas opções, por isso, é essencial você ter a assessoria de uma agência de turismo para conhecer alguns desses lugares. Algumas que se destacam são Concha Y Toro, Undurraga e Santa Rita, além das vinícolas do Vale de Casablanca e do Vale de Colchagua.
Embalse El Yeso
Se você quer um passeio ao ar livre, a represa Embalse El Yeso é uma ótima opção. Ela fica na região montanhosa de Cajón del Maipo, a cerca de 70 km de Santiago. A região é belíssima e você pode conhecê-la por conta própria ou com uma agência de turismo.
Estações de Ski
Durante o inverno, as estações de Ski são as atrações mais procuradas por quem viaja para Santiago. Nos arredores da capital chilena, estão as mais famosas do país: Estação Valle Nevado, Estação Farellones, Estação La Parva e Estação El Colorado. Um pouco mais distante, é possível visitar também Portillo, que fica a cerca de 164 km. Nelas, os turistas praticam esqui e snowboard. Algumas estações oferecem também brincadeiras na neve, como tubing, canopy, trenós de bandeja e elétricos, além de passeios de bicicleta de neve e de teleférico.
Valparaíso e Viña del Mar
Agora, se visitar Santiago durante o verão, uma das melhores opções do que fazer por lá é conhecer as cidades litorâneas de Valparaíso e Viña del Mar. Elas ficam a apenas 115 km da capital chilena e podem ser visitadas em conjunto. Em Valparaíso, você encontrará cenários belíssimos, que misturam arte de rua, arquitetura charmosa e belezas naturais. Já em Viña del Mar, os atrativos são as praias de areias branquinhas e mar azul turquesa.
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]