Atualizada em:
Nova regra permitirá aos passageiros levarem até dois litros de líquidos e géis em suas bagagens de mão. A restrição de embalagens de até 100 ml deve acontecer nos aeroportos do Reino Unido a partir de junho de 2024
Aeroportos do Reino Unido devem acabar com a restrição de líquidos em embalagens transparentes de até 100 ml na bagagem de mão, a partir de junho de 2024. Aeroportos no Reino Unido planejam eliminar a restrição de líquidos em recipientes transparentes de até 100 ml na bagagem de mão, a partir de junho de 2024.
Isso será viabilizado por meio de uma nova geração de máquinas de raio-x que geram imagens tridimensionais (3D), em vez de imagens bidimensionais (2D). A tecnologia, semelhante a certos tomógrafos utilizados em hospitais, detecta líquidos perigosos sem a necessidade dos passageiros retirarem o conteúdo de suas malas. O mesmo se aplica a notebooks e outros dispositivos eletrônicos.
Com a nova medida, os viajantes poderão levar recipientes de até dois litros de líquidos e géis em suas bagagens de mão. Com isso, o Reino Unido espera reduzir significativamente as filas nos pontos de segurança dos aeroportos e tornar o processo mais rápido e menos estressante para os passageiros. Além disso, espera-se que a necessidade de inspecionar os itens da bagagem de mão separadamente também diminua.
A legislação foi aprovada em dezembro de 2022, após testes terem sido gradualmente implementados no Aeroporto de Heathrow, em Londres, a partir de 2017. A restrição dos 100 ml em líquidos é uma consequência direta de uma tentativa de ataque terrorista em 2006, quando a polícia britânica encontrou materiais explosivos em garrafas de bebidas não alcoólicas de passageiros, suficientes para produzir bombas que poderiam destruir cerca de dez aviões.
Aeroportos que já aboliram a regra dos 100 ml
O Aeroporto Internacional Teeside e o Aeroporto da Cidade de Londres foram os primeiros aeroportos britânicos a eliminar a regra dos 100 ml, em abril. Até o final de 2023, os aeroportos de Liverpool e Luton também deverão flexibilizar as normas.
O governo estabeleceu o prazo de junho de 2024 para que todos os outros grandes aeroportos — Aberdeen, Birmingham, East Midlands, Edimburgo, Gatwick, Glasgow, Heathrow, Manchester, Southampton, Southend e Stansted — adotem o novo raio-X.
Os terminais britânicos não são os únicos que utilizam a nova tecnologia. O Aeroporto Schiphol, em Amsterdã, o Aeroporto Internacional de Miami, nos EUA, e o Aeroporto Internacional Leonardo da Vinci, em Roma, também já usam o novo raio-X.
No entanto, vale lembrar que a regra dos 100 ml ainda continua sendo utilizada por outros aeroportos internacionais. Por isso, se você vai do Reino Unido para outros países, é preciso verificar com antecedência qual é a norma vigente em cada destino.
O que levar na bagagem de mão?
A bagagem de cabine deve ter um peso máximo de 10 kg e ter um tamanho que caiba debaixo do assento do passageiro ou no compartimento da aeronave. Pode-se colocar nela os itens mais importantes ou necessários para a viagem, como medicamentos, material de leitura, casaco, guarda-chuva, câmera fotográfica e outros objetos.
Nos voos domésticos, é permitido levar alimentos e bebidas. Já em voos internacionais, há restrições para líquidos e pastas, sendo permitido ter no máximo 100 ml por embalagem, desde que estejam dentro de um saco plástico transparente. Itens cortantes, inflamáveis, explosivos ou químicos são proibidos por questões de segurança.
Além da bagagem de mão, o passageiro tem o direito de levar um item pessoal, como mochila ou bolsa menor, para guardar documentos, dinheiro, objetos de valor e aparelhos eletrônicos. Consulte este guia completo e atualizado sobre bagagem de mão preparado pelo Guia Viajar Melhor para obter todos os detalhes. Se tiver outras dúvidas, verifique as regras da companhia aérea, do país de destino ou consulte a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]