Dicas de turismo na Guarda do Embaú: o que fazer na Guarda do Embaú, principais pontos turísticos. Confira dicas da vila mais charmosa de Santa Catarina

A Baía mais encantadora do estado de Santa Catarina fica a poucos quilômetros de Florianópolis e é o refúgio dos surfistas que encontram ondas perfeitas pela região.

O estado de Santa Catarina possuí um dos litorais mais disputados do Brasil, reunindo praias maravilhosas com águas cristalinas e ótimas ondas. Reduto de surfistas, a Guarda do Embaú é uma praia que também dá o nome a uma simpática vila de pescadores com ar alternativo. A praia está localizada no município de Palhoça a apenas 46 km ao sul de Florianópolis.

Leia também » Os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

O encanto da Guarda do Embaú vai além da bela praia com ondas perfeitas. A vila é formada por dezenas de ruas de areais com pousadas de charme, restaurantes e barzinhos rústicos que agitam a noite do pequeno vilarejo. Trilhas ecológicas, praias desertas, mirantes, piscinas naturais, rios e o místico Vale da Utopia são outras atrações que o turista pode conhecer enquanto estiver na região.

Considerada um dos melhores points de surf do Brasil, a bela praia da Guarda do Embaú está entre as 10 mais bonitas do país. O acesso para o enorme banco de areia cortado pelo rio da Madre pode ser feito por barcos guiados pelos nativos, nadando (a maneira preferida dos surfistas) ou caminhado quando o rio está baixo.

A beleza da região permanece intocada graças ao Parque da Serra do Tabuleiro, maior área de conservação no estado que abrange parte do vilarejo e abriga rios, cachoeiras e diversos animais silvestres.

Pontos turísticos na Guarda do Embaú

Foto: Douglas Scortegagna

Vale da Utopia

Localizado entre a Praia do Maço e a Prainha e foi apelidado com esse nome por uma artista plástica que há 26 anos, viveu em uma caverna da região. O local é muito famoso por abrigar pessoas que buscam uma vida alternativa.

Pedra do Urubu

Com acesso pelo lado esquerdo da trilha na entrada do rio, a caminhada até o mirante natural dura em torno de 30 minutos. Do topo é possível avistar a Praia da Guarda do Embaú, Praia da Pinheira, Ilha dos Corais, Praia da Gamboa, Siriú, Garopaba, Rio da Madre e Paulo Lopes.

Praia da Guarda do Embaú

Uma das praias mais bonitas do litoral catarinense, a praia da Guarda do Embaú possui um enorme banco de areia cortado pelo rio da Madre, que divide a praia da vila. O acesso até a praia é feito por barcos ou nadando. Também existe uma pequena praia no canto Norte que pode ser alcançada por uma trilha, sem a necessidade de atravessar o rio.

Prainha

Acessada pelo canto norte da praia da Guarda em uma trilha de 15 minutos, a Prainha possui ótimas ondas e é cercada por morros com mata atlântica nativa, dunas de areias brancas e dois belos costões. A praia não oferece nenhuma estrutura de quiosque ou vendedores ambulantes.

Praia do Maço

Com apenas 50 metros de extensão a Praia do Maço é a menor das praias da região. Rodeada pelo belo Vale da Utopia, tem vista para varias das ilhas da região, incluindo o sul de Florianópolis.

Como chegar na Guarda do Embaú

O que fazer na Guarda do Embaú

Dicas de turismo na Guarda do Embaú. Foto: Flickr / svnbg

De avião

O Aeroporto Internacional de Florianópolis Hercílio Luz é o mais próximo da Guarda do Embaú, a apenas 48 km de distância.

Localizada no município de Palhoça, em Santa Catarina, a Guarda do Embaú tem um fácil acesso. Fica a cerca de 50 quilômetros de distância de Florianópolis e pouco mais de 80 de Balneário Camboriú.

De carro

Acesso pela BR-101 tanto para quem está vindo do Norte, quanto do Sul do Brasil.

De ônibus

Os ônibus com destino a Guarda do Embaú saem da Rodoviária de Florianópolis diariamente. A empresa Paulotur faz o trajeto.

Melhor época para conhecer a Guarda do Embaú

Dicas de turismo na Guarda do Embaú

Dicas de turismo na Guarda do Embaú. Foto: Rodrigo Soldon

Para curtir as maravilhas da Guarda do Embaú planeje sua visita entre os meses de dezembro e abril quando o clima está agradável para bons mergulhos. O inverno costuma ser bem rígido trazendo temperaturas baixas.

Os meses de setembro, outubro e novembro são mais imprevisíveis atraindo tempos nublados e chuvosos.

Entre dezembro e fevereiro a Guarda do Embaú fica bem movimentada, justamente por ser a época preferida dos turistas. Se você está planejando surfar por lá, evite os meses entre abril e julho. É proibida a prática de esportes aquáticos nessa época, pois é quando acontece a pesca da tainha.

Onde se hospedar na Guarda do Embaú

Dicas de turismo na Guarda do Embaú

Dicas de turismo na Guarda do Embaú. Foto: Gus Valentim

De campings mais baratinhos a pousadas com vistas incríveis, não faltam boas opções de hospedagem na Guarda do Embaú. Se você busca conforto e localização, nossa sugestão são o Chalé Lá Bella Villa e a Pousada Guarda Beach House.

Outra excelente opção é a Pousada Doce Mar, com quartos amplos e muito funcionais.

Se você estiver planejando uma viagem de baixo custo, é possível se hospedar em quartos compartilhados no Hostel Surf Paradise.

O Booking oferece mais de 100 opções de hospedagem na Guarda do Embaú. Veja aqui todos os hotéis disponíveis no Booking.com.

A Guarda do Embaú tem ótimas opções de hospedagem pelo Airbnb. A plataforma que oferece aluguel de casas, apartamento e quartos pode sair bem mais barato do que hotel. E se você ainda não tem cadastro, pode usar esse código de desconto.

Links úteis para sua viagem na Guarda do Embaú

Planeje sua viagem para a Guarda do Embaú:

Confira uma seleção de artigos com dicas de turismo na Guarda do Embaú para ajudar o planejamento da sua viagem:

Reserve seu hotel

Além de ter várias promoções, a Booking.com tem a possibilidade de cancelamento gratuito.

Se você prefere AirBnb, tem vários apartamentos e quartos incríveis na Guarda do Embaú. Neste link você ganha descontos na sua primeira hospedagem pelo AirBnB.

Aluguel de carro

A Rent Cars é o site líder em aluguel de carros na América Latina e oferece até 60% de desconto em reservas. Além disso, quem utiliza a plataforma não precisa se preocupar com taxas de IOF e e tem vantagens com formas de pagamento mais facilitadas e cancelamento de serviço gratuito.

Passagens para Guarda do Embaú

MaxMilhas é uma das referências de quem busca viagens baratas. O site vende passagens aéreas com até 50% de desconto. Eles conseguem esses valores atraentes, pois compram as passagens aéreas com milhas de pessoas que querem vender pontos. Tudo é feito com total segurança e se tornou o site predileto para viajantes assíduos que sempre compram passagens, simule o valor do seu voo com a MaxMilhas.

Seguro Viagem

Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Allianz Travel.

Tours

Dica extra para reservar hotéis

Para encontrar inúmeras opções de acomodação e reservar hotéis e pousadas com os melhores preços, utilizamos o Booking.com - disponível em milhares de destinos.

Passagens aéreas mais baratas

Para economizar com voos, consultamos primeiro as passagens aéreas na MaxMilhas, - quase sempre encontramos os melhores preços tanto no Brasil quanto no exterior. As passagens podem ser emitidas mesmo para quem não tem milhas aéreas.

Outras dicas úteis

Encontre informações úteis sobre os melhores destinos do mundo, com guias de viagens especializados sobre diferentes lugares para conhecer no Brasil e no exterior. São milhares de dicas de viagens com sugestões de onde ir na sua viagem, recomendação de hotéis, notícias atualizadas e muito mais.

Precisa de um carro na sua viagem? Encontre aluguel de carro na Rentcars e cote modelos diferentes podendo ser parcelado em até 10x. Já para passeios e ingressos antecipados, fechamos tudo sempre pela Get Your Guide.

Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

  Inscreva-se em nosso canal:
 

Planeje sua Viagem


Cachoeiras em Alto Paraíso de Goiás – Almécegas I e II

Artigo anterior

Turismo na Turquia: Piscinas naturais de Pamukkale

Artigo seguinte

Você pode gostar