Entre todos os lugares para conhecer na Paraíba, os que ficam perto do mar são os mais especiais. Confira os paraísos naturais do litoral paraibano que merecem sua visita

O litoral do nordeste é privilegiado com uma natureza exuberante e muitas, muitas praias paradisíacas que merecem fazer parte do seus planos de viagem. Neste post, em especial, queremos sugerir 10 paraísos naturais que você precisa conhecer na Paraíba.

A faixa litorânea do estado guarda muitas surpresas, entre praias de beleza sem igual – incluindo algumas fluviais -, ótima estrutura para receber os viajantes e um povo para lá de acolhedor. 

Leia também » 100 lugares para viajar no Brasil em 2021

As piscinas naturais da Paraíba são um espetáculo à parte. Ótimas para quem curte mergulho e perfeitas para aqueles que querem relaxar em um cenário paradisíaco.

Há muito o que conhecer na Paraíba. Ao viajar para lá, tenha certeza de que vai querer voltar mais vezes. Os paraísos naturais do litoral paraibano vão te conquistar.

Confira os 10 paraísos naturais que você precisa conhecer na Paraíba

Entre todos os lugares para conhecer na Paraíba, os que ficam perto do mar são os mais especiais. 

Saiba, a seguir, quais os 10 paraísos naturais que você precisa conhecer na Paraíba.

Tambaba – Conde 

Foto: George Vale / Flickr

Cercada por falésias coloridas, corais e formações vulcânicas que formam piscinas naturais, a Praia de Tambaba é uma das mais bonitas da Paraíba.

O mar de águas mornas e as areias clarinhas formam um cenário ideal para quem procura sossego para curtir uma praia. 

Além disso, de tão tranquila e pouco frequentada, ela possui uma área reservada para a prática do naturismo. Aliás, ela foi a primeira praia desse tipo no Brasil. 

Os dois ambientes, contudo, são bem separados e os turistas que não praticam o nudismo podem aproveitar com tranquilidade a parte da praia aberta ao público em geral.

A Praia de Tambaba, um dos paraísos naturais do litoral paraibano, fica no município do Conde, a cerca de 30 km de João Pessoa.

Coqueirinho – Conde 

Foto: Bárbara Gondim / Wikimedia Commons

A Praia de Coqueirinho é vizinha de Tambaba e compartilha da mesma beleza, porém com um pouco mais de agito.

Menos isolada, esta praia pode ficar bem movimentada aos finais de semana. Mas não é difícil entender porque tantas pessoas a procuram. As águas cristalinas, em tons de verde e azul, contrastam com a brancura das areias, cercadas por muitos coqueiros.

É um visual incrível, que fica melhor ainda pela presença de fontes de água e muitas rochas.

Para chegar até ela, no entanto, é preciso enfrentar uma estrada íngreme  de areia. Mas vale muito a pena. 

Tabatinga – Conde 

Lugares para conhecer na Paraíba. Foto: Josefelipe27 / Wikimedia Commons

Outra porção de areia de beleza exuberante em Conde, a Praia de Tabatinga fica ao lado de Coqueirinho. 

Bem mais tranquila, tem um visual de praia paradisíaca: sem qualquer estrutura, com mar calmo e cristalino e uma faixa extensa de areia, cercada por falésias e muitos coqueiros. 

É o destino perfeito para quem busca tranquilidade. 

Além disso, na Praia de Tabatinga você pode escolher entre banhar-se em águas salgadas ou doces, isso porque há um rio que desemboca ali. 

Cabo Branco – João Pessoa

Foto: Lucas Barreiros

A Praia de Cabo Branco é mais urbana, com um extenso calçadão em sua orla e muitas opções de quiosques.

Ela é dividida em duas áreas bem distintas. Ao norte, há mais movimento de pessoas, na área que fica próxima à Praia de Tambaú.

Para quem procura por sossego, o ideal é dirigir-se à parte sul da Praia de Cabo Branco – sentido ao Cabo de Santo Agostinho – onde há menos pessoas e uma área muito bonita, formada por rochas e coqueiros.

Em toda sua extensão, a Praia do Cabo Branco tem mar calmo, com poucas ondas, em tons de marrom – onde ocorre a arrebentação – e verde. 

Piscinas naturais do Seixas – João Pessoa

lugares para conhecer na paraiba

Lugares para conhecer na Paraíba. Foto: Marinelson Almeida / Flickr

Entre os paraísos naturais que você precisa conhecer na Paraíba, há um cenário paradisíaco bem perto da capital João Pessoa. Estou falando das piscinas naturais do Seixas, consideradas um dos lugares parecidos com o Caribe aqui no Brasil.

Com águas cristalinas em tons de azul e verde, as piscinas naturais são formadas entre corais a poucos quilômetros da Praia da Penha, mar adentro. Para chegar até elas, é necessário contratar uma lancha ou catamarã. O trajeto é bem rápido. 

As piscinas naturais do Seixas são perfeitas para a prática de snorkeling – mergulho de superfície – e garantem uma experiência inesquecível.

Praia do Jacaré – Cabedelo

lugares para conhecer na paraiba

Foto: Henrique Martins de Oliveira / Wikimedia Commons

A Praia do Jacaré, às margens do Rio Paraíba, é famosa por seu pôr do sol estonteante, regado ao som do saxofone de Jurandy do Sax.

Muitos turistas e moradores de Cabedelo procuram a praia fluvial nos finais de tarde para contemplar o espetáculo natural junto com o show do saxofonista.

Antes, a área era ocupada por muitos bares e restaurantes que proporcionavam um ambiente agradável para quem queria curtir a apresentação. Agora, a orla da praia está vazia e os turistas podem aproveitar o pôr do sol da mureta ou a bordo de barcos que fazem passeios pelo rio. 

Miriri – Rio Tinto 

Lugares para conhecer na Paraíba. Foto: Matheus Jampa da Silva / Wikimedia Commons

A beleza da Praia do Miriri, na cidade de Rio Tinto, é marcada pelo encontro do Rio Miriri com o mar.  Ela faz parte da Área de Proteção Ambiental da Barra do Mamanguape.

Cercada por falésias coloridas e muitos coqueiros, é uma praia muito tranquila e pouco frequentada, devido a dificuldade de acesso.

Para chegar até a Praia do Miriri é preciso percorrer uma estrada arenosa sem sinalização. Mas o esforço é recompensado pela beleza do lugar. 

Barra de Camaratuba – Mataraca

Foto: Junior Jurandir / Wikimedia Commons

Localizada em Mataraca, a Barra de Camaratuba é uma praia belíssima, de areias brancas e finas e mar cristalino.

Durante a maré baixa, é ideal para quem quer curtir o mar com tranquilidade. Já quando a maré sobe, torna-se perfeita para a prática de surf e kitesurf, com ondas agitadas. 

Além disso, o encontro do rio com o mar na Barra de Camaratuba permite escolher entre a água doce e a salgada para se banhar. 

Picãozinho – João Pessoa

o que fazer na paraiba

Lugares para conhecer na Paraíba. Foto: Bruno Chacon Pessoa / Wikimedia Commons

As piscinas naturais de Picãozinho são um dos paraísos da Paraíba. Elas podem ser visitadas em passeios de barco que partem da Praia de Tambaú, em João Pessoa. O trajeto leva cerca de 3 horas mar adentro.

Ao chegar nas piscinas naturais de Picãozinho, o visual é deslumbrante. Formadas entre corais, têm águas cristalinas cheias de cardumes de peixes. Perfeitas para a prática de mergulho. 

Contudo, só podem ser visitadas durante a maré baixa. 

Praia Barra de Gramame – João Pessoa

Foto: Matheus Jampa da Silva / Wikimedia Commons

Localizada na parte sul da capital paraibana, a Praia Barra de Gramame tem mar calmo e ótimo para banhos.Ela fica no encontro da foz do Rio Gramame e, por isso, permite ao turista escolher banhar-se em água salgada ou doce. 

A Praia de Gramame é bastante procurada também por quem pratica kitesurf e windsurf, devido aos ventos fortes vindos do mar aberto. 

Em sua orla, há vários quiosques que garantem um dia bem servido à beira-mar.

O litoral paraibano é realmente incrível e não pode ficar de fora dos seus planos de viagem. Inclua em seu roteiro um desses 10 paraísos naturais que você precisa conhecer na Paraíba e viva as melhores experiências. 

Leia também:

» Lugares para conhecer em Alagoas
» 5 cidades turísticas para visitar em Alagoas
» 41 praias paradisíacas para conhecer no Nordeste
» Praia de Antunes, o cenário mais paradisíaco de Maragogi

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Ganhe R$ 350 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Reserve passagens aéreas com até 40% de desconto para qualquer destino.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

11 bate e volta para fazer saindo de Maceió

Artigo anterior

Vila Don Patto, complexo de lazer e gastronomia para visitar em São Roque

Artigo seguinte

Você pode gostar