Atualizada em:
Com a inteligência artificial do Buszap, os clientes podem pesquisar, reservar e pagar as suas viagens de ônibus pelo aplicativo de mensagens mais popular do Brasil.
Viajar de ônibus ficou mais fácil e prático com a nova tecnologia desenvolvida pelo Buszap, uma startup brasileira que oferece soluções inteligentes para o transporte rodoviário. A empresa lançou um serviço que permite aos usuários comprar passagens de ônibus pelo WhatsApp, o aplicativo de mensagens mais usado no país.
O serviço funciona por meio de um chatbot que conversa com os clientes e responde às suas solicitações de forma segmentada. O aplicativo usa a inteligência artificial para entender as necessidades dos usuários e oferecer as melhores opções de viagem. Para acessar o serviço, basta adicionar o número do Buszap na agenda do celular, enviar uma mensagem pelo WhatsApp e seguir as instruções na tela.
O chatbot da empresa permite aos usuários pesquisar os horários, as rotas, as empresas e os preços das passagens de ônibus disponíveis para o seu destino. Além disso, também permite reservar e pagar as passagens pelo próprio WhatsApp, usando o cartão de crédito ou o PIX.
Segundo o Buszap, o serviço é seguro, rápido e conveniente, pois elimina a necessidade de baixar outros aplicativos ou acessar sites diversos para pesquisar e comprar as passagens. O serviço também facilita a vida dos viajantes que preferem usar o WhatsApp para se comunicar.
“O principal objetivo do Buszap é democratizar o acesso à compra online de passagens. Atualmente, mais de 70% das passagens rodoviárias no Brasil são compradas offline. Com a nossa tecnologia de inteligência artificial, comando de voz e meio de pagamento, aliado ao WhatsApp, que está em praticamente todos os celulares do Brasil e em todas as classes sociais, estamos prontos para fazer a maior inclusão digital que este mercado já viveu”, explica Victor Coutinho, CEO da empresa.
O serviço já está disponível para mais de 10 mil rotas e 4 mil destinos brasileiros, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Salvador e Recife. São mais de 150 empresas de ônibus do Brasil, entre elas, Guanabara, Viação Útil, Cometa, 1001, Gontijo e Sampaio.
Buszap e o transporte rodoviário
O Buszap é um marketplace desenvolvido em 2019 pela Magva Tecnologia, que identificou uma oportunidade no mercado de transporte rodoviário. A empresa desenvolve soluções tecnológicas para facilitar a compra e a gestão das passagens de ônibus, tanto para os clientes quanto para as companhias.
As viagens de ônibus são o principal meio de transporte no Brasil, responsável por cerca de 60% dos deslocamentos intermunicipais e interestaduais. O país tem uma das maiores malhas rodoviárias do mundo, com mais de 1,7 milhão de quilômetros.
Passo a passo: comprar passagem de ônibus pelo WhatsApp
- Salve o número de telefone do Buszap na sua agenda do celular ou acesse o site oficial da empresa;
- Envie um “oi” para o número. Em seguida, a inteligência artificial vai enviar um menu de opções. Escolha a opção “comprar uma viagem”;
- Informe a origem, o destino e a data da sua viagem e veja as opções de passagens de ônibus, com empresas, horários e preços;
- Escolha a passagem que deseja comprar, informe o seu CPF, e-mail e selecione o seu assento;
- Informe o seu nome, documento e forma de pagamento. O aplicativo enviará um link do Mercado Pago ou uma chave de pagamento através da função copia e cola do Pix;
- Confirme a sua compra com a senha ou biometria do seu celular e receba o seu bilhete eletrônico pelo WhatsApp. Não é preciso imprimir a passagem.
Em caso de dúvidas, entre em contato com o SAC do Buszap, de segunda a sexta (exceto feriados), das 9h às 18h.
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]