Atualizada em:

Saiba o tamanho ideal, regras e as especificações para embarcar em voos nacionais e internacionais com bagagem de mão

Acabou de comprar as passagens aéreas e não sabe ao certo qual o tipo de bagagem de mão levar para a tão esperada viagem de férias? Essa é a dúvida mais comum entre os viajantes, principalmente os de primeira viagem.

A mala de mão é levada a bordo, junto com objetos pessoais que podem ser uma bolsa ou uma mochila – possui dimensão e limite de peso específico. As determinações para bagagem de mão foram criadas a fim delas serem acomodadas facilmente na parte superior ou embaixo das poltronas de aviões e ônibus. Neste artigo, vamos tirar todas as suas dúvidas para que você viaje sem surpresas desagradáveis. Confira as regras atualizadas das principais companhias aéreas:

Além de ser prática para viagens curtas, onde não tem a necessidade de aguardar para retirar a bagagem assim que chegar ao seu destino, também se torna uma opção segura para evitar extravio de malas ou mesmo danos à sua bagagem. Caso esse tipo de mala ultrapasse o peso ou tamanho recomendados, ou a aeronave não conte com espaço suficiente para todas as bagagens, ela pode ser despachada antecipadamente.

Fique atento às regras atualizadas para malas de bordo (bagagem de mão) e as dimensões aceitas pelas principais companhias aéreas em voos nacionais e internacionais e viaje sem grandes preocupações. 

Dúvidas sobre bagagem de mão (mala a bordo)

mala de bordo
Foto: American Green Travel / Unsplash

Se essa é sua primeira viagem de avião, é importante esclarecer todas as dúvidas sobre a bagagem de mão antes da decolagem. 

Dimensões e peso

As dimensões das pequenas malas devem ser 55 cm de altura, 35 cm de largura e 25 cm de profundidade. Mas, vale lembrar que, dependendo da companhia aérea, as exigências poderão ser outras, por exemplo no caso de companhias low cost como a Ryanair, JetSmart, SKY Airline, EasyJet Airlines e outras que seguem a mesma modalidade. 

Itens proibidos na bagagem de mão

Para deixar o voo mais seguro, alguns itens são proibidos como líquidos inflamáveis e objetos cortantes:

  • Líquidos com mais de 100 ml – isso vale para o frasco, pois mesmo que ele contenha pouco líquido, não pode ser levado se for maior que 100 ml;
  • Desodorantes em spray ou spray de qualquer tipo;
  • Isqueiros e fósforos ou qualquer outro material para fogo;
  • Objetos pontiagudos, como alicates, facas, tesouras e canivetes.

Itens permitidos na mala de bordo (bagagem de mão)

 tamanho babagem de mao
Foto: Michał Parzuchowski / Unsplash

É permitido levar cosméticos com até 100 ml em uma necessaire, roupas, livros e objetos eletrônicos. Mas, vale ressaltar que cada empresa oferece uma regra específica para isso. Lembre-se sempre de consultar a companhia aérea escolhida e tirar todas as suas dúvidas antes de embarcar.

Bagagem de mão para voo internacional 

Em geral, as recomendações básicas para bagagem de mão são universais para todos os tipos de voos, no entanto, é preciso ficar atento aos itens permitidos em cada país – que apresentam regras específicas para o item de bordo.

Vale lembrar que se o voo tem conexão, é importante levar em consideração as orientações de ambas as companhias.

Bagagem de mão para voo nacional 

As companhias de voo nacional são padronizadas e em todas as viagens é permitido levar uma bolsa/mochila com dimensões máximas: 35 x 20 x 45 cm e uma mala de bordo com 35 x 25 x 55 cm (comprimento x largura x altura), já incluindo alças, bolsos e rodinhas, e com no máximo 10kg.

Bagagem de bordo – Regras LATAM Airlines

 A companhia permite levar uma mala de até 10 quilos com medidas de até 35 x 25 x 55 cm – válido para voos nacionais e internacionais operados pela Latam. Em caso de dúvidas, consulte sempre a companhia aérea ou o agente de viagens de sua preferência.

Bagagem de bordo – Regras GOL Linhas Aéreas

Fique atento às regras para embarcar com bagagem de mão. Em voos domésticos e internacionais operados pela GOL, é permitido bagagem de mão de até 10 quilos com dimensões de 35 x 25 x 55 cm.

Bagagem de bordo – Regras Azul Linhas Aéreas

A Azul adota a mesma padronização que outras companhias aéreas em seus voos nacionais e internacionais: sendo até 10 quilos para a bagagem de mão, mantendo as medidas máximas de 35 x 25 x 55 cm. Se for viajar com o seu pet, confira as novas atualizações da Azul Linhas Aéreas

Bagagem de bordo – Regras Air France

As medidas para a mala de bordo da Air France seguem a padronização universal (35 x 25 x 55 cm) e o peso é um pouco maior do que nas outras companhias aéreas, não podendo exceder 12 kg na classe econômica. Vale ressaltar que também é permitido levar um acessório pessoal com dimensões máximas de 40 x 30 x 15 cm.

Bagagem de bordo – Regras TAP

A empresa aérea TAP permite medidas máximas para a bagagem de mão de 55 x 40 x 20cm, independentemente do destino, sendo o peso máximo de 10 quilos. Caso compre produtos da duty free ou em outra loja do aeroporto, o mesmo contará como item extra. Dependendo da lotação do voo, pode ser que a companhia aérea solicite que despache os itens excedentes de forma gratuita. É normal acontecer isso mesmo quando o turista passe pelo raio-x, no momento em que já está no portão de embarque. 

Bagagem de mão – Regras KLM

Ao viajar pela KLM, você pode levar uma mala de bordo de no máximo 55 x 35 x 25 cm incluindo alças e rodas e uma bolsa pequena com tamanho máximo de 40 x 30 x 15 cm. Sua bagagem de mão pode pesar até 12 kg.

Para garantir maior segurança e comodidade em seu voo, não se esqueça: sempre verifique as recomendações de cada companhia aérea antes de fazer as malas e garanta uma viagem sossegada sem possíveis imprevistos. Boa viagem!

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima