O México abriga diversas belezas naturais que atraem milhares de turistas todos os anos. A Península de Yucatán é bem conhecida por suas praias deslumbrantes e as maravilhosas piscinas naturais conhecidas como cenotes. Localizados na região de Yucatán, os famosos buracos surpreendem e encantam os turistas que curtem um cenário paradisíaco com uma pitada de aventura. Para os amantes da natureza, essas cavernas são perfeitas para nadar, mergulhar, praticar snorkeling, tomar banho de sol ou simplesmente relaxar.

Os cenotes são piscinas naturais recorrentes de um fenômeno natural onde as camadas de rochas calcárias vão se deteriorando com o tempo revelando um mundo subterrâneo com água fresca, filtradas que pela terra que as tornam tão límpida e pura que é possível olhar diversos peixes. Originada do vocabulário maia (Dzonot), a palavra cenote era sagrada para eles. O local que era a principal fonte de água doce na Era Pré-colombiana também foi considerado um santuário pelos maias. Eles acreditavam que os enormes buracos fossem verdadeiros portais de comunicação com os seus deuses.

Na península de Yucatan há cerca de 7 mil cenotes, todos igualmente belos, mas cada um com sua particularidade. Entre os diversos ‘buracos’ existentes na região, o mais famoso é o de Ik Kil. Localizado no parque de mesmo nome, próximo a cidade arqueológica maia de Chichén Itzá, ele impressiona por seu tamanho e beleza singular. O enorme buraco encanta ainda mais por suas águas incrivelmente cristalinas. Situado a 26 metros abaixo do nível do solo, o cenote possui 60 metros de diâmetro e 40 metros de profundidade. Suas paredes rochosas são formadas por uma exuberante vegetação verde que emoldura o poço e dá um charme ainda maior ao local.

Leia também » Estes são os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Conheça alguns dos mais belos cenotes espalhados na Península de Yucatán:

Cenote Ik-kil

cenotes no mexico

Foto: Boris G / Wikimedia Commons

Cenote Samula

cenotes mexicanos

Foto: David Frey

Cenote Dzitnup

cenotes mexicanos

Foto: Lennart Schoors / WIkimedia Commons

Cenote Yokdzonot

cenotes mexicanos

Foto: Ryan / Wikimedia Commons

Cenote Zací

cenote

Foto: dtroyka

Leia também:

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto para qualquer destino.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

9 cidades para conhecer na província de Quebec no Canadá

Artigo anterior

Saiba como viajar com seu animal de estimação em viagens de avião

Artigo seguinte

Você pode gostar