Dicas de turismo na Guarda do Embaú: o que fazer na Guarda do Embaú, principais pontos turísticos. Confira dicas da vila mais charmosa de Santa Catarina

A Baía mais encantadora do estado de Santa Catarina fica a poucos quilômetros de Florianópolis e é o refúgio dos surfistas que encontram ondas perfeitas pela região.

O estado de Santa Catarina possuí um dos litorais mais disputados do Brasil, reunindo praias maravilhosas com águas cristalinas e ótimas ondas. Reduto de surfistas, a Guarda do Embaú é uma praia que também dá o nome a uma simpática vila de pescadores com ar alternativo. A praia está localizada no município de Palhoça a apenas 46 km ao sul de Florianópolis.

Leia também » Estes são os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

O encanto da Guarda do Embaú vai além da bela praia com ondas perfeitas. A vila é formada por dezenas de ruas de areais com pousadas de charme, restaurantes e barzinhos rústicos que agitam a noite do pequeno vilarejo. Trilhas ecológicas, praias desertas, mirantes, piscinas naturais, rios e o místico Vale da Utopia são outras atrações que o turista pode conhecer enquanto estiver na região.

Considerada um dos melhores points de surf do Brasil, a bela praia da Guarda do Embaú está entre as 10 mais bonitas do país. O acesso para o enorme banco de areia cortado pelo rio da Madre pode ser feito por barcos guiados pelos nativos, nadando (a maneira preferida dos surfistas) ou caminhado quando o rio está baixo.

A beleza da região permanece intocada graças ao Parque da Serra do Tabuleiro, maior área de conservação no estado que abrange parte do vilarejo e abriga rios, cachoeiras e diversos animais silvestres.

Pontos turísticos na Guarda do Embaú

Foto: Douglas Scortegagna

Vale da Utopia

Localizado entre a Praia do Maço e a Prainha e foi apelidado com esse nome por uma artista plástica que há 26 anos, viveu em uma caverna da região. O local é muito famoso por abrigar pessoas que buscam uma vida alternativa.

Pedra do Urubu

Com acesso pelo lado esquerdo da trilha na entrada do rio, a caminhada até o mirante natural dura em torno de 30 minutos. Do topo é possível avistar a Praia da Guarda do Embaú, Praia da Pinheira, Ilha dos Corais, Praia da Gamboa, Siriú, Garopaba, Rio da Madre e Paulo Lopes.

Praia da Guarda do Embaú

Uma das praias mais bonitas do litoral catarinense, a praia da Guarda do Embaú possui um enorme banco de areia cortado pelo rio da Madre, que divide a praia da vila. O acesso até a praia é feito por barcos ou nadando. Também existe uma pequena praia no canto Norte que pode ser alcançada por uma trilha, sem a necessidade de atravessar o rio.

Prainha

Acessada pelo canto norte da praia da Guarda em uma trilha de 15 minutos, a Prainha possui ótimas ondas e é cercada por morros com mata atlântica nativa, dunas de areias brancas e dois belos costões. A praia não oferece nenhuma estrutura de quiosque ou vendedores ambulantes.

Praia do Maço

Com apenas 50 metros de extensão a Praia do Maço é a menor das praias da região. Rodeada pelo belo Vale da Utopia, tem vista para varias das ilhas da região, incluindo o sul de Florianópolis.

Como chegar na Guarda do Embaú

O que fazer na Guarda do Embaú

Dicas de turismo na Guarda do Embaú. Foto: Flickr / svnbg

De avião

O Aeroporto Internacional de Florianópolis Hercílio Luz é o mais próximo da Guarda do Embaú, a apenas 48 km de distância.

Localizada no município de Palhoça, em Santa Catarina, a Guarda do Embaú tem um fácil acesso. Fica a cerca de 50 quilômetros de distância de Florianópolis e pouco mais de 80 de Balneário Camboriú.

De carro

Acesso pela BR-101 tanto para quem está vindo do Norte, quanto do Sul do Brasil.

De ônibus

Os ônibus com destino a Guarda do Embaú saem da Rodoviária de Florianópolis diariamente. A empresa Paulotur faz o trajeto.

Melhor época para conhecer a Guarda do Embaú

Dicas de turismo na Guarda do Embaú

Dicas de turismo na Guarda do Embaú. Foto: Rodrigo Soldon

Para curtir as maravilhas da Guarda do Embaú planeje sua visita entre os meses de dezembro e abril quando o clima está agradável para bons mergulhos. O inverno costuma ser bem rígido trazendo temperaturas baixas.

Os meses de setembro, outubro e novembro são mais imprevisíveis atraindo tempos nublados e chuvosos.

Entre dezembro e fevereiro a Guarda do Embaú fica bem movimentada, justamente por ser a época preferida dos turistas. Se você está planejando surfar por lá, evite os meses entre abril e julho. É proibida a prática de esportes aquáticos nessa época, pois é quando acontece a pesca da tainha.

Onde se hospedar na Guarda do Embaú

Dicas de turismo na Guarda do Embaú

Dicas de turismo na Guarda do Embaú. Foto: Gus Valentim

De campings mais baratinhos a pousadas com vistas incríveis, não faltam boas opções de hospedagem na Guarda do Embaú. Se você busca conforto e localização, nossa sugestão são o Chalé Lá Bella Villa e a Pousada Guarda Beach House.

Outra excelente opção é a Pousada Doce Mar, com quartos amplos e muito funcionais.

Se você estiver planejando uma viagem de baixo custo, é possível se hospedar em quartos compartilhados no Hostel Surf Paradise.

O Booking oferece mais de 100 opções de hospedagem na Guarda do Embaú. Veja aqui todos os hotéis disponíveis no Booking.com.

A Guarda do Embaú tem ótimas opções de hospedagem pelo Airbnb. A plataforma que oferece aluguel de casas, apartamento e quartos pode sair bem mais barato do que hotel. E se você ainda não tem cadastro, pode usar esse código de desconto.

Links úteis para sua viagem na Guarda do Embaú

Planeje sua viagem para a Guarda do Embaú:

Confira uma seleção de artigos com dicas de turismo na Guarda do Embaú para ajudar o planejamento da sua viagem:

Reserve seu hotel

Além de ter várias promoções, a Booking.com tem a possibilidade de cancelamento gratuito.

Se você prefere AirBnb, tem vários apartamentos e quartos incríveis na Guarda do Embaú. Neste link você ganha descontos na sua primeira hospedagem pelo AirBnB.

Aluguel de carro

A Rent Cars é o site líder em aluguel de carros na América Latina e oferece até 60% de desconto em reservas. Além disso, quem utiliza a plataforma não precisa se preocupar com taxas de IOF e e tem vantagens com formas de pagamento mais facilitadas e cancelamento de serviço gratuito.

Passagens para Guarda do Embaú

MaxMilhas é uma das referências de quem busca viagens baratas. O site vende passagens aéreas com até 50% de desconto. Eles conseguem esses valores atraentes, pois compram as passagens aéreas com milhas de pessoas que querem vender pontos. Tudo é feito com total segurança e se tornou o site predileto para viajantes assíduos que sempre compram passagens, simule o valor do seu voo com a MaxMilhas.

Seguro Viagem

Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Allianz Travel.

Tours

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto para qualquer destino.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Cachoeiras em Alto Paraíso de Goiás – Almécegas I e II

Artigo anterior

Turismo na Turquia: Piscinas naturais de Pamukkale

Artigo seguinte

Você pode gostar