Atualizada em:
Conhecer feiras gastronômicas de países como Hungria, Polônia e Tailândia é apenas um dos atrativos da cidade, que também impressiona com visitas subterrâneas e museus verticais
A capital paulista coleciona muitos pontos turísticos nesses quase 500 anos de história, mas alguns acabam sendo ofuscados pelos grandes cartões postais, como o MASP e o Mercado Municipal. Por isso separamos 8 dicas que vão variar o passeio do turista e renovar o repertório do paulistano.
Sesc da Avenida Paulista
O prédio tem 17 andares que abrigam exposições, espaço para praticar esportes, praças e uma biblioteca com mais de 5 mil livros. Um dos grandes atrativos é o mirante no topo do prédio, que permite que o visitante tenha uma visão de cima de um dos grandes cartões postais do país.
Calção Urbanoide
O espaço reúne food trucks com diferentes origens gastronômicas, como tailandesa, peruana, boliviana, americana e japonesa. O calçadão fica na Rua Augusta número 1.291 e é uma excelente escolha para um jantar descontraído e com muitas opções.
Tour subterrâneo no Pátio do Colégio
O prédio data do século XVI e foi a sede da primeira missa da cidade de São Paulo. Aqui o visitante pode conhecer a galeria subterrânea que foi construída em 1757 e originalmente tinha função de armazenar os restos mortais dos religiosos da Companhia de Jesus. O local também tem um Museu de Arte Sacra, uma biblioteca e reúne no acervo a história da fundação da capital paulista.
Instituto Moreira Salles
Em setembro de 2017 a Avenida Paulista ganhou mais um importante ponto cultural. O IMS tem 9 andares com exposições e atividades e tem entrada gratuita para a maior parte delas. Além disso, o prédio foi considerado a melhor obra de arquitetura da cidade de São Paulo, com um museu vertical, cineteatro, biblioteca de fotografia, praça e vão livre. Fique por dentro das atividades pelo site oficial.
Brunch no Mosteiro de São Bento
No último domingo de cada mês, desde junho de 2017, o Mosteiro permite que visitantes aproveitem um delicioso brunch no refeitório. Os pratos são assinados por chefs como Lia Giorno e Marcela Tulmann e também dão espaço aos pães feitos pelos próprios monges. Fique atento porque a reserva deve ser feita com antecedência, detalhes no site.
Feira Cultural Leste Europeia
Um domingo por mês a rua Aracati Mirim, na Vila Prudente, é tomada por barraquinhas com artesanatos e comidas tradicionais de países como Hungria, República Tcheca e Polônia. Há um espaço com mesas e cadeiras, mas os visitantes preferem comer no Parque Ecológico que fica logo ao lado. Mais informações sobre a próxima edição podem ser encontradas no site da Associação de Moradores da região.
Farol Santander
Depois de uma intensa reforma, o antigo prédio do Banespa reabriu para visita com andares de exposições que retratam a cidade de São Paulo e a realidade do dia a dia de agências bancárias na década de 1950. Além disso, os visitantes podem fazer uma parada no café que tem no mesmo andar do mirante, que rende fotos lindas da capital paulista.
Escola de Astrofísica
Localizada no parque do Ibirapuera, a Escola de Astrofísica Professor Aristóteles Orsini foi aberta em 1961 e desde então oferece cursos gratuitos de diferentes níveis para interessados em astronomia. O passeio também pode se estender para uma visita ao Planetário que fica logo ao lado.
» Lugares para conhecer na cidade de São Paulo
» Guia de Museus na cidade de São Paulo
» Dicas para curtir ainda mais a cidade de São Paulo
» Turistando em São Paulo: lugares para conhecer com entrada gratuita
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]