Ainda não se convenceu da importância do seguro viagem? Listamos 10 motivos para entender porque ele é tão necessário

Na hora de planejar uma viagem e colocar todos os gastos na ponta do lápis, muita gente fica em dúvida se a adesão de um seguro viagem é mesmo necessária. 

Será que é um gasto realmente indispensável? Antes de começar a listar os motivos para contratar um seguro viagem, é importante entender como funciona este serviço e o que ele oferece ao viajante. Vamos lá?

O que é um seguro viagem?

O seguro viagem, como o próprio nome indica, é um serviço que protege o turista contra imprevistos que podem acontecer durante uma viagem. Desta forma, o seguro se torna um aliado de todo viajante, ainda mais quando o destino é  um lugar desconhecido. O serviço pode resolver problemas como mala extraviada, hospital, farmácia, atraso da companhia aérea, cancelamento da viagem ou outros contratempos.

10 motivos para contratar um seguro viagem

Foto: Ian Schneider / Unsplash

Agora que você já sabe como funciona um seguro viagem, é hora de entender melhor quais os benefícios oferecidos ao contratar este serviço e em quais situações ao longo do seu roteiro poderá ser necessário utilizá-lo. 

Confira aqui uma lista que elaboramos com os principais motivos para contratar um seguro viagem, lembrando que tudo vai depender também da seguradora escolhida e do plano contratado, certo?

Evitar gastos extras durante a viagem

Você sabia que simples procedimentos médicos podem custar verdadeiras fortunas em alguns lugares do mundo? É o caso dos Estados Unidos, por exemplo, onde uma breve consulta médica dificilmente sai por menos de 300 dólares. Portanto, o seguro viagem pode fazer com que você evite esse tipo de despesa, uma vez que o valor do seguro comparado ao que se pode gastar sem ele chega a ser irrisório. 

Viajar sem preocupações

Com a cobertura de um seguro viagem você acaba se sentindo tranquilo porque sabe que, caso ocorra algum imprevisto, você estará resguardado. Assim, você acaba aproveitando mais os passeios e lugares. Afinal, ninguém merece ter que resolver diversos problemas ou desembolsar um dinheiro inesperado durante aquela viagem tão esperada. 

Receber atendimento em português

Caso algum imprevisto ocorra no exterior, como por exemplo uma doença, você poderá receber atendimento em português de seu seguro viagem e resolver a situação de forma mais prática. Com a seguradora Allianz Travel, por exemplo, além do atendimento ser em português, ele também é realizado 24 horas por dia, o que proporciona mais segurança ainda. 

Garantir sua entrada em diversos países

Em alguns países da Europa o seguro viagem é obrigatório, ou seja, você pode não conseguir passar pela imigração se não adquirir o serviço. Isso acontece por conta do Tratado de Schengen, no qual o turista deve ter um plano com cobertura mínima de 30 mil euros. Para conferir a lista completa de países que fazem parte do tratado, clique aqui

Receber assistência médica

Um dos principais e mais vantajosos motivos para contratar um seguro viagem é o benefício da assistência médica. Imagine passar mal em outro país – o que pode acontecer, já que sempre mudamos nossa rotina e alimentação durante uma viagem – e não ter dinheiro nem ideia de como receber atendimento médico? Além disso, alguns seguros viagem cobrem também os gastos com medicamentos. 

Ser reembolsado caso tenha que cancelar sua viagem

É claro que ninguém deseja ter que cancelar uma viagem. No entanto, caso isso ocorra, o seguro viagem te ajuda a receber o dinheiro de volta. Mas muita calma nessa hora: é necessário ter um motivo plausível para isso, do contrário, este reembolso pode não ser realizado. 

Resolver problemas caso sua bagagem seja extraviada

O que você faria se chegasse ao seu destino – mas sua mala não? É o que acontece em casos de extravio de bagagem, um problema que ocorre com mais frequência do que imaginamos. Neste caso, o seguro viagem também te auxilia, rastreando sua bagagem junto à companhia aérea ou, caso não a encontrem definitivamente, cobrindo o pagamento de seu prejuízo com uma indenização.

Receber assistência odontológica

A assistência odontológica, a princípio, pode não parecer um bom motivo para contratar um seguro viagem. No entanto, muito se engana quem pensa que imprevistos dentários são raridades durante as férias – eles acontecem e podem gerar gastos extras. Portanto, ter à disposição clínicas odontológicas conveniadas é mais um excelente motivo para garantir um seguro viagem antes de viajar. 

Ter um suporte em caso de voo atrasado ou cancelado

Imagine só: suas férias mal começaram e seu voo foi cancelado ou está atrasado. Nesses casos, o seguro viagem também te dá uma mãozinha. O seguro fica responsável por possíveis taxas cobradas por mudanças de voo ou, caso seja necessário (e dependendo do seu plano), cobre também a estadia e alimentação enquanto o problema é solucionado.

Receber assistência jurídica

Dependendo do plano do seguro viagem contratado, você também recebe assistência jurídica, ou seja, honorários de advogados pagos pela seguradora para resolver algum problema que tenha ocorrido durante sua viagem. Este é mais um motivo para contratar um seguro viagem. 

Como contratar um seguro viagem confiável?

Antes de contratar um seguro viagem é importante escolher uma empresa confiável e que poderá atender suas solicitações sem problemas quando necessário. Nossa dica para quem está em busca de seguro viagem é a Allianz Travel, referência em seguro viagem no Brasil e no mundo.

Você pode realizar a cotação direto no site da empresa, que é bem intuitivo e fácil de usar. Outra vantagem é o atendimento em português disponível 24 horas por dia, ou seja, sempre que você precisar eles estarão à disposição.

+ Info

Allianz Travel
Tel.: 0800 770 8020/ (11) 4331-5445
WhatsApp: (11) 94128 8586
Site

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Allianz Travel.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

12 situações onde o seguro viagem pode ajudar

Artigo anterior

Eleuthera: uma ilha pouco conhecida das Bahamas

Artigo seguinte

Você pode gostar