Viajar para a Europa voltou a ser possível. Por isso, preparamos este post para sanar a principal dúvida dos viajantes: o que precisa para entrar na Europa em 2022? Confira!

Viajar para a Europa em 2022 está entre os principais desejos dos turistas brasileiros que, com a reabertura das fronteiras e a flexibilização das medidas de segurança, podem, finalmente, realizar o sonho de conhecer mais do Velho Continente. Antes de viajar, porém, é importante se informar sobre as regras para o ingresso no continente, bem como no destino escolhido, assim você poderá curtir a viagem do jeito que sempre sonhou.

Pensando nisso, preparamos este post para sanar a principal dúvida dos viajantes que planejam conhecer um país europeu neste ano: o que precisa para entrar na Europa em 2022?

Leia também » Os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Para responder a essa pergunta, temos que falar não só da documentação necessária para o embarque para o continente, como também sobre vacinas aceitas, cuidados na viagem e, até mesmo, as particularidades do destino escolhido. A boa notícia é que vários países europeus já reabriram suas fronteiras para turistas vindos do Brasil, o que facilita – e muito – a vida de quem sonha em viajar para a Europa em 2022.

Documentos necessários para entrar na Europa 2022

Documentos necessários para entrar na Europa

Amsterdam – Holanda. Foto: Mathilda Khoo / Unsplash

Antes de começarmos a falar sobre os documentos necessários para entrar na Europa em 2022, é importante ressaltar que as regras mudam de acordo com o destino escolhido e podem envolver, geralmente, a apresentação do teste PCR negativo, certificado de vacinação e até quarentena. Por isso, não dá para falar sobre o que é preciso para viajar para o continente sem mencionarmos o que cada país definiu como critério para aceitar os turistas brasileiros.

Por exemplo, enquanto Espanha, Finlândia, Inglaterra, Portugal e Suíça permitem a entrada de viajantes vindos do Brasil totalmente vacinados, independente do imunizante aplicado, Alemanha e França têm restrição àqueles que foram imunizados com a Coronavac. Outra particularidade é que alguns países também exigem o teste de Covid-19 negativo, como Portugal, sendo que para o ingresso em outras nações, como a Espanha, não é necessário apresentar este documento.

Mas, para além do que cada destino pode colocar como regra para o ingresso de turistas brasileiros, você deve ter em conta que o ciclo vacinal completo é o que garante a sua viagem para a Europa em 2022. Dos 46 países europeus que atualmente aceitam a entrada de turistas brasileiros, 32 exigem apenas o comprovante de vacinação contra a Covid-19. As outras 14 nações exigem, além do comprovante de vacinação, o teste PCR negativo ou quarentena. Por isso, é essencial se imunizar antes de planejar sua ida para lá.

E, embora a maior parte dos países europeus tenha aberto as fronteiras para as viagens a partir do Brasil, a Itália permanece fechada para o turismo. De acordo com a Embaixada da Itália, os viajantes brasileiros só podem entrar no país em caso de trabalho, saúde, estudo, urgência absoluta ou retorno ao domicílio.

Portanto, para não errar ao planejar sua viagem para a Europa em 2022, é extremamente importante que você consulte a embaixada do destino escolhido e a companhia aérea para se atualizar sobre os requisitos para o embarque e o ingresso no continente. Isto porque as informações sobre as medidas de segurança de cada país são atualizadas constantemente, ao passo que os órgãos sanitários acompanham os desdobramentos da pandemia.

Europa 2022: veja lista com o que precisa para viajar

Então, vamos ao que interessa? Confira, a seguir, o que você precisa para entrar na Europa em 2022: documentos atualizados, regras para embarque, vacinas aceitas, cuidados na viagem e, sobretudo, informação para tornar a sua experiência inesquecível.

  • Certificado de Vacinação: o documento tornou-se essencial para os viajantes no pós-pandemia, e para quem planeja viajar para a Europa em 2022, não é diferente. No entanto, é preciso se atentar ao fato de que, para ser válido, o Certificado de Vacinação Brasileiro – emitido através do Conecte SUS – deve estar traduzido para o espanhol, inglês, francês ou alemão. Atualmente, os países europeus aceitam a entrada dos turistas imunizados com duas doses ou dose única das seguintes vacinas: Pfizer, Janssen, Moderna, Astrazeneca, CovidShield e CoronaVac – as duas últimas com restrição em alguns países.
  • Formulário de saúde: Algumas nações, como Alemanha e Espanha, exigem também o preenchimento de um formulário online de controle sanitário antes do ingresso no país.
  • Teste Negativo para Covid: a depender do destino escolhido, além do Certificado de Vacinação, você pode ter que apresentar também um Teste PCR ou Antígeno Negativo,  ou, até mesmo, cumprir quarentena.
  • Regras para o embarque: apesar de os viajantes brasileiros não precisarem de visto para viagens de turismo à Europa com duração inferior a 90 dias, é necessário apresentar os seguintes documentos no momento do embarque:
    • Passagem de volta: com data de retorno com limite máximo de 90 dias;
    • Seguro viagem: países do Espaço Schengen exigem o seguro viagem com cobertura médico-hospitalar no valor mínimo de 30 mil euros. Vale a pena, ainda, contratar um seguro viagem Covid, que garante assistência médica para o beneficiário em caso de contágio com a doença.
    • Comprovante de hospedagem: reserva em hotel ou carta-convite, caso vá se hospedar na casa de familiares ou amigos;
    • Comprovante financeiro: extrato bancário, cartão de crédito ou dinheiro com valor suficiente para cobrir as despesas durante a viagem;
    • Comprovante do motivo de viagem: documentos que mostrem a motivação turística do ingresso no continente;
    • Passaporte válido: documento com validade superior a 3 meses após a saída do país de destino.

As regras citadas acima valem para viajantes adultos. Os menores de 12 anos podem viajar sem comprovante de vacinação ou apresentação de Teste PCR-Negativo para diversos países da Europa, desde que preencham o formulário de controle sanitário e estejam acompanhados de um viajante maior de idade totalmente vacinado ou autorizado a viajar.

E, como já dissemos, é de suma importância que você consulte a embaixada do destino escolhido para viajar com mais tranquilidade, cumprindo todos os requisitos exigidos pelo país para o ingresso de turistas. Dessa forma, você poderá aproveitar –  e muito – a sua viagem para a Europa em 2022.

Dica extra para reservar hotéis

Para encontrar inúmeras opções de acomodação e reservar hotéis e pousadas com os melhores preços, utilizamos o Booking.com - disponível em milhares de destinos.

Passagens aéreas mais baratas

Para economizar com voos, consultamos primeiro as passagens aéreas na MaxMilhas, - quase sempre encontramos os melhores preços tanto no Brasil quanto no exterior. As passagens podem ser emitidas mesmo para quem não tem milhas aéreas.

Outras dicas úteis

Encontre informações úteis sobre os melhores destinos do mundo, com guias de viagens especializados sobre diferentes lugares para conhecer no Brasil e no exterior. São milhares de dicas de viagens com sugestões de onde ir na sua viagem, recomendação de hotéis, notícias atualizadas e muito mais.

Precisa de um carro na sua viagem? Encontre aluguel de carro na Rentcars e cote modelos diferentes podendo ser parcelado em até 10x. Já para passeios e ingressos antecipados, fechamos tudo sempre pela Get Your Guide.

Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

  Inscreva-se em nosso canal:
 

Planeje sua Viagem


Viagens românticas no Brasil: 25 destinos para ir a dois

Artigo anterior

Azul realiza ação para enviar auxílio a refugiados na Ucrânia

Artigo seguinte

Você pode gostar