Travessia pelo Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

Atualizada em:

Quem opta em fazer a caminhada pelos Lençóis Maranhenses, tem a oportunidade de conhecer cenários intocados e charmosas comunidades no meio do Parque Nacional

Não existe nenhum cenário no mundo comparável ao fascinante Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, localizado no litoral do Maranhão. São 155 mil hectares de uma paisagem deslumbrante de um deserto tropical com dunas de areias branquinhas que chegam até 40 metros de altura e lagoas de água doce formadas no período de chuvas.

Trekking pelos Lençóis Maranhenses é considerado um dos mais belos de toda a América Latina, durante a viagem que dura em torno de 5 a 7 dias os viajantes observarão paisagens surpreendentes atravessando esse oásis cortado por rios e lagoas cristalinas que vão de encontro a gigantescas dunas. Nesse percurso os aventureiros também terão a oportunidade de conviver em comunidades de pescadores no interior do parque, conhecendo o dia a dia das pessoas que vivem em uma das regiões mais remotas do Brasil. As famílias de pequenos produtores vivem de maneira modesta, trabalhando na pesca, no cultivo e na criação de animais. Tudo é muito simples e igualmente encantador.

O início da caminhada é pela charmoso município de Atins, local mais próximo da área que corresponde aos Lençóis Maranhenses, para chegar lá é preciso pegar a tradicional “voadeira”, uma lancha rápida que corta ferozmente as águas calmas do belo Rio Preguiças. Durante o trajeto o visitante passa por praias paradisíacas beiradas pelo oceano ou praias de rio, com água doce, conhecendo simpáticos vilarejos que vão aparecendo em meio a natureza predominante da região.

Durante o passeio, destaque para o Povoado de Vassouras onde o visitante avista vários macacos-prego que vivem soltos pela praia, além de visitar a comunidade e o farol de Mandacaru e a praia de Caburé, uma península que permite banho de mar de um lado e banho de rio do outro.

Após entrar no parque os visitantes seguem por outras 4 comunidades: Baixa Grande, Queimadas dos Britos, Betânia e Santo Amaro. Os povoados vivem cercados pelas dunas e vegetação rasteira do Parque Nacional e servem de apoio para os forasteiros que seguem essa expedição.

No trekking, quando o visitante já está dentro do Parque Nacional, a sensação de superação é constante, mas é compensada pelas vistas panorâmicas e pelos mergulhos na praia ou nas lagoas de água límpida que aparecem pelo caminho. Os ventos fortes permitem uma temperatura agradável durante toda a travessia, mesmo com a ausência de sombras o calor não se torna um problema.

Caminhada pelo Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Foto: André Dib
Pôr do sol nos Lençóis Maranhenses. Foto: Arnaud Voyage
Entrada do Parque Nacional. Foto: Brazil Ecotour
Lagoa na comunidade de Betânia. Foto: Nilton Ramos Quoirin
Comunidade Queimada dos Britos. Foto: via Viaja Minas

Se você deseja fazer o roteiro indicamos a  Eco Adventure, pioneiros no desenvolvimento do turismo na região e uma das poucas agências que oferecem passeios personalizados nos Lençóis Maranhenses desde 1998.

+info:

Eco Adventure
Av. Presidente Vargas, 26 – Porto das Barcas, Parnaíba – Piauí
Tel.:(86) 3323.9595
E-mail: [email protected]
Site

» Trekking nos Lençóis Maranhenses, travessia em 4 ou 5 dias
» Melhor época para visitar os Lençóis Maranhenses
» Viagem e aventura: Conheça o Parque Nacional dos Lençois Maranhenses
» Rota das Emoções – Aventura em uma das regiões mais preservadas do Brasil

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima