Atualizada em:
O Henley Passport Index classifica os passaportes com base no número de destinos que podem acessar sem visto prévio. Confira o novo relatório da consultoria, com os passaportes mais poderosos do mundo em 2023. Brasil ocupa o 19º lugar.
O Brasil subiu uma posição no ranking dos passaportes mais poderosos do mundo em 2023, alcançando a 19ª posição, de acordo com o novo relatório trimestral da consultoria Henley & Partners. O Henley Passport Index é baseado em informações fornecidas pela Autoridade Internacional de Transporte Aéreo (IATA), que classifica os passaportes com base no número de destinos que seus portadores podem acessar sem a necessidade de visto prévio.
Nesse índice, são analisados 199 tipos de passaportes e 227 destinos de viagem. O número de países é atualizado em tempo real, uma vez que transformações políticas podem provocar mudanças significativas no panorama.
Depois de cinco anos liderando o ranking, o Japão perdeu a primeira colocação, caindo para o terceiro lugar. Em janeiro, os japoneses tinham acesso a 192 destinos, mas agora são 189, deixando o país empatado com a Áustria, Finlândia, França, Luxemburgo, Coreia do Sul e Suécia.
Quem assume a primeira posição é Singapura, com um total de 192 países listados. Em segundo lugar, Alemanha, Itália e Espanha empatam com acesso a 190 destinos. Outra mudança notável é a do Reino Unido, que avança duas posições e agora ocupa o quarto lugar após seis anos de declínio.
Já o Brasil, apesar do avanço no ranking, perdeu influência. Em janeiro, os cidadãos brasileiros desfrutavam da possibilidade de visitar 170 países sem visto, enquanto atualmente esse número é de 168. Vale destacar que a melhor colocação histórica do passaporte brasileiro foi a 16ª posição, em 2016.
No extremo oposto da lista, estão os três passaportes com menor alcance global: Síria, com acesso a 30 destinos, Iraque, com apenas 29, e Afeganistão, limitado a 27 países. Clique aqui para conferir os 103 colocados no ranking dos passaportes mais poderosos do mundo.
TOP 20 Melhores passaportes do mundo
- Singapura (192 destinos)
- Alemanha, Itália e Espanha (190 destinos)
- Japão, Áustria, Finlândia, França, Luxemburgo, Coreia do Sul e Suécia (189 destinos)
- Dinamarca, Irlanda, Holanda, Reino Unido (188 destinos)
- Bélgica, República Tcheca, Malta, Nova Zelândia, Noruega, Portugal, Suíça (187 destinos)
- Austrália, Hungria, Polônia (186 destinos)
- Canadá, Grécia (185 destinos)
- Lituânia, Estados Unidos (184 destinos)
- Letônia, Eslováquia, Eslovênia (183 destinos)
- Estônia, Islândia (182 destinos)
- Liechtenstein e Malásia (180 destinos)
- Chipre e Emirados Árabes (179 destinos)
- Bulgária, Mônaco e Romênia (176 destinos)
- Croácia (175 destinos)
- Chile (174 destinos)
- San Marino (172 destinos)
- Andorra e Hong Kong (170 destinos)
- Argentina (169 destinos)
- Brasil (168 destinos)
- Brunei (166 países)
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]