Atualizada em:
Feita com as mesmas proporções da original, mas na escala 1 por 10, a réplica da Torre Eiffel tornou-se ponto turístico da cidade no interior do Paraná
Você pode conhecer a Torre Eiffel sem ir à Paris, acredite. Numa cidade do interior do Paraná, um empresário apaixonado pelo monumento mais famoso da França decidiu criar uma réplica em sua chácara. Com uma proporção dez vezes menor que a original, a estrutura que fica à beira da PR-323 ganhou fama e, hoje, é um dos cartões-postais de Umuarama, a 555 km de Curitiba.
Distante mais de 9,7 mil quilômetros da torre original de Paris, a réplica no Paraná foi a primeira construída no Brasil e está aberta à visitação desde 2008. Do alto de seus 160 degraus se tem uma bela vista da região. O acesso é gratuito, porém devido à subida íngreme, não é indicado a quem tem dificuldades de locomoção. De todo modo, o local é perfeito para cliques, servindo inclusive de cenário para casamentos.
Réplica da Torre Eiffel do Paraná
A réplica da Torre Eiffel do Paraná foi construída pelo empresário Edson Ferrarin, em sua chácara em Umuarama. A ideia surgiu após sua terceira visita à capital da França, em 2006. Edson comprou uma miniatura da torre e a usou para construir a estrutura na escala 10 por 1. Enquanto a Torre Eiffel de Paris tem 324 metros de altura e 120 metros na base, a de Umuarama tem 32,4 metros de altura e uma base de 12 metros.
Edson Ferrarin teve o cuidado de reproduzir a famosa torre nos mínimos detalhes e gastou cerca de R$ 180 mil para erguer a estrutura, feita com 30 toneladas de ferro e fibra de vidro. Por isso, a réplica da cidade do interior do Paraná impressiona por sua semelhança com a Torre Eiffel original. Ela pode ser vista da PR-323 e visitada por qualquer pessoa todos os dias da semana.
Há quem pare por ali para tirar fotos e quem enfrente os 160 degraus para observar a vista do alto da torre. Os mais aventureiros aproveitam a estrutura para a prática do rapel, organizado por alguns grupos da própria cidade.
Outra cidade do Paraná com uma réplica da torre
A réplica da Torre Eiffel de Umuarama não é a única do Paraná, em outra cidade do interior encontra-se uma estrutura semelhante, porém mais nova. Ela fica em Ivaiporã, a 383 km de Curitiba, tem as mesmas dimensões da outra torre paranaense e também foi construída pelo empresário Edson Ferrarin. Localizada em uma praça, foi inaugurada em 2019 e é um ótimo lugar para ver o pôr do sol na cidade.
Versões da Torre Eiffel fora de Paris
E mundo afora é possível encontrar outras Torres Eiffel. A estrutura inaugurada em 1889 é o principal cartão-postal de Paris e um dos pontos turísticos mais famosos da França, que atrai milhares de turistas todos os anos. Não por menos, inspirou muitas cidades a criarem suas próprias versões da torre. Tanto que, atualmente, há cerca de 30 réplicas da famosa estrutura parisiense em diferentes lugares do mundo. Confira alguns deles, a seguir:
Las Vegas, Estados Unidos
Quando falamos de Torre Eiffel fora de Paris, a mais famosa, sem dúvida, é a que está no Hotel Paris, em Las Vegas. A réplica nos Estados Unidos fica em um complexo temático que reproduz, justamente, a capital francesa. E, como não poderia ser diferente, a principal atração é, justamente, a réplica da Torre Eiffel, que tem pouco mais de 140 metros e um observatório no 46º andar, com vista 360 graus da cidade.
Gomez Palacio, México
Como uma homenagem à comunidade francesa que vive em Gomez Palacio, no México, a cidade ganhou uma réplica da Torre Eiffel em 2007. A estrutura tem 65 metros de altura e fica na Praça do Amor. Um dos cartões-postais da cidade, a torre é o principal ponto de encontro de turistas que querem registrar em cliques a passagem por ali. À noite, a torre fica belíssima, com uma iluminação especial que torna as fotos ainda mais bonitas.
Lahore, Paquistão
Outra réplica da Torre Eiffel que tornou-se um dos principais pontos de encontro de uma cidade fora da França é a de Lahore, no Paquistão. A estrutura de 80 metros de altura é uma das mais parecidas com a torre original francesa. E recebe milhares de turistas todos os anos. Ao redor da torre acontecem, inclusive, as principais comemorações da cidade, como, por exemplo, as festividades de Ano Novo.
Paris, Estado Unidos
Se não bastasse ter uma réplica da Torre Eiffel, os Estados Unidos possuem um versão da famosa estrutura francesa em uma cidade que tem o mesmo nome da que abriga a original. É isso mesmo, no Texas existe uma cidade chamada Paris que tem a sua própria Torre Eiffel, mas com um toque bem característico da região: um chapéu de cowboy em seu topo. Menor que a torre francesa, com apenas 20 metros de altura, a versão texana é também muito charmosa.
Duas torres na China
A China não tem apenas uma réplica da Torre Eiffel, mas duas. A primeira fica na cidade de Shenzhen, no delta do Rio Pearl. Ela tem 108 metros de altura e está dentro do parque temático “Window of the World.” O local também abriga réplicas do Piazza San Marco, de Veneza, as pirâmides de Gizé, do Egito, o Taj Mahal, da Índia, entre outras. A segunda torre com inspiração na estrutura francesa fica em Tianducheng, um conjunto habitacional nos subúrbios de Hangzhou, na província de Zhejiang.
Tokyo, Japão
Também em Tokyo, no Japão, é possível visitar uma torre semelhante à Eiffel. Diferente das outras réplicas, a Tokyo Tower teve inspiração na estrutura parisiense e foi construída em 1950 como um símbolo da recuperação japonesa pós-guerra. Um dos pontos turísticos mais importantes da cidade, a estrutura é 13 metros maior que a Torre Eiffel original, com 332,5 metros de altura. Nela há duas plataformas de observação, uma a 150 metros e outra a 250 metros, de onde se tem vistas incríveis da cidade. A estrutura abriga, ainda, museus, como o do Guinness World Records e um de cera.
Orlando, Estado Unidos
Outro parque temático com réplica da Torre Eiffel, o Disney Epcot Orlando, nos Estados Unidos, tem uma área dedicada à França que conta, justamente, com uma versão do ponto turístico mais famoso de Paris. A versão da torre é cercada por belos jardins e tem o cenário perfeito para fotos incríveis. Além disso, fica ao lado de uma pequena representação do Rio Sena e de um espaço dedicado ao filme Ratatouille, que se passa na capital francesa.
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]