Fuja da rota tradicional de Floripa e conheça outras opções de praias para visitar no litoral sul de Santa Catarina: Garopaba, Praia do Rosa, Guarda do Embaú, Praia do Ferrugem, Praia do Siriú

Santa Catarina, no Sul do Brasil, é um destino que vai muito além de sua capital, Florianópolis, já que há outras opções de cidades que oferecem verdadeiras belezas naturais e atrações que fogem da tradicional de turismo. Com uma geografia privilegiada, fica difícil não encontrar lindas praias, áreas verdes e riachos em uma viagem ao litoral catarinense. 

Se você não sabe por onde começar a explorar esse pedaço do paraíso, aí vai uma dica: escolha a região Sul, pois é uma das poucas zonas que mistura serra e litoral. Em apenas um dia, as pessoas conseguem ver montanhas e viajar por estradas belíssimas e logo depois, visualizar golfinhos e baleias na costa. E como o verão logo logo está de volta, e tende a ser promissor, separamos um roteiro com as melhores praias para conhecer no litoral Sul de Santa Catarina. Impossível escolher uma só! 

Leia também » Estes são os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Praias para conhecer no litoral Sul de Santa Catarina

Garopaba 

praias litoral de SC

Praias para visitar em Santa Catarina. Foto: VentoSul

Garopaba em indu significa “muita quantidade de água, de peixes e de morros”, só com essa informação dá para perceber o que esperar dela. É um município com 25 km de costa litorânea e é também conhecido como a capital catarinense do surf. Além de esbanjar charme por fazer parte da Região Turística Encantos do Sul, é o destino ideal para quem busca descanso e contato com a natureza em praias paradisíacas. 

Há várias praias no local, algumas mais movimentadas e outras quase desertas e a principal é a Praia Praia de GAROPABA ou Praia do Centro, a mais frequentada e com acesso mais próximo à cidade.  Ela tem uma grande faixa de areia, que costuma ser ocupada por várias barraquinhas e famílias que vão passar o dia. O mar costuma ser calmo, com poucas ondas, o que convida para um mergulho energizante. 

Praia da Ferrugem 

litoral sul sc

Foto: Wikimedia Commons

Se você procura por um lugar alternativo, a Praia da Ferrugem é a escolha certa. Nos anos 80 era muito comum encontrar hippies no local, e ainda hoje há algumas tribos que se reúnem por lá, o que deixa o passeio ainda mais divertido. Como o mar é forte, com grandes ondas, os surfistas também marcam presença, mostrando a diversidade dessa praia. Contudo, há algumas piscinas naturais espalhadas, que agradam àqueles que preferem mais tranquilidade. E se for passar mais de um dia, não deixe de visitá-la à noite, pois o agito toma conta. 

Praia do Siriú

praias para visitar em Santa Catarina

Praias para visitar em Santa Catarina. Foto: Wikimedia Commons

Se você é amante de uma bela paisagem, não deixe de conhecer a Praia do Sirú, que é composta por lindas dunas que encantam os turistas, com até 30 metros de altura. Com essa composição geográfica, a prática de sandboard é muito comum e diverte as pessoas que se arriscam a descer pelas dunas em uma prancha de surfe. Ela é também uma praia que revela uma natureza bem preservada, já que faz parte do Parque Nacional da Reserva do Tabuleiro. Se estiver com tempo, não deixe de esticar a viagem até a Cachoeira do Sirú para um banho de água doce. 

Garopaba também guarda outras belezas naturais, como a Praia do Silveira -considerada o segundo melhor point para surfistas do Brasil e o quinto no ranking mundial; Praia do Gamboa para quem busca tranquilidade e sossego; Praia da Barra, onde o rio encontra com o mar e a Praia do Vigia, com um cenário arrebatador. 

Praia do Rosa

Foto: Wikimedia Commons

Sem dúvidas, uma das praias mais famosas, lindas e procuradas do Brasil, a Praia do Rosa, que tem até uma música com o seu nome, fica no município de Imbituba, no sul de Santa Catarina, a 90 km da capital. Agora, o que faz dela tão especial? A resposta é simples: sua beleza. O contraste da areia clara com águas cristalinas conferem uma atmosfera única, de calma e contato com a natureza. Ela é rodeada por mata nativa que guarda trilhas e claro, um cenário incrível. 

Ela sempre foi muito procurada por turistas devido ao seu mar agitado, muito propício para a prática do esporte. Mas há outros atrativos que podem ser encontrados por lá. A praia é dividida em três zonas: Rosa Norte, Rosa Sul e Centrinho, cada uma com a sua peculiaridade. 

O Norte é indicado para quem quer relaxar, ou até mesmo para os que buscam aventura, já que há trilhas que levam para outras praias e até piscinas naturais. O Sul é a área mais movimentada, já que tem uma estrutura de quiosques e  restaurantes, uma boa opção para quem deseja passar o dia. O Centrinho também merece ser lembrado, por ser a parte comercial com lojas, bares, mercadinhos para fazer aquelas comprinhas. 

Guarda do Embaú

praias para visitar em Santa Catarina

Praias para visitar em Santa Catarina. Foto: Eliezer Pedroso / Wikimedia Commons

A apenas 50km de Floripa, no município de Palhoça, está a Guarda do Embaú, uma praia que tem muitas surpresas. Começando pelo seu acesso, que pode ser feito de barco, a beira do Rio da Madre. O trajeto é bem curto e não dura mais que cinco minutos, por isso várias pessoas, especialmente turistas, preferem ir a nado. Ao chegar lá, você vai encontrar tranquilidade, belas paisagens, água gelada e um mar com muitas ondas.Uma das principais atrações é a trilha da Pedra do Urubu, que proporciona uma visão de cima do local. É um trecho íngreme, mas curto que vale a pena ser contemplado. Se você for mais aventureiro e quiser uma praia ainda mais selvagem e calma, vale a pena procurar a trilha que leva até a Prainha, em uma caminhada que leva cerca de uma hora. 

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto para qualquer destino.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Valparaíso e Viña del Mar, no Chile: o que fazer e como chegar

Artigo anterior

Estas são as cidades medievais mais charmosas da Europa

Artigo seguinte

Você pode gostar