10 praias que você precisa conhecer na Paraíba

Atualizada em:

Praias com falésias, piscinas naturais, mirantes e até mesmo uma área exclusiva para o naturalismo, o litoral paraibano tem praias para todos os gostos e perfis

O estado da Paraíba possui a terceira capital mais antiga do país, por isso concentra uma grande riqueza em conteúdo histórico. Em João Pessoa é comum encontrar conjuntos arquitetônicos do século XVII em um bom estado de conservação. Porém, as maiores atrações deste estado nordestino são suas praias. O litoral paraibano tem 138 km de extensão e nele há praias para todos os gostos, das mais agitadas às desertas.

Se está planejando sua próxima viagem confira aqui 10 praias na Paraíba que você precisa conhecer:

Praia de Coqueirinho – Conde


Foto: via Flickr – nubiaabdallah

Como o nome já delata, a Praia de Coqueirinho é cercada de coqueiros por toda a sua extensão e, é considerada uma das praias mais belas do litoral paraibano.

Em um ponto o mar é calmo e tem águas claras por conta dos arrecifes que protegem uma área da praia. Do outro, um mar aberto que possui ondas fortes que vão de encontro à grutas naturais, esculpidas nas rochas. Por essas características diversas, a praia é destino para quem procura praticar mergulho, surf, pesca submarina e até camping.

Um passeio de buggy leva os turistas até o mirante Dedo de Deus, com vista panorâmica e espetacular de toda a Praia de Coqueirinho.

Tambaba – Conde


Foto: Sonia Furtado

Há 25 km da capital paraibana falésias altas e íngremes protegem a beleza pura e natural da primeira praia de nudismo oficial do nordeste. A Praia de Tambaba é dividida em duas partes: uma que inclui suas piscinas naturais e é proibido ficar nu; e outra onde, a partir do ponto de fiscalização é obrigatório tirar a roupa.

Dali também partem trilhas que levam à outras praias como Marcelia e Arapuca.

Tabatinga – Conde


Foto: Carlos Alberto Novelino

Praticamente ao lado de Tambaba, a Praia Tabatinga possui águas mornas e calmas, protegidas por recifes de corais. Sua paisagem é diferente dependendo para que lado se olha. Na esquerda estão os “maceiós”, lagoas formadas pela água do mar. Na direita, falésias formando um enorme paredão rochoso. Para quem pretende passar o dia no local a dica é levar um lanche pois há somente um bar na praia.

Cabo Branco – João Pessoa


Foto: Rafael de Oliveira

É a praia preferida dos moradores da capital paraibana e uma das mais extensas. A faixa de praia é, porém, limitada pelos paredões verticais que chegam aos 50 metros de altura. A paisagem da praia Cabo Branco é composta terrenos de cores avermelhadas e restos de Mata Atlântica que um dia predominavam no local. Hoje, o calçadão é repleto de bares e restaurante que servem comida típica da cidade e lotado de pessoas que vão para uma caminhada matinal ou andar de bicicleta.

Bessa – João Pessoa


Foto: Germano Felipe

Praia de mar calmo e sem ondas atrai aqueles que vão à praia para praticar esportes na água. Pranchas de stand-up paddle e caiaques podem ser alugados ali mesmo para recreação ou para chegar nas piscinas naturais de águas cristalinas e cercadas por corais que estão perto da costa. Por suas paisagens paradisíaca, piscinas naturais e águas azuis transparentes, a praia recebe o apelido de Caribessa dos locais.

Jacaré – Cabedelo


Foto: Márcio Rogério

A praia do Jacaré é uma praia fluvial. O atrativo aqui é o espetáculo do pôr-do-sol que já é considerado parada obrigatória para quem está visitando. Todos os dias, locais e visitantes se juntam nas muretas ou nos catamarãs para apreciar a descida do astro-rei ao som de “Bolero” de Ravel, interpretado pelo saxofonista Jurandy do Sax. Os passeio de catamarã saem a partir das 16h e duram cerca de 90 minutos.

Ilha da areia vermelha – Cabedelo


Foto: Marco Pimentel

A Ilha da Areia Vermelha fica a 1,5 km da costa, em frente a praia de Camboinha. É repleta de piscinas naturais que são cheias de peixes e corais ao alcance das mão. Pela abundância de beleza submarina e transparência das águas o local é perfeito para mergulho livre. Mas há um porém: a ilha só aparece durante a maré baixa, em que a profundidade da água chega a ser de apenas 1,80 metros.

Pontal do Lucena – Lucena


Foto: Mateus Menezes

O mar de Ponta de Lucena é muito calmo, durante a maré baixa é perfeito para mergulho. Para banho é praticamente ideal, ás águas são quentes com temperaturas que variam entre os 23º e 28º graus. Não há grande estrutura turística, mas nas barracas presentes o tradicional peixe na talha com arroz e pirão nunca falta.

Praia de Tambaú – João Pessoa


Foto: Marco Pimentel

Há 1 km da costa da Praia de Tambaú está o chamado Picãozinho, um aglomerado de recifes de corais que formam piscinas naturais de águas límpidas onde é possível observar uma variedade de peixes e crustáceos. A praia também é boa para banho por suas águas mornas e calmas e o turista não fica desamparado pois há uma grande quantidade de quiosques e barracas que vendem comidas típicas bem ali no calçadão.

Praia de Camboinha – Cabedelo


Foto: Guilherme Jofili

Muito popular entre os turistas, a Praia de Camboinha possui um mar límpido, calmo e sem ondas por causa dos recifes presentes perto da costa. Possui uma boa infraestrutura de bares e é ótima para esportes náuticos como caiaque, jet ski e windsurf. Também é a porta de entrada para a Ilha da Areia Vermelha durante a maré baixa.

» Costa do Conde, as melhores praias do litoral paraibano
» Conheça Tambaba a praia de nudismo mais bonita do Brasil
» Conheça as praias mais bonitas do Nordeste
» Turismo em Recife: o que ver e fazer

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima