Conheça os maravilhosos cenotes da Península de Yucatán no México

O México abriga diversas belezas naturais que atraem milhares de turistas todos os anos. A Península de Yucatán é bem conhecida por suas praias deslumbrantes e as maravilhosas piscinas naturais conhecidas como cenotes. Localizados na região de Yucatan, os famosos buracos surpreendem e encantam os turistas que curtem um cenário paradisíaco com uma pitada de aventura. Para os amantes da natureza, essas cavernas são perfeitas para nadar, mergulhar, praticar snorkeling, tomar banho de sol ou simplesmente relaxar.

Os cenotes são piscinas naturais recorrentes de um fenômeno natural onde as camadas de rochas calcárias vão se deteriorando com o tempo revelando um mundo subterrâneo com água fresca, filtradas que pela terra que as tornam tão límpida e pura que é possível olhar diversos peixes. Originada do vocabulário maia (Dzonot), a palavra cenote era sagrada para eles. O local que era a principal fonte de água doce na Era Pré-colombiana também foi considerado um santuário pelos maias. Eles acreditavam que os enormes buracos fossem verdadeiros portais de comunicação com os seus deuses.

Na península de Yucatan há cerca de 7 mil cenotes, todos igualmente belos, mas cada um com sua particularidade. Entre os diversos ‘buracos’ existentes na região, o mais famoso é o de Ik Kil. Localizado no parque de mesmo nome, próximo a cidade arqueológica maia de Chichén Itzá, ele impressiona por seu tamanho e beleza singular. O enorme buraco encanta ainda mais por suas águas incrivelmente cristalinas. Situado a 26 metros abaixo do nível do solo, o cenote possui 60 metros de diâmetro e 40 metros de profundidade. Suas paredes rochosas são formadas por uma exuberante vegetação verde que emoldura o poço e dá um charme ainda maior ao local.

Conheça alguns dos mais belos cenotes espalhados na Península de Yucatán:

Cenote Ik-kil

8682573700_067b31be19_z

Cenote Samula

8338157669_c4de6e4370_z

Cenote Dzitnup

11951990144_c7a9c0af0f_z

Cenote Yokdzonot

473923149_21a1403d26_z

Cenote Zací

5650057017_410f4e46c8_z

Planeje sua viagem:

Encontre o melhor preço de hospedagens, passagens aéreas e promoções em tempo real sem pagar nada a mais por isso. Pesquise o seu voo em todas as companhias de uma só vez e tenha certeza de ter feito o melhor negócio. Planeje: Passagens Aéreas | Reservar Hotéis 

Leia também:

Viagens clichês para fazer antes de morrer
Porto de Galinhas, paraíso natural em Pernambuco
Férias no Amazonas: opções de passeios em Manaus e região
5 destinos brasileiros para apaixonados por cachoeiras
Conheça as praias mais bonitas do Nordeste

Fotos: Boris G, David Frey, Lennart Schoors, Ryan, dtroyka.