Atualizada em:
Localizados em meio à natureza exuberante de países da América Central, esses retiros de ioga são perfeitos para quem precisa renovar as energias
Existem excelentes retiros de ioga no Brasil e em outros países do mundo. Porém, aqui, queremos destacar os que estão na América Central. Localizados em meio à natureza exuberante da região, esses lugares oferecem não só as principais práticas da ioga, como paisagens incríveis e a possibilidade de você aproveitar também suas belezas naturais. Com clima perfeito o ano todo, a América Central tem algumas das mais lindas praias do mundo, florestas tropicais lindíssimas e uma população tranquila e acolhedora.
Não pode menos, é o principal destino de praticantes de ioga, sobretudo na Costa Rica, Guatemala e Nicarágua. Esses países oferecem as condições ideais para quem quer se desconectar do mundo e recarregar as energias, seja em meio à sua natureza selvagem, aproveitando os mais lindos pores do sol ou mergulhando nas águas azul turquesa do Mar do Caribe. Por isso, vamos te apresentar esses 5 retiros de ioga na América Central.
Retiros de ioga na América Central
Não é preciso ser um praticante de ioga para viajar para um retiro. Lá, além de aprender as boas práticas da técnica milenar, você terá aulas diárias, assim como assistência pessoal. Dessa forma, poderá descansar em um ambiente totalmente isolado do barulho das grandes cidades e, ainda, aprender a se conectar consigo mesmo. Confira quais são os melhores da América Central!
Ahimsa Yoga Ashram (Nicarágua)
Localizado em meio à selva da Nicarágua, o Ashram Ahimsa Yoga oferece uma experiência de retiro de ioga autêntica. Completamente isolado da cidade, em um ambiente super tranquilo, oferece aos visitantes diversas atividades. Dentre elas, aulas diárias com foco em elementos da ioga, sessões de ioga. Além disso, você terá assistência pessoal com um professor de ioga certificado, que poderá tirar suas dúvidas e corrigir seu alinhamento.
Há, ainda, palestras sobre filosofia iogica, que tratam de assuntos como Ayurveda, chakras, proteção energética, cura e Reiki. Para completar, você poderá participar de oficinas diversas, como sobre a fabricação de alguns alimentos, como pães e chocolates, ou habilidades de circo e malabarismo. O retiro no Ahimsa Yoga Ashram dura, geralmente, 21 dias, incluindo alojamento e alimentação, com refeições caseiras e veganas.
Casa Zen Guesthouse (Costa Rica)
Engana-se quem pensa que viajar para um retiro de ioga é como tirar férias caras. É perfeitamente possível fazer uma viagem dessa sem gastar muito, inclusive nestes lugares da América Central. E a Casa Zen Guesthouse é uma prova disso. Opção de retiro de ioga com valor mais acessível, este lugar oferece uma grande variedade de opções para todos os viajantes, desde salas privadas, espaço para pequenos grupos ou apenas uma cama em um dormitório. Suas diárias incluem café da manhã, aulas ilimitadas de Hatha e Vinyasa Yoga, acesso a livros sobre a prática e orientação de instrutores certificados.
E não para por aí. Os hóspedes deste retiro de ioga na América Central podem, ainda, fazer passeios de bicicleta e a cavalo, utilizar a copa do lugar para preparar as outras refeições, praticar paddle boarding, snorkeling ou surf, assim como explorar as belezas naturais da Costa Rica. E, para aproveitar tudo isso, vale a pena ficar pelo menos cinco dias na Casa Zen Guesthouse.
Montezuma (Costa Rica)
Além de oferecer as melhores práticas da ioga, o Montezuma se destaca entre os outros retiros da América Central por ajudar estrangeiros a aprender espanhol. Para isto, oferece duas horas de aulas por dia com professores especializados em introduzir o espanhol em novos alunos ou melhorar as habilidades de quem já domina um pouco da língua. Desse modo, quem escolhe ficar no Montezuma aprende tanto sobre ioga quanto sobre o idioma oficial da Costa Rica.
Entre as práticas de ioga desenvolvidas pelo retiro estão sessões diárias e massagens relaxantes. Além disso, o local oferece um delicioso café da manhã somente com produtos saudáveis e excursões para a Ilha Tortuga, mergulho, snorkeling, caiaque, pesca e outras atividades para complementar as férias neste pedaço do paraíso na América Central. Faça um retiro de ioga de, pelo menos, 7 dias no Montezuma.
Las Pirámides del Ka (Guatemala)
Com uma bela vista do Lago Atitlan, Las Pirámides del Ka é um centro de estudo espiritual localizado no alto de uma colina na Guatemala. O local dispõe de templos de meditação, cabanas em forma de pirâmide, biblioteca esotérica, horta de plantas medicinais, cozinha comunitária, sauna e dieta especial para retiros. Além disso, oferece aulas diárias de ioga e programa de orientação pessoal.
Os retiros de ioga no Las Pirámides del Ka duram de 10 a 40 dias. Mas, para quem quer se aprofundar mais nas práticas da ioga, o local disponibiliza cursos mais intensivos: o Curso da Lua, que tem duração de 1 mês, ou o Curso do Sol, que tem duração de 2 ou 3 meses. E você pode escolher entre duas unidades desse retiro: o Las Pirámides I, em San Marcos La Laguna, e o Las Pirámides II, em San Andrés Semetabaj.
Yoga Forest (Guatemala)
Localizado nas colinas de San Marcos Laguna, próximo ao Lago Atitlan, o Yoga Forest é um dos melhores retiros da América Central. O lugar oferece experiências diversas, entre cerimônias sonoras, purificações de cura xamânicas e ioga. Além disso, funciona como um centro de aprendizagem transformacional. Situado em uma região de natureza exuberante, é também uma ótima opção para quem quer se desconectar da correria do dia-a-dia.
O Yoga Forest tem aulas diárias de ioga para todos os níveis, desde iniciantes na prática até alunos avançados, períodos de meditação, sauna e oficinas diversas para seus hóspedes. As diárias incluem café da manhã e almoço. E, ao escolher esse retiro da Guatemala, você ainda poderá conhecer diversos lugares lindos da região, incluindo o lago Atitlan.
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]