Bem próximas à capital Santiago, Valparaíso e Viña del Mar, no Chile, são ótimas opções de viagem para quem gosta de cultura, arte de rua, arquitetura, praias e belezas naturais

Quem decide viajar para o Chile, geralmente, tem como destino Santiago. Mas o que muitos desconhecem é que, bem pertinho dali, há duas cidades excelentes para conhecer: Valparaíso e Viña del Mar. Situadas a apenas 115 km da capital chilena, as cidades do litoral, de tão coladas, podem ser visitadas simultaneamente e rendem uma ótima viagem.

A costa chilena é cheia de praias de areias branquinhas e mar azul turquesa, e Valparaíso e Viña del Mar tem cenários belíssimos que misturam arte de rua, arquitetura charmosa e as belezas naturais do litoral. Além disso, possuem ótima infraestrutura, que facilita a locomoção entre seus principais pontos turísticos e torna a estadia muito mais agradável.

Leia também » Estes são os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Por isso, se você estiver programando uma viagem ao Chile, inclua estas duas cidades em seu roteiro. Caso não tenha considerado ainda conhecer este país, leia este post até o final e descubra uma ótima opção de destino internacional.

Você pode, também, combinar a ida à capital chilena com alguns dias nestas duas cidades litorâneas. Valparaíso e Viña del Mar podem ser visitadas, inclusive, a partir de um passeio de bate e volta de Santiago. Mas se quiser visitar suas principais atrações, vale a pena considerar a estadia de, pelo menos, duas noites em uma delas.

O que fazer em Valparaíso e Viña del Mar

o que fazer em Valparaíso e Viña del Mar

Viajar para o Chile: conheça Valparaíso e Viña del Mar. Foto: VisitChile

Reloj de Flores de Viña del Mar

Cartão-postal de Viña del Mar, o Reloj de Flores é um ícone desta cidade chilena e parada obrigatória para quem quer registrar a passagem por lá em uma bela foto. O relógio das flores fica na Avenida Viana, na base do Cerro Castillo e em frente à praia de Caleta Abarca.

Castelos de Viña del Mar

Viña del Mar tem três castelos belíssimos que vale a pena conhecer. O Castillo Wullf tem estilo europeu e fica à beira-mar, em cima das rochas na orla da praia Miramar. Já o Castillo Brunet foi construído em estilo gótico francês e já serviu como base militar. Por último, o Castillo Ross foi construído em 1912 e, em 1967, tornou-se terreno árabe. Hoje, abriga o Club Unión Arabe.

Jardim Botânico

Ótima opção de passeio ao ar livre e em contato com a natureza, o Jardim Botânico de Viña del Mar tem um bosque e um pomar com mais de 3 mil espécies de plantas, entre elas o Tomir, uma árvore à beira da extinção, natural da Ilha de Páscoa.

Praias em Viña del Mar

As praias de Viña del Mar tem areias claras e são banhadas por águas extremamente azuis e geladas. Por isso, se você quiser tomar um banho de mar, prepare-se para enfrentar o frio do Oceano Pacífico. Caleta Abarca, Playa de Los Marineros, Playa Los Cánones, Playa Blanca, Playa Acapulco, Playa El Sol e Playa Reñaca são algumas das praias de Viña del Mar

Avenida Perú

Situada ao lado do mar, a Avenida Perú é um ótimo lugar para caminhar e admirar o pôr do sol. É possível ter uma visão panorâmica da cidade, com o Castelo Wulff e o Oceano Pacífico ao fundo.

Casa de Pablo Neruda

Uma das três casas de Pablo Neruda fica em Valparaíso. Situada na colina Florida do porto, é uma parada obrigatória para quem gosta de arquitetura, antiguidades e poesia. Lá você verá coleções de pinturas, objetos antigos, entre outros.  

Cerros de Valparaíso

Valparaíso é cercada por morros, os chamados cerros, e este lugares, ocupados pela população tornaram-se também pontos turísticos da cidade. Tanto que, para acessá-los, foram criados elevadores funiculares que, além de auxiliar o transporte público, rendem um belo passeio.

Os principais cerros de Valparaíso são o Cerro Bella Vista, o Cerro Concepción e o Cerro Alegre. Neles, você encontrará arte de rua, casas e prédios com arquitetura incrível, restaurantes e bares e mirantes que revelam vistas impressionantes da cidade. 

Paseo Puerto y Plaza Sotomayor

Situado no porto, onde os barcos chegam a Valparaíso, o Paseo Puerto pode ser visitado, também, a partir da estação Puerto do metrô. Ao andar por essa região, você descobrirá como a cidade funciona e conhecerá ótimos lugares, como a Plaza Sotomayor. Local de encontros culturais, a praça abriga concertos e apresentações artísticas.

Parque Cultural de Valparaíso

O prédio da antiga prisão pública da cidade, hoje, abriga o Parque Cultural de Valparaíso. Nele acontecem mostras audiovisuais, apresentações, conferências, exposições e lançamentos de livros. Há, ainda, um parque-esplanada em sua área externa onde é possível descansar e participar de oficinas de arte de rua e circo. 

Museo Marítimo

Com mais de 3 mil objetos da história naval do Chile, o Museo Marítimo fica na colina Artillería de Valparaíso. O acervo inclui armamentos, maquetes de navios, medalhas, moedas e bandeiras. Além disso, abriga a cápsula Fênix IV, usada para resgatar os 33 mineiros no norte do Chile.

Quando ir a Valparaíso e Viña del Mar

viajar para o Chile

Viajar para o Chile: conheça Valparaíso e Viña del Mar. Foto: Luis Villasmil / Unsplash

Valparaíso e Viña del Mar ficam na região central do Chile, onde o clima é predominantemente temperado. As estações têm características bem distintas e, a depender da época em que decidir visitar essas duas cidades, encontrará cenários bem diferentes. Por isso, é muito importante saber quando ir a Valparaíso e Viña del Mar.

No verão, as temperaturas beiram os 30ºC e, em um único dia, você pode encontrar várias estações. As manhãs e noites costumam ser frias, mas durante o dia o calor predomina. Por isso, se escolher viajar para Valparaíso e Viña del Mar nesta época, entre os meses de dezembro a março, leve roupas leves e de banho, mas não se esqueça de colocar algum agasalho na mala.

No inverno, os termômetros em Valparaíso e Viña del Mar não passam dos 15ºC. Os meses de maio a setembro são marcados por dias nublados. Quem viaja para lá nesta época encontra as duas cidades mais vazias e silenciosas, por isso, é uma ótima opção para quem quer ter uma viagem mais tranquila.

Como chegar em Valparaíso e Viña del Mar

viajar para o Chile

Viajar para o Chile: conheça Valparaíso e Viña del Mar. Foto: Tyler Gooding / Unsplash

Há várias formas de se chegar em Valparaíso e Viña del Mar a partir de Santiago, capital do Chile. Quem desembarca no Aeroporto Internacional de Santiago pode alugar um carro para ir até uma destas cidades, contratar um transfer ou pegar um ônibus.

Os ônibus de Santiago para Valparaíso e Viña del Mar partem da estação Pajaritos Intermodais, do Buses Sur, do Terminal Sur ou do Centropuerto, no aeroporto. Mas é importante definir qual destas cidades irá conhecer primeiro, pois não há itinerários que atendam as duas simultaneamente.

Quem opta por alugar um carro tem mais liberdade para se deslocar pelos principais pontos turísticos de Valparaíso e Viña del Mar. O transfer e o ônibus, por sua vez, levam até as cidades e o turista tem que se deslocar entre elas por conta própria, seja por táxi ou transporte público.

Este último, por sua vez, é a melhor opção, já que há uma linha de metrô que liga Valparaíso a Viña del Mar. Todo o percurso é feito na superfície, ao redor da orla costeira. Ou seja, ao se deslocar entre as cidades você pode aproveitar para apreciar a bela vista.

Só há motivos para incluir Valparaíso e Viña del Mar em seus planos de viagem. Essas duas cidades do litoral chileno são excelentes para quem quer conhecer lugares diferentes, ricos em cultura, belezas naturais e arquitetura charmosa.

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto para qualquer destino.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

O que fazer em Punta Cana: 18 atrações turísticas

Artigo anterior

5 praias perfeitas para visitar no litoral sul de Santa Catarina

Artigo seguinte

Você pode gostar