Passeios em Cuiabá: A capital do Mato Grosso é uma excelente opção de viagem. Listamos quais são as atrações imperdíveis de Cuiabá para você conhecer

Você sabia que, apesar de não estar entre os principais destinos turísticos, a capital do Mato Grosso é uma excelente opção de viagem? Isso mesmo. E para te provar que vale a pena viajar para lá, preparamos este post com 15 atrações imperdíveis para conhecer em Cuiabá.

Museus, igrejas centenárias e construções do período colonial tornam o centro histórico uma ótima opção de passeio cultural. Arborizada e bem planejada, a cidade conta, ainda, com várias áreas verdes.

Leia também » Estes são os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Além disso, tem ótimas opções de restaurantes que servem o melhor das gastronomias internacional e nacional, com destaque para a culinária regional. E, para completar, a cidade oferece vários bares que garantem o agito para quem curte a noite.

Ficou interessado em saber o que a capital do Mato Grosso pode te oferecer? Então, confira, a seguir, nossas dicas sobre as atrações imperdíveis de Cuiabá.

Veja quais são as atrações imperdíveis de Cuiabá

Centro Histórico

Passeios em Cuiabá

Foto: Joaoangello10 / Wikimedia Commons

O Centro Histórico de Cuiabá conserva a arquitetura do período colonial em seus comércios, museus e igrejas centenárias. Por isso, caminhar por suas ruas é um passeio muito agradável que ajuda a compreender um pouco sobre a história da cidade, tanto que a região foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Orla do Porto

Passeios em Cuiabá

Foto: Divulgação

A Orla do Porto é um calçadão de 1,3 km às margens do Rio Cuiabá. Repleto de casarões com fachadas coloridas, é uma ótima opção para quem gosta de arte, cultura, boa gastronomia e agito noturno.

Não é à toa que a Orla do Porto é uma das atrações imperdíveis para conhecer em Cuiabá. Recentemente revitalizada, a área concentra bares e restaurantes, casas de cultura e museus, comércios e lojas de artesanato.

Museu do Morro da Caixa D’água

Passeios em Cuiabá

Foto: Divulgação

Para quem quer conhecer mais da história de Cuiabá, o Museu do Morro da Caixa D’Água é o lugar ideal. Seu acervo é composto por várias fotografias que contam como ocorreu o desenvolvimento da cidade. O nome inusitado vem do fato de o museu estar no espaço do antigo reservatório de água da capital do Mato Grosso, fundado em 1882.

Museu de História Natural Casa Dom Aquino

Passeios em Cuiabá

Foto: Divulgação

Outra atração imperdível para conhecer em Cuiabá é o Museu de História Natural Casa Dom Aquino. O local tem uma exposição permanente voltada à arqueologia e à paleontologia, com fósseis encontrados no Mato Grosso.

Voltado à educação e preservação de sítios arqueológicos e paleontológicos, o museu tem visitas guiadas por monitores que explicam cada peça exposta. Além disso, seu entorno abriga um orquidário e um viveiro de plantas nativas.

Museu de Arte Sacra

Mato Grosso

Foto: João Felipe/Secel-MT

Apesar de possuir um acervo simples, o Museu de Arte Sacra conta a história de Cuiabá a partir da perspectiva religiosa e é um importante ponto turístico da cidade. Ele fica no mesmo prédio do Santuário de Nossa Senhora do Bom Despacho e abre de segunda a sexta, das 13h às 18h.

Santuário de Nossa Senhora do Bom Despacho

Mato Grosso

Foto: Mateus Hidalgo / Wikimedia Commons

Como mencionamos anteriormente, o Santuário de Nossa Senhora do Bom Despacho fica no mesmo local do Museu de Arte de Sacra, por isso, eles podem ser visitados em conjunto. Considerado por muitos como a igreja mais bonita da cidade, o Santuário tem uma arquitetura inspirada na Catedral de Notre Dame, na França, e um interior belíssimo.

Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito

Passeios em Cuiabá

Passeios em Cuiabá. Foto: Mateus Hidalgo / Wikimedia Commons

Duas curiosidades tornam a Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito um lugar especial para visitar em Cuiabá. A primeira delas é o fato de ela ser a única igreja dedicada a dois santos: Nossa Senhora do Rosário e São Benedito. 

A segunda curiosidade é que a igreja acompanha a cidade desde a sua fundação. Construída em 1730, a centenária congregação tem arquitetura simples, mas um significado muito importante para a capital do Mato Grosso.

Parque Tia Nair

Mato Grosso

Foto: circuitomt

Com 20 hectares, o Parque Tia Nair é uma das maiores áreas verdes de Cuiabá destinadas ao lazer. Situado no bairro Jardim Itália, tem fácil acesso para quem vem do centro e de outras áreas da cidade. O local conta com pista de caminhada, tirolesa, passeio de pedalinho na lagoa, parque de diversões, praça de alimentação e banheiros públicos.

Parque Mãe Bonifácia

Mato Grosso

Foto: Marcos Vergueiro

Outra ótima opção de lazer ao ar livre, o Parque Mãe Bonifácia é uma área verde belíssima, repleta de espécies típicas do Cerrado. Além de ser perfeito para quem viaja com crianças, é um refúgio para os dias de calor na cidade. O local tem trilhas, pista para caminhada, parque infantil e um mirante.

Parque das Águas

Mato Grosso

Passeios em Cuiabá. Foto: hotelmt

Situado perto do Centro Político Administrativo, o Parque das Águas é uma das atrações imperdíveis para conhecer em Cuiabá. Como o nome diz, o parque tem fontes de águas que formam dois belíssimos espetáculos: o Splash Zone, ou túnel das águas, e o Balé das Águas. Ambos ocorrem todas as noites no local.

Além disso, o parque tem pista de caminhada, ciclofaixa, a Lagoa Paiaguás e vários estabelecimentos gastronômicos que privilegiam a culinária regional.

Chapada dos Guimarães

chapada dos guiamarães

Foto: Chostakovis / Wikimedia Commons

Localizada a 67 km da capital do Mato Grosso, a Chapada dos Guimarães é um lugar para conhecer a partir de Cuiabá. Este lugar impressionante reserva experiências únicas em meio a uma natureza exuberante. Entre as opções do que fazer na Chapada dos Guimarães estão a visita a cavernas, banhos em rios e cachoeiras de águas cristalinas e a contemplação de paisagens de tirar o fôlego em mirantes que revelam toda magnitude da região.

Rodovia Transpantaneira

atrações imperdíveis

Foto: Mateus Hidalgo

O tour pela Rodovia Transpantaneira é uma das experiências incríveis que o Mato Grosso pode oferecer. Em seus 150 km de extensão, a estrada revela várias espécies de animais da flora brasileira, entre eles, várias aves e répteis, cervos e, até, onças. A MT-060 liga a cidade de Poconé a Porto Jofre, na divisa com Mato Grosso do Sul. 

Sesc Arsenal

atrações imperdíveis

Passeios em Cuiabá. Foto: Mateus Hidalgo

O Sesc Arsenal é um lugar para quem gosta de arte e cultura. O local possui biblioteca, teatro, galerias de arte e cinema, restaurante e bar. Além disso, recebe vários eventos culturais. Por isso, é um dos lugares para conhecer em Cuiabá.

Feira de Artesanato

atrações imperdíveis

Foto: Divulgação

A tradicional Feira de Artesanato da Praça da República está entre as melhores atrações de Cuiabá, principalmente para quem curte arte e cultura. Nela, é possível encontrar de tudo um pouco, desde reproduções sacras até produtos regionais, como doces e compotas típicas do Mato Grosso.

Aquário Municipal

atrações imperdíveis

Passeios em Cuiabá. Foto: Divulgação

Localizado ao lado do Museu do Rio, o Aquário Municipal de Cuiabá é um local dedicado ao conhecimento sobre as bacias e peixes do Mato Grosso do Sul. Com vista para o rio Cuiabá, é um dos pontos turísticos mais visitados da cidade e não pode ficar de fora do seu roteiro.

Há tantas atrações imperdíveis para conhecer em Cuiabá que a cidade merece fazer parte dos seus planos de viagem. Vale a pena visitar cada um deles e aproveitar esse destino incrível.

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto para qualquer destino.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Floresta encantada: parque em Campos do Jordão reúne casas inspiradas em contos infantis

Artigo anterior

Malas, mochilas e mais: Bagaggio traz novidades para a retomada das viagens

Artigo seguinte

Você pode gostar