Atualizada em:
Vai viajar para Porto de Galinhas? Confira nossas dicas sobre as principais praias deste destino paradisíaco de Pernambuco e os lugares e passeios que não podem faltar no roteiro de viagem em Porto de Galinhas
Porto de Galinhas é um dos melhores destinos de praia não só do Nordeste, mas do Brasil. A vila de Ipojuca, em Pernambuco, é famosa por suas porções de areia banhadas por águas verdes cristalinas e piscinas naturais mar adentro que são belíssimas.
As águas mornas de Porto de Galinhas também são um de seus pontos altos, já que permitem curtir o mar em qualquer época do ano. Por falar nisso, o clima nesta parte do litoral pernambucano é sempre quente, perfeito para quem quer passar as férias na praia.
Não falta o que fazer por lá, entre praticar mergulho, passear de buggy pelas praias da região ou curtir o centrinho da vila, que tem ótima infraestrutura turística, com hospedagens charmosas e restaurantes irresistíveis. Se não bastasse tudo isso, Porto de Galinhas tem fácil acesso, já que fica bem próximo ao Aeroporto Internacional do Recife, que recebe voos de várias localidades.
Portanto, se você está planejando ir para lá, este guia tem dicas valiosas para sua viagem a Porto Galinhas. Descubra quais são as melhores praias do destino pernambucano, os lugares para conhecer por lá e os passeios que não podem faltar no seu roteiro.
Melhores praias de Porto de Galinhas
Principais atrações de Porto de Galinhas, as praias desta região do litoral de Pernambuco estão entre as mais bonitas do Brasil. Confira, a seguir, detalhes sobre cada uma delas.
Praia da Vila de Porto de Galinhas
A Praia da Vila de Porto de Galinhas, ou apenas Praia de Porto de Galinhas, é a principal do destino e a mais frequentada do distrito. Ela tem águas claras e com poucas ondas, já que esta parte do litoral pernambucano é protegida por arrecifes. Durante a maré baixa, é possível visitar suas piscinas naturais, que ficam a 200 metros mar adentro.
Além disso, a Praia de Porto de Galinhas possui ótima estrutura, uma vez que fica bem próxima ao vilarejo. Em sua orla há muitos restaurantes e, na areia da praia, comerciantes disponibilizam cadeiras e guarda-sóis para aluguéis enquanto ambulantes comercializam diversos produtos.
Praia de Maracaípe
Bem próxima a Porto de Galinhas, a Praia de Maracaípe tem uma extensa faixa de areia fina e fofa. Diferente da principal praia da vila, ela não tem muita estrutura, sendo uma ótima opção para quem prefere tranquilidade para curtir o mar. Por falar nisso, as águas de Maracaípe tem ondas fortes, sendo necessário cuidado ao entrar no mar. Por outro lado, são ideais para a prática do surfe.
Praia de Cupe
Assim como Maracaipe, a Praia de Cupe também tem ondas fortes em grande parte de sua extensão. Para quem prefere curtir o mar mais tranquilo, nossa dica é seguir até o Pontal do Cupe, que é um trecho da praia onde as ondas são mais fracas e há piscinas naturais durante a maré baixa. Com pouca estrutura, a Praia de Cupe tem pouco movimento, sendo ideal para quem prefere passar os dias à beira-mar com mais sossego.
Praia de Muro Alto
Ao lado da Praia de Cupe, a Praia de Muro Alto tem esse nome devido ao grande arrecife que, durante a maré baixa, retém a água do mar, formando uma grande piscina natural. Ela tem águas cristalinas e praticamente sem ondas, ótimas para a prática de esportes náuticos como stand-up paddle e caiaque, além de ser perfeita para quem viaja com crianças. Muro Alto também é famosa por abrigar alguns dos melhores resorts do Brasil.
Praia da Gamboa
A Praia de Gamboa tem águas calmas e cristalinas, em tons de azul e verde que lembram o Caribe. Uma extensão da Praia de Muro Alto, ela também é protegida pelo grande arrecife que forma uma enorme piscina natural. Geralmente deserta, a Praia de Gamboa é uma ótima pedida para quem quer curtir o mar em Porto de Galinhas com tranquilidade.
Praia de Serrambi
Localizada a cerca de 12 km de Porto de Galinhas, a Praia de Serrambi é mais tranquila do que as praias mais próximas da vila. Ou seja, é perfeita para curtir o mar longe da agitação. A praia tem águas cristalinas em tons de verde protegidas por arrecifes, onde formam-se piscinas naturais ideais para a prática de mergulho.
Praia de Toquinho
Um pouco mais distante da Vila de Porto de Galinhas, a Praia de Toquinho fica nos limites de Ipojuca com Sirinhaém, outro município do litoral de Pernambuco. Mas, apesar da distância, é um lugar que vale a pena visitar ao viajar para lá, sobretudo porque ela oferece um ambiente diferente das demais praias da região. Na Praia de Toquinho há o encontro da foz do Rio Sirinhaém com o mar, que lá tem fortes ondas.
Lugares para ir em Porto de Galinhas
Além das belas praias, Porto de Galinhas têm outros lugares incríveis para conhecer que incluem, sim, o mar belíssimo dessa parte do litoral brasileiro, mas que também vão além, permitindo ao turista imergir na cultura local.
Piscinas naturais de Porto de Galinhas
Antes mesmo das praias, as piscinas naturais de Porto de Galinhas são a principal atração deste destino pernambucano. Não há quem visite o vilarejo que não faça o passeio que leva até elas. Localizadas cerca de 200 metros mar adentro, elas podem ser conhecidas em passeios de jangada a partir da praia principal da vila.
São apenas 10 minutos de trajeto até a enorme área dos arrecifes, onde formam-se as piscinas naturais repletas de peixinhos. É possível caminhar, nadar ou mergulhar nelas – o mergulho pode ser feito com máscara de snorkeling para observar os peixes mais de perto. Geralmente, cada grupo permanece 40 minutos no local.
Pontal de Maracaípe
Outro lugar incrível para visitar em Porto de Galinhas, o Pontal de Maracaípe marca o encontro do rio com o mar. Dele partem os passeios de jangada que vão até o manguezal admirar os cavalos-marinhos. Além disso, o Pontal de Maracaípe tem uma praia tranquila, com mar calmo. Só é possível chegar até lá caminhando e, comumente, o local é procurado para admirar o pôr do sol em Porto de Galinhas.
Feirinha de Artesanato
Para conhecer mais da cultura pernambucana, não deixe de visitar a Feirinha de Artesanato de Porto de Galinhas. Ela acontece no centro da vila todos os dias, das 14h às 22h. Há diversas barraquinhas que comercializam produtos feitos pelos artesãos locais, como chapéus, bijuterias, pinturas, camisas e lembrancinhas. Além disso, é na Feira de Artesanato que fica o letreiro da vila.
O que fazer em Porto de Galinhas: passeios
Além do famoso passeio às piscinas naturais, Porto de Galinhas tem outras opções de tours que permitem conhecer mais as belezas dessa parte do litoral de Pernambuco. Através dos passeios que partem da vila é possível, inclusive, visitar outros destinos incríveis do estado.
Ponta a Ponta de Buggy
Um dos passeios mais populares de Porto de Galinhas, o Ponta a Ponta de Buggy leva os turistas pelas praias da região. O roteiro, geralmente, passa pelas praias de Porto de Galinhas, de norte a sul, e as praias de Muro Alto, Gamboa, Cupe, Maracaípe e Pontal de Maracaípe. O tour é feito em buggys com lotação para 4 pessoas.
Passeio para a Praia dos Carneiros com catamarã
A partir de Porto de Galinhas, é possível fazer o passeio de catamarã até a bela Praia de Carneiros, em Tamandaré. Localizada a cerca de 60 km da vila de Ipojuca, a praia é uma das mais lindas do Brasil, com suas águas cristalinas e orla emoldurada por coqueiros. Ademais, o passeio permite não só conhecer a bela praia pernambucana, como aproveitar suas piscinas naturais.
Passeios de cavalo nas praias de Porto de Galinhas
Outra forma de conhecer os cenários paradisíacos de Porto de Galinhas, os passeios a cavalo oferecem uma experiência diferente para quem viaja ao vilarejo. Realizados pelo Haras Maracaípe, os tours levam os turistas por diversos cenários incríveis, como o Coqueiral de Maracaípe, a Igrejinha do Outeiro e o Pontal de Maracaípe. Além disso, há roteiros noturnos para apreciar a lua cheia e de passeios que percorrem as praias de Porto de Galinhas de ponta a ponta.
Dicas de viagem em Porto de Galinhas
Não é difícil chegar em Porto de Galinhas, pois, apesar de não ter um aeroporto próprio, o vilarejo fica próximo do Aeroporto Internacional de Recife, que recebe voos das principais companhias aéreas, vindos de várias cidades do Brasil e do mundo. São apenas 60 km de distância, que podem ser percorridos com facilidade, de táxi, Uber, ônibus, transfer e carro alugado.
Para quem sai do aeroporto de Recife ou do norte do estado em direção à Porto de Galinhas, o principal acesso é a BR-101, depois a PE-060 até Ipojuca. Na cidade, é preciso pegar a PE-038 até Nossa Senhora do Ó e, então, a BR-009, que vai até o centro de Porto de Galinhas. Já quem vem do sul do estado, o acesso se dá pela BR-101 e pela PE-060.
Para quem escolhe seguir para Porto de Galinhas de ônibus, há partidas em frente ao aeroporto de Recife e também no Terminal Rodoviário de Recife. O trecho é feito em ônibus executivo, com paradas no caminho. Por outro lado, alugar um carro pode ser uma boa opção para quem quer ter mais autonomia para circular entre as praias de Porto de Galinhas durante a viagem.
Melhor época para viajar a Porto de Galinhas
Como mencionamos no início deste post, faz calor o ano todo em Porto de Galinhas. Por isso, uma das principais dicas de viagem para quem vai para lá é levar roupas leves. Não esqueça o protetor solar, um chapéu ou boné e os óculos escuros.
A temperatura média anual no destino é de 26ºC e a água do mar sempre é morna. Mesmo no inverno, quando costuma chover mais em Porto de Galinhas, a temperatura média é de 24ºC. Já no verão, os termômetros ultrapassam, facilmente, a casa dos 30ºC.
Como não há mudanças abruptas na temperatura, as variações no clima de Porto de Galinhas estão relacionadas à incidência de chuvas. O inverno é chuvoso, enquanto o verão é seco. O período em que mais chove é entre abril e agosto, quando é a baixa temporada em Porto de Galinhas.
A alta temporada, por outro lado, ocorre nos meses de verão, quando quase não chove por lá. Por outro lado, é o período com maior fluxo de turistas e preços mais altos no destino. Uma opção para viajar para Porto de Galinhas sem gastar muito e fugindo do período chuvoso é escolher ir para lá nos meses de março, setembro, outubro ou novembro.
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]