Atualizada em:
Quando falamos sobre praias, estamos nos referindo àqueles espaços mágicos de areias suaves e brisas salgadas onde podemos curtir horas e horas com a nossa família, os amigos e até mesmo sozinhos. As praias são um paraíso para as comunidades, onde todos são iguais e onde cada um de nós busca um momento de paz, diversão e descanso.
Entre todos os biomas existentes, a praia é a única onde é possível andar, escalar (dependendo se for uma praia rochosa), nadar, descansar ou mesmo fazer vários esportes. Em Florianópolis, por exemplo, é comum encontrar diversas atividades para diversão como snorkelling, surf, mergulho, velejar ou navegar em catamarãs, ou jogar futebol nas areias seguras das praias.
Tudo isso e muito mais pode ser feito nas fantásticas praias do estado de Santa Catarina, onde estão localizadas as famosas cidades de Florianópolis e Joinville, sendo a primeira dessas a segunda cidade mais visitada por moradores locais, cidadãos de todo o Brasil e turistas estrangeiros. A característica mais atraente desta região brasileira é o contraste entre as montanhas do oeste e as belas praias atlânticas que hipnotizam a todos os visitantes em qualquer época do ano.
Florianópolis: por que visitar em qualquer época do ano?
Quando se fala nas praias do nosso Brasil, é impossível ignorar aquelas que pertencem a Florianópolis, pois é um dos trechos de areia mais atraentes e naturais de todo o país. Esta localidade está aberta o ano inteiro, mas é na época do verão que suas praias e águas estão no seu melhor e podem ser aproveitadas ao máximo.
Em Florianópolis você pode desfrutar 100% de sol, mar e calor, embora esta seja uma parte muito úmida e chuvosa do país. No verão, no entanto, as chuvas diminuem e os aluguéis no final de janeiro e início de fevereiro são mais baixos, um aspecto que permite a todos os visitantes passar uma boa temporada aproveitando o que Florianópolis tem a oferecer.
Durante o outono ou primavera, embora a quantidade de turismo internacional nesta cidade continue alta, é muito mais agradável para os habitantes locais visitar as praias e outros lugares onde a natureza pode ser apreciada. Isto porque o calor não é tão intenso, mas também não é muito frio. Digamos que esta época do ano é ideal para aqueles que querem passar alguns dias de tranquilidade sem sofrer um clima rigoroso demais para eles.
O inverno em Florianópolis, por outro lado, é muito mais aconselhável para aqueles que não gostam nada do calor, e preferem aproveitar estes meses para passear por suas belas praias sem sofrer os imponentes raios do sol que são tão habituais nesta região. Ao mesmo tempo, esta é a temporada com menor número de turistas, um aspecto que nos convida a descobrir Florianópolis de muitas maneiras que poucos conhecem.
Florianópolis é uma das várias cidades brasileiras que tem um aeroporto internacional próximo em Navegantes e vários portos onde desembarcam diversos cruzeiros e outras embarcações. No entanto, existem pontos de entrada ao país que facilitam a oportunidade de entrada de estrangeiros nesta cidade litorânea.
De um modo geral, a maioria dessas viagens aéreas é feita por argentinos, uruguaios, chilenos e colombianos. A maior parte dos turistas estrangeiros que viajam de carro entram em Florianópolis vindos da Argentina pela fronteira de Paso de los Libres, pela fronteira de Santo Tomé ou da província de Misiones por Bernardo de Irigoyen. Quando nos referimos a Florianópolis, estamos falando de uma cidade que é muito desejada por qualquer visitante.
3 praias que poucos conhecem de Florianópolis
Certamente uma cidade como Florianópolis tem a infraestrutura turística, hoteleira e culinária pronta e muito bem organizada para os seus visitantes. De qualquer forma, poucas pessoas sabem que esta cidade glamorosa nos oferece muito mais do que aquilo que podemos apreciar em um folheto ou em um anúncio na internet. É hora de conhecermos as praias menos divulgadas de toda Florianópolis.
Lagoinha do Leste
Em primeiro lugar, temos a praia da Lagoinha. Em Florianópolis todas as praias podem ser consideradas paradisíacas, mas a Lagoinha é definitivamente algo muito além disso. As águas cristalinas desta localidade são um grande exemplo do respeito e cuidado que os moradores brasileiros têm por esta região. O cuidado com a natureza é inegável, especialmente para os visitantes estrangeiros.
Praia de Canasvieiras
A praia de Canasvieiras ocupa o segundo lugar não por seu esconderijo, mas por seu incrível apoio dos próprios brasileiros que querem fazer crescer a economia da região. Canasvieiras é um lugar onde velhos navios piratas dos anos 1800 atraem a atenção de milhares de pessoas ano após ano devido a seu encanto rebelde e revolucionário.
Além da temática pirata, as areias de Canasvieiras estão entre as mais acolhedoras para os visitantes de qualquer cidade do Brasil. É verdade que existem praias secretas como as que citamos, mas estas não têm nome e só podem ser reconhecidas pelas experiências mais ricas e interessantes de outras pessoas. Por esta razão, recomendamos em Canasvieiras a busca destas respostas a partir da experiência de outras pessoas.
Ilha do Campeche
Em última análise, não podemos ignorar a Ilha do Campeche, uma praia considerada uma das melhores de Florianópolis. Nesta praia é possível praticar esportes aquáticos como o snorkelling, mas também é permitida a pesca.
No entanto, pescar depende de muitas regras que se baseiam no comprimento e no peso do peixe tirado do mar. É imperativo ter uma licença de pesca para evitar problemas. Na maioria dos casos, por estas razões, os pescadores devem jogá-los de volta na água.
Ao embarcar na Ilha do Campeche é fácil carregar acessórios que são necessários para viver uma experiência confortável: uma pequena geladeira, guarda-sóis, cadeira de praia ou qualquer outro tipo de equipamento que os mais experientes acharem conveniente.
Coisas para fazer na praia
Muitos de nós acreditamos que para apreciar uma praia de qualidade devemos navegar em barcos ou fazer cursos de snorkelling, mas a realidade nos mostra algo muito diferente. É muito mais fácil desfrutar das pequenas virtudes que o mundo tem a oferecer do que ficar quietos diante de medos, inseguranças ou desconfiança.
Simplesmente olhar o horizonte, escrever na areia, ou fazer castelos, dormir em terreno mole, cavar um buraco para brincar com os nossos filhos por exemplo, são coisas que podem nos aproximar dos pequeninos na praia e fazer a diversão de todos.
Da mesma forma, podemos falar sobre tentar escalar uma palmeira, aproveitar a magia que está embaixo d’água, saborear bebidas exóticas, ou posar para fotos. A praia será sempre uma inspiração para nos unirmos com as pessoas que mais amamos.
Com um pouco de imaginação, você poderá escolher entre as melhores praias do sul do Brasil, para aproveitá-las e descobrir todo o seu potencial.
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]