Atualizada em:
Separe sua fantasia e prepare-se para aproveitar o melhor do carnaval pernambucano em Recife e Olinda em 2020
Não é à toa que Recife e Olinda são consideradas as melhores cidades para curtir o carnaval pernambucano. Além das praias e paisagens incríveis, o folião encontrará uma festa democrática e movimentada, com blocos de rua, shows e eventos animados aos sons de maracatu, frevo, samba, axé e ritmos africanos.
Conhecido por ser um dos acontecimentos mais animados do Brasil, o carnaval de Olinda traz milhares de turistas que vem até o país para aproveitar os famosos blocos de todos os tamanhos que arrastam as multidões e desfilam pelas ruas estreitas da cidade.
Já no carnaval do Recife, durante o dia os foliões se concentram em blocos de rua, desfiles de agremiações e shows espalhados pela cidade. Já à noite, o principal destino é o Marco Zero, que geralmente conta com atrações musicais de sucesso.
Veja agora 5 lugares que o site ViajaNet separou para curtir o carnaval pernambucano durante a folia. No entanto, para conferir a programação prévia do carnaval 2020 nas duas cidades clique aqui.
Recife Antigo
O bairro histórico do Recife Antigo também reserva opções para os turistas que querem uma folia. É lá que acontece a abertura do carnaval da capital pernambucana mais especificamente no Marco Zero da cidade.
Em 2019, foram comemorados 12 anos do frevo como ritmo oficial do carnaval do Recife. Além disso, os camarotes também são boas opções para curtir o Centro Histórico da capital. Entre os mais procurados, estão o Seu Boteco e o Parador Itaipava.
Quatro Cantos
O carnaval pernambucano de Olinda chega de todos os lugares e ocupa as ladeiras do sítio histórico. Mas a folia se concentra mesmo na Cidade Slta, cruzamento entre as ruas de São Bento, Prudente de Morais e a Ladeira da Misericórdia – os quatro cantos da cidade. Assim, desde cedo, dezenas de blocos cruzam as ladeiras no local, arrastando milhares de foliões para o foco da festa.
Rua Treze de Maio
A Rua Treze de Maio, em Olinda, especialmente o espaço em frente ao Museu de Arte Contemporânea (Mac) da cidade, se tornou um point especial para o público LGBT. É a rua onde o carnaval vai até mais tarde. Quem passear pela Cidade Alta quando as casas estiverem fechadas e os blocos recolhidos, pode se surpreender quando avistar o lugar em plena festa.
Bloco Galo da Madrugada
O Galo da Madrugada é um bloco que sai todo sábado de carnaval do bairro de São José, que fica na região central da cidade de Recife. É oficialmente considerado pelo Guinness Book como o maior bloco de carnaval do mundo desde 1995.
A agremiação foi criada por Enéas Freire em 1978 e surgiu na rua Padre Floriano nº 43, no recife antigo. Seu famoso desfile do Clube de Máscaras Galo da Madrugada, no centro, arrastou mais de 1,7 milhões de pessoas. Tem atualmente, como único rival em tamanho, o bloco carioca Cordão da Bola Preta.
Arrastão do Frevo
Por fim, durante a noite de terça e a madrugada de quarta-feira, a festa do Arrastão do Frevo se transforma em uma mistura de euforia e tristeza, já que anuncia o fim do carnaval pernambucano do Recife. Assim, orquestras de frevo e bonecos gigantes, acompanhados pelos sobreviventes que curtem a folia até o último minuto, o arrastão marca o fim da festa com o raiar do sol na quarta-feira.
Leia também:
» Destinos baratos para viajar no Carnaval 2020
» Folia em alto mar: cruzeiros para curtir no Carnaval 2020
» 10 destinos brasileiros para alugar um barco e navegar com os amigos
» Roteiro: 3, 5 e 7 dias em Recife e Olinda
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]