Países da Europa não carimbarão mais passaporte de turista

Atualizada em:

Fim do carimbo em passaporte de turista será consequência da adoção de um sistema de triagem eletrônico por 29 países da Europa, incluindo França, Grécia e Espanha

Os famosos carimbos nos passaportes devem diminuir consideravelmente a partir de 2024, com a adoção de um sistema de triagem digital na Europa. Ainda em desenvolvimento, o Entry/Exit System (ESS) – ou Sistema de Entrada e Saída – substituirá a marcação física em papel por uma verificação digital de dados dos viajantes, que deverá agilizar o processo. 

Até o momento, 29 países da Europa sinalizaram que não carimbarão mais o passaporte de turista, dentre eles, Espanha, França e Grécia. Outros, no entanto, já deixaram claro que manterão a tradição, como a Irlanda e Chipre. E o que muda para o viajante, além de não ter mais as páginas do documento ilustradas pelos carimbos? Falaremos mais a seguir.

Novo sistema dos países da Europa

Países da Europa deixarão de carimbar passaporte de turista
Foto: Taryn Elliott/Pexels

O novo sistema de controle de entrada e saída de viajantes internacionais valerá para não cidadãos da União Europeia e que venham de países onde o visto não é exigido, como o Brasil. O ESS será uma verificação eletrônica obrigatória para quem permanecerá, no máximo, 90 dias em solo europeu – divididos em períodos de até 180 dias. Ou seja, valerá especialmente para o turista, que deixará de ter o carimbo no passaporte.

A mudança tem como objetivo, segundo as autoridades europeias, melhorar o fluxo no processo de imigração nos portos e aeroportos. Além disso, busca aumentar a segurança das fronteiras e impedir a entrada de pessoas que já ficaram mais tempo do que o permitido nos países da União Europeia. O desenvolvimento do ESS, inclusive, ocorre em paralelo ao Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem. 

O Etias (na sigla em inglês) é o visto eletrônico que o bloco econômico pretende implementar também em 2024, após sucessivos adiamentos. Ele será uma espécie de autorização de entrada prévia para cidadãos de 60 países, entre eles o Brasil. Antes de viajar para qualquer dos países da Europa pertencentes ao Espaço Schengen, os turistas deverão solicitar a permissão, que poderá ser de até 90 dias e terá validade de três anos.

Como vai funcionar o ESS

Europa e o novo sistema de entrada e saída de estrangeiros
Foto: Car Loss Voniya/Pixabay

O ESS vai funcionar da seguinte forma: primeiro, os viajantes terão que fornecer informações pessoais – as mesmas que constam no passaporte. Depois, vão cadastrar a biometria do rosto e digitais. Também será necessário informar o tempo de permanência durante a viagem e o histórico de entrada e permanência em países da União Europeia.

Somente quem tiver passaporte do tipo biométrico – aquele que vem com um chip com informações digitalizadas do viajante – poderá ter acesso ao sistema. Mas isto não será um problema para o turista brasileiro, já que esse é o único tipo de passaporte emitido pelo Brasil desde 2010.

Após se cadastrar no ESS, o viajante encontrará totens de autoatendimento na área de imigração do destino nos países da Europa que deixarem de carimbar o passaporte de turista. Nestes totens, fará a verificação da biometria e a confirmação dos dados pessoais. Caso seja a primeira viagem após a implementação do novo sistema, o viajante também poderá fazer seu cadastro nestas máquinas.

No entanto, cabe ressaltar que, mesmo com o ESS, ainda será preciso passar pelas cabines dos oficiais de imigração. Mas, neste caso, eles apenas farão apenas perguntas mais diretas, como o propósito da viagem e as condições financeiras. E, quanto mais viagens o turista fizer, maior será o seu banco de dados no ESS e mais rápida a tomada de decisão por parte do agente de imigração para sua entrada nos países europeus.

Autoridades policiais e de fronteiras do bloco econômico terão acesso aos dados cadastrados no ESS, incluindo o histórico de entrada e permanência do viajante. Dessa forma, os oficiais poderão barrar turistas que já extrapolaram o tempo máximo de permanência permitida, que deve diminuir a imigração ilegal.

Quem vai deixar de carimbar passaporte de turista

França não vai mais carimbar passaporte de turista
Foto: Nuno Lopes/Pixabay

Quase todos os países da União Europeia e do Espaço Schengen sinalizaram a intenção de adotar o novo sistema. Com isso, até o momento, 29 países da Europa deixarão de carimbar passaporte de turista. Do bloco econômico, apenas a Irlanda e Chipre disseram que continuarão carimbando os passaportes de viajantes estrangeiros. Por isso, se você curte colecionar os famosos carimbos de viagens, já sabe onde ir.

Confira, a seguir, todos os países que vão adotar o novo sistema de controle de entrada e saída de turistas na Europa:

Áustria

Bélgica

Bulgária

Croácia

República Tcheca

Dinamarca

Estônia

Finlândia

França

Alemanha

Grécia

Hungria

Islândia

Itália

Letônia

Liechtenstein

Lituânia

Luxemburgo

Malta

Holanda

Noruega

Polônia

Portugal

Romênia

Eslováquia

Eslovênia

Espanha

Suécia

Suíça

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima