Atualizada em:
A América do Sul tem inúmeros destinos para conhecer, entre cidades encantadoras, paisagens surreais e os melhores lugares para descobrir novas culturas ao viajar
Você não precisa atravessar oceanos para encontrar lugares incríveis para conhecer. Nosso continente é rico em culturas, paisagens surpreendentes e cidades que conquistam não só por suas estruturas, mas também pela mistura de ambientes e costumes. Não é exagero dizer que dá para passar uma vida toda viajando pela América do Sul, afinal os destinos são inúmeros e estão entre os melhores do mundo.
Das grandes e famosas metrópoles, como São Paulo e Buenos Aires, a povoados charmosos, como Cartagena das Índias e Valparaíso, percorra as cidades sul-americanas e mergulhe na cultura local. Contemple toda a beleza dos picos nevados no Chile e conheça as paisagens surreais de Machu Picchu, do Deserto do Atacama e das Ilhas Galápagos. Não deixe de aproveitar também o visual paradisíaco da costa, tanto do Oceano Atlântico quanto do Oceano Pacífico.
Melhores destinos da América do Sul: Argentina
Buenos Aires
Principal destino da Argentina, Buenos Aires também é um dos melhores lugares para viajar na América do Sul por vários motivos. A cidade tem muitos pontos turísticos, atrações para todos os gostos, ótima gastronomia e uma excelente rede hoteleira. Além disso, serve de base para explorar outros lugares do país, incluindo em passeios de bate e volta.
Mendoza
Mendoza é uma charmosa cidade da Argentina, situada aos pés da Cordilheira dos Andes. Famosa pela produção de vinhos, é um lugar para apreciar a bebida, a boa gastronomia da região e relaxar observando a bela paisagem. Por sua localização, Mendoza também é um ótimo destino para a prática de esportes de aventura, como trekking, rafting e esqui.
Bariloche
Turistas brasileiros que querem ver neve sem ir para muito longe, geralmente, tem Bariloche como primeira opção de destino. E não é para menos. San Carlos de Bariloche é uma cidade do Chile com muitas estações de esqui, perfeita para aproveitar os dias frios na América do Sul, sobretudo se você gosta de esportes de inverno.
Ushuaia
Imagina visitar um lugar conhecido como “o fim do mundo”. Isso é possível ao viajar para Ushuaia, a cidade que fica mais ao sul do mundo e mais próxima à Antártida. Ela está localizada na Argentina é um dos melhores destinos na América do Sul para ter uma experiência diferente. E não pense que falta o que fazer em Ushuaia, lá você encontrará passeios e atrações super interessantes.
Melhores destinos da América do Sul: Bolívia
Salar de Uyuni
Conhecido como o maior deserto de sal do mundo, o Salar de Uyuni é um dos melhores destinos da América do Sul. Localizado na Bolívia, próximo das cidades de Uyuni e Potosí, o deserto tem 12 mil km² e está a 3.600 metros de altitude. O lugar tem uma paisagem surreal, como um mar extremamente branco até onde a visão alcança. No período alagado, o Salar de Uyuni se transforma em um imenso espelho que reflete o céu. Um verdadeiro espetáculo!
La Paz
Capital da Bolívia, La Paz é uma daquelas cidades que fascina pela rica experiência cultural que proporciona. Você só precisa passear por suas ruas íngremes e visitar seus mercadões para mergulhar nas tradições locais. Além disso, por sua localização privilegiada, no coração da Cordilheira dos Andes, oferece paisagens espetaculares, dentre elas, o Vale da Lua e o Monte Illimani.
Melhores destinos da América do Sul: Brasil
Fernando de Noronha
Fernando de Noronha não é nenhuma surpresa nesta lista, afinal está sempre entre os melhores destinos da América do Sul e, até mesmo, do mundo. Mas não é por menos. O arquipélago do nordeste brasileiro é um lugar realmente impressionante. Suas praias de areias claras, mar azul turquesa e vegetação nativa preservada formam cenários paradisíacos. Para completar, Fernando de Noronha tem inúmeros passeios, trilhas e lugares para visitar, tornando-o ainda mais interessante.
Amazônia
Maior floresta tropical do mundo, a Amazônia não é só uma opção de destino para quem está no Brasil, mas também no Peru e na Colômbia. Na parte brasileira, os principais atrativos da região são o encontro das águas do Rio Solimões e Rio Negro, o Parque Nacional de Anavilhanas e os passeios de barco que realizam trajetos entre Belém, Santarém e Manaus. Sem falar, é claro, das expedições que realizam imersão na Floresta Amazônica.
Lençóis Maranhenses
Inúmeras lagoas entre imensas dunas de areias formam o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, um dos lugares mais lindos do Brasil. Não por menos, este é um dos melhores destinos para conhecer na América do Sul, sobretudo se você gosta de natureza e passeios de aventura. As excursões às lagoas são feitas parte em carros 4×4 e parte à pé, por isso prepare-se para andar. Mas todo esforço valerá a pena, pois as paisagens são recompensadoras, bem como os mergulhos refrescantes.
Cataratas do Iguaçu
Localizadas na fronteira do Brasil com a Argentina, as Cataratas do Iguaçu são uma opção de destino para conhecer a partir dos dois países. Do lado brasileiro, as enormes quedas d’água atraem milhares de visitantes todos os anos para a cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná. No Parque Nacional das Cataratas do Iguaçu é possível conhecer as cachoeiras através de plataformas terrestres, passeios de barco e sobrevoos de helicóptero.
Melhores destinos da América do Sul: Chile
San Pedro de Atacama
San Pedro de Atacama é a porta de entrada para o deserto mais alto e mais árido do mundo, e um dos principais destinos do Chile. Mas este não é o único atrativo da cidade. Ao visitá-la, você poderá conhecer lugares incríveis, como os Gêiseres del Tatio, o Vale da Lua e o Vale da Morte. Esta região do Chile também é perfeita para a observação noturna de estrelas, além de ter lagoas de águas salgadas e nascentes de águas quentes.
Santiago
Já a capital do Chile, Santiago, é uma grande metrópole, perfeita para quem gosta de passeios urbanos e procura por ótima infraestrutura. A cidade é um dos destinos mais visitados da América do Sul e, claro, um dos melhores para quem vai ao país pela primeira vez. Em Santiago do Chile, é possível visitar museus e edifícios históricos, apreciar belas paisagens, com a Cordilheira dos Andes ao fundo, e explorar outros lugares do país, em passeios de bate e volta.
Valparaíso
Valparaíso, por exemplo, é uma cidade que pode ser conhecida a partir de Santiago do Chile. Localizada no litoral chileno, esta cidade portuária é o principal destino de férias de verão no país. Lá você encontrará belas praias e pontos turísticos que ajudam a contar a história de Valparaíso, incluindo o casario colonial do século XIX, considerado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.
Parque Nacional Torres del Paine
Um dos destinos mais fascinantes do Chile, o Parque Nacional Torres del Paine fica na Patagônia e é uma das principais atrações do país. O lugar é perfeito para a prática de esportes radicais e para a observação da natureza. Entre seus destaques estão o Lago Nordenskjold, o Vale do Francês, o Salto Grande, a Laguna de los Cisnes, a Laguna Azul, o Mirador Cuernos e o Mirador Rio Serrano.
Melhores destinos da América do Sul: Colômbia
San Andrés
San Andrés é um dos melhores destinos para quem quer passar férias no Caribe, mas sem sair da América do Sul. Localizada na Colômbia, a ilha tem praias paradisíacas, com areias finas e brancas e mar de águas extremamente azuis, que não deixam a desejar, em nada, para outros destinos do Caribe. San Andrés é famosa por seus resorts all inclusive que, apesar de exclusivos, são hospedagens mais em conta que em outros destinos da região.
Cartagena das Índias
Também no litoral da Colômbia, Cartagena das Índias oferece ambientes distintos: apesar de ter belas praias, o que mais chama a atenção é a cidade em si. Suas ruas de pedra com casas e prédios coloniais formam um cenário encantador que conquista a todos que a visitam. Não por menos, Cartagena das Índias está entre os melhores destinos da Colômbia e da América do Sul. Seus principais atrativos são a Torre del Reloj, o Castelo San Felipe de Barajas, a Plaza de la Aduana, o Santuário San Pedro Claver e a Catedral de Santa Catalina de Alexandria.
Bogotá
Bogotá é uma cidade repleta de atrações culturais, turísticas e gastronômicas, por isso é comumente indicada como um dos melhores lugares para viajar na América do Sul. Não faltam museus, prédios e monumentos históricos, centros de compras e convivências e mirantes para conhecer. Por falar nisso, Bogotá é a terceira capital mais alta do mundo e tem muitos morros, chamados Cerros, de onde se tem vistas espetaculares da cidade.
Melhores destinos da América do Sul: Equador
Ilhas Galápagos
As Ilhas Galápagos são perfeitas para quem gosta de ecoturismo. A natureza quase intocável dessa região do Equador convida a passeios incríveis. No total, são 13 ilhas para visitar, mas os principais destinos de lá são a Ilha de Bartolomé e a Praia de Española. Destacam-se também a Ilha de Fernandina, que é perfeita para observação de baleias, e a Ilha de Santa Cruz, onde é possível ver tartarugas-gigantes.
Baños
Para quem gosta de aventura, o destino certo no Equador é Baños. A pequena cidade da província oriental de Tungurahua é um dos melhores destinos da América do Sul para se divertir com emoção. Suas atrações principais são o passeio pela Rota das Cascatas, o Balanço do Fim do Mundo, o bungee jumping na ponte San Francisco e o rafting no rio Pastaza e o Punta Adventure Park.
Guayaquil
Já a maior cidade do Equador, Guayaquil, entra em nossa seleção como um destino para quem gosta de passeios urbanos e culturais. Lá é possível conhecer um pouco mais sobre a história do país e, ainda, curtir o agito noturno em bares e restaurantes super animados. Para completar, Guayaquil é repleta de equipamentos culturais, entre museus, teatros, galerias de arte e tudo o que você precisa para imergir no estilo de vida equatoriano.
Cuenca, Equador
Por fim, Cuenca é mais uma cidade do Equador que vale a pena incluir nos planos de viagem pela América do Sul. Diferente de Guayaquil, que alia passado e futuro, Cuenca parece ter parado no tempo. A cidade mantém a arquitetura colonial e, com isso, preserva um ambiente charmoso que convida a desacelerar. Lá você encontrará museus, galerias de arte e ateliês de artesanato, além de restaurantes irresistíveis, com o melhor da gastronomia local.
Melhores destinos da América do Sul: Peru
Machu Picchu
É impossível listar os melhores lugares para viajar na América do Sul sem mencionar Machu Picchu. A antiga capital do Império Inca é uma das sete maravilhas do mundo moderno e um destino incrível não só para quem gosta de história. Dentre seus destaques estão a Cidade Perdida, o Templo do Sol, o Templo das Três Janelas, Intipunku, o Huayna Picchu, o Santuário Histórico de Machu Picchu, a Tumba Real e a Wiñay Wayna.
Cusco
Cusco é a principal porta de entrada no Peru para quem vai a Machu Picchu, mas também um dos melhores destinos para visitar por lá. A cidade também tem vestígios do Império Inca e, ainda, uma mistura com a cultura espanhola que a torna um lugar único. Ao viajar para Cusco, não deixe de conhecer a Plaza de Armas, a Catedral de Santo Domingo, o Parque Arqueológico de Saqsaywaman e a Qoricancha, entre outros pontos turísticos.
Lima
A capital do Peru não poderia ficar de fora da nossa seleção. Grande, vibrante e multicultural, Lima oferece muitas opções do que fazer, além de ser ponto de partida para explorar outros lugares do país. Uma curiosidade sobre Lima é que a cidade tem se tornado o destino de muitos chefs renomados e, consequentemente, crescido no cenário gastronômico mundial. Além disso, tem uma arquitetura belíssima, que une passado e presente de forma harmoniosa.
Melhores lugares da América do Sul: Uruguai
Montevidéu
Montevidéu é um destino perfeito para quem procura pela comodidade e estrutura de uma grande metrópole, mas também prefere um clima mais calmo para curtir as férias. Além disso, não é um lugar caro para viajar na América do Sul. A cidade tem diversas atrações para todos os perfis de viajantes, entre parques, monumentos históricos, restaurantes e bares. E mais, serve como base para explorar outras regiões do país.
Punta del Este
Localizada próxima de Montevidéu, Punta del Este é um desses lugares para conhecer a partir da capital do país. Trata-se de um balneário situado a 120 km de distância, comumente visitado em passeios de bate e volta. Durante a alta temporada, de outubro a fevereiro, a cidade fica cheia e badalada. Já nos meses de março a setembro, torna-se um lugar para relaxar e curtir dias de descanso à beira-mar.
Colonia del Sacramento
Por último, temos Colonia del Sacramento como um dos melhores destinos da América do Sul e não é difícil entender o porquê. A charmosa cidade uruguaia guarda vestígios da chegada dos portugueses na região, tanto em ruínas quanto na arquitetura. Ela é a cidade mais antiga do Uruguai e um lugar fantástico para conhecer. Eleita como Patrimônio da Humanidade, Colonia del Sacramento tem como principais pontos turísticos o Bairro Histórico, a Puerta de la Ciudadela, o Farol de Colonia del Sacramento e a Plaza Mayor.
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]