Atualizada em:
Roteiro de 2 dias com ótimas dicas sobre o que fazer em Santiago e se encantar de vez pela capital chilena
A capital chilena tornou-se certamente um dos destinos mais buscados pelos brasileiros no último anos. Com os preços acessíveis das passagens aéreas, e a inconfundível beleza das Cordilheiras dos Andes que abraça a cidade, Santiago sem dúvidas tem muito a oferecer em termos turísticos.
Não fala espanhol e não tem ideia de como funciona o sistema de transporte do país? Uma solução que garante a chegada do visitante com segurança até a hospedagem reservada, é contratar um serviço de transfer em Santiago. De fato, a Transfer Brasil é especializada em receber turistas brasileiros no destino, em carros confortáveis e com motoristas que falam português.
O que fazer 2 dias em Santiago
Centro
Começamos nosso roteiro por Santiago pelo centro da cidade. Com muitas atrações turísticas compactadas em uma única região, o lugar costuma ser o ponto de partida dos viajantes. Assim sendo, mais precisamente a Plaza de Armas, o marco zero da cidade e principal praça santiaguina. Na esquina entre as ruas (calçadões) Paseo Puente e Catedral encontramos a Catedral Metropolitana de Santiago. Essa importante igreja está nesse ponto desde a fundação de Santiago, tendo sido reformada ao longo dos anos devido aos constantes terremotos.
Na Plaza de Armas ainda temos três antigos edifícios governamentais, sendo eles o do Correo Central, Museo Histórico Nacional e La Ilustre Municipalidad de Santiago. Na realidade, o edifício dos correios, construído em estilo neoclásscio, foi a casa do conquistador espanhol Pedro de Valdivia, fundador de Santiago.
Monumentos
Com toda certeza, vários monumentos estão espalhados pela praça. O principal deles é o Monumento a la Libertad de América o a la Victoria de Ayacucho. Ele situa-se dentro da fonte que se encontra bem ao centro da Plaza de Armas, marcando o “quilômetro zero” do país. De fato, é a partir desse local que se mede oficialmente as distâncias ao sul e ao norte do Chile.
No entanto, a melhor maneira para chegar ao centro de Santiago a partir de outros bairros é através do metrô, descendo na estação Plaza de Armas (linha verde).
Ademais, outra visita obrigatória quando falamos sobre o que fazer em Santiago no primeiro dia é o Palacio de la Moneda, a casa do governo chileno. Isso porque em todo o seu entorno ainda encontram-se os prédios de ministérios e secretarias. O palácio foi inaugurado oficialmente em 1805, sendo a única edificação de estilo neoclássico italiano puro existente na América.
O La Moneda foi bombardeado durante o golpe militar liderado por Augusto Pinochet, em 11 de setembro de 1973. O até então Presidente da República, Salvador Allende, se matou dentro do palácio durante a invasão. Isto é, pelo menos o que a história nos conta.
Sobretudo, é muito simples chegar ao palácio a partir da Plaza de Armas. São poucos minutos que separam ambos os lugares. De metrô, basta descer na estação La Moneda (linha vermelha).
Bairro Bellavista
Enfim, agora seguimos com o que fazer em Santiago até o bairro Bellavista, famoso pela sua boemia. Mas nem só de bares vive a região, já que o bairro oferece duas opções incríveis e enriquecedoras de passeio: o Cerro San Cristóbal e o Museu La Chascona, a casa do lendário poeta Pablo Neruda.
Vamos começar subindo o Cerro Cristóbal, que possui cerca de 280m de altura e é um ótimo local para se observar a cidade de Santiago por cima. Primeiramente, o lugar é mais que um mirante. Poucas pessoas sabem que o San Cristóbal é o pulmão verde da capital. Seu conjunto de montanhas forma o Parque Metropolitano de Santiago, o maior parque urbano da América Latina e o quarto maior do mundo, com cerca de 722 hectares.
Podemos subi-lo de bicicleta, a pé e de táxi, se for o caso. Mas o que realmente é indicado é subi-lo através do funicular. A subida é íngreme, de tal forma que podemos ir avistando Santiago aos poucos. Inclusive, existe uma parada do funicular para quem desejar conhecer o Zoológico Nacional do Chile.
La Chascona
Por fim, depois de aproveitar tudo o que o morro tem a oferecer, é hora de conhecer aquela que foi uma das casas do mais famoso poeta chileno e Prêmio Nobel de Literatura, Pablo Neruda. La Chascona, como é chamada, tornou-se um museu o qual oferece visita pelas dependências da casa. Desse modo, em seu interior encontra-se uma galeria de arte com obras de pintores chilenos e estrangeiros. Além de louças e talheres originais utilizados por Neruda em sua sala de jantar.
Para se chegar em ambas atrações, é só descer na estação de metrô Baquedano (linha vermelha) e seguir em linha reta pela Rua Pio Nono. Em conclusão, é simples ir do centro da cidade a pé até Bellavista, caso você seja um(a) entusiasta da caminhada.
Agora sim, nada como aproveitar para tomar um bom vinho e apreciar os concorridos bares do bairro Bellavista.
Bairro Providencia
Outro bairro que não pode faltar quando nos perguntamos sobre o que fazer em Santiago é Providencia. Em outras palavras, a localidade abrange uma extensão territorial grande, com muitos restaurantes, bares, parques, universidades, lojas e galerias comerciais diversas. Caminhar pelas avenidas Providencia e Nova Providencia é uma dica bem interessante.
Paralela a Avenida Providencia está a Avenida Santa Maria, às margens do rio Mapocho. Desse modo, muita área verde faz parte do local, com destaque para o Parque das Esculturas. Além de muitas árvores, plantas e flores, o parque conta com mais de 30 esculturas em seu interior, muitas delas premiadas e esculpidas por artistas consagrados. O que faz da atração um verdadeiro museu a céu aberto.
Seguindo de Providencia em direção ao bairro Las Condes, vamos chegar na região conhecida como Sanhattan, uma mistura de Manhattan com Santiago. O nome se dá por conta dos belos prédios comerciais existentes na região. É lá que encontraremos o Costanera Center, o maior edifício da América Latina, com 300m de altura. E é neste edifício que encontramos o Costanera Mall, o maior shopping da América do Sul. E, no seu topo, o Sky Costanera, o maior mirante latino-americano. Portanto, aproveite para conhecer esse shopping de cinco andares e acompanhar o pôr do sol no mirante.
Por ser extensa, Providencia dispõe de várias estações de metrô. São elas: Salvador, Manuel Montt, Pedro de Valdivia e Los Leones. O Costanera está exatamente na porta da estação Los Leones.
Vinícolas
É claro que não podemos deixar de fora as vinícolas chilenas das dicas sobre o que fazer em Santiago. Por isso, separamos aqui duas indicações certeiras.
A primeira delas é a Concha y Toro, a preferida dos brasileiros. A vinícola é a responsável pela linha Casillero del Diablo, que fez a Concha y Toro atingir cerca de 130 países. O lugar oferece dois tipos de tours: o Tradicional e o Marques de Casa Concha. Ambos oferecem visita guiada e degustação de vinhos.
O tour Tradicional tem duração de 1 hora e sai por cerca de $12.000 pesos, incluindo duas degustações de vinhos premium. Já o tour Marques de Casa Concha tem a duração de meia hora a mais e sai por cerca de $22.000, incluindo três degustações de vinhos premium e degustação de quatro safras de Marques de Casa Concha conduzida por sommelier.
A Concha y Toro está localizada no Valle del Maipo, a cerca de 22km do centro de Santiago. Pode-se chegar lá através de passeios com agências de turismo. Mas é fácil chegar também por conta própria. Basta pegar o metrô até a estação Las Mercedes (linha azul) e de lá um táxi por um curto período de 5 minutos.
Santa Carolina
Outra vinícola que merece uma visita é a Santa Carolina, declarada Monumento Histórico do Chile no ano de 1973. Em contrapartida, seus vinhos são fáceis de serem encontrados no Brasil. A Santa Carolina também dispõe de dois tipos de tours diferentes.
O tour Estandár custa cerca de $12.000 pesos com duração aproximada de 45 minutos. Já o tour Premium custa cerca de $35.000 pesos com duração aproximada de 60 minutos. Pode-se chegar lá através de passeios em agências de turismo ou de metrô, descendo na estação Rodrigo de Araya, na linha 5.
Dica de ouro: Não comprem vinhos nas lojas das vinícolas. Afinal, os preços chegam a ser três vezes maiores que os mesmos rótulos encontrados nos supermercados de Santiago.
Dica de restaurantes em Santiago
Bateu aquela fome durante o passeio? Então vamos oferecer duas excelentes indicações de restaurantes em Santiago: o Mestizo e o Le Bistrot de Gaetan.
O Mestizo é especializado em versões contemporâneas de pratos tradicionais da cozinha chilena, com influências na cozinha mediterrânea. Ele está localizado no Parque Bicentenario, em Vitacura.
Já o Le Bistrot de Gaetan tem como especialidade a cozinha francesa. Ele está localizado na Santa Magdalena, número 80, no Patio del Sol, no bairro Providencia.
» 9 lugares sensacionais que você precisa conhecer no Chile
» Chile é eleito o melhor destino de aventura do mundo
» Estações de esqui em Santiago: El Colorado e Farellones
» Essas fotos vão deixar você morrendo de vontade de conhecer a Patagônia chilena
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]