Trem na Serra Gaúcha poderá ligar Gramado, Canela e outras cidades

Atualizada em:

Veja detalhes do novo trem de passeio na Serra Gaúcha: a nova linha terá 372 quilômetros de extensão e vai ligar Gramado, Canela e as principais cidades do destino

O trem regional que liga as principais cidades da Serra Gaúcha, é um projeto antigo, porém voltou a ser discutido sendo o principal assunto da última reunião da Associação dos Municípios da Serra (Amserra). A ideia é que a linha férrea de 372 quilômetros de extensão que liga a cidade de Bento Gonçalves à Vacaria, tendo paradas nas principais cidades da Região.

As cidades de Cambará do Sul, Canela e Nova Petrópolis já possuíam autorização para poder participar da iniciativa. Estavam presentes na reunião o prefeito de São Francisco de Paula e o vice-prefeito de Gramado.

Arnildo Schildt, presidente do consórcio, afirmou que a ideia do trem regional possui o apoio do Governo Federal e acabou atraindo o interesse de investidores da China e dos Estados Unidos. O total do investimento seria de US$ 1,5 bilhão, o projeto poderá ser concluído até o mês de novembro. Segundo Schildt, existe uma lei no Brasil permitindo que os vagões possam circular em velocidade máxima de 40 km/h, porém foi realizado um pedido para que nessa rota seja liberada a velocidade máxima de 80 km/h.

Houve um novo encontro com os líderes municipais em Caxias do Sul na quarta-feira (25), o intuito dessa reunião é finalizar o projeto do trem que irá circular pela Serra Gaúcha. Mesmo estando longe de ser concretizado, pois com um investimento alto e pelo possível prazo de entrega da ferrovia, é preciso esperar o que irá acontecer.

Maria Fumaça pela região Sul

novo trem serra gaúcha
Foto: Divulgação

Enquanto se espera a construção desse novo trajeto, a região Sul do país já possui alguns passeios de trens regionais, um dos mais famosos é o da Maria Fumaça de Gramado, o passeio começa na estação de Gramado fazendo paradas nas cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa o percurso possui 23 km, durando um período de 1h30min. As três cidades por onde o trem realiza o passeio foram colonizadas por imigrantes italianos, e os seus descendentes e moradores da região  preservam seus costumes e tradições, como é retratado no passeio de trem.

Quando chega na plataforma de Bento Gonçalves é servido para os visitantes vinho tinto e suco de uva branco para fazer degustação e aprender um pouco sobre a produção do produto na região, a festa nos trilhos continua na parada em Garibaldi onde é realizado a degustação de espumante moscatel e suco de uva tinto.

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima