Arquitetura de Brasília: conheça as obras e construções mais famosas da capital federal do Brasil considerada Patrimônio Cultural da Humanidade

Uma das belezas arquitetônicas do Brasil, Brasília foi planejada pelo arquiteto Oscar Niemeyer e possui uma arquitetura incomparável! A capital brasileira tem muito mais a oferecer do que as reviravoltas políticas que tomam conta dos noticiários.

Se você está com viagem marcada para uma das poucas cidades planejadas no Brasil, aqui trazemos uma lista das 10 obras que você não deveria deixar de visitar enquanto no município, tanto pelo seu caráter histórico quanto pela beleza arquitetônica. 

Leia também » Estes são os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Construções mais famosas de Brasília

Palácio Itamaraty

Obras de Brasília

Foto: Diego Baravelli / Wikimedia Commons

O Palácio Itamaraty abriga a Sede do Ministério de Relações Exteriores, por isso foi construído apenas com materiais nacionais e só abriga obras de artistas brasileiros. Também conhecido como Palácio dos Arcos, pela beleza de seus arcos que cobrem toda a fachada, realçados pelo brilho do espelho d’água que fica em frente. 

Catedral Metropolitana de Brasília

Foto: Magnus Apolinario de Andrade / Wikimedia Commons

A primeira obra construída em Brasília e a que fez Oscar Niemeyer conquistar o Prêmio Pritzker. A Catedral Metropolitana compete como uma das obras mais inesquecíveis do distrito, com sua arquitetura única fica difícil decidir se ela é mais bonita por dentro ou por fora.

Palácio da Alvorada

Obras de Brasília

Foto: Ichiro Guerra/PR

Este importante edifício abriga a residência oficial do presidente do Brasil. Por esse motivo sua arquitetura foi inspirada nos antigos casarões coloniais, o formato das colunas externas, por exemplo, remete as antigas redes estendidas nas varandas. E o melhor de tudo, o Palácio da Alvorada é aberto para visitantes! 

Templo da Boa Vontade

arquitetura de Brasília

Foto: Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

Também conhecido como Templo da Paz é o monumento mais visitado de Brasília e possui a maior pedra de cristal puro de mundo. Erguido para a confraternização dos povos o Templo da Boa Vontade está aberto 24 horas por dia e 7 dias por semana, abrigando a todos, independente da etnia, crença ou classe social, 

Museu Nacional Honestino Guimarães

Pedro Ventura/Agência Brasília

Com sua arquitetura única o Museu Nacional Honestino Guimarães foi construído em formato semiesférico e com seus quatro andares abrigam é considerado um dos grandes fomentadores da economia da cultura. 

Ponte JK

obras arquitetônicas de brasília

Foto: Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília

Se você está passeando por Brasília com certeza vai passar pela ponte Juscelino Kubitschek, seja a pé ou de carro você verá a belíssima arquitetura moderna da ponte, mas não perca a oportunidade de olhar de longe, porque curiosamente seus arcos foram inspirados no formato que a pedra faz quando sai quicando pela água.

Memorial JK

Arquitetura de Brasília

Foto: Leandro Neumann Ciuffo

Do alto de uma torre de 28 metros, Juscelino Kubitschek, o presidente que idealizou a capital, recebe a todos os visitantes com um aceno. O Memorial JK, conta com a história da família Kubitschek e o túmulo do ex-presidente.

Palácio do Planalto

Obras de Brasília

Obras de Brasília: Palácio do Planalto. Foto: Gastão Guedes

Localizado nas praças dos três poderes, o Palácio do Planalto é a sede do poder executivo do país. Sua arquitetura se baseia no movimento modernistas e segue um padrão de linhas finas, simplicidade e minimalismo.

Memorial dos Povos Indígenas

Construções mais famosas de Brasília

Foto: Daderot / Wikimedia Commons

Construído em forma circular para remeter a uma maloca dos índios Yanomami o Memorial dos Povos Indígenas não poderia ficar fora do roteiro. Seu principal objetivo é mostrar de uma forma viva a riqueza e diversidade da cultura indígena. 

Panteão da Pátria

Obras de Brasília: Panteão da Pátria. Foto: Roque de Sá / Agência Senado

A arquitetura modernista do Panteão da Pátria representa uma pomba, seus três pavimentos tem o intuito de homenagear todos aqueles que se destacaram em prol da pátria brasileira. O nome dessas pessoa fica no “Livro de Aço”, conferindo a todos que estão ali o título de “herói nacional”.

Leia também:

» Passagens aéreas baratas saindo de Brasília
» Aeroporto de Brasília é eleito o terceiro mais pontual do mundo
» Conheça a Capital Federal: Roteiro Arquitetônico em Brasília
» Brasília: o que ver e fazer no Distrito Federal

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto para qualquer destino.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Empresa de assentos para aviões projeta como serão voos pós-pandemia

Artigo anterior

O que fazer em Berlim: conheça 18 atrações turísticas imperdíveis

Artigo seguinte

Você pode gostar