Dicas de turismo em Santorini, a Ilha dos Apaixonados

Conhecida como a Ilha dos Apaixonados, Santorini é uma cidade que combina toda a beleza natural da região ao charme arquitetônico da cidade. A ilha é um dos lugares mais procurados por turistas do mundo todo, sendo referência no quesito infraestrutura, tendo ótimas opções de hospedagem e restaurantes.

Santorini está localizada a 200 quilômetros de Atenas – Grécia e é a maior ilha do arquipélago Cíclades (Cyclades) no mar Egeu. Sua formação geológica é o resultado de uma gigantesca erupção de um vulcão (ainda ativo) que fez com que a ilha assumisse sua forma atual. Dizem que essa erupção inspirou a lenda da cidade perdida de Atlântida.

A melhor maneira de conhecer Santorini é caminhar pelas vielas da cidade, aproveitar ao máximo às vistas para o mar e fotografar o maravilhoso pôr do sol, considerado por muitos o mais bonito do mundo.

Kostas Trovas Pedro Szekely Wbirt1

Como chegar:

Para chegar em Santorini a partir de Atenas, são suas opções: de avião que leva 45 minutos mas é sem dúvidas a opção mais cara, ou barcos que saem do porto Piraeus, são diversos tipos de embarcações com preços e horário diferentes. Os ferries boats é a opção mais barata para realizar o percurso porém a mais lenta durando até 8:00 hs de viagem. Conhecidos como flyngcats (catamarãs) são as opções mais rápidas sendo um pouco mais caras que o ferry, mas fazem o mesmo trajeto entre 3:30 e 4:15 hs.

Deve-se ficar atento pois as rotas nem sempre são diárias e em muitos casos com várias paradas pelo caminho. Além disso, as condições meteorológicas podem adiar a sua viagem. Portanto, é importante saber de antemão todos os dias/horários e trajetos para não ser surpreendido.

map

Aonde ficar?

Se a sua intenção de ir a Santorini é apenas para curtir os famosos hotéis a beira da encosta com vista para as casinhas brancas com cúpulas azuis o lugar certo é o vilarejo de Óia. Considerado o local mais romântico das ilhas é a opção perfeita para quem está indo curtir a Lua de Mel ou apenas deseja curtir as férias em casal.

Oia - Giuseppe FinocchiaroPedro Szekely2

Thera ou “Firá” é a capital de Santorini e possui um centro super arrumado, com diversas opções de lojas, restaurantes, acomodações, bares e mercados. Daqui saem os ônibus públicos para as outras partes da ilha.

Lee CannonDmitrijsF Tarawneh

O que conhecer?

Os passeios começam pelo centro da cidade em Firá, um dos principais pontos turísticos é a Catedral Metropolitana Ortodoxa, localizado no centro com vista para o vulcão e o mar, a igreja foi construída em 1827 e seu interior possui diversas pinturas pelo artista grego Christoforos Assimis.

kvv220

Se você deseja aproveitar uma praia, Perissa possui camas e guarda sol espalhados pela praia, já Amari, Perívolos e Red Beach são mais sossegadas, ótimas para uma caminhada matinal. Também há possibilidade de fazer passeios de barcos para outras ilhas.

drtanaStefan Heinrich

Santorini também possui ótimas vinícolas sendo possível encontrar plantações de uva em solo vulcânico por quase toda a ilha. Uma ótima pedida é Wine Tour para conhecer algumas safras locais, muitas são premiadas sendo forte deles a produção de vinho branco.

Christine Berglund

Qual a melhor época para visitar Santorini?

Os meses de julho e agosto são os meses de alta temporada, a ilha fica lotada e os preços sobem durante a época. Caso você queira encontrar preços mais baixos e a ilha um pouco mais vazia os melhores meses podem ser junho e setembro, quando você ainda aproveita o verão (dias de sol garantidos) e não sofre com as desvantagens da alta temporada.

Planeje sua viagem:

Encontre o melhor preço de hospedagens, passagens aéreas e promoções em tempo real sem pagar nada a mais por isso. Pesquise o seu voo em todas as companhias de uma só vez e tenha certeza de ter feito o melhor negócio. Planeje: Passagens Aéreas | Reservar Hotéis 

Leia também:

Escandinávia: conheça os países nórdicos
100 destinos brasileiros que você precisa conhecer
As melhores cidades para visitar na República Tcheca
Conheça 7 rotas turísticas para fazer de trem na Europa
10 imagens que vão te deixar morrendo de vontade de ir para a Croácia

A Terra dos Incas: descubra os principais atrativos turísticos peruanos

Foto 1: Kostas Trovas / Foto 2: Pedro Szekely / Foto 3: Wbirt1 / Foto 4: Mapa / Foto 5: Giuseppe Finocchiaro / Foto 6: Pedro Szekely / Foto 7: Lee Cannon / Foto 8: Dmitrijs / Foto 9: F Tarawneh / Foto 10: Kvv220 / Foto 11: Karl Hipolito / Foto 12: Drtana / Foto 13: Stefan Heinrich / Foto 14: Christine Berglund