Panamá se consolida como pioneiro no turismo sustentável

Atualizada em:

Destino, que oferece inúmeros atrativos turísticos para brasileiros, é um dos países líderes em turismo sustentável e desenvolvimento comunitário

Você já ouviu falar em Turismo Regenerativo? É uma tendência que vem crescendo entre os viajantes que buscam não apenas preservar o destino de sua viagem, mas também contribuir para o restauro e melhoria do meio ambiente e das comunidades locais. Um país que vem liderando esse movimento é o Panamá, na América Central, e, por isso, tem se tornado um lugar bastante procurado por quem busca experiências ecológicas e significativas.

De acordo com dados da Universidade de Sydney, na Austrália, o turismo é responsável por 8% das emissões atuais de gases de efeito estufa. Para tentar minimizar esse impacto, o Panamá desenvolveu políticas voltadas para a promoção de práticas sustentáveis no setor. Entre elas, o incentivo à certificação de hotéis e operadoras turísticas sustentáveis, promoção do turismo comunitário e preservação da biodiversidade local.

Com isso, o movimento foi destaque na Cúpula Mundial para o Futuro do Turismo, da Organização Mundial de Turismo (OMT), e identificada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) como uma visão inovadora de turismo sustentável para o futuro.

Estratégias de Turismo Sustentável

Panamá turismo sustentável
Foto: Divulgação

Uma das estratégias adotadas pelo Panamá é a utilização da rede de turismo comunitário SOSTUR, uma plataforma digital que permite às comunidades rurais compartilharem sua visão e apoiarem a implementação do turismo regenerativo.

No site, os viajantes podem escolher entre diversos passeios oferecidos pelas comunidades piloto do projeto. A ideia é que o turista possa vivenciar experiências imersivas, autênticas e enraizadas na rica cultura e biodiversidade do Panamá. Entre os roteiros, estão intinerários em fazendas de agroturismo, caminhadas nos extensos parques nacionais o até observação de pássaros e conservação de tartarugas.

Com isso, a SOSTUR e a Fundação Panamenha para Turismo Sustentável (APTSO), apoiam comunidades locais, capacitando mulheres e jovens para participarem ativamente da indústria do turismo.

Passeios imersivos na natureza e cultura panameña

Panamá turismo sustentável
Foto: Divulgação

Entre as experiências imersivas que podem ser vividas pelos turistas, destacam-se dois passeios:

Ngäbe-Buglé e Soloy

O viajante terá a oportunidade de conhecer a paisagem deslumbrante de Soloy – considerada a porta de entrada para uma das místicas regiões indígenas do Panamá. Local este onde poderá imergir nas tradições, lendas e modos de vida, que são preservados há milhares de anos. Além disso, também poderá conviver diretamente com a população local e aprender sobre a cultura Ngäbe por alguns dias.

Comunidade Achiote e O Caribe de costa a costa

Colón é uma das províncias do Caribe panamenho, famosa por suas cores vibrantes, praias de águas cristalinas, cultura ancestral e gastronomia requintada. O passeio é um convite a conhecer, entre outros lugares, a Costa Arriba, localizada na Comunidade Achiote. Além disso, o visitante poderá caminhar pela trilha El Trogón, ver as Ilhas Colón e explorar três patrimônios mundiais declarados pela UNESCO: Castelo San Lorenzo, Fortificações de Portobelo e a Cultura Congo.

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima