Vancouver – Principais pontos turísticos, lugares para ir, passeios e dicas

Atualizada em:

Planejando uma viagem para Vancouver? Confira nossas dicas sobre este destino imperdível do Canadá e descubra os principais pontos turísticos, passeios e lugares para visitar em Vancouver 

Vancouver é a terceira maior cidade do Canadá e o destino perfeito para quem procura por lugares diversos para conhecer. A metrópole ostenta altos edifícios e uma infraestrutura moderna, com ótimos hotéis e restaurantes para os mais diferentes gostos.

A cidade também fica nas proximidades do oceano, tendo várias praias belas e uma baía com lugares agradáveis para curtir os dias. Além disso, Vancouver é cercada por uma natureza exuberante. Por todos os lados há montanhas cheias de florestas que ganham contornos brancos quando a neve toma conta da paisagem no inverno.

Portanto, se você está considerando viajar para lá, saiba que há muito o que ver e fazer em Vancouver. E, para te ajudar a montar um roteiro de viagem bem bacana na cidade canadense, preparamos este guia. Aqui, você encontrará dicas sobre os principais pontos turísticos, lugares para ir e passeios imperdíveis de Vancouver.

Principais pontos turísticos de Vancouver

Uma cidade cosmopolita, Vancouver tem muitos pontos turísticos interessantes para diferentes perfis de viajantes. Por se tratar de uma grande metrópole em que as atrações encontram-se distantes umas das outras, o ideal é montar seu roteiro de acordo com a localização dos lugares que quer conhecer. Veja, a seguir, quais são os principais pontos turísticos de Vancouver:

Canada Place

Pontos turísticos de Vancouver
Pontos turísticos de Vancouver – Foto: Mia de Jesus/Unsplash

Um dos pontos turísticos icônicos de Vancouver, o Canada Place é um edifício importante da cidade, construído em frente ao mar para a World Fair de 1986. Hoje, ele abriga um hotel, o Centro de Convenções de Vancouver e a atração FlyOver Canada. O Canada Place também chama atenção por sua arquitetura inovadora, em formato de navio.

Além disso, próximo a ele há uma estação de barcos, um píer com uma vista linda para North Vancouver, uma praça com a escultura onde ficou a chama dos Jogos Olímpicos de 2010 e um aeroporto de pequeno porte de onde saem voos frequentes para Victoria. Ou seja, você pode combinar a visita a esse ponto turístico de Vancouver com outras atrações.

Gastown Steam Clock

Pontos turísticos da cidade do Canadá
Pontos turísticos de Vancouver: Gastown Steam Clock – Foto: Viktor Kirichenko/Unsplash

Um dos pontos turísticos do charmoso bairro de Gastown, o Steam Clock está na lista de monumentos de Vancouver para visitar. Trata-se de um relógio que funciona a vapor – um dos poucos desse tipo existentes no mundo – localizado na esquina entre a rua Water e Cambie. Em funcionamento desde 1977, o Steam Clock fica ao ar livre em uma área histórica de Vancouver e apita a cada 15 minutos, fazendo a alegria dos turistas.

Vancouver Aquarium

Dicas de lugares para visitar em família
Dicas de lugares para visitar em família – Foto: Pelican/Wikimedia Commons

O Vancouver Aquarium – ou Aquário de Vancouver – é um dos pontos turísticos mais procurados da cidade. Ele fica dentro do Stanley Park e é uma atração para visitar o ano todo, agradando a diferentes públicos. O aquário abriga diversas espécies de animais marinhos, principalmente nativos do Canadá. O local também tem um cinema com filme 4D e setores simulam o habitat natural de outras partes do mundo.

Vancouver Lookout

Pontos turísticos em Vancouver
Pontos turísticos em Vancouver – Foto: Dronepicr/Wikimedia Commons

Um observatório a 168 metros de altura, o Vancouver Lookout oferece uma vista panorâmica da cidade. Ele é um ótimo lugar para entender a geografia de Vancouver, além de avistar alguns dos principais pontos turísticos da cidade, como o bairro histórico de Gastown e o Stanley Park. O Vancouver Lookout fica no edifício Harbour Centre e para chegar até ele é necessário subir 40 segundos em um elevador de vidro, que já revela um pouco da beleza da vista.

Museu de Antropologia

Museu de Antropologia no Canadá
Museu de Antropologia no Canadá – Foto: David Stanley/Flickr

Além de um ponto turístico famoso de Vancouver, o Museu de Antropologia é um importante centro de aprendizagem e conhecimento da cidade. Ele fica dentro da Universidade da Columbia Britânica e tem um acervo com mais de 10.000 peças de vários países como China, Egito, Austrália e Rússia. Lá você encontrará também uma loja de souvenir e uma cafeteria que deixam o passeio ao Museu de Antropologia ainda mais agradável.

Granville Island Public Market

Granville Island Public Market
Granville Island Public Market – Foto: Chaewul Kim/Unsplash

O Granville Island Public Market é mais do que um mercado de Vancouver. Ele é um dos melhores lugares para comer na cidade e para experimentar os sabores locais e internacionais. No Granville Island Public Market há desde comida chinesa até fish & chips. Além disso, poderá comprar frutas, embutidos, peixes, queijos, cafés e bolos, além de lembranças de viagem.

English Bay Beach

Lugares para ir em Vancouver
Lugares para ir em Vancouver – Foto: Rachael Ren/Unsplash

Vancouver tem várias praias perfeitas para curtir os dias de calor no Canadá, mas um dos pontos turísticos mais famosos à beira-mar é a English Bay Beach. Trata-se de uma praia urbana muito popular que, por sua localização próxima a comércios, restaurantes e bares, virou point de verão da cidade canadense. Apesar do mar gelado e de pouca gente se aventurar em suas águas, a faixa de areia da praia costuma ficar bem cheia nos dias de calor. 

Lugares para ir em Vancouver

Seu roteiro de viagem em Vancouver, além dos pontos turísticos que listamos, precisa prever visita a outros lugares incríveis da cidade, sobretudo seus parques naturais. Confira nossas dicas, a seguir.

Granville Island

Vancouver: lugares para incluir no roteiro de viagem
Vancouver: lugares para incluir no roteiro de viagem – Foto: Mia de Jesus/Unsplash

Localizada em False Creek, Granville Island não é necessariamente uma ilha, mas uma península de Vancouver. Antigamente ocupada por indústrias e galpões comerciais, a área passou por uma revitalização e, hoje, abriga lojas, ateliês, cinemas, restaurantes e um mercado público, o Granville Island Public Market (que citamos anteriormente).

Grouse Mountain

Dicas de lugares em Vancouver
Dicas de lugares em Vancouver – Foto: Yoshio Kohara/Wikimedia Commons

A apenas 15 minutos do centro de Vancouver, você encontrará um dos lugares mais bonitos da cidade, o Grouse Mountain. Para chegar no topo da montanha, é preciso pegar um bondinho que leva a uma enorme área com ótima estrutura turística. Grouse Mountain fica em North Vancouver e oferece uma paisagem maravilhosa. Além disso, tem várias atividades de entretenimento, tanto no verão quanto no inverno.

Stanley Park

Stanley Park
Stanley Park: lugares em Vancouver – Foto: Masaru Suzuki/Unsplash

Inclua em sua lista de lugares para visitar em Vancouver o Stanley Park, que é um dos principais pontos turísticos da cidade. Perfeito para passeios em meio à natureza, o parque tem campos gramados, muitas trilhas e três praias. Além disso, abriga outras atrações turísticas importantes, como o Vancouver Aquarium, uma piscina aquecida e um museu.

Queen Elizabeth Park

Queen Elizabeth Park
Dicas de lugares em Vancouver: Queen Elizabeth Park – Foto: Yuta Koike/Unsplash

Outro parque para ir em Vancouver, o Queen Elizabeth Park é um lugar para quem gosta de natureza, plantas e belos jardins. Um dos destaques do local é a ornamentação, que é impecável. As diferentes espécies de plantas, com suas variadas formas, tamanhos e cores, formam um conjunto belíssimo que impressiona a todos que o visitam.  

Passeios imperdíveis em Vancouver

Há muito o que fazer em Vancouver, entre passeios ao ar livre, caminhadas nas montanhas, tours de barcos e excursões para cidades vizinhas. Você pode, ainda, explorar a natureza exuberante dos seus arredores e realizar atividades radicais, por exemplo.

The Aquabus

Passeios em Vancouver
Passeios em Vancouver: Aquabus – Foto: Ted McGrath/Flickr

Uma das formas de conhecer Vancouver de um ângulo diferente, o passeio de Aquabus leva os turistas ao longo do False Creek, um braço de mar entre a English Bay e o Science World. O sistema opera há mais de 25 anos e é uma das atrações turísticas mais famosas da cidade, sobretudo pela vista que proporciona da cidade. Você pode escolher fazer o trajeto completo ou deixar o Aquabus em alguma de suas oito paradas. 

Victoria

Passeios para fazer a partir de Vancouver
Passeios para fazer a partir de Vancouver – Foto: Julius Jansson/Unsplash

Uma das cidades para conhecer em passeios a partir de Vancouver, Victoria fica na ilha de Vancouver, no oeste do Canadá, às margens do Oceano Pacífico. Com uma arquitetura charmosa, ruas encantadoras e uma atmosfera acolhedora, Victoria atrai muitos turistas que viajam a Vancouver. Porém, nossa dica é que você opte por ficar mais de um dia na cidade, já que há muito o que ver por lá e um passeio de bate e volta não seria suficiente.

Capilano Suspension Bridge

Ponte suspensa no Canadá
Ponte suspensa no Canadá – Foto: Tim Trad/Unsplash

Para quem gosta de emoção e aventura, o passeio à Capilano Suspension Bridge é um dos melhores para fazer em Vancouver. Trata-se de uma das maiores pontes suspensas do mundo, com 137 metros de extensão e 70 metros de altura. Ela foi construída sobre o rio Capilano e fica em North Vancouver. Além da ponte, o parque que a abriga tem trilhas e permite um contato mais intenso com a natureza.

Dicas de viagem em Vancouver

Dicas de viagem em Vancouver
Dicas de viagem em Vancouver – Foto: Nicholas Laurenzio/Unsplash

Agora que você já sabe quais são os principais pontos turísticos, lugares e passeios para incluir em seu roteiro em Vancouver, confira nossas dicas de viagem. Primeiramente, saiba que turistas brasileiros precisam do visto ETA para viajar para o Canadá, que pode ser solicitado pelo site Canada Visa

Além disso, é necessário ter passaporte válido por seis meses, passagem de retorno para o Brasil dentro do período de visto e comprovantes financeiros que mostram que você pode se sustentar durante a estadia em Vancouver.

Vancouver tem o segundo maior aeroporto do Canadá, porém não há voos diretos entre o Brasil e a cidade canadense. Ou seja, é preciso fazer ao menos uma conexão para chegar à Vancouver partindo de um dos aeroportos brasileiros. 

Os aeroportos internacionais de São Paulo (Guarulhos) e Rio de Janeiro (Galeão) têm partidas para Vancouver pelas companhias Air Canada, com conexão em Toronto, e Delta, United, American Airlines e Aeroméxico, cada uma fazendo conexões em seus respectivos hubs.

Também é possível viajar para Vancouver utilizando conexões nos Estados Unidos, inclusive com um tempo de percurso menor. Isto porque, geralmente, é preciso ao menos 17 horas de viagem para chegar a Vancouver. Mas atente-se às regras de imigração do país onde fará a conexão, pois pode haver a exigência de uma documentação adicional.

Quando viajar para Vancouver

Viagem ao Canadá
Melhor época para ir a Vancouver – Foto: Kyle Ryan/Unsplash

Considerando o clima do Canadá, Vancouver é uma das melhores cidades para estar ao ar livre, já que lá as temperaturas tendem a ser mais altas que em outros lugares do país. As médias anuais do destino ficam em torno dos 10,5ºC, sendo que as estações são bem definidas. Por isso, é possível planejar a sua viagem escolhendo a melhor época conforme seus objetivos.

Por exemplo, se a sua ideia é aproveitar os dias fazendo atividades ao ar livre, priorize viajar no verão, entre junho e setembro, quando o clima é mais seco e quente. Julho é o mês com temperaturas mais altas, na casa dos 18ºC. Esta é a época em que Vancouver recebe festivais e suas praias ficam cheias.

Por outro lado, se a sua ideia é fazer um roteiro mais intimista, escolha o inverno, que vai de dezembro a março. Costuma chover bastante em Vancouver, principalmente no inverno. O mês mais frio é janeiro, que tem temperatura média de 4ºC.

Portanto, se você viajar para lá nessa época, leve roupas adequadas na mala para não perder os passeios mesmo quando estiver chovendo. Esta é uma época propícia também para os esportes de inverno, já que as montanhas ao redor de Vancouver costumam ficar cobertas de neve.

O outono e a primavera, por sua vez, são estações de transição que são ideais para quem não quer sentir tanto frio ou calor. O outono vai de setembro a novembro e a primavera vai de maio a junho. Nas duas estações, a cidade ganha cores vibrantes e fica encantadora.

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima