Atualizada em:
Reunimos algumas das principais dúvidas para quem deseja viajar de veleiro e complementar ainda mais a experiência da viagem
Viajar não se limita apenas a aviões e hotéis: também é uma experiência. Por isso, antes de chegar em algum destino, muitos turistas já verificam quais são as opções de atividades que podem ser realizadas no local. E uma das mais incríveis, sem dúvidas, é navegar a bordo de um veleiro.
Paraty, no litoral fluminense, é um dos paradisíacos lugares que oferecem esse passeio. Os turistas que visitam a cidade podem ter essa vivência por meio do aluguel de veleiros com a Wind Charter, focada no turismo náutico e com experientes profissionais do mercado à disposição.
A empresa oferece experiências exclusivas que envolvem a preferência dos turistas, como natureza, cultura e gastronomia. Afinal, o destino é considerado um dos recantos mais exuberantes da América do Sul e oferece atrativos históricos e culturais. Além disso, possui centenas de ilhas e praias com águas cristalinas, perfeitas para um mergulho.
Veleiros em Paraty: Perguntas e respostas
Obviamente, quem nunca viajou de veleiro pode contar com algumas dúvidas. Por isso, reunimos algumas questões que merecem ser respondidas para garantir ainda mais tranquilidade para quem já está pensando em adicionar essa experiência ao seu roteiro.
A equipe do Wind Charter explicou de forma bastante didática como funciona o serviço do aluguel de veleiros em Paraty. Confira!
O que é charter?
Wind Charter: Esse conceito de “charter” é bem famoso entre os velejadores e os entusiastas da vida a bordo. Basicamente este é o termo para quem deseja alugar temporariamente um barco (ou outro veículo) para alguma finalidade, sendo principalmente para fins de excursão turística, expedições diversas, pesquisas, entre outros.
Qualquer um pode pilotar um veleiro?
Wind Charter: Não. É necessário ter uma habilitação especial náutica no nível Arrais Amador ou superior.
Quais são os requisitos para o aluguel de veleiro?
Wind Charter: Para contratar o serviço da Wind Charter, é preciso ter, no mínimo, 21 anos e apresentar RG, CPF e comprovante de residência. No dia do charter, é preciso se apresentar na marinha indicada com o contrato para procedimento de check-in e vistoria da embarcação.
Qual o custo dessa experiência?
Wind Charter: Os valores variam conforme o tempo de viagem e tamanho da embarcação. O custo da viagem vai de R$ 950 a R$ 3,5 mil por dia.
Quantas pessoas no grupo? O veleiro tem estrutura para refeições e banho?
Wind Charter: Os veleiros são pequenas casas flutuantes! Inclusive, há uma grande comunidade de pessoas que vivem a bordo. Os veleiros da Wind Charter são bem modernos e oferecem cozinha completa, cabines para dormir e banheiro com chuveiro quente. Vale lembrar que esses veleiros podem receber de quatro a seis pessoas para pernoite.
É possível transportar pet na embarcação?
Wind Charter: Sim. Os animais de pequeno porte são permitidos nos barcos. É possível confirmar se a mascote se adequa ao padrão com a equipe da Wind Charter.
Qual é a melhor época para viajar em um veleiro?
Wind Charter: Em Paraty, a navegação permanece calma e constante durante todo o ano, com leve brisa do leste entre 8 e 14 nós. A temperatura média anual é de 23°C, com máximas médias de 30°C. Julho é o período mais frio. Janeiro, por sua vez, é quando o clima fica elevado e se torna o mês mais quente e chuvoso do ano.
Como é o enjoo dentro do barco? Ele balança muito?
Wind Charter: A Baía da Ilha Grande (que contempla as praias e ilhas de Paraty a Angra dos Reis), é considerada a terceira melhor região do mundo para charter. Como há centenas de ilhas e encostas abrigadas, não faltam lugares para pernoites seguros em águas calmas. O skipper (profissional que dá todo o suporte a bordo), também indica tomar umas pastilhas para quem tem facilidade em nausear. Antes do embarque ele compartilha diversas dicas para que todos tenham a melhor experiência possível.
É possível ter privacidade mesmo com a equipe a bordo?
Wind Charter: Sim! O legal da Wind Charter é que oferece total liberdade, seja no roteiro ou no objetivo da nossa expedição. E para quem tem habilitação marítima também pode fazer o charter sem a necessidade de um skipper.
As refeições estão inclusas durante a viagem?
Wind Charter: Alguns viajantes optam por fazer o roteiro com um cozinheiro a bordo, principalmente para quem está viajando em família ou escolheu essa viagem para uma comemoração, por exemplo uma lua de mel. Nós optamos por fazer nossas próprias refeições a bordo, pois a ideia principal do nosso roteiro era entender um pouco como funciona a vida de quem vive em um veleiro. Poucas pessoas sabem, mas há inúmeras pessoas e famílias que vivem no mar em veleiros de diversos tamanhos.
Onde ancorar o veleiro quando for dormir?
Wind Charter: Há locais mais propícios para ancorar e passar a noite, de preferência abrigados e protegidos de correntes marítimas. Em Paraty, algumas das opções são Ilha da Cotia, Ilha do Cedo, Jurumirim, entre outros. Em Angra dos Reis, as opções são Gipóia, Ilha do Dentista e Lagoa Azul. Para tranquilidade dos viajantes, é aconselhado planejamento prévio e estudo de rotas. Se necessário, a equipe da Wind Charter pode ser consultada.
+Info
Wind Charter
Site: https://windcharter.com.br/pt/
Reservas: [email protected]
Telefone: +55 24 98179-3900
Telefone: +55 24 2404-0020
Leia também:
» Viagem de veleiro: experiências a bordo e roteiros exclusivos
» Melhor época para conhecer Paraty
» Paraty e Trindade: roteiro completo de 3 dias
» Saco de Mamanguá em Paraty: o único fiorde tropical do mundo
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]