10 motivos para incluir Bonito na sua próxima viagem!

Considerado o principal destino de ecoturismo no Brasil, Bonito é um verdadeiro santuário de belezas naturais invejáveis. Muito além das flutuações e mergulhos nos rios de águas cristalinas, a cidade também oferece muitas outras atrações que agradam toda a família. Seja para os mais aventureiros ou para quem deseja experiências encantadoras no maior sossego, aqui separamos 10 motivos para você incluir Bonito na sua próxima viagem. Confira:

1 – Flutuação em águas cristalinas

Uma das atividades mais procuradas da região são as flutuações nas águas cristalinas de Bonito, em meio a centenas de peixes coloridos. Essa prática pode ser realizada em diversas atrações, uma das mais procuradas é a Nascente Azul.

O passeio inicia em uma trilha de aproximadamente 2 Km, onde o visitante observa a diversidade de fauna e flora, tufas de calcário, bosques das figueiras e cachoeiras.

Leia também:

Flutuação em Bonito, aquário natural Rio Sucuri
Bonito o melhor destino de ecoturismo do Brasil
Destinos nacionais para quem busca contato com a natureza
Destinos paradisíacos: as piscinas naturais mais lindas do Brasil
Conheça os melhores pontos de mergulho no Brasil

Antes da nascente os visitantes param em um deck para um treinamento do uso do equipamento snorkel. Após, seguem para a nascente onde é realizada a flutuação. A Nascente Azul fica a 29Km do centro de Bonito, sendo 22 Km de asfalto e 7Km de terra.

daniel_de_granville_nascente_azul_flutuacao_sub_bonito_ms_20150805_0012

2 – Aventura: Boia Cross + Cavalgada

As atividade de aventura são outras atrações bem procuradas no destino. Para os aventureiros que desejam aproveitar toda a beleza do local com a adrenalina de atividades como o Boia Cross. O percurso é realizado em um dos trechos mais bonitos do Rio Formoso, com aproximadamente 1200 mts.

Durante a aventura, o visitante caminha aproximadamente 1700m passando por diversas paisagens, incluindo 3 corredeiras e 5 cachoeiras. A atração está localizada no Parque Ecológico Rio Formoso, um espaço que oferece diversas atividades de aventura como mergulho, cavalgada e flutuação.

Boia Cross P E

3 – Aproveitar a beleza da região fazendo trilhas e conhecendo cachoeiras

O Parque das Cachoeiras abriga sete belíssimas cachoeiras formadas por tufas calcárias e pequenas cavernas, convidando os visitantes para um maravilhoso banho em suas piscinas naturais. Além disso, o Parque das Cachoeiras é o passeio de cachoeira mais próximo da cidade, apenas 16 KM sendo 5 KM de estrada de chão cascalhada.

Os grupos têm tamanho limitado e são sempre acompanhados por um guia especializado em atrativos naturais, tendo 90% da trilha suspensa em passarelas de madeira, que proporcionam maior segurança e conforto para nossos visitantes, além de diminuir em 50% o impacto ambiental causado por trilhas convencionais. O parque também oferece um espaço com restaurante com pratos típicos e doces regionais, redário para relaxar, trilhas e um mirante surpreendente.

O Parque das Cachoeiras é referência em atendimento a portadores de necessidades de locomoção, pois conta com pontos de apoio durante seu percurso, além de trilhas amplas e uma equipe treinada para este tipo de atendimento. É necessário apenas comunicar com antecedência a Agência responsável pela reserva.

pq-das-cachoeiras

4 – Observar plantas e peixes que habitam o rio Sucuri

Ao chegar na Fazenda Barra do Sucuri, o visitante pode contar com toda uma infraestrutura de equipamentos e funcionários bem treinados sempre prontos para ajudá-lo. Tudo para você desfrutar das belezas que a natureza reservou nesse pedacinho à sua disposição.

A infraestrutura está voltada para o lazer: passeios, trilhas e a flutuação onde o visitante pode utilizar à vontade o Rio Formoso num trecho de 500 metros, onde estão instalados 03 decks e 06 escadas de acesso intercalados, proporcionando ótimos pontos para mergulho, observação de peixes e uma estrutura completa para o visitante aproveitar o que o lugar tem de melhor: água cristalina e natureza super preservada. Ainda conta com um bar e dois vestiários. O atrativo também disponibiliza uma área de lazer, espaço para jogos de futebol e vôlei.

Uma trilha de apenas 150 metros repleta da flora local, é seguida de um passeio de barco de 1,3 km pelo Rio Sucuri (o rio mais cristalino do Brasil) até o encontro com o Rio Formoso. Na volta, é só vestir a roupa de neoprene e soltar o corpo, que é levado pela suave correnteza da Barra do Sucuri durante a flutuação. Nesse trecho do rio a água é um pouco mais fria, mas há maior concentração de piraputangas.

1107_676

5 – Conhecer um dos principais cartões postais do Brasil

A atração mais cobiçada de Bonito, a Gruta Azul foi descoberta por um índio Terena em 1924, a imensa caverna foi tombada pelo IPHAN e possui um magnífico lago de tom azul intenso. Para chegar até lá o visitante precisa descer 294 degraus.

A caverna também tem fósseis de animais pré-históricos como uma preguiça gigante (a idade estimada da gruta é de 10 milhões de anos). Nas partes da caverna estalactites e estalagmites formam desenhos curiosos que chamam atenção de quem visita a gruta.

Ninguém sabe exatamente a profundidade do lago, até hoje 87 metros é o máximo que um mergulhador já alcançou.

Gruta Lago Azul

6 – Mergulhar em uma das cavernas mais bonitas do Brasil

Uma pequena fenda numa rocha é o que se vê na chegada ao Abismo Anhumas. Esta fissura, no entanto, esconde uma profundidade que deve ser enfrentada de uma única maneira: um rapel de 72 metros, o equivalente a um prédio de 30 andares.

A enorme caverna descoberta durante a descida no rapel – com dimensões de um campo de futebol – possui formações rochosas magníficas e um belíssimo lago de águas cristalinas, que podem ser explorados por flutuação ou mergulho com cilindro (mediante apresentação de credencial), alcançando profundidade de até 18 metros.

anhumas_01

7 – Lagoa Misteriosa

Perfeita para a prática de flutuação e mergulho, a Lagoa Misteriosa tem peixes coloridos e águas azuis que impressionam pela incrível transparência.

A Lagoa Misteriosa é considerada a sétima caverna mais profunda do país e também uma das mais profundas cavernas inundadas em território brasileiro, atingindo mais de 220 metros de coluna d’água.

O passeio começa em uma trilha que leva ao mirante de onde é possível contemplar toda a beleza da vegetação que cobre a lagoa. O acesso ao espelho d’água é feito por uma escadaria de 170 degraus.

As atividades de flutuação e mergulho (batismo) ficam suspensas entre os meses de outubro e abril por conta da proliferação de microalgas, que reduzem a visibilidade.

lagoa misteriosa

8 – Restaurantes da cidade

Zapi Zen é uma pizzaria que tem uma alimentação voltada para uma dieta saudável e natural. Lá você encontra pizzas feitas na chapa com opção de massa branca ou integral, wraps, mix de sucos e cervejas especiais. Localiza-se próxima a principal rua da cidade e é recomendado para casais e famílias que buscam um lugar aconchegante e descolado.

Outra opção é a Casa do João, um restaurante rústico e elegante, ótimo local para se reunir com amigos após um dia visitando os principais pontos da região. O restaurante é especializado em pratos típicos locais, em especial pratos que tenham o pintado e a famosa traíra sem espinho (um peixe muito comum no Pantanal) como ingrediente principal. Além disso fica a uma quadra da rua principal da cidade, facilitando o acesso para todo tipo de público, o espaço também possui acessibilidade interna para cadeirantes.

Já o Pantanal Grill também é uma boa opção aos visitantes, com pratos exóticos como dourado grelhado, jacaré em tiras, bife ancho, picanha grelhada, dourado ao molho de alcaparras com Champions e pintado ao molho de Urucum. Divino!

10292225_443676665828920_9162511171514113872_n

9 – Passeio noturno: Fábrica de Encantos Taboa e Bar Taboa

Excelente local para ir com os amigos pela noite, a Fábrica de Encantos Taboa é um verdadeiro ponto de encontro em Bonito para colocar o papo em dia depois de aproveitar as belezas do destino. Desfrutar das deliciosas receitas regionais ou mesmo apreciar uma boa cerveja gelada, o bar possui um clima agradável e não restringe apenas a casais e amigos, o ambiente é familiar, além de contar com música ao vivo, várias opções de bebidas e drinks diferentes são servidos na casa. O bar conta com ótimos aperitivos a base de peixes de água doce bem comuns na região, caldos, lanches e porções. Taboa é a bebida produzida no local que leva o nome do bar, uma mistura requintada que agrada os visitantes. Nela você encontra cachaça, mel, canela, guaraná em pó e ervas finas.

Para quem visita a fábrica, durante a visitação, o turista pode conhecer todas as etapas de produção da bebida, desde o açude com plantação de Taboa (ervas que compõem a mistura), acompanhar o processo de engarrafamento da bebida, montagem das garrafas com revestimento em palha, rotulagem, além de degustar a deliciosa cachaça Taboa na hora, durante o percurso.

DSC_6639

10 – Dicas sobre Bonito:

Melhor época:
Durante o mês de dezembro e janeiro costuma chover mais na região, deixando a mata mais verde e as cachoeiras com um volume maior de água. Já nos meses de agosto e setembro são os períodos de secas, que deixam a visibilidade e transparência das águas ainda mais claras.

Bonito é um destino aconselhável para crianças?
Todos os passeios e trilhas em Bonito possuem uma ótima estrutura, ideal para toda a família. Apenas algumas atrações como Gruta do Lago Azul, Grutas de São Miguel, Bóia Cross e Arvorismo não permitem o acesso de crianças com menos de 5 anos.

Viajar sozinho para bonito:
Muitas pessoas visitam a região sozinhas, todos os passeios são feitos em grupos que variam de 8 a 15 pessoas, praticamente sempre terá um grupo fazendo o roteiro que você deseja, sendo uma ótima oportunidade de fazer novos amigos.

Trajetos Campo Grande para Bonito:
Quem deseja visitar Bonito saindo de Campo Grande tem 3 opções de transporte: veículo próprio, alugar um carro na cidade ou fechar os transportes compartilhados com outros viajantes conforme a demanda de reservas.

Valores de passeios:
Todos os passeios oferecidos em Bonitos possuem uma tabela de valores fixo, não sendo possível fornecer descontos em qualquer atração. Os preços já incluem a entrada, o guia de turismo, equipamentos e seguro.

Posso ir direto para atração e pagar na entrada?
Todos os atrativos de Bonito possuem limites de vagas diários ou necessitam possuir uma hora marcada, dessa forma é inviável chegar no passeio por conta própria, sendo necessário fazer as reservas com antecedência para garantir sua visitação.

É necessário estar em forma para realizar passeios?
Bonito é um destino de ecoturismo e possui muitas trilhas que podem ser exploradas entre os turistas, que variam entre roteiros de níveis mais leves e mais pesados. Se você nunca praticou uma caminhada longa aconselhamos começar com as atividades mais leves, consulte a dificuldade de cada passeio antes de efetivar a reserva.

É preciso saber nadar para fazer o passeio de flutuação?
Ao fazer os passeios de flutuação em Bonito, os visitantes recebem roupas de neopreme, uma roupa emborrachada revestida de tecido nos dois lados, um material resistente, flexível e elástico que isola a temperatura do corpo e ainda é impermeável, além de ajudar o visitante a boiar com maior facilidade.

Transfer e Passeios
Acqua Studio de Viagens
www.acquaviagens.com.br
acquaviagens@acquaviagens.com.br
Tel: +55 (67) 3255-3240

Planeje sua viagem:

Encontre o melhor preço de hospedagens, passagens aéreas e promoções em tempo real sem pagar nada a mais por isso. Pesquise o seu voo em todas as companhias de uma só vez e tenha certeza de ter feito o melhor negócio. Planeje: Passagens Aéreas | Reservar Hotéis

 

1 comentário

  1. “Pretty! This has been a really wonderful post. Thank you for providing these details.”