De norte a sul, nosso país revela destinos de beleza única. Nós selecionamos os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

O Brasil é considerado um país de dimensões continentais. Em cada região, por todo o extenso território nacional, há novos cenários, culturas e agradáveis surpresas para descobrir. No entanto, o que cada uma delas têm em comum, sem dúvida, são as paisagens deslumbrantes.

Assim, seja nas praias paradisíacas, chapadas, cidades históricas, grandes centros urbanos, monumentos, vales ou grutas, algo é unânime: as belezas estão presentes de norte a sul do país.

Portanto, prepare-se para desbravar destinos impressionantes. Separamos aqui alguns dos principais destinos do país, considerados os lugares mais lindos para viajar no Brasil.

Lugares mais lindos do Brasil: Região Sudeste

Inhotim, Brumadinho – MG

lugares mais lindos para viajar no Brasil

Foto: Divulgação

Considerado o maior museu de arte a céu aberto do mundo, Inhotim, na cidade de Brumadinho, é um perfeito para quem aprecia arte e natureza. Seus 96 hectares de área de exposições somados a imensos espaços dedicados à preservação ecológica proporcionam uma experiência única. Portanto, sem dúvidas, este é um dos lugares mais lindos para visitar no Brasil.

PETAR, Iporanga – SP

Foto: Rafael Rodrigues Camargo/ Wikimedia Commons

O PETAR (Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira) reúne um dos maiores complexos de cavernas do mundo Localizado no extremo sul do estado de São Paulo, o espaço abriga mais de 300 cavernas, das quais 12 delas ficam abertas a visitantes. Além disso, trilhas, cachoeiras, rios e muita natureza preservada fazem deste um dos lugares mais lindos para viajar no Brasil.

Janela do Céu, Ibitipoca – MG

lugares mais lindos para viajar no Brasil

Foto: Marcoslamas2015/ Wikimedia Commons

Um paraíso para quem ama belezas naturais e trilhas pela natureza, Ibitipoca fica a cerca de 300 quilômetros de Belo Horizonte. Repleta de atrações, a cidade conta com diversas grutas e cachoeiras, entre elas a magnífica Janela do Céu, uma corredeira que segue por um cânion despencando em um paredão queda de 20 metros.

Ilha Grande, Angra dos Reis – RJ

Foto: Ana Carolina no Nascimento Guimarães/ Wikimedia Commons

Imagine um lugar com mais de 100 opções de praias incríveis, com águas cristalinas e areia branquinha? Assim é a Ilha Grande, localizada em Angra dos Reis. São diversas possibilidades de trilhas e tours de barcos que levam a praias praticamente inabitadas e de beleza singular, como a Praia do Aventureiro e Parnaioca. Assim, basta conferir algumas fotos do local para ter certeza que é um dos mais lindos para viajar no Brasil.

Parque Nacional da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ

Foto: Alexandra Maria Estrella/ Wikimedia Commons

Em pleno Rio de Janeiro, na região do Corcovado, está um lugar com mais de 4 mil hectares e belezas naturais. Com mirantes e quedas d’água, são diversos núcleos que podem ser visitados, mas a atração principal está localizada sobre uma montanha de pedra com 704 metros de altitude. É o monumento do Cristo Redentor, considerado uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno.

Cavernas do Peruaçu, Januária – MG

lugares mais lindos para viajar no Brasil

Foto: Edgar Corrêa Kanaykõ/ Wikimedia Commons

O Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, ao norte de Minas Gerais, reúne belas paisagens e verdadeiros tesouros arqueológicos. Repleto de artes rupestres, o espaço ainda possui diversas trilhas que levam o visitante a cavernas gigantescas, mirantes, sítios milenares e passarelas. Portanto, podemos considerar como um dos lugares mais lindos para viajar no Brasil.

Praia do Bonete, Ilhabela – SP

Foto: Priscila Mayumi de Souza/ Wikimedia Commons

Considerada uma das mais belas praias brasileiras, a Praia do Bonete, em Ilhabela merece entrar nesta lista. Por meio de uma trilha, os visitantes são conduzidos a um cenário repleto de cachoeiras, mirantes e mata nativa. Assim, ao chegar na praia, a recompensa é ainda maior, com águas claras e ondas fortes, ideais para a prática de esportes aquáticos.

Centro Histórico de Paraty – RJ

Foto: Pixabay

A romântica Paraty, ao sul do Estado do Rio de Janeiro, é o destino perfeito para quem ama história e natureza. Isso porque a cidade possui diversas ilhas paradisíacas e cachoeiras. No entanto, além de um cenário natural impressionante, o destino ainda mantém um centro histórico preservado, repleto de casinhas coloridas, igrejas e espaços charmosos.  

Parque Nacional do Caparaó – MG 

Foto: Gabrielribeirov

O Parque Nacional do Caparaó é um dos principais destinos brasileiros para montanhistas. O local abriga o monumental Pico da Bandeira, um dos mais altos do Brasil. Além disso, ainda há grutas, sítios arqueológicos, cachoeiras, trilhas, entre outras atrações para quem ama ecoturismo, aventura e paisagens surreais.

Avenida Paulista, São Paulo – SP

Pontos turísticos em São Paulo

Pontos turísticos para visitar em São Paulo. Foto: Thiago Leite / Shutterstock.com

Um dos passeios imperdíveis para fazer em São Paulo, a vibrante Avenida Paulista é um dos lugares mais lindos e interessantes para viajar no Brasil. Ao longo de seu percurso, espaços de arte, prédios, museus, como o MASP, e galerias podem ser visitadas. Ainda, aos domingos, o acesso a carros é bloqueado, permitindo passear tranquilamente tanto de bicicleta, por sua ciclovia, como em uma caminhada.

Parque Estadual de Itaúnas – ES

Foto: Lemoris/ Wikimedia Commons

Um lugar tranquilo e bucólico localizado na divisa entre o Espírito Santo e a Bahia, Itaúnas guarda em seu entorno uma grande beleza natural. São as dunas do Parque Estadual de Itaúnas, que chegam a alcançar até 30 metros de altura.Além de sítios arqueológicos, o local ainda reserva belas praias paradisíacas.

Lago de Furnas, Capitólio – MG

Foto: Ana Di Tullio/ Wikimedia Commons

Quem disse que Minas Gerais não tem mar? Apelidada de “Mar de Minas”, a cidade de Capitólio possui o Lago de Furnas como atração principal. O espaço, rodeado por imensas falésias, oferece a visitantes passeios de barco por suas águas, percorrendo paisagens impressionantes. Além disso, a região ainda reserva cachoeiras, piscinas naturais e trilhas para quem ama natureza.

Centro histórico de Ouro Preto – MG

lugares mais lindos para viajar no Brasil

Foto: Pixabay

Ouro Preto é um dos lugares mais lindos para viajar no Brasil. Com um dos conjuntos arquitetônicos mais impressionantes do país, a cidade mineira teve um importante papel no conhecido como “ciclo do ouro” no século XVIII.  Assim, a cidade fascina ao apresentar pontos marcantes e expressivos como as igrejas que expõe incríveis obras da arte da fase barroca mineira, tudo isso contornado por lindas montanhas. 

Visconde de Mauá, Resende – RJ

Foto: Germanoviegas/ Wikimedia Commons

Para os apaixonados por ecoturismo, o povoado de Visconde de Mauá, em Resende, no Rio de Janeiro, oferece inúmeras atrações que envolvem a natureza. No local, conhecido por abrigar muitas cachoeiras, é possível praticar atividades de aventura em suas piscinas naturais, rios, mirantes e picos. Além disso, a cidade possui um centrinho bem charmoso e opções de hospedagem aconchegantes.

Pedra Azul, Domingos Martins – ES

Foto: Juliana Lira Heringer Ferreira/ Wikimedia Commons

Bem pertinho da capital Vitória, o Parque Estadual da Pedra Azul possui mais de 1240 hectares de natureza, sendo sua principal atração a formação rochosa que leva o nome do parque. A famosa Pedra Azul possui mais de 1822 metros de altura e tem como fator curioso alcançar mais de 35 tonalidades diferentes ao longo do dia. Portanto, este é mais um dos lugares mais lindos para viajar no Brasil.

Centro Histórico de Tiradentes – MG

lugares mais lindos para viajar no Brasil

Foto: Glauco Umbelino

Com um patrimônio arquitetônico bem preservado e um clima despretensioso cercado por montanhas, a charmosa Tiradentes é um dos lugares mais lindos para viajar no Brasil. Cercada pelo complexo de montanhas da Serra de São José, a pequena cidade oferece um clima sossegado e pacato, perfeito para uma caminhada pelo seu centro histórico, que reserva alguns tesouros da arte barroca brasileira.

Praia do Forno, Arraial do Cabo – RJ

Foto: Leonardo Shinagawa/ Wikimedia Commons

Localizada na badalada Região dos Lagos, a cidade de Arraial do Cabo é muitas vezes apelidada de “caribe brasileiro”. O título se refere às suas noves praias com cenários paradisíacos, águas claras, lagoas e dunas que impressionam pela beleza. Entre elas, um destaque fica por conta da Praia do Forno, com suas águas cristalinas onde é possível avistar tartarugas marinhas.

Lavandário, Cunha – SP

Foto: Ledina Transportes

Localizada na divisa entre o estados de São Paulo e Rio de Janeiro, Cunha é um destino surpreendente. A cidade abriga o Lavandário, um espaço com mais de 40 mil pés plantados de flores e tons de lilás, formando um cenário incrível em meio às montanhas. Além disso, o lugar é constantemente comparado com a região da Provence, na França.

Campos do Jordão – SP

lugares mais lindos para viajar no Brasil

Foto: Rodrigo Soldon/ Flickr

Uma das cidades mais geladas e charmosas do Brasil, Campos do Jordão, conhecida como “suíça brasileira” fica localizada no alto da Serra da Mantiqueira, em São Paulo. Portanto, além de um centrinho badalado com construções em estilo europeu, a cidade ainda oferece boas doses e natureza e diversas opções de ecoturismo.

Copacabana, Rio de Janeiro – RJ

Foto: Pixabay

Não há como deixar de lado nesta lista a “princesinha do mar”, como já cantava Tom Jobim. A Praia de Copacabana oferece mais de três quilômetros de extensão com uma atmosfera animada, repleta de bares e restaurantes. É nela que se encontra a icônica estátua do escritor Carlos Drummond de Andrade, assim como o Forte de Copacabana.

Serra dos Órgãos, Teresópolis – RJ

Foto: Remachado/ Wikimedia Commons

O Parque Nacional Serra dos Órgãos, na região serrana do Rio de Janeiro, abriga a maior rede de trilhas do Brasil, com mais de 130 quilômetros que podem ser percorridos. Além de cachoeiras, montanhas e cenários surpreendentes em meio à natureza preservada, o espaço abriga alguns dos picos mais procurados por montanhistas, como a Pedra do Açu, a Pedra do Sino e o Dedo de Deus.

Ubatuba – SP

Foto: Rafael Rodrigues Camargo/ Wikimedia Commons

Um dos mais belos destinos do litoral paulista, Ubatuba conta com mais de 100 praias incríveis para visitar. Com muitas trilhas, natureza exuberante e preservada, além de águas cristalinas, o destino é  ideal para quem ama a natureza. Assim, há praias para todos os estilos, desde aquelas com maior estrutura e movimento até as mais desertas e praticamente inabitadas.

Serra do Cipó, Santana do Riacho – MG

lugares mais lindos para viajar no Brasil

Foto: Rodrigo Argenton/ Wikimedia Commons

A província da Serra do Cipó, em Minas Gerais, reserva muita história e belezas naturais. Parte do trajeto da Estrada Real, o espaço é famoso por oferecer um ambiente charmoso e natureza exuberante. Assim, entre os destaques do lugar estão um Parque Nacional com diversas trilhas para percorrer e a incrível Cachoeira do Tabuleiro, com seus 273 metros de queda d’água.

Petrópolis – RJ

Foto: Pixabay

Fundada por ninguém menos que o imperador Dom Pedro II, Petrópolis, também conhecida como Cidade Imperial, inspira ares de realeza. Portanto, muito limpa e organizada, a cidade apresenta belas construções dos tempos áureos do nosso país. Além disso, também oferece bons restaurantes e opções de hospedagem charmosas.

Praia das Falésias, Marataízes – ES

Foto: Divulgação

Com mais de 25 quilômetros de litoral, a “Pérola Capixaba”, como é conhecida Marataízes, ainda presenteia os turistas uma praia com com imensas falésias. Assim, os gigantes paredões chegam a alcançar mais de 40 metros de altura. O destino é um dos mais belos do Espírito Santo e fica a aproximadamente duas horas da capital Vitória.

Ilha do Cardoso, Cananéia – SP

lugares mais lindos para viajar no Brasil

Foto: Guimaia13/ Wikimedia Commons

Um paraíso preservado localizado no extremo sul do Estado de São Paulo, a ilha localizada na cidade de Cananéia merece um espaço entre os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil. Assim, com natureza preservada, cachoeiras, trilhas e praias praticamente desertas, o lugar ainda é um santuário para o boto-cinza, uma espécie de golfinho que nada livre e dá um verdadeiro show aos visitantes.

Lugares mais lindos do Brasil: Região Norte

Alter do Chão, Santarém – PA

Foto: Idobi/Wikimedia Commons

O pequeno vilarejo de pescadores localizado em Santarém, no Pará, é um oásis para quem ama natureza, cultura nacional e simplicidade. Em Alter do Chão, é possível explorar as belezas do Rio Tapajós, que forma diversas ilhotas ao longo de suas águas. Além disso, trilhas repletas de natureza e árvores milenares também levam os visitantes para dentro incrível Floresta Nacional dos Tapajós.

Jalapão – TO

Foto: Rodrigo José Fernandes/Wikimedia Commons

Um dos lugares mais lindos para viajar no Brasil, o Jalapão impressiona por dua beleza. Os famosos fervedouros com águas cristalinas e cercados por mata nativa são perfeitos para realizar flutuações. Além disso, o local ainda reserva imensas dunas de areia que chegam a atingir 30 metros de altura.

Algodoal, Maracanã – PA

lugares mais lindos para viajar no Brasil

Foto: Fabrício Coleny/ Wimiedia Commons

Algodoal é uma vila que faz parte da Ilha de Maiandeua, em Maracanã. Portanto, Paisagens belíssimas entre manguezais, trilhas, passeios de canoa e pesca esportiva são algumas das atividades da região, que está entre os destinos mais surpreendentes e lugares mais lindos para viajar no Brasil.

Monte Roraima, Uiramutã  – RR

Foto: Paolo Costa Baldi/ Wikimedia Commons

O Monte Roraima é um dos mais lugares mais exóticos e lindos para viajar no Brasil. Estima-se que seu formato peculiar, com um relevo raro em forma de mesa, foi formado há mais de 2 bilhões de anos. Além do monte, que possui mais de 2500 metros de altura, a região oferece outras atrações, como cachoeiras, rios e belezas naturais.

Cachoeira do Urucá, Uiramutã – RR

Lugares mais lindos do Brasil

Cachoeira do Urucá, em Roraima. Foto: Reprodução / Vista SBA

Bem na fronteira entre Brasil e Venezuela, o município de Uiramutã, em Roraima, esconde belezas surreais. O local, que reúne a maior porcentagem de população indígena do país, também concentra incríveis cachoeiras. Portanto, um dos destaques é a Cachoeira do Urucá, com uma queda de mais de 20 metros de altura e águas cristalinas em um tom azulado.

Encontro das Águas, Manaus – AM

Foto: James Martins/ Wikimedia Commons

O encontro das águas dos rios Negro e Solimões, antes de se transformarem no impressionante Rio Amazonas, é incrível e sem dúvida um dos lugares mais lindos para viajar no Brasil. Assim, é possível presenciar o encontro durante um passeio de barco que pode ser realizado partindo de Manaus. Além disso, durante o trajeto pelas águas, ainda é possível avistar botos.

Ilha de Marajó – PA

lugares mais lindos para viajar no Brasil

Foto: Phogel/ Wikimedia Commons

A Ilha de Marajó é um dos lugares mais lindos para visitar no Brasil e não é difícil entender o porquê. O lugar, que pode ser acessado de barco partindo de Belém, é um dos maiores santuários ecológicos da Amazônia. Além disso, também é considerada o maior arquipélago flúvio-marítimo do planeta, já que é banhada tanto pelo Oceano Atlântico quanto pelos pelos rios Amazonas e Tocantins.

Parintins – AM

Foto: Divulgação/ Prefeitura

Parintins, localizada no Arquipélago das Ilhas Tupinambaranas, é mais das belezas amazônicas que você precisa conhecer. Além de praias de água doce, lagos e outros cenários naturais que vale a pena vistar, a cidade oferece  Festival Folclórico de Parintins. Portanto, a festividade acontece no último fim de semana de junho e representa uma das maiores manifestações culturais da América Latina.

Teatro Amazonas – AM

Foto: Rafael Zart/ Wikimedia Commons

Considerado o principal cartão-postal de Manaus, o imponente e belo o Teatro Amazonas foi construído em 1896, fruto da riqueza conquistada a partir do Ciclo da Borracha. Assim, seu estilo renascentista revela uma fachada luxuosa e o interior repleto de belezas deste verdadeiro tesouro arquitetônico brasileiro.

Rio Azuis, Aurora do Tocantins – TO

lugares mais lindos para viajar no Brasil

Foto: Divulgação

Imagine um pequeno rio de águas azuis e cristalinas com um visual encantador ao redor. Esse é o visual de Rio Azuis, localizado no pequeno município de Aurora do Tocantins. No entanto, apesar de considerado o menor rio da América Latina, seus 147 metros de comprimento são suficientes para revelar uma beleza sem tamanho.

Cachoeiras de Taquaruçu – TO

Um destino ainda pouco conhecido, Taquaruçu, a cerca de 30 quilômetros de Palmas, é uma grata surpresa. Com um clima aconchegante, a cidade oferece mais de 80 cachoeiras, grutas, trilhas e mirantes, o que faz com que seja um dos lugares mais lindos para viajar no Brasil.

Arquipélago de Anavilhanas, Manaus – AM

Foto: Anavilhanas Jungle Lodge

Considerado um dos maiores arquipélagos fluviais do mundo, o Arquipélago de Anavilhanas fica dentro de Manaus e pode ser acessado por barcos ou carros. São mais de 400 ilhotas cercadas por paisagens incríveis, rios, lagos e mata nativa exuberante. Ainda tem dúvidas de que este é um dos lugares mais lindos para viajar no Brasil?

Presidente Figueiredo – AM 

lugares mais lindos para viajar no Brasil

Foto: Luciano cta/ Wikimedia Commons

Imagine um ligar com mais de 150 cachoeiras? Conhecida como a “terra das cachoeiras amazônicas“, Presidente Figueiredo, a cerca de 100 quilômetros de Manaus, oferece inúmeras atividades de ecoturismo. Assim, são cavernas, trilhas e muita natureza, o que a faz entrar na lista dos 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil.

Lugares mais lindos para viajar no Brasil: Região Nordeste

Lençóis Maranhenses – MA

Foto: Artur Warchavchik/ Wikimedia Commons

Este é um dos lugares mais lindos para viajar no Brasil. Basta olhar algumas fotos deste verdadeiro cartão-postal brasileiro para saber que se trata de um verdadeiro paraíso. Além disso, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses  disponibiliza uma série de trilhas onde é possível percorrer suas dunas branquinhas que contrastam perfeitamente com lagoas de águas claras.

Costa do Conde – PB

Foto: Divulgação

Há 25 km da capital paraibana, falésias altas e íngremes, mar esverdeado com águas mornas e belezas surreais te aguardam na Costa do Conde. São sete praias no município que oferecem uma beleza ímpar e autêntica, que se estendem ao longo de 20 quilômetros para se deslumbrar. Assim, este é mais um dos lugares mais lindos para viajar no Brasil.

Morro de São Paulo – BA

lugares mais lindos para viajar no Brasil

Foto: Divulgação

O pequeno vilarejo de Morro de São Paulo fica na Ilha de Tinharé, a cerca de 250 km de Salvador. As grande atrações do destino, sem dúvida, são suas praias paradisíacas. Há desde opções agitadas até mais tranquilas, com estrutura de restaurantes ou totalmente desertas. Basta escolher qual delas é ideal para você.

Praia do Patacho, Porto das Pedras – AL

Foto: Divulgação

Com areias branquinhas, águas cristalinas e coqueiros que contornam sua extensão, a Praia do Patacho é considerada uma das mais tranquilas do Nordeste. Quando não chove e a maré fica baixa, piscinas naturais se formam na orla. Este é, sem dúvidas, um dos lugares lindos para viajar no Brasil. 

Praia de Pipa, Tibau do Sul – RN

Foto: Atlântica Hotels

Com atmosfera despretensiosa, Pipa se tornou um dos destinos preferidos dos jovens no país. Com um chapadão rochoso de 25 metros, um mar em tons azulados, natureza exuberante  e a presença de golfinhos que encantam os visitantes, o destino sem dúvidas é um dos lugares mais lindos para viajar no Brasil.

Chapada da Diamantina – BA

Foto: Daniel Fucs/ Wikimedia Commons

Um dos lugares mais lindos para viajar no Brasil, a Chapada da Diamantina, no estado da Bahia, é um gigante reduto de belezas naturais. O lugar concentra incríveis formações como rios, cânions, vales e grutas, um prato cheio para quem é apaixonado por ecoturismo. São mais de 300 cachoeiras catalogadas na região.

Porto de Galinhas – PE

lugares mais lindos para viajar no Brasil

Foto: Divulgação

Para quem ama cenários paradisíacos, muita natureza e praia, Porto de Galinhas é o destino ideal. Com praias de águas mornas e cristalinas que formam diversas piscinas naturais, este é, sem dúvidas, um dos lugares mais lindos para viajar no Brasil. Não deixe de incluir em seu roteiro um passeio de buggy pela areia e um mergulho para vislumbrar a fantástica vida marinha.

Pelourinho, Salvador – BA

Foto: André Urel/ Wikimedia Commons

Considerado Patrimônio Histórico pela Unesco, o Pelourinho, ou seja, o Centro Histórico de Salvador, abriga edificações bem conservadas dos séculos XVII e XVIII, que atualmente se tornaram lojas, bares, museus e restaurantes. Por suas ladeiras e largos, é possível admirar diversas construções e igrejas, frutos da colonização portuguesa.

Tambaú, João Pessoa – PB

Foto: Divulgação

Um paraíso de águas mornas e calmas, Tambaú é um dos lugares mais lindos para viajar no Brasil. No mar, um conjuntos de recifes de corais enfeitam o mar cristalino e formam piscinas naturais, o que o torna ideal para observar a diversidade da vida marinha. No entorno há uma boa estrutura, com restaurantes e quiosques.

Serra da Capivara – PI

lugares mais lindos para viajar no Brasil

Foto: Anderps/ Wikimedia Commons

O Parque Nacional Serra da Capivara, no sertão do Piauí, é um destino ainda pouco conhecido, mas que guarda tesouros de valor inestimável. O parque abriga a maior concentração de sítios pré-históricos das Américas e a maior concentração de pinturas rupestres no mundo. Para se ter uma ideia, são mais 30 mil pinturas encontradas pela região.

Centro histórico de Olinda – PE

Foto: Prefeitura de Olinda/ Wikimedia Commons

Outra maravilha do nordeste brasileiro e um dos lugares mais lindos para viajar no Brasil é o centro histórico de Olinda. O local possui edificações conservadas que apresentam os primórdios da colonização portuguesa no país do século XVI. Entre ladeiras, casinhas coloridas e muita história, é um local imperdível para visitar.

Piscinas naturais, Maracajaú – RN

Foto: Gustavo Albano/ Guia Viajar Melhor

Bem pertinho da capital Natal está um paraíso repleto de belezas subaquáticas para conhecer no Rio Grande do Norte. Trata-se dos Parrachos de Maracajaú, piscinas naturais repletas de recifes e corais. Para se deslumbrar com a exuberante vida marinha presente no local vale a pena programar um passeio de lancha seguido por um mergulho.

Fernando de Noronha – PE 

lugares mais lindos para viajar no Brasil

Foto: Fabricio Ferreira Silva/ Wikimedia Commons

Não existe a menor possibilidade de falar sobre 100 destinos lindos para viajar no Brasil e não incluir Fernando de Noronha. Com uma impressionante biodiversidade, o lugar é um verdadeiro santuário ecológico rodeado por belos cenários. É por isso que as praias do arquipélago pernambucano sempre ocupam o topo dos rankings das mais belas do mundo.

Jericoacoara – CE

Foto: Anderps/ Wikimedia Commons

A famosa Jeri, como é apelidada, talvez seja o destino mais desejado do litoral cearense neste momento. E não é por menos, já que conta com uma das mais belas praias do Brasil, com águas calminhas e cristalinas. Além disso, a atmosfera da pequena vila é de puro sossego, perfeita para quem deseja fugir da vida agitada das grandes cidades e relaxar.

Praia do Gunga, Roteiro – AL

Foto: Cleferson Comarela/ Wikimedia Commons

A Praia do Gunga é um paraíso natural localizado no município de Roteiro, bem próximo a Barra de São Miguel. Acessada por meio de buggy ou por uma trilha, a praia é cercada por coqueiros e possui com águas cristalinas e calmas. O destino ainda oferece incríveis falésias de areia colorida, verdadeiros monumentos desenhados pela natureza.

Piscinas naturais de Maragogi – AL

lugares mais lindos para viajar no Brasil

Foto: Legacy600/ Wikimedia Commons

Outro lugar lindo para viajar no Brasil é o município de Maragogi, localizado em Alagoas. Não é difícil entender porque o local é tão procurado: possui um imenso litoral protegido pela segunda maior costa de corais do mundo, perdendo apenas para a Austrália. Por isso, não deixe de visitar e realizar um mergulho nas Galés de Maragogi, uma grande piscina natural repleta de corais e peixes coloridos.

Centro Histórico de São Luís – MA

Com um centro histórico tombado como Patrimônio Cultural da Humanidade, São Luís, no Maranhão, é um dos lugares mais lindos para viajar no Brasil. Repleto de casarões construídos entre os séculos XVIII e XIX, o espaço revela as influências europeias da cidade, como diversos azulejos lusitanos que chamam a atenção.

Canoa Quebrada, Aracati – CE

Foto: Otávio Nogueira / Wikimedia Commons

O charmoso vilarejo cearense descoberto por hippies nos anos 70 atualmente abriga uma das praias mais desejadas por turistas. Com um mar de coloração azulada e rodeada por imensas falésias, dunas e badalados quiosques, Canoa Quebrada é um dos lugares mais lindos para conhecer no Brasil. Não deixe de explorar a praia em um passeio de buggy pela areia.

Baixio – BA

lugares mais lindos para viajar no Brasil

Foto: Divulgação

Um destino cercado por águas doces na Bahia, Baixio ainda é um dos destinos pouco explorados por turistas na Bahia. No entanto, com  5 lagos e 14 nascentes, o loca oferece diversas opções de ecoturismo, como trilhas que levam a lugares com cenário paradisíaco. Este é mais um dos lugares lindos para visitar no Brasil quando a quarentena acabar.

Chapada das Mesas – MA

Foto: Otávio Nogueiraa / Flickr Wikimedia Commons

A Chapada das Mesas é um destino que você deve incluir nas próximas férias. Isso porque são dezenas de cachoeiras, trilhas, mirantes, bosques rios e poços de águas incrivelmente transparentes para se deslumbrar. Se você ama natureza, lugares intocados pelo homem e muita aventura, vai se apaixonar pelo lugar.

Trancoso, Porto Seguro – BA

Foto: Divulgação

Bem perto de Porto Seguro está a charmosa vila de Trancoso. Aqui o viajante encontra desde praias badaladas até refúgios escondidos no final de longas trilhas pela mata nativa. Com casinhas coloridas e clima despretensioso,  o local é um paraíso repleto de sossego e paz em meio à natureza.

Praia dos Carneiros, Tamandaré – PE

lugares mais lindos para viajar no Brasil

Foto: Vanessa Lima/ Wikimedia Commons

Localizada no litoral sul de Pernambuco, a Praia dos Carneiros é um dos destinos mais cobiçados de quem visita o estado. Com piscinais naturais surpreendentes e o famoso cartão-postal formado por uma igrejinha charmosa do século XVIII, bem em frente ao mar azul, este sem dúvida é um dos lugares mais lindos para viajar no Brasil.

Península de Maraú – BA

Foto: Divulgação

Repleta de piscinas naturais que exibem uma diversificada e colorida vida marinha, a Península de Maraú e, em especial, a Praia de Taipu de Fora, formam um dos mais belos cenários brasileiros. Um lugar que inspira sossego, paz e tranquilidade, esta  paradisíaca região do litoral sul baiano é, de fato, um dos lugares mais lindos para viajar no Brasil.

Piscinas Naturais do Seixas, João Pessoa – PB

Foto: Divulgação

Um lugar paradisíaco, as Piscinas Naturais do Seixas, em João Pessoa, oferece incríveis piscinas naturais paradisíacas. Com água cristalina, é possível realizar mergulhos de cilindro ou snorkel para admirar a exuberante vida subaquática local, repleta de peixinhos coloridos e corais. Assim, este é um dos lugares mais lindos para viajar no Brasil.

Ponta Negra, Natal – RN

lugares mais lindos para viajar no Brasil

Foto: Luiz Antonio Mendes/ Wikimedia Commons

A praia mais famosa da capital do Rio Grande do Norte chama a atenção por uma imensa duna, com mais de 120 metros de altura, que contorna o mar.  Trata-se do Morro do Careca, um verdadeiro carão-postal da cidade que antigamente era muito utilizado para a prática de esportes, mas que atualmente só pode ser admirado de longe, em passeios de barco que evidenciam sua beleza.

Caraíva, Porto Seguro – BA

Fotos: Marcelino Dias/ Wikimedia Commons

Pense em um lugar aconchegante, com muita natureza e repleto de casinhas coloridas. Assim é a encantadora Vila de Caraíva, que pertence a Porto Seguro, na Bahia, e conta com diversas praias incríveis para aproveitar. Além disso, é possível também se banhar nas águas do rio Caraíva, que fica logo atrás do vilarejo.

São Desidério – BA

Foto: Divulgação

Um destino ainda pouco conhecido, mas com imensa beleza, São Desidério é uma grata e bela surpresa aos viajantes. A cidade, que fica a oeste do estado da Bahia, vai agradar sobretudo os aventureiros. Isso porque o destino conta com mais de 60 grutas, além de trilhas, lagos e um sítio arqueológico.

Parque Nacional dos Abrolhos, Caravelas – BA

lugares mais lindos para viajar no Brasil

Foto: Joao lara mesquita/ Wikimedia Commons

Considerado um dos principais pontos de mergulho do mundo, o incrível  Parque Nacional dos Abrolhos fica a 70 quilômetros da costa baiana. São 5 ilhas que se concentram no local, rodeado por intensas águas translúcidas. Para os amantes da vida marinha, o parque é mais do que um prato cheio: é um dos lugares mais lindos para viajar no Brasil. 

São Miguel do Gostoso, RN

Foto: Divulgação

São Miguel do Gostoso é uma cidadezinha que oferece o privilégio de aproveitar dias de sossego e serenidade. O clima bucólico e até mesmo solitário dessa região é o que atrai visitantes que desejam descansar, refletir e relaxar, mas sem deixar de aproveitar praias e as riquezas naturais do nosso Nordeste.

Cânions do Xingó – SE

Foto: Cleferson Comarela/ Wikimedia Commons

Uma das muitas belezas proporcionadas pelo Rio São Francisco são os Cânions do Xingó, no Sergipe. Com imensos paredões de pedra acompanhando as margens do rio, é um dos lugares mais lindos para viajar no Brasil. Além de apreciar a paisagem em um passeio de barco, é possível também aproveitar para se refrescar nas águas do Velho Chico.

Lugares mais lindos do Brasil: Região Sul

Cataratas do Iguaçu, Foz do Iguaçu – PR

Foto: Pixabay

A cidade de Foz do Iguaçu é famosa por abrigar uma das maravilhas do mundo, as incríveis Cataratas do Iguaçu. No entanto, mais do que isso, é um destino que possibilita visitar Paraguai e Argentina em uma mesma viagem, devido à sua localização privilegiada. A cidade ainda oferece uma boa estrutura turística, com diversos museus temáticos, parques e shows.

Ruínas de São Miguel das Missões – RS

lugares mais lindos para viajar no Brasil

Foto: temponotempo/ Wikimedia Commons

Um local ainda pouco conhecido, mas repleto de história, o Sítio Arqueológico de São Miguel das Missões fica na fronteira do Brasil com a Argentina. O espaço apresenta ruínas bem conservadas de missões de jesuítas no Brasil, datadas do século XVII. Assim, durante o dia, é possível explorar o local e caminhar pelas antiga construção. Já durante a noite, o local oferece um show repleto de luz e cores.

Ilha do Mel, Baia de Paranaguá – PR

Foto: Loribas/ Wikiemdia Commons

Um destino de puro sossego e natureza, Ilha do Mel possui mais de 30 quilômetros de praias preservadas, com areia branquinha, águas claras e muita natureza. Portanto, para ter uma ideia, 90% de sua área está sob proteção ambiental, por isso o acesso ao local é limitado a cinco mil pessoas por dia.

Cascata do Caracol, Canela – RS

lugares mais lindos para viajar no Brasil

Foto: Tiago Fioreze/ Wikiemdia Commons

A Cascata do Caracol é um dos lugares mais incríveis do Brasil. Um verdadeiro cartão-postal da Serra Gaúcha, a cachoeira possui mais de 130 metros de queda. Além disso, é possível subir em um mirante para apreciar a impressionante imponência de suas águas.

Serra do Rio do Rastro – SC

Foto: Raphael Ribeiro Silva/ Wikimedia Commons

Para quem curte viagens de carro, a Serra do Rio do Rastro, na serra catarinense, abriga uma das estradas mais bonitas e emocionantes do Brasil, a rodovia SC-390. Assim, repleta de curvas sinuosas em meio a paisagens deslumbrantes, o percurso atinge uma altitude de aproximadamente 1.467 metros do nível do mar.

Cachoeiras de Sengés – PR

Foto: Divulgação

Com mais de 60 cachoeiras, o município de Sengés, a aproximadamente 270 quilômetros de Curitiba, é conhecido pelas atrações naturais. Além das quedas d’água, é possível também se deslumbrar com vales, montanhas, cânions, cavernas, entre outras atrações. Assim, um dos destaques fica por contado Poço Encantado, uma piscina natural com águas limpas em tons esverdeados.

Jardim Botânico de Curitiba – PR

lugares mais lindos para viajar no Brasil

Foto: Pixabay

Considerado um dos principais pontos turísticos da capital paranaense, o Jardim Botânico de Curitiba reúne belíssimos exemplares da flora do Brasil e do mundo em estufas de ferro e vidro. Portanto, sua construção, inspirada no estilo Art Noveau do Palácio de Cristal de Londres, rodeada por amplos jardins, é definitivamente um dos lugares mais lindos para conhecer no Brasil.

Vale dos Vinhedos, Serra Gaúcha – RS

Foto: Pixabay

Para os apaixonados por vinho, o Vale dos Vinhedos, próxima a Bento Gonçalves,  é um prato cheio. Para se ter um ideia, a região corresponde a 90% da produção de vinhos no Brasil. Assim, ao longo de um trajeto cênico, é possível visitar vinícolas, realizar degustações e atividades em meio às belas paisagens da Serra Gaúcha.

Cânions de Cambará do Sul – RS

Foto: Valdiney Pimenta/ Wimedia Commons

A 202 km de Porto Alegre, Cambará do Sul abriga dois belos cânions, Itaimbezinho e Fortaleza. O menor deles, Itaimbezinho, impressiona pela densa vegetação que cobre seus paredões, já o Fortaleza prende a atenção por sua profundidade e extensão. Assim, eles fazem parte do Parque Nacional de Aparados da Serra e Parque Nacional da Serra Geral, dois destinos repletos de atividades de ecoturismo e aventura.

Ilha do Campeche, Florianópolis – SC

lugares mais lindos para viajar no Brasil

Foto: Rodrigo Soldon/ Flickr

Um verdadeiro reduto de águas cristalinas em tons de azul, mata nativa verde e areia branquinha. Assim é a Ilha do Campeche, em Florianópolis, sem dúvidas um dos lugares lindos para viajar no Brasil. No entanto, a Praia da Enseada, única da ilha, só pode ser acessada por barcos autorizados a levar visitantes ao local. Além disso, a praia também permite apenas um acesso limitado de pessoas por dia.

Praias de Torres – RS

Foto: Marcos Alexandre/Wikimedia commons

Para quem pensa que o Rio Grande do Sul só apresenta lugares ideais para curtir no inverno, está muito enganado. Torres, no litoral do Estado, apresenta praias com incríveis falésias com rochas de basalto. A mais conhecida é a Praia da Guarita, onde os imensos paredões rochosos encantam a todos. Portanto, este é mais um destino pouco conhecido, mas que está entre os lugares mais lindos para viajar no Brasil.

Pedra Furada, Urubici – SC

Foto: Pixabay

Se você ama um friozinho serrano cercado por belezas naturais, Urubici é o destino ideal. A charmosa cidade fica localizada a uma altitude de 915 metros na Serra Catarinense. No inverno, o destino é um dos poucos no Brasil onde chega a nevar. Além disso, atrações como a Pedra Furada e o Cânion Espraiado são imperdíveis.

Gramado – RS

lugares mais lindos para viajar no Brasil

Foto: Divulgação

Localizada a cerca de 130 km de Porto Alegre, Gramado reserva casinhas em estilo alpino, vários parques, museus, paisagens belíssimas e muitos restaurantes. Assim, o município gaúcho é muito procurado por visitantes, especialmente durante a temporada de inverno, quando tudo fica ainda mais charmoso.

Guarda do Embaú, Palhoça – SC

Foto: Joel Colmanq/ Wikimedia Commons

Um verdadeiro refúgio do litoral catarinense, a Guarda do Embaú preserva uma atmosfera tranquila, ideal para quem deseja descansar e desconectar. Assim, com um charme despretensioso de um vilarejo de pescadores, o local é famoso pela prática do surf, mas também por quem aprecia cenários paradisíacos e natureza exuberante.

Lagoinha do Leste, Florianópolis – SC

lugares mais lindos para viajar no Brasil

Foto: Papa Pic/ Wikimedia Commons

Considerada uma das praias mais bonitas do sul brasileiro e também do Brasil, Lagoinha do Leste concentra um mar de ondas fortes, água limpa e areia branca e fofa. No entanto, para acessar o local preservado é necessário realizar uma longa trilha em meio à mata ou contratar um traslado de barco. Além disso, os visitantes ainda podem se refrescas em lagoas de água doce que se formam ao longo da faixa de areia.

Morretes – PR

Foto: Guilherme Scholz Portela/ Flickr

Para quem chega de Curitiba, as belezas de Morrestes já começam no trajeto de trem pela Serra do Mar, considerado um dos mais bonitos do mundo. Na cidade, casarões coloniais, pracinhas bucólicas, clima tranquilo e muita natureza. Portanto, é isso que faz da cidade um dos lugares lindos para viajar no Brasil.

Lugares mais lindos do Brasil: Região Centro-Oeste

Chapada dos Veadeiros – GO

Foto: Divulgação

Certamente um dos lugares mais lindos para viajar no Brasil, a Chapada dos Veadeiros oferece diversas atrações em meio a natureza. Assim, são trilhas, parques, cachoeiras, rios, formações rochosas peculiares, entre outras opções para se deslumbrar. Portanto, para quem curte uma atmosfera mística, o local também é perfeito para renovar as energias.

Pantanal – MS e MT

lugares mais lindos para viajar no Brasil

Foto: Filipefrazao/ Wikimedia Commons

A maior planície alagada do mundo não poderia ficar de fora dos 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil. São florestas bem preservadas, rios e paisagens deslumbrantes. Diversas atividades que podem ser realizadas, como os safáris, passeios focados na observação de animais. Além disso, ainda é possível realizar cavalgadas, passeios de canoa pelas águas, entre muitas outras opções.

Caldas Novas – GO

Caldas Novas concentra alguns dos melhores balneários do Brasil. Foto: Divulgação

Considerada a maior estância termal do Brasil, Caldas Novas oferece uma ampla estrutura de resorts e parques aquáticos capazes de agradar pessoas de todas as idades. Assim, suas águas quentes oferecem propriedades medicinais e chegam a atingir até 70ºC. Por conta disso, é um destino muito procurado no outono e no inverno.

Eixo Monumental, Brasília – DF

Foto: Divulgação

Um dos lugares mais incríveis do Brasil é o Eixo Monumental, uma avenida que se localiza no centro de Brasília. Assim, são mais de 15 quilômetros que concentram diversos monumentos importantes da capital federal, como a Praça dos Três Poderes, o Palácio do Buriti, o Memorial JK e a Catedral Militar Rainha da Paz.

Bonito – MS

lugares mais lindos para viajar no Brasil

Bonito, considerado um dos lugares mais lindos para viajar no Brasil. Foto: Pixabay

Não há dúvidas que Bonito é um dos lugares mais lindos do Brasil para viajar. Como o próprio nome indica, alguns dos cenários mais incríveis do país encontram-se na cidade. Assim, com foco no ecoturismo, o turista pode realizar flutuações em águas cristalinas, praticar rapel, conhecer cavernas e desbravar grutas impressionantes.

Dolina da Água Milagrosa, Cáceres – MT

Foto: Divulgação

Um verdadeiro oásis de águas azuis e rodeado por uma mata exuberante, a Dolina da Água Milagrosa, na zona rural do município de Cáceres, é um dos lugares mais lindos para viajar no Brasil. Portanto, apesar de ser um destino ainda pouco conhecido, o local vem sendo aos poucos descoberto e já conta com certa estrutura turística para receber os visitantes.

Cachoeiras de Pirenópolis – GO

Foto: Tiago Caramuru/ Wikimedia Commons

Pirenópolis vem se tornando um destino cada vez mais visitado por conta de seus cachoeiras. Para se ter uma ideia, a cidade conta com mais de 80 quedas d’água, sendo algumas delas abertas para visitação. Além disso, muitas cachoeiras ficam em lugares bem estruturados, com banheiros, lanchonetes, restaurantes, entre outras comodidades.

Serra do Roncador – MT

lugares mais lindos para viajar no Brasil

Foto: Erico Mabellini/ Wikiemdia Commons

Formada por chapadas, uma impressionante fauna e flora e cercada por mais de 100 cachoeiras, a Serra do Roncador fica a 500 km de Cuiabá e se estende até o estado do Pará, na Serra do Cachimbo. Assim, com diversas opções de passeios para quem curte aventura e, sobretudo, belíssimas paisagens, sem dúvidas este é um local ainda pouco conhecido no país que merece ser apreciado.

Chapada dos Guimarães – MT

Foto: Chostakovis/ Wikimedia Commons

O centro-oeste brasileiro é belíssimo, especialmente pela grande oferta de atrações naturais. Uma delas, sem dúvida, é o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães. Assim, são mais de 30 mil hectares repletos de paredões rochosos, cachoeiras, grutas, cavernas, piscinas naturais e muita vegetação nativa. Tudo isso a pouco mais de 70 km de Cuiabá.

Nobres – MT

Foto: Divulgação

A cidade de Nobres vem se destacando por ser um destino com muitos atrativos naturais, como cavernas, grutas e cachoeiras que estão por todos os lados na região. Portanto, um destaque fica para a Lagoa Azul, também conhecida como Aquário Encantado, onde é possível realizar uma flutuação e observar diversas espécies de peixinhos coloridos.

Pontão do Lago Sul, Brasília – DF

lugares mais lindos para viajar no Brasil

Foto: Divulgação

Um centro de lazer repleto de bons restaurantes e uma paisagem incrível Assim é o Pontão do Lago Sul, local situado à beira da Lagoa Paranoá. Além de passear pela orla arborizada, é possível fazer passeios de barco ou até mesmo praticar windsurfe. Portanto, se prepare para presenciar o pôr do sol mais lindos da cidade.

Primavera do Leste – MT

Lugares mais lindos do Brasil. Foto: Divulgação

Outro destino onde a natureza impera, Primavera do Leste oferece águas cristalinas de duas lagoas paradisíacas: Encantada e da Lagoa da Lua. Ambas possuem águas cristalinas onde é possível realizar flutuações e se encantar com toda a vida subaquática colorida. Assim, este é mais um dos lugares lindos para viajar no Brasil.

Terra Ronca, São Domingos – GO

Lugares mais lindos do Brasil. Foto: Pixabay

Este destino surpreendente fica localizado no município de São Domingos em Goiás, próximo a divisa com a Bahia. Assim, o local possui um dos mais belos e maiores conjuntos de cavernas do Brasil, além de cachoeiras, grutas e trilhas em meio à natureza. Portanto, sem dúvidas, este é um dos lugares mais lindos para viajar no Brasil.

Parque Nacional das Emas – GO

lugares mais lindos para viajar no Brasil

Lugares mais lindos do Brasil. Foto: Pixabay

Com uma área de mais de 130 mil hectares de cerrado, o Parque Nacional das Emas é um espaço preservado que abriga mais de 800 espécies de plantas e mais de 300 aves e mamíferos com risco de extinção. Tudo isso pode ser apreciado por trilhas percorridas a pé ou de bicicleta. Dentro do parque há também opções de aventura, como boia-cross e flutuação. Além disso, ainda é possível observar o fenômeno da bioluminescência que ocorre em alguns cupinzais.

Leia também:

» O que fazer em Santiago: 15 atrações e pontos turísticos para visitar
» Lugares em São Paulo: veja os 9 mais desejados segundo o TripAdvisor
» 50 praias paradisíacas para visitar no Brasil
» 20 filmes gravados na Itália para inspirar sua próxima viagem

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Allianz Travel.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Festival de cinema virtual exibe mais de 100 filmes gratuitos no YouTube

Artigo anterior

Vilarejo submerso em lago na Toscana poderá reaparecer após 26 anos

Artigo seguinte

Você pode gostar