Atualizada em:
Preparamos opções de roteiro para viagens de 5, 7 e 10 dias no Chile, com dicas do que fazer, onde ir e o que visitar tanto na capital Santiago quanto em outros destinos imperdíveis do país
Viajar pelo Chile é ter a certeza de encontrar belas paisagens, uma cultura diversificada, cidades acolhedoras e atrações turísticas super interessantes. Há muitos destinos imperdíveis para visitar, a começar pela capital Santiago, que mescla história e modernidade com perfeição. A partir dela, é possível explorar outros lugares incríveis do país, que vão de praias a montanhas nevadas.
Para quem busca experiências únicas, é possível mergulhar na natureza chilena e se encantar com o Deserto do Atacama e seus cenários surreais. Ou, então, explorar o Parque Nacional Torres del Paine ou a misteriosa Ilha de Páscoa.
Seja qual for a sua preferência, vale a pena apostar em um roteiro de, pelo menos, 5 dias para curtir a viagem ao Chile. Agora, se a ideia é aproveitar ao máximo a oportunidade em solo chileno, roteiros de 7 a 10 dias vão te dar mais liberdade para ampliar a lista de destinos para visitar.
Dicas de viagens: destinos chilenos
Santiago é, sem dúvidas, o destino mais visitado no Chile. A capital não é só a porta de entrada para outros lugares do país como também é uma cidade imperdível. Com um centro histórico bem preservado e muitos museus e monumentos, é perfeita para quem gosta de história e cultura. Santiago também tem uma estrutura moderna, com centros comerciais luxuosos, ótima rede hoteleira e restaurantes prestigiados.
Além disso, a capital chilena serve como ponto de partida para conhecer outros lugares do país. Em seu entorno estão cidades charmosas, parques naturais incríveis e estações de esqui que atraem turistas de todas as partes durante a alta temporada de inverno.
Os destinos mais procurados para viagens a partir de Santiago são Valle Nevado, Valparaíso, Viña del Mar e o Parque Torres del Paine. Outros destinos para visitar no Chile são a Ilha de Páscoa, o Deserto do Atacama, Puerto Natales, Pucón, Iquique, Saltos del Petrohué e o Valle del Elqui.
Você pode montar seu roteiro de viagem pelo Chile a partir de Santiago, usando a capital chilena como base para visitar outros destinos. Ou se hospedar na cidade por alguns dias e seguir para outras regiões do país, como San Pedro de Atacama, que fica no nordeste do país, onde há paisagens incríveis, como o Vale da Lua, o Salar de Tara e os Geysers del Tatio.
Roteiro de 5 dias no Chile
Para te ajudar a organizar seus planos de viagem no Chile, separamos opções de roteiro de 5, 7 e 10 dias pela região. Começando pelo roteiro com menos dias, preparamos um itinerário com foco na capital Santiago e nos atrativos em seu entorno. Confira, a seguir:
1º Dia: Chegada à Santiago, com a tarde livre para explorar os arredores da hospedagem;
2º Dia: Tour pelo Centro Histórico, com visita a museus e principais pontos turísticos de Santiago;
3º Dia: Excursão a Cajón del Maipo, para quem gosta de contato com a natureza, ou para Valparaíso, para quem prefere passeios urbanos;
4º Dia: Visita ao Cerro San Cristóbal, em Santiago, com jantar no Restaurante Giratório durante o pôr do sol;
5º Dia: Manhã no Parque Araucano e volta para o Brasil.
Roteiro de 7 dias no Chile no verão
Vai viajar para o Chile no verão? Veja esta ideia de roteiro para aproveitar dias de sol, calor, poucas chuvas e muita animação no litoral chileno:
1º Dia: Tour em Santiago e seu rico Centro Histórico;
2º Dia: Excursão pelas vinícolas próximas a Santiago, em excursões a partir da capital chilena;
3º Dia: Visita a Cajón del Maipo, um lugar para quem gosta de belas paisagens;
4º Dia: Passeio para Valparaíso, no litoral chileno;
5º Dia: Dia nas praias de Viña del Mar;
6º Dia: Visita ao Cerro San Cristóbal, em Santiago, com jantar no Restaurante Giratório durante o pôr do sol;
7º Dia: Passeie por Santiago e aproveite a gastronomia local antes de retornar ao Brasil.
Roteiro de 7 dias no inverno chileno
Para quem quer viajar para o Chile para ver neve, o roteiro de 7 dias no inverno inclui, certamente, as estações de esqui próximas a Santiago. Mas elas não são os únicos atrativos do país nos dias mais frios, confira:
1º Dia: Tour pelos museus de Santiago;
2º Dia: Visita às casas de Pablo Neruda: em Santiago, Valparaíso ou Isla Negra;
3º Dia: Dia nas estações de esqui de Valle Nevado;
4º Dia: Excursão pelas vinícolas próximas de Santiago;
5º Dia: Passeio ao Cajón del Maipo;
6º Dia: Visita à cidade de Valparaíso;
7º Dia: Almoço no Pátio Bellavista e compras antes de retornar ao Brasil.
Roteiro de 10 dias no Chile
Se você esticar o roteiro e ficar mais dias no Chile, 10 dias permitirão conhecer não só Santiago e as cidades próximas como outras regiões do país. Nossa sugestão é combinar a visita à capital chilena e seu entorno com alguns dias em San Pedro de Atacama, onde há lugares incríveis para explorar. Você poderá desfrutar de todo conforto da grande metrópole, conhecer seus principais pontos turísticos e, ainda, descobrir cenários únicos.
Veja só:
1º Dia: Chegada em Santiago e voo para Calama, com tarde livre em San Pedro de Atacama;
2º Dia: Tour em Piedras Rojas e Lagunas Altiplânicas;
3º Dia: Excursão para Lagunas Escondidas de Baltinache;
4º Dia: Visita às Lagunas Cejar e tour por San Pedro do Atacama, à tarde;
5º Dia: Passeio aos Geysers Del Tatio e tour astronômico, à noite;
6º Dia: Tour de bike para Garganta Del Diablo;
7º Dia: Retorno à Santiago e passeio pelo Centro Histórico;
8º Dia: Dia nas praias de Viña del Mar;
9º Dia: Visita ao Cerro San Cristóbal, em Santiago, com jantar no Restaurante Giratório durante o pôr do sol;
10º Dia: Passeio em Santiago e retorno ao Brasil.
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]