Veja detalhes do novo trem de passeio na Serra Gaúcha: a nova linha terá 372 quilômetros de extensão e vai ligar Gramado, Canela e as principais cidades do destino

O trem regional que liga as principais cidades da Serra Gaúcha, é um projeto antigo, porém voltou a ser discutido sendo o principal assunto da última reunião da Associação dos Municípios da Serra (Amserra). A ideia é que a linha férrea de 372 quilômetros de extensão que liga a cidade de Bento Gonçalves à Vacaria, tendo paradas nas principais cidades da Região.

As cidades de Cambará do Sul, Canela e Nova Petrópolis já possuíam autorização para poder participar da iniciativa. Estavam presentes na reunião o prefeito de São Francisco de Paula e o vice-prefeito de Gramado.

Leia também » Os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Arnildo Schildt, presidente do consórcio, afirmou que a ideia do trem regional possui o apoio do Governo Federal e acabou atraindo o interesse de investidores da China e dos Estados Unidos. O total do investimento seria de US$ 1,5 bilhão, o projeto poderá ser concluído até o mês de novembro. Segundo Schildt, existe uma lei no Brasil permitindo que os vagões possam circular em velocidade máxima de 40 km/h, porém foi realizado um pedido para que nessa rota seja liberada a velocidade máxima de 80 km/h.

Houve um novo encontro com os líderes municipais em Caxias do Sul na quarta-feira (25), o intuito dessa reunião é finalizar o projeto do trem que irá circular pela Serra Gaúcha. Mesmo estando longe de ser concretizado, pois com um investimento alto e pelo possível prazo de entrega da ferrovia, é preciso esperar o que irá acontecer.

Maria Fumaça pela região Sul

novo trem serra gaúcha

Foto: Divulgação

Enquanto se espera a construção desse novo trajeto, a região Sul do país já possui alguns passeios de trens regionais, um dos mais famosos é o da Maria Fumaça de Gramado, o passeio começa na estação de Gramado fazendo paradas nas cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa o percurso possui 23 km, durando um período de 1h30min. As três cidades por onde o trem realiza o passeio foram colonizadas por imigrantes italianos, e os seus descendentes e moradores da região  preservam seus costumes e tradições, como é retratado no passeio de trem.

Quando chega na plataforma de Bento Gonçalves é servido para os visitantes vinho tinto e suco de uva branco para fazer degustação e aprender um pouco sobre a produção do produto na região, a festa nos trilhos continua na parada em Garibaldi onde é realizado a degustação de espumante moscatel e suco de uva tinto.

Dica extra para reservar hotéis

Para encontrar inúmeras opções de acomodação e reservar hotéis e pousadas com os melhores preços, utilizamos o Booking.com - disponível em milhares de destinos.

Passagens aéreas mais baratas

Para economizar com voos, consultamos primeiro as passagens aéreas na MaxMilhas, - quase sempre encontramos os melhores preços tanto no Brasil quanto no exterior. As passagens podem ser emitidas mesmo para quem não tem milhas aéreas.

Outras dicas úteis

Encontre informações úteis sobre os melhores destinos do mundo, com guias de viagens especializados sobre diferentes lugares para conhecer no Brasil e no exterior. São milhares de dicas de viagens com sugestões de onde ir na sua viagem, recomendação de hotéis, notícias atualizadas e muito mais.

Precisa de um carro na sua viagem? Encontre aluguel de carro na Rentcars e cote modelos diferentes podendo ser parcelado em até 10x. Já para passeios e ingressos antecipados, fechamos tudo sempre pela Get Your Guide.

Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

  Inscreva-se em nosso canal:
 

Planeje sua Viagem


Monte Serrat: conheça o bondinho com vista panorâmica de Santos

Artigo anterior

Litoral paranaense recebe a segunda edição do Festival de Gastronomia Caiçara

Artigo seguinte

Você pode gostar