Atualizada em:
A maior ilha da baía de Angra dos Reis reúne mais de cem praias, sendo algumas delas listadas como as mais belas da região sudeste. Um passeio imperdível e bem pertinho da capital fluminense.Veja quais são os melhores lugares para conhecer na Ilha Grande, Rio de Janeiro
Destino de muitos brasileiros e estrangeiros, a Ilha Grande, no Rio de Janeiro, oferece dezenas de praias que parecem ter saído de filmes e revistas. O destino reúne principalmente mirantes, enseadas, rios, lagoas, cachoeiras e montanhas que fazem do local um verdadeiro santuário ecológico, que se funde com seus mais de 500 anos de história, tradições e lendas.
Localizada em frente a cidade de Angra dos Reis, a maravilhosa Ilha Grande se espalha por uma área de 190km², a maior parte coberta por uma densa mata. Dessa forma, a Ilha faz parte de um arquipélago com mais de 187 ilhotas, localizadas na costa sudoeste do estado do Rio de Janeiro. No entanto, para aproveitar o que a região tem a oferecer é preciso caminhar por muitas trilhas, fazer passeios de barco e desfrutar de mergulhos em águas transparentes.
Sem dúvida, o acesso pouco convencional é um dos fatores que contribuem para que a Ilha Grande continue tão preservada com clima de vilarejo e de aldeia de pescadores (embora nos feriados e na alta temporada o movimento seja intenso). Além disso, a existência de um presídio de segurança máxima – desativado em 1994 – contribuiu bastante para o isolamento da ilha por muitas décadas.
Infrestrutura
De fato, existem diversos pontos da Ilha Grande que oferecem infraestrutura e permitem a pernoite de turistas em diferentes pontos do destino. A principal delas é a Vila do Abraão, afinal, é nela que desembarcam a maioria dos barcos de transporte turístico para a ilha, e onde encontram-se a maior quantidade de hotéis, restaurantes e agência de turismo. Ou seja, quem se hospeda nessa parte da Ilha Grande, consegue acessar a maioria das praias voltadas para o continente, e algumas no lado oposto, apenas caminhando. Entre elas a Praia da Feiticeira, a Praia do Abraãozinho, a Praia Preta e outras atrações turísticas como as Ruínas de Lazareto.
A segunda maior vila fica na Praia de Provetá. Esse é o ponto da ilha onde encontra-se, o principal acesso terrestre para a Praia de Aventureiro e a Praia dos Meros, no lado oceânico da Ilha Grande.
A Ilha Grande dispõe diversas opções de lazer para os turistas, entre os passeios marítimos que as agências de passeios oferecem, também é possível fazer caminhadas, além de atividades como caiaque, stand up, mergulho, snorkel, mountain bike e surf.
Leia também:
Lugares para conhecer em Angra dos Reis
Paradisíaca, Ilha de Cataguases atraí turistas em Angra dos Reis
Viaje para Angra dos Reis e aproveite o melhor da região
Praia do Aventureiro, destino para conhecer na Ilha Grande
O que fazer em Ilha Grande
Gruta do Acáia
Aproximadamente 8 metros abaixo do nível do mar, encontra-se a Gruta do Acaiá, um local provavelmente não indicado para pessoas claustrofóbicas. Dentro da gruta, há um impressionante salão subterrâneo onde há uma praia de pedra, a luz solar penetra a água e faz um fenômeno de fluorescência maravilhoso. A gruta possui cerca de 30 metros de largura e uma altura média de 1 metro. O acesso é por terra, descendo por uma caverna com passagem estreita e difícil, alguns metros do percurso é feito rastejando.
Cachoeira da Feiticeira
A Cachoeira da Feiticeira pode ser uma ótima opção para quem busca uma caminhada tranquila pela mata fechada que cerca a ilha. A queda d’água tem aproximadamente 15 metros de altura, e é muito utilizada por adeptos do rapel, por exemplo.
Farol de Castelhanos
Localizado no lado leste da Ilha Grande o farol de Castelhanos é um dos mais antigos faróis da costa brasileira e conserva até hoje seu projeto original de técnica francesa.
Pico do Papagaio
Com 982 metros de altitude é o segundo ponto mais alto da Ilha Grande, abaixo apenas do Pico da Pedra d’Águia com 1035. Do seu topo é possível ter uma visão privilegiada com cerca de 300° graus de ângulo aberto.
Mergulho
A águas claras da baía de Angra dos Reis e grande diversidade de espécies presente nela, fazem da Ilha Grande um dos points mais cobiçados para adeptos do mergulho no Brasil. Existem opções de mergulho em algumas praias, ilhas e até mesmo em navios naufragados.
Praias em Ilha Grande
Lopes Mendes
Considerada uma das 10 praias mais bonitas do mundo, a praia de Lopes Mendes tem aproximadamente 3 km de areia branca, muito fina e firme, é a mais famosa de toda a Ilha Grande. O mar de Lopes Mendes parece sempre agitado, propício para práticas de surf. A transparência da água é impressionante, assim como suas variações de tonalidades.
Caxadaço
Rodeada por uma vegetação densa e morros escarpados a praia do Caxadaço é um recanto escondido na Ilha Grande, a praia possui apenas 15 metro de extensão, o acesso é feito através de uma trilha bem extensa, são aproximadamente 3:30 de caminhada saindo da Vila do Abrão, mas sem dúvidas o esforço é bem recompensado quando se chega nessa praia deserta com um clima bem selvagem.
Lagoa Azul
A Lagoa Azul é um dos pontos mais badalados da ilha, localizada entre duas ilhotas na região de Freguesia de Santana, possui águas com um tom que impressiona os visitantes, o melhor local para mergulho da região.
Lagoa Verde
Outro destaque é a Lagoa Verde, um recanto de águas rasas, tranquilas e tipicamente verdes. é um dos destaques da costa noroeste da Ilha Grande.
Aventureiro
A Praia de Aventureiro é o local mais paradisíaco da Ilha Grande. Localizada na área chamada de mar aberto, a praia tem águas cristalinas, faixa de areia branquinha e paisagens deslumbrantes. O coqueiro deitado é o principal cartão postal da praia. É nela que fica a modesta vila de pescadores que guarda muito da cultura local, hoje com mais de 100 habitantes.
Dois Rios
A praia de Dois Rios é surpreendentemente fascinante e um dos lugares mais lindos para conhecer na Ilha Grande. Suas areias amarelas tem aproximadamente um quilômetro de extensão com dois rios, um no começo da praia e outro no final que deságua no mar.
Saco do Céu
O Saco do Céu é um santuário ecológico rico em biodiversidade. O mar é tão calmo como um lago e nas noites de céu estrelado é possível ver as estrelas refletidas na superfície da água – por isso o nome.
Provetá
A praia tem águas verdes, areias grossas, coqueirais e amendoeiras. O movimento é grande em função da colônia de pescadores ali instalada. Provetá também é a principal porta de acesso terrestre para a Praia de Aventureiro e a Praia dos Meros no lado oceânico da Ilha Grande.
Freguesia de Santana
Composta por 4 praias, a península de Freguesia de Santana é um dos melhores lugares para conhecer na Ilha Grande e está localizada na parte norte. O local iniciou o povoamento da ilha no século 17.
Trilhas em Ilha Grande
Uma outra forma de explorar as inúmeras praias da região é através das trilhas. Portanto, boa parte dos caminhos são mapeados, possuindo a sinalização adequada para que os turistas consigam ir de uma praia à outra podendo assim dar a volta na ilha. Em outras palavras, algumas pessoas mais experientes chegam a fazer toda a travessia guiada percorrendo a ilha em 5 dias.
Como Chegar na Ilha Grande
Foto: TMbux / Wikimedia Commons
O acesso para Ilha Grande é feito apenas por barcos, não sendo possível a utilização de veículos próprios. Os principais portos de partida para a ilha são as cidades de Mangaratiba (centro da cidade), Vila de Conceição de Jacareí e Angra dos Reis (cais da Lapa/Porto de Angra dos Reis, Estação Santa Luzia e o Cais de Santa Luzia).
O porto principal fica na Vila do Abraão, o vilarejo com a melhor infraestrutura para os turistas com dezenas de pousadas, camping, restaurantes e agências de passeios. Por lá é possível circular para as principais praias e mirantes da região. Além do vilarejo a ilha também conta com outros pontos de desembarque como a Vila de Aventureiro, Vila de Provetá, Araçatiba, Bananal e Enseada das Estrelas.
Veja uma tabela com os horários de todos os barcos aqui.
Melhor época para visitar a Ilha Grande
Muito procurada entre os finais de semana e feriados prolongados, os melhores lugares para conhecer na Ilha Grande costumam receber um aumento considerado alto nesses períodos. Principalmente no Carnaval, na Semana Santa e as festas de fim de ano. Além disso, nessas datas os preços também costumam ficar um pouco mais salgados.
A melhor época para visitar o destino é durante o outono. Afinal, nessa época do ano o clima é menos quente que o verão, mas os dias possuem uma frequência de chuva menores. Entre os meses de março e junho também é a melhor época de fugir do turismo de massa, que eventualmente ocupa o destino durante as férias escolares e o final de ano.
Parece até contraditório, mas a época mais chuvosa da Ilha Grande é justamente no verão, no período de dezembro à março.
Onde se hospedar na Ilha Grande
Encontre hospedagens na Ilha Grande aqui.
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]