Você pode montar um spa caseiro e aproveitar momentos de relaxamento e autocuidado como se estivesse em um spa de hotel. Quer saber como? Vamos te dar todas as dicas.

Um dos pontos altos de viajar e se hospedar em um hotel ou resort que contem com serviço de spa é, sem dúvida, poder desfrutar todos os cuidados oferecidos nestes espaços, não é mesmo? E se eu te disser que você pode ter um dia de spa em casa, você acredita?

É isso mesmo, você pode montar um spa caseiro e aproveitar momentos de relaxamento e autocuidado como se estivesse em um spa de hotel. Quer saber como? Neste post vou te dar 10 dicas que lhe permitirão viver essa experiência. Tenho certeza que você vai querer repetir sempre, a partir de agora.

Leia também » Estes são os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Spa em casa

spa em casa

Com essas dicas de spa em casa, você verá que não é preciso viajar para longe para cuidar de si mesmo e que, mesmo com poucos recursos e materiais caseiros, é possível criar este ambiente de renovação da mente e do corpo.

Escolha um local tranquilo

O primeiro passo para fazer um spa caseiro perfeito é saber escolher o melhor ambiente da casa. É verdade que vários processos terão que ser feitos no banheiro, mas você não precisa passar o dia todo nele. Escolha um cantinho da casa onde você possa ficar tranquilo, à vontade e concentrado em você mesmo.

Invista na preparação do ambiente

Depois de escolher o melhor cômodo de sua casa para montar seu spa, comece a prepará-lo. Isto fará toda diferença e o ajudará a entrar no clima. Deixe o ambiente com luz suave ou meia-luz. Acenda uma vela aromática, um incenso ou um aromatizador. Coloque uma playlist tranquila para tocar, de preferência que tenha músicas que ajudem a relaxar.

Prepare-se também

Coloque um roupão ou uma roupa confortável, que lhe deixe à vontade. Pode ser, inclusive, um moletom ou aquela camisa larga que você usa para dormir. O importante é que você sinta-se bem. Se quiser, tome a sua bebida preferida, seja uma taça de vinho, drink, suco ou chá. E o mais importante: esqueça do mundo lá fora.

Desconecte-se

Falando em esquecer do mundo lá fora, não use o celular nem acesse as redes sociais. Pode não parecer, mas a tecnologia, muitas vezes, pode ser algo prejudicial para sua saúde – física e mental. Por isso, para aproveitar bem seu dia de spa em casa, será preciso se desconectar do mundo virtual para focar apenas em você.

Tome um banho relaxante

Nada como um banho para nos relaxar, não é mesmo. Portanto, comece seus autocuidados pelo banho, seja em uma banheira – caso tenha em casa – ou no chuveiro. Se tiver uma banheira, aposte nos sais e espumas de banho e fique nela o quanto julgar necessário. Caso não tenha, permita-se sentir a água do chuveiro caindo sobre seu corpo.

Massageie todo o corpo

Aproveite o banho para fazer uma massagem completa, à medida que se lava. Use sabonetes perfumados, cremes esfoliantes e dê atenção a cada parte do seu corpo.

Faça uma hidratação no cabelo

Também durante o banho, use uma máscara capilar para hidratar seu cabelo. A dica é lavar o cabelo antes do corpo e aplicar a máscara. Deixe-a agindo enquanto se banha e, ao final, enxague com água fria ou morna.

Cuide do seu rosto

Depois do banho, concentre-se no cuidado do seu rosto. Siga esses três passos:

  • Higienize a face com um sabonete específico para seu tipo de pele.
  • Passe, com o auxílio de um algodão, um tônico facial de limpeza.
  • Hidrate com seu creme de preferência.

Você pode, ainda, potencializar a hidratação do rosto com a utilização de uma máscara facial, seja comprada ou feita em casa mesmo, com argilas naturais. E, ao retirá-la, massageie o rosto com movimentos circulares.

Experimente fazer uma automassagem

Pegue seu hidratante preferido e ao passá-lo no corpo, aproveite para fazer uma automassagem que, além de relaxar, ajuda a desinchar.

Não se esqueça dos pés

Assim como o rosto, os pés também merecem uma atenção especial durante seu spa caseiro. Para cuidar deles, faça um escalda-pés: em uma bacia, coloque água morna e um pouco do seu óleo essencial favorito, deixe seus pés mergulhados nela por meia hora, depois seque-os e passe um hidratante.

Por fim, você pode fazer uma meditação para terminar seu dia de spa em casa com chave de ouro. Mesmo que nunca tenha meditado, experimente sentar em postura ereta, fechar os olhos e se concentrar na sua respiração: inspire e expire profundamente diversas vezes até sentir o peito leve, calmo.

Não faça nenhum esforço no tempo que lhe sobrar. Aproveite para relaxar ainda mais, seja assistindo um filme leve e comendo seu prato favorito ou, até, indo dormir mais cedo para terminar de recarregar as energias.

Bônus: Faça esse banho de ervas no seu spa caseiro

Você pode curtir um banho de ervas mesmo sem ter banheira em casa. É isso mesmo. Então, anote essa receita e experimente em seu dia de spa em casa.

Primeiro, você precisará misturar os seguintes ingredientes: um punhado de sal grosso, erva doce, camomila, lavanda ou erva cidreira a gosto e 10 gotas de óleo essencial de uma erva favorita.

Se tiver banheira em sua casa, basta colocar a mistura na água. Se não, coloque a mistura em um pedaço de tule ou meia fina. Amarre com uma linha ou fita no chuveiro, como se fosse uma touca e, quando a água cair, as ervas vão proporcionar um relaxamento especial.

Inscreva-se em nosso canal:



Planeje sua Viagem




Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

8 trilhas em SP com cachoeira para quem quer relaxar

Artigo anterior

Parque Prata possui lagoa com água cristalina e é a mais nova atração de Alagoas

Artigo seguinte

Você pode gostar