Paraty – Principais praias, lugares para ir, passeios e dicas

Atualizada em:

Vai viajar para Paraty? Preparamos um guia com dicas sobre as principais praias deste paraíso da Costa Verde do Rio de Janeiro, confira e saiba quais lugares e passeios incluir em seu roteiro de viagem em Paraty

Paraty é um dos destinos mais completos do litoral fluminense já que, além de contar com belas praias, oferece atrativos culturais e para todos os gostos. A cidade localizada na Costa Verde do Rio de Janeiro preserva traços do período colonial e encanta os visitantes com a beleza de suas construções.

Além disso, abriga algumas das mais lindas porções de areia do Brasil, espalhadas por sua costa e também pelas ilhas que compõem a Baía de Paraty. Se não bastasse tudo isso, a cidade é cercada por cachoeiras incríveis, acessíveis por trilhas em meio à Mata Atlântica, um verdadeiro paraíso para os amantes do ecoturismo.

Não por menos, Paraty é um dos principais destinos do litoral brasileiro e, ao lado de Angra dos Reis, um dos mais badalados do Rio de Janeiro. Ademais, a cidade tem uma ótima infraestrutura turística, com hotéis e pousadas charmosas e muitos restaurantes. Ou seja, é um lugar para férias inesquecíveis.

E neste post vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre Paraty. Descubra quais são as principais praias deste paraíso do litoral do Rio de Janeiro e saiba quais lugares e passeios não podem ficar de fora do seu roteiro de viagem por lá.

Melhores praias de Paraty

Paraty tem cerca de 60 praias, algumas no continente e outras nas ilhas que integram sua baía. Muitas delas podem ser alcançadas apenas de barco e revelam paraísos à beira-mar que, pelo isolamento, se mantêm preservados. Mas mesmo as que têm fácil acesso pelo continente são praias belíssimas, com visuais paradisíacos.

Praia da Lula

Melhores praias de Paraty
Melhores praias de Paraty: Praia da Lula – Foto: Mauro Lima/Unsplash

A Praia da Lula saúda os visitantes com suas lindas águas verde-esmeralda que convidam a um mergulho diretamente dos barcos que aportam próximo a ela. Uma das praias mais famosas dos passeios clássicos de barco em Paraty, a pequena faixa de areia dourada é uma das mais visitadas da cidade.

Nela há muitas árvores que oferecem sombras na areia, além de algumas rochas na água. Mas não espere encontrar restaurantes e quiosques, pois o que há por lá é apenas a natureza e o mar para curtir. 

Praia do Cachadaço

Vista da Praia do Cachadaço
Vista da Praia do Cachadaço – Foto: Tomás R. M. de Paula/Wikimedia Commons

Outra praia famosa de Paraty, a Praia do Cachadaço fica na Vila de Trindade. A maior parte dos turistas passam por ela para visitar suas piscinas naturais, que ficam alguns metros mar adentro. Porém, a Praia do Cachadaço também é um ótimo lugar para curtir os dias de sol na região.

Ela fica entre a Praia do Meio e as piscinas naturais e tem uma faixa de areia fina e branca bem longa. Além disso, tem várias fontes de água doce que desembocam na praia e um um pequeno restaurante que serve porções e bebidas.

Praia da Ilha do Pelado

Praias em Paraty
Praia na Ilha do Pelado – Foto: Fontela01/Wikimedia Commons

A Ilha do Pelado fica entre Paraty e Angra dos Reis, a cerca de 30 km do centro histórico da cidade. O acesso é feito somente de barco, geralmente a partir da Praia de São Gonçalo. A Praia da Ilha do Pelado é ideal para quem quer aproveitar o mar com tranquilidade, longe do agito das praias do continente. Suas águas são calmas e têm piscinas naturais relaxantes, perfeitas para a prática de esportes como stand-up paddle, caiaque e mergulho.

Praia do Sono

Praias de Paraty
Melhores praias de Paraty: Praia do Sono – Foto: Gustavo-Borges Fotógrafo/Wikimedia Commons

Uma das praias mais desertas e selvagens de Paraty, a Praia do Sono é ideal para curtir o mar em pleno contato com a natureza. Sua longa faixa de areia é cercada por vegetação preservada, o que lhe confere um visual paradisíaco. O mar tem águas cristalinas e algumas ondas.

Para chegar à Praia do Sono, no entanto, é preciso caminhar por cerca de 1h30 dentro da Mata Atlântica. A trilha que leva até a praia começa no Condomínio Laranjeiras, que fica a 25km do centro histórico de Paraty. São cerca de 4 km de caminhada até a praia. Também é possível seguir para a Praia do Sono de barco. 

Praia de São Gonçalo

Ponto de partida para quem visita a Ilha do Pelado, a Praia de São Gonçalo também é um lugar para curtir o mar em Paraty. Ela fica no caminho para Angra dos Reis e tem uma extensa faixa de areia. Para acessá-la, porém, é preciso atravessar um pequeno braço de rio. Dependendo da maré, a travessia pode ser feita a pé ou de canoa.

Praia Paraty-Mirim

Igreja na Praia de Paraty-MIrim
Igreja na Praia de Paraty-Mirim – Foto: Fernando Stankuns/Flickr

Localizada a 17km do centro histórico de Paraty, a Praia Paraty-Mirim, geralmente, é rota de passeios que levam a outras porções de areia menores e para o Saco do Mamanguá. Mas ela também é uma das praias de Paraty para aproveitar os dias de férias à beira-mar, já que tem uma longa faixa de areia e mar calmo que convida a banhos relaxantes. Além disso, a vila de Paraty Mirim abriga a igreja mais antiga da cidade.

Praia do Meio

Praia do Meio, em Trindade
Praia do Meio, em Trindade – Foto: Tomás R. M. de Paula/Wikimedia Commons

Assim como a Praia do Cachadaço, a Praia do Meio é ponto de passagem para quem vai visitar as Piscinas Naturais do Cachadaço, em Trindade. A praia em forma de enseada tem águas tranquilas e rasas, ótimas para quem viaja com crianças. E oferece as condições ideais para a prática de esportes aquáticos, como caiaque e stand-up paddle. Ademais, possui ótima infraestrutura turística, com quiosques e bares.

Praia do Jabaquara

Praias de Paraty
Vista da Praia de Jabaquara – Foto: Mattheus Almeida/Wikimedia Commons

Uma das praias urbanas mais populares de Paraty, a Praia do Jabaquara tem fácil acesso a partir do centro histórico da cidade. Ela tem mar calmo, perfeito para famílias com crianças e para praticar stand-up paddle, caiaque e vela. Além disso, sua extensa faixa de areia tem vários restaurantes, quiosques e pousadas no entorno.

Praia Brava

Praia Brava, em Trindade
Praia Brava, no caminho para Trindade – Foto: Tomás R. M. de Paula/Wikimedia Commons

Mas se a sua ideia é curtir o mar em um local reservado e deserto, pode ser uma boa pedida visitar a Praia Brava. Para acessá-la, é necessário percorrer uma trilha íngreme, com nível médio de dificuldade, que começa na estrada que vai para Trindade. São cerca de 20 minutos de descida até a praia, que tem uma faixa de areia branca e fofa e águas extremamente cristalinas. O mar tem ondas fortes, perfeitas para a prática do surfe. 

Praia do Cepilho

Praias no litoral do Rio de Janeiro
Praias no litoral do Rio de Janeiro – Foto: Ccpcunha/Wikimedia Commons

Por fim, temos a Praia do Cepilho, o paraíso dos surfistas em Paraty. Ela fica na entrada da Vila de Trindade e chama a atenção por seu visual encantador. A praia tem uma extensa faixa de areia branca e fina  e grandes rochas por onde corre o mar. 

O mar tem águas azuis com ondas fortes, ideais para o surfe. Mas não é só isso. Como não está na rota turística de Trindade, a Praia do Cepilho costuma ser mais tranquila que as demais. Ou seja, é uma boa opção para quem quer fugir das aglomerações, sobretudo aos finais de semana.  

Lugares para ir em Paraty

Paraty não é daqueles destinos do litoral em que a principal atração é o mar. As praias estão, sim, entre os lugares mais procurados desta cidade do Rio de Janeiro, mas dividem a atenção dos turistas com seus outros atrativos, que incluem a cena cultural e histórica e a natureza ao seu redor.

Centro Histórico de Paraty

Lugares para ir em Paraty
Lugares para ir: Centro histórico de Paraty – Foto: Rogério Cassimiro/MTur

Não tem como falar de Paraty sem mencionar seu lindo centro histórico, com ruas de pedras pé-de-moleque e casarões coloniais de portas e janelas coloridas. Principal cartão-postal da cidade, o local abriga museus, restaurantes, lojinhas e pousadas charmosas. Durante a maré alta, suas ruas se enchem das águas do mar, tornando o lugar ainda mais encantador.

Ilha dos Cocos

Um dos melhores lugares para praticar mergulho em Paraty, a Ilha dos Cocos têm águas cristalinas em que a visibilidade chega a 8 metros de profundidade em alguns pontos. Um de seus destaques, inclusive, é uma caverna subaquática a 4 metros de profundidade onde é possível fazer registros incríveis. A Ilha dos Cocos, que fica a aproximadamente 1 hora de distância de Paraty, também é um ótimo lugar para fazer flutuação com snorkel.

Alambiques de cachaça

Alambiques de cachaça
Lugares para ir em Paraty – Foto: Engenho D’Ouro/Divulgação

Um dos lugares para visitar em Paraty, os alambiques de cachaça mantém a tradição da produção da bebida na cidade, que é um dos berços da cachaça no Brasil. Os alambiques são abertos à visitação e, além de oferecer degustação de variações da bebida, contam a história da cachaça paratiense. Os principais são Engenho D’Ouro, Paratiana, Coqueiro, Corisco, Maria Izabel, Pedra Branca e Maré Cheia.

Cachoeira do Tobogã

Lugares para ir em Paraty
Espetáculo dos moradores na Cachoeira do Tobogã – Foto: Rogério Cassimiro/MTur

A Cachoeira do Tobogã é uma das mais famosas de Paraty. Moradores locais a visitam, principalmente, para escorregar em alta velocidade em sua pedra lisa, que parece um tobogã. Os turistas, por sua vez, vão até o local assistir ao espetáculo, enquanto os mais corajosos se arriscam nas manobras. Mas não é só isso: há um belo poço para banhos na Cachoeira do Tobogã. 

Piscina Natural do Cachadaço

Como mencionamos anteriormente, a Piscina Natural do Cachadaço é um dos lugares para visitar em Paraty e fica na Vila de Trindade, acessível a partir das praias do Meio e Cachadaço. A piscina fica em uma área de mar protegida por grandes pedras, com águas rasas onde é possível observar vários peixes coloridos. É possível visitá-la através de passeios de barco ou de uma trilha a partir das praias.

Saco do Mamanguá

Vista do Saco do Mamanguá
Lugares para ir em Paraty: Saco do Mamanguá – Foto: Adriane A. Medeiros/Wikimedia Commons

Único fiorde tropical do mundo, o Saco do Mamanguá é um lugar belíssimo para visitar em Paraty. Ele é o destino de muitos passeios de barco que saem do cais da cidade e de Paraty-Mirim, e abriga belas praias em seus 8 km de extensão. A paisagem deslumbrante do local pode ser admirada do topo do Morro do Pão de Açúcar, que é um dos pontos turísticos da região.

O que fazer em Paraty: passeios

Os passeios de barco são populares em Paraty já que, a partir deles, é possível conhecer suas belas praias e ilhas. Mas o roteiro de viagem na cidade do litoral fluminense também inclui tours por suas cachoeiras, vilas e lugares históricos.

Passeios de barco em Paraty

Passeios em Paraty
Dicas de passeios em Paraty – Foto: Desert Morocco Adventure/Unsplash

Os mais famosos dentre os passeios de barco em Paraty são, sem dúvidas, os de escuna, que partem diariamente do Cais de Turismo. As diferentes embarcações oferecem conforto e diversão para os turistas que querem conhecer as praias e ilhas da Baía de Paraty. Durante o trajeto, o guia turístico fala sobre cada um dos locais e, nos intervalos, músicas animadas embalam o passeio. Há, ainda, serviço de bar e restaurante.

Trilhas pelas cachoeiras de Paraty

Há diversas trilhas que levam às belas cachoeiras nos arredores de Paraty e as agências de turismo da cidade oferecem diferentes tours para elas. A região é repleta de belas quedas d’água em meio à Mata Atlântica. As mais famosas são a Cachoeira da Pedra Branca e Poço da Usina, a Cachoeira do Tobogã e Poço do Tarzan, a Cachoeira das Sete Quedas, Cachoeira do Iriri, Cachoeira do Crepúsculo e o Poço dos Ingleses. Vale a pena reservar, ao menos, um dia em seu roteiro para realizar um passeio às cachoeiras de Paraty.

Tour em Trindade

Passeios em Paraty
Praia do Meio, em Tridade – Foto: Tomás R. M. de Paula/Wikimedia Commons

Você também pode conhecer Trindade a partir de um tour guiado. Agências de turismo locais oferecem o passeio a partir de Paraty, feito em van, que leva os turistas às principais praias da vila. Geralmente, o tour passa pelas praias do Cepilho, do Meio, do Cachadaço e dos Ranchos. O tour inclui, ainda, almoço em um dos restaurantes à beira-mar e permite aproveitar os encantos de Trindade, como seu centrinho charmoso.

Excursão à Estrada Real

Lugares para ir em Paraty
Passeio pela Estrada Real em Paraty – Foto: Pousada Pôr do Sol/Divulgação

Outro passeio imperdível em Paraty, a excursão à Estrada Real é uma oportunidade de conhecer mais sobre a história do Brasil. O tour percorre o Caminho do Ouro, parte da estrada construída pelos escravos entre os séculos XVII e XIX, a partir de trilhas dos índios guaianazes. O local está bastante preservado e fica em uma área em meio à Mata Atlântica do Parque Nacional da Serra da Bocaina. O percurso inclui cachoeiras, ateliers, alambiques e restaurantes tradicionais. A visita só pode ser feita com o acompanhamento de um guia.

Dicas de viagem em Paraty

Viagem a Paraty: dicas
Viagem a Paraty: dicas – Foto: Guilherme Gabrielli/Unsplash

Paraty é um destino para visitar em qualquer época do ano, já que lá o clima é sempre ameno e com nuvens. Mas isto não significa que você deve se descuidar em relação às proteções básicas ao planejar sua viagem para lá. Uma das dicas mais importantes é não esquecer o protetor solar, chapéu e óculos escuros ao fazer as malas para ir a Paraty.

Além disso, se pretende fazer trilhas para as cachoeiras, praias e atrativos mais distantes, lembre-se de levar um tênis confortável. Neste aspecto, uma outra dica é nunca percorrer trilhas longas e desertas sem companhia. Caso não tenha familiaridade com este tipo de aventura, contrate um guia local para te acompanhar até o atrativo.

Nem todas as praias de Paraty tem estrutura turística, como quiosques, bares e restaurantes. Por isso, é importante ter uma bolsa térmica para levar água, bebidas e lanches rápidos, dependendo do local que for passar o dia. Os passeios de barco, geralmente, oferecem água gratuitamente, mas também contam com serviço de bordo pago.

Como chegar em Paraty 

Dicas de como chegar em Paraty
Dicas de como chegar em Paraty – Foto: Rogério Cassimiro/MTur

Paraty fica a cerca de 240 km do Rio de Janeiro e a 270 km de São Paulo, onde estão os aeroportos mais próximos. Portanto, se você vem de outros estados ou de cidades distantes da Costa Verde do Rio de Janeiro, escolha um desses pontos de desembarque aéreo.

O deslocamento até a cidade do litoral fluminense tem o mesmo tempo de percurso, tanto do Rio de Janeiro quanto de São Paulo. Por isso, a escolha do aeroporto se dará mais em função da oferta de voo e do valor das passagens aéreas.  

Para quem desembarca no Rio de Janeiro, é possível seguir para Paraty de táxi, transfer, ônibus ou carro alugado. A Rodoviária Novo Rio tem partidas de ônibus regulares para Paraty e a viagem dura 5 horas. Além disso, os aeroportos do Galeão (GIG) e Santos Dumont (SDU) contam com várias locadoras de veículos.

Já quem desembarca em São Paulo pode alugar um carro no Aeroporto Internacional de São Paulo (GRU-Airport) ou seguir de ônibus, a partir do Terminal Rodoviário do Tietê. O trajeto de ônibus tem duração de 6h e é operado pela Reunidas Paulista e pela Primar Turismo.

De carro, a melhor rota para Paraty a partir do Rio de Janeiro é a BR-101 (Rio-Santos), que segue pelo litoral, oferecendo belas vistas durante o trajeto. A viagem dura cerca de 4h30. De São Paulo, o caminho é pela BR-116 até Guaratinguetá, depois pela BR-459. A viagem dura cerca de 4h40.

Melhor época para ir em Paraty

Quando ir a Paraty
Quando ir a Paraty: lugares para visitar – Foto: Rogério Cassimiro/MTur

Ao definir a data de viagem a Paraty é preciso considerar que esta é uma cidade que sofre com os efeitos dos períodos de férias escolares e feriados prolongados, justamente por ser muito turística. Portanto, nestes períodos será difícil encontrar hospedagens com preços acessíveis ou, até mesmo, vagas de última hora.

Por isso, se você quer aproveitar Paraty com mais tranquilidade evite viajar em julho e entre dezembro e fevereiro, além dos feriados de Carnaval, Semana Santa, Ano Novo ou qualquer outro que tenha emenda com o final de semana. 

Quanto ao clima, Paraty tem temperaturas amenas durante o ano todo, com os termômetros marcando de 18ºC a 31ºC. O que pode interferir na experiência no destino da Costa Verde do Rio de Janeiro, porém, é a incidência de chuvas. O período mais chuvoso ocorre, justamente, no verão, de novembro a março.

Já o inverno é a época em que menos chove em Paraty, sobretudo entre junho e agosto. Mas os melhores meses para visitar a cidade podem ser os de transição – abril, maio, setembro e outubro -, quando a incidência de chuvas é mínima e a possibilidade de curtir as praias com calor é maior.

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima