O que fazer em Montevidéu, a capital do Uruguai

Banhada pelo Rio de La Plata, Montevidéu é a capital do Uruguai e está localizada no centro-sul do país. Composta por avenidas largas e prédios baixos, suas ruas sempre limpas e bem arborizadas garantem um clima meio anos 50, época em que a cidade era considerada uma das mais prósperas da América Latina.

Por ser uma cidade plana, a melhor maneira de se conhecer Montevidéu é caminhando. A capital do Uruguai é sossegada e bem tranquila, tanto que está na lista das 30 cidades mais seguras do mundo, com uma incrível qualidade de vida. Um dos passeios mais bonitos para realizar – tanto no dia quanto na noite – é a “Ciudad Vieja” (Cidade antiga). Alí conserva-se a Porta da Cidadela, que até 1829 funcionava para proteger o lugar de possíveis invasões.

Montevideumontevideu-bairro-pocitos-830x474_830x474

Como chegar:

A Gol tem voos diretos de Porto Alegre, além de São Paulo e Rio. A TAM oferece também voos diários entre São Paulo e a capital uruguaia. Em Montevidéu, o desembarque é no Aeroporto Internacional de Carrasco.

Algumas empresas também disponibilizam passagens de ônibus, normalmente as rotas partem do Sul e Sudeste do Brasil.

O que fazer:

Ciudade Vieja

A Ciudad Vieja é o bairro histórico de Montevidéu. Nascido como uma praça forte fundado pelos portugueses, ao ano seguinte passou a mãos dos espanhóis, que fundaram a cidade entre 1724 e 1726, com imigrantes provenientes das Ilhas Canárias.

montevideociudade vieja

Bairro do Prado

O Prado foi o primeiro bairro de verão de Montevidéu, nele se encontram as melhores casas da cidade e algumas residências históricas. O bairro também possui as melhores vistas para se ter da cidade e visitar algumas atrações turísticas localizadas na região, entre elas o Jardim Botânico, Museu Blanes e o Parque del Prado.

pradoprado

Rambla de Montevidéu

Um dos passeios mais queridos pelos montevideanos e que impressiona os visitantes, é a Rambla de Montevidéu. Esta avenida costeira percorre quase toda a costa da cidade e conta com uma excelente vista para o Rio de Plata.

Rambla_de_Montevideo,_Uruguay_1 rumbla

Teatro Sólis

Inaugurado em 1856 com a apresentação de uma ópera de Verdi, o Teatro Solís, esse edifício imponente do Centro Histórico, é um dos símbolos arquitetônicos não só de Montevidéu, mas de todo o país. Seu interior clássico inspirado em projetos de teatros italianos, como o Scala de Milão, pode ser visitado com um curioso tour encabeçado por atores. A programação vai de apresentações de música clássica até espetáculos teatrais.

teatrooTeatro

Mercado de los Artesanos

O Mercado de los Artesanos fica bem próximo da Prefeitura, no mercado encontram-se diversas obras de artesãos uruguaios e é um ótimo lugar para comprar souvenirs.

15208676607_f5b4c2e2b6_z15394870372_1738ea40cf_z

Qual a melhor época para visitar Montevidéu?

Entre setembro e abril, o país registra o menor índice de chuvas. No verão, os termômetros não ultrapassam os 28ºC. No inverno gelado, a temperatura pode chegar aos 6ºC, ou menos, de acordo com a região.

Planeje sua viagem:

Encontre o melhor preço de hospedagens, passagens aéreas e promoções em tempo real sem pagar nada a mais por isso. Pesquise o seu voo em todas as companhias de uma só vez e tenha certeza de ter feito o melhor negócio. Planeje: Passagens Aéreas | Reservar Hotéis 

Leia também:

Turismo na Argentina: Buenos Aires a cidade do tango
Dicas de turismo: roteiro de 5 dias em Buenos Aires
Dicas de passeios pelo Delto do Tigre na Argentina
Mendoza, Bariloche, Ushuaia e outros destinos para você conhecer na Argentina
O que fazer em Montevidéu, a capital do Uruguai
Os destinos turísticos mais procurados no Chile
Conheça as melhores estações de esqui da América do Sul