Atualizada em:
Localizada na região sudeste do Brasil, São Paulo é a maior cidade da do país e a principal zona comercial e de negócios da América Latina. A cidade que não para também é conhecida por sua noite vibrante, seus restaurantes e seu mix de culturas formado por pessoas de mais de 70 diferentes nacionalidades e descendências.
O centro histórico da cidade também é extremamente rico culturalmente e abriga muitas construções famosas com visitas guiadas como a Torre do Banespa, museus de peso como a Pinacoteca de São Paulo entre outras atrações que valem a pena ser visitadas para entender um pouco mais a história da cidade. Confira as principais atrações:
Lugares para conhecer no Centro de São Paulo
Pinacoteca de São Paulo
O primeiro museu de arte de São Paulo foi inaugurado em 1905 no bairro da Luz, hoje a Pinacoteca abriga um grande acervo de arte brasileira e realiza diversas exposições. Está instalada no antigo edifício do Liceu de Artes e Ofícios, projetado no final do século XIX pelo escritório do arquiteto Ramos de Azevedo, que sofreu uma ampla reforma com projeto do arquiteto Paulo Mendes da Rocha, no final da década de 1990.
Edifício Martinelli
Construído com a intenção de ser o maior edifício da América Latina, o Martinelli foi erguido em 1929 e ficou com o título por apenas 18 anos, quando perdeu o posto para a Torre do Banespa. O interior do prédio guarda escadas de mármore de Carrara, louças sanitárias e espelhos trazido da Europa. O edifício possui um terraço aberto para visitadas agendadas, o topo possuí uma visão privilegiada de diversos pontos da cidade como o Vale do Anhangabaú, o Mosteiro de São Bento, a Catedral da Sé e um ângulo privilegiado para a Torre do Banespa.
Centro Cultural Banco do Brasil
Erguido em 1901, o prédio tornou-se do Banco do Brasil e Centro Cultural em 2001. Hoje o prédio é palco de diversos exposições e manifestações artísticas. prédio possui área construída de 4.183 m2 e está localizado na Rua Álvares Penteado, 112, esquina com a Rua da Quitanda, no coração da cidade de São Paulo.
Mosteiro de São Bento
Uma das construções que mais chamam atenção no centro histórico de São Paulo, o Mosteiro de São Bento é parada obrigatória mesmo para pessoas que não são religiosas. O local hospedou o Papa Bento XVI durante sua visita no Brasil e abriga hoje além da igreja Basílica de Nossa Senhora da Assunção, o mosteiro com cerca de 40 monges.
A arquitetura do Mosteiro é típica do século XVII. A construção atual foi erguida no período de 1910 a 1922, inspirada na tradição eclética germânica, e foi projetada pelo arquiteto Richard Bernd.
Theatro Municipal São Paulo
Projetado em 1911, o Teatro de São Paulo é um ícone arquitetônico da cidade, suas fachadas foram inspiradas na Ópera de Paris e foi considerada ousada para a época, com traços renascentistas e barrocos na fachada e, em seu interior, muitos adornos e obras de arte: bustos, bronzes, medalhões, afrescos, cristais, colunas neoclássicas, vitrais, mosaicos e mármores.
Pateo do Collegio
O complexo histórico-cultural-religioso Pateo do Collegio pertence à Companhia de Jesus, uma ordem religiosa dos jesuítas fundada em 1540 por Santo Inácio de Loyola (1491-1556). O legado histórico reside no local de fundação da capital paulistana e no acervo do museu, composto de quase 700 objetos, entre os quais estão as relíquias do beato numa sala da igreja, a maquete da cidade no século 16 e obras de arte sacra.
Catedral da Sé
Um dos cinco maiores templos neogóticos do mundo, a catedral é enorme: tem 111 metros de comprimento, 46 metros de largura, 92 metros de altura e ocupa um quarteirão inteiro. A catedral da Sé, foi reaberta em 2002, após três anos de reformas e voltou a oferecer missas diárias. Além disso, agora há visitas monitoradas durante toda a semana.
Torre do Banespa
Um dos símbolos mais famosos de São Paulo, o Prédio do Banespa (também apelidado de Banespão) oferece uma das vistas mais incríveis da cidade. Com mais de 160 metros de altura sendo 35 andares com 14 elevadores, 900 degraus e 1.119 janelas é possível contemplar uma visão 360° do centro da zona Norte e Leste da Capital.
Estação Pinacoteca
Fica a poucas quadras do prédio da Pinacoteca e exibe o rico acervo da Coleção Nemirovsky, com quadros do quilate de Antropofagia, de Tarsila do Amaral. O prédio foi construído em 1914, em 1939 abrigou o Departamento Estadual de Ordem Política e Social (Deops) de São Paulo e em 1999 foi tombado patrimônio cultural pelo Condephaat.
Leia também:
» Roteiro de 2 ou 3 dias em São Paulo
» Guia de Museus na cidade de São Paulo
» Lugares para fazer compras em São Paulo
» Outlets em São Paulo
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]