Águas verdes, mar calmo com temperatura morna, falésias, mirantes, piscinas naturais e amplos coqueirais são características da bela Costa do Conde, no litoral sul da Paraíba. A apenas 26 km da capital João Pessoa, a rota turística mais movimentada pelos turistas que visitam o estado atende todas as expectativas de um viajante que procura o nordeste como próximo destinos: praias desertas, temperaturas elevadas, belezas naturais e muita água de coco!

Desenhada por imensas curvas que acomodam centenas de coqueiros, esse pedacinho do litoral nordestino é surpreendente emoldurado por falésias multicoloridas que chegam até 40 metros de altura. Apesar de pouco comentada entre os destinos turísticos que se destacam nessa região do Brasil, a Costa do Conde, de fato, não deixa a desejar quanto a infraestrutura de hotéis, pousadas e restaurantes, incluindo-se facilmente na lista de paisagens imprescindíveis para visitar no Nordeste.

Destinos Paradisíacos

Frequentada por viajantes e moradores da região, a Costa do Conde possui sem dúvida 7 praias maravilhosas com particularidades únicas que são distribuídas em 20 km de extensão. São elas: Praia de Gramame, Praia do Amor, Praia de Jacumã, Caripabus, Tabatinga, Coqueirinhos e Tambaba.

Se você está a procura de um lugar com clima mais rústico, ruas de areia, ter uma rotina mais calma e principalmente se sentir rodeada de natureza preservada, o destino se encaixa perfeitamente as suas necessidades. No entanto, acordar cedo é essencial na Paraíba, já que o estado recebe os primeiros raios de sol do país. Fornece dias mais curtos que se despedem com fantásticos pores do sol, outro ponto que com toda certeza merece ser admirado ao máximo.

Em princípio, a Costa do Conde pode ser acessada de diversas maneiras, de veículo próprio (cerca de 40 minutos pela PB-008), transporte público ou através de transfers oferecidos por agências de turismo. Dessa maneira, durante o percurso entre as praias que fazem parte do roteiro, paisagens sempre com o litoral ao lado vão mudando e impressionando cada vez mais quem o admira ao decorrer da estrada. Primeiramente, não deixe de conferir o mirante com vista as falésias da famosa praia naturista de Tambaba. Um clique perfeito que será eternizado como uma ótima memória das praias paraibanas.

Leia também:
Turismo em João Pessoa: o que ver e fazer
Conheça as praias mais bonitas do Nordeste
Turismo em Recife: o que ver e fazer
Diário de Bordo: roteiro 3, 5 e 7 dias em Aracaju
Viagens de fé: 7 destinos brasileiros de turismo religioso

Praia de Gramame

A primeira praia da Costa do Conde possui uma faixa de areia bem extensa onde se formam diversas piscinas naturais quando a maré esta baixa.

Praia de Gramame Costa do Conde litoral sul Paraíba

Costa do Conde – litoral paraibano, Paraíba. Foto: Gustavo Albano

Praia do Amor

A principal atração dessa praia é uma pedra furada, isto é, marcada por uma tradição indígena onde todo casal que atravessar o portal de mãos dadas irão permanecer juntos eternamente.

Praia do amor Costa do Conde litoral sul Paraíba

Costa do Conde – litoral paraibano, Paraíba. Foto: via Flickr – Marcelo F

Praia de Jacumã

A Praia de Jacumã é a que possui melhor infraestrutura da rota com hotéis, pousadas, restaurantes e bares. Assim sendo, a praia é cercada de arrecifes que deixam as águas sem ondas e mais calmas, propícias para crianças.

Caripabus

Por concentrar a maioria das pousadas do litoral Sul, a praia de Carapibus é bastante movimentada. Portanto, várias famílias aproveitam a área bem generosa de atrações, entre elas as piscinas naturais.

Caripabus Costa do Conde litoral sul Paraíba

Costa do Conde – litoral paraibano, Paraíba. Foto: Gustavo Albano

Tabatinga

A grande atração dessa praia é sem dúvidas os imensos paredões que se formam em uma enorme extensão da praia. As falésias chegam até 40 metros, ou seja, deixando a praia com ar mais selvagem e inóspito.

tabatinga

Costa do Conde – litoral paraibano, Paraíba. Foto: Gustavo Albano

Coqueirinhos

A mais conhecida das praias do litoral sul, Coqueirinhos é cercada por muitas belezas que formam um dos principais cartões postais do estado. Falésias, canyons e coqueiros a praia tem pouca infraestrutura e só é muito frequentada durante os finais de semana.

litoral sul Paraíba

Costa do Conde – litoral paraibano, Paraíba. Foto: Max Levay

Tambaba

Além de suas belezas naturais que encantam qualquer visitante, o local se tornou mundialmente conhecido por ser o primeiro do gênero no Nordeste a permitir, desde 1989, a prática do naturismo com apoio oficial.

O estado de João Pessoa possui temperaturas altas durante o todo o ano, as estações são divididas em apenas verão e inverno, segunda a segunda apenas uma época de chuvas mais intensas geralmente nos meses de março a agosto.

Tambaba

Costa do Conde – litoral paraibano, Paraíba. Foto: Edgley Cesar

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Allianz Travel.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Conheça a Veneza Chinesa: Xitang, a cidade dos nove rios

Artigo anterior

13 imagens para você arrumar as malas e aproveitar o Caribe!

Artigo seguinte

Você pode gostar