Faça o melhor conteúdo de viagem sem gastar com edição

Atualizada em:

Existe uma expressão que diz que a melhor parte de viajar é chegar de volta em casa. De fato, tornar ao lar é uma sensação especial, mas igualmente especial é saber que, durante essa viagem, novas experiências foram vividas e memórias indeléveis foram criadas.

Há muitos anos que esse tipo de lembrança se tornou física através de fotos, e com a evolução da tecnologia elas foram se tornando coloridas, depois vídeos, a definição aumentou e assim por diante.

Muita gente se preocupa, porém, em não ter uma boa qualidade de material das suas viagens e experiências. Alguns não se sentem confiantes com a qualidade dos aparelhos usados para fotografar e filmar, enquanto outros ficam receosos com a qualidade do material final, muitas vezes pensando até em explorar possibilidades de edição e tratamento, mas sem ânimo para procurar um profissional da área – geralmente caro – ou fazer por si próprias.

Felizmente existem ferramentas de editor de vídeo online que sanam todos esses problemas: programas como o CapCut Online não custam caro (e estão, inclusive, disponíveis em versões gratuitas), permitem melhorar e explorar novas possibilidades numa infinidade de mídias e apresentam ainda outros recursos que muita gente sequer imagina que existam.

Dicas para editar conteúdos de viagem

Saber como transformar boas lembranças em fotos, vídeos e áudios duradouros e de qualidade excepcional é algo que serve para qualquer pessoa, e por isso obter conhecimento de ferramentas que permitam isso é igualmente válido para todos. 

A ferramenta ideal para não precisa gastar com edição

Como dito, o CapCut é uma das ferramentas mais interessantes para se trabalhar com edição online de fotografia e vídeo. Pra começo de conversa, esta ferramenta já apresenta algumas vantagens porque pode ser utilizada online, ou seja, não é preciso baixar um programa.

Em segundo lugar, a versão online do programa está disponível de forma gratuita, o que é muito útil tanto para quem quer simplesmente testar os recursos antes de optar pela edição premium como também para quem ainda está aprendendo e sente necessidade de um programa acessível antes de investir dinheiro sem saber se é a escolha certa.

O CapCut é útil para ambos esses públicos; tanto quem for simplesmente mexer nos níveis de saturação e iluminação de uma foto como quem precisar remover fundo de imagem, algo mais avançado, encontrarão no mesmo programa as funcionalidades necessárias para tal.

Dicas CapCut - Como melhorar suas fotos de viagens

Muitas vezes fotos e vídeos das férias são materiais mais simples e que não terão, por exemplo, uso comercial que requer edição avançada – aliás, isso é até o mais comum. Pois o CapCut é, de novo, uma ferramenta útil para isso, já que permite tratar fotos e vídeos de maneira simplificada e torná-las ainda mais especiais, seja para ver a qualquer hora do dia nos anos porvir, seja para mostrar para família e amigos.  

Edição acessível a todos: filtros, transições, músicas e mais

Vale a pena entrar em detalhes sobre as funcionalidades primárias do CapCut Online, para que o usuário interessado já tenha uma noção do que esperar antes mesmo de acessar o site do programa.

Como já foi falado, a ferramenta é excelente para tratamento de fotos e vídeos das férias e de viagens; estas geralmente incluem uma iluminação forte, muitas vezes estão captando movimentações rápidas (fotos tiradas de dentro de trens e aviões, por exemplo) e paisagens amplas, com muitas informações.

O CapCut permite explorar vários recursos para melhorar ainda mais esse tipo de conteúdo. Por exemplo, um vídeo com vários turistas falando ao mesmo tempo pode se transformar num filme caseiro com trilha sonora personalizada – basta utilizar a biblioteca de músicas do programa.

Editando vídeos de viagens no CapCut

É possível ainda criar apresentações com transições agradáveis, aplicar filtros pré-prontos para corrigir imperfeições nas imagens e vídeos e até mesmo se valer de um gerador de imagem IA para deixar a imaginação fluir – entraremos em detalhes sobre os recursos de Inteligência Artificial do CapCut mais para frente.

Para ir além: utilizando recursos de Inteligência Artificial nas suas fotos de viagem

Como havia sido dito anteriormente, o CapCut tem muitos recursos especiais, mas um que se destaca é sua integração de IA. Todo mundo procura por ferramentas que possam facilitar a vida de quem produz conteúdo, e um programa como o CapCut, com IA integrada, é um passo gigantesco nesse sentido.

A Inteligência Artificial do site permite ao usuário “expandir” suas fotos e vídeos automaticamente, e ao mesmo tempo permite criar novos cenários e até mesmo animações completas usando prompts de comando por texto.

Antes da edição: garantindo um bom material bruto

Embora o CapCut e programas correlatos sejam plenamente capazes de melhorar e até transformar conteúdos audiovisuais variados, um bom passo inicial é garantir que o material bruto, isto é, aquele que sai diretamente da câmera, seja o melhor possível desde o primeiro momento.

Para isso é possível adotar algumas táticas que vão desde simplesmente investir um pouco em aparelhos com maior potência na captação, incluindo celulares e câmeras, até pequenos truques que podem fazer toda a diferença, como por exemplo:

  • Certificar-se de que a câmera esteja com a lente limpa (a do celular incluso);
  • Corrigir a iluminação do ambiente com o uso (ou não-uso) de flash;
  • Apostar em algum tipo de estabilizador, tripé, etc.
  • Explorar ângulos diversos até encontrar a melhor fotografia em termos de luz e ambiente;

Claro que esses são apenas pequenos detalhes, mas podem fazer muita diferença e poupam muito trabalho na hora de editar – afinal, uma foto mais bem-iluminada, por exemplo, significa menos tempo ajustando níveis de brilho e contraste no editor. 

Se for efetivamente publicar seu material, é importante também gastar algum tempo conferindo recortes e fazendo ajustes finos para cada canal que for publicar – uma estratégia importante para quem pretende fazer sucesso nas redes sociais e engajar. 

O que fica claro no fim das contas é que, além de simplesmente tratar fotos de viagem e consolidar lembranças que já moram na mente e no coração, o programa certo pode transformar uma mídia simples numa experiência por si só – e o limite para isso é a criatividade de cada um, apenas.

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima