Em busca do cenário perfeito para imortalizar um momento especial? Conheça 15 cachoeiras lindas para tirar fotos em Minas Gerais 

Minas Gerais pode até não ter praia, mas esse detalhe, definitivamente, não faz diferença alguma. Isso porque o estado guarda cachoeiras incríveis para se refrescar – e também se deslumbrar. Águas cristalinas, quedas gigantes e piscinas naturais são algumas das atrações que os visitantes podem encontrar ao visitar essas belas formações da natureza.  

Para quem ama tirar fotos, esses lugares tornam-se os cenários perfeitos, uma vez permitem criar ângulos inusitados e composições incríveis. Minas Gerais entrega cachoeiras lindas de norte a sul do estado e, por estarem localizadas muitas vezes em lugares de difícil acesso, a maior parte dos roteiros deve ser programado utilizando um carro. 

Neste caso, o aluguel de carros em Belo Horizonte pode se tornar uma alternativa prática e segura. A Localiza, por exemplo, oferece diversas unidades espalhadas pela capital mineira, um excelente ponto de partida para explorar as cachoeiras mais lindas para tirar fotos. A locadora permite, inclusive, realizar o aluguel de carro pela internet, de forma ágil e sem perder tempo com burocracias. 

Cuidados para visitar cachoeiras em Minas Gerais

Antes de visitar as cachoeiras mais lindas para tirar fotos em Minas Gerais, é importante estar ciente que tratam-se de lugares muitas vezes acessíveis apenas por trilhas e em meio à natureza. Portanto, vale a pena tomar alguns cuidados, tanto para se proteger quanto para preservar esses verdadeiros paraísos naturais. 

  • Nunca use chinelos de dedo para visitar as cachoeiras, já que são locais úmidos e escorregadios, geralmente cercados por pedras. Prefira sempre um tênis ou uma bota de trilha;
  • Evite visitar cachoeiras e quedas d’água em dias chuvosos, já que o volume de água pode aumentar e criar correntezas perigosas; 
  • Respeite a sinalização do local e siga pelos caminhos indicados. Vale a pena também contratar um guia credenciado da região, que indicará as melhores práticas para um passeio seguro. 
  • Lembre-se que grande parte dessas cachoeiras encontram-se em parques e áreas de preservação, portanto, seja um visitante consciente. 

15 cachoeiras lindas para tirar fotos em Minas Gerais 

Cachoeira do Tabuleiro – Conceição do Mato Dentro

15 cachoeiras lindas para tirar fotos em Minas Gerais

Foto: Rafael dos Reis Pereira/ Wikimedia Commons

Seus imponentes 273 metros de queda d’água a tornam a maior cachoeira de Minas Gerais e a terceira maior do Brasil. A Cachoeira do Tabuleiro impressiona por todos os ângulos, seja por três opções de trilha de diferentes níveis de dificuldade para quem deseja visualizá-la por cima ou caminhando até alcançar sua base. A primeira opção permite ter uma dimensão de sua grandeza que, visualizada do alto, cria um visual que se assemelha ao formato de um coração. Já por baixo, é necessário caminhar pelo leito do rio, sobre pedras, até chegar a uma incrível piscina natural.

Cachoeira Casca d’Anta – São Roque de Minas

15 cachoeiras lindas para tirar fotos em Minas Gerais

Foto: Gustavo Couto/ Wikimedia Commons

Localizada em plena Serra da Canastra, a cachoeira Casca d’Anta é uma das mais lindas para tirar fotos em Minas Gerais. Isso porque seus 186 metros de altura criam um dos cenários mais bonitos para se fotografar. Cercada por muito verde, suas águas possuem ainda uma característica especial: chegam direto da nascente do Rio São Francisco, que fica bem próxima dali. É possível visitar a cachoeira tanto por cima quanto por baixo, mas seu poço principal não é indicado para banho por conta da correnteza. 

Cachoeira dos Garcias – Aiuruoca

15 cachoeiras lindas para tirar fotos em Minas Gerais

Foto: Gabrielrvallim/ Wikimedia Commons

Ao chegar na Cachoeira dos Garcias, em Aiuruoca, você logo entenderá o motivo pela qual ela é considerada perfeita para tirar fotos. Com 30 metros de queda, ela ainda oferece um poço enorme para tomar um banho e se refrescar, o que permite cliques dos mais diversos ângulos. No entanto, é importante saber que, para acessar a cachoeira, é necessário subir uma serra bastante íngreme com um carro, sendo necessário um veículo 4×4 para realizar este trajeto.  

Cachoeira das Esmeraldas – Carrancas

15 cachoeiras lindas para tirar fotos em Minas Gerais

Foto: Renato Soares Moreira/ Wikimedia Commons

Carrancas é conhecida como a “cidade das cachoeiras” mineiras. Portanto, não há lugar melhor para conferir as belezas em diversas quedas d’água espalhadas pelo município, como o Complexo da Fumaça, onde é possível visitar a Cachoeira da Fumaça e a Cachoeira Véu da Noiva, por exemplo. Mas para quem deseja tirar boas fotos, uma dica é a Cachoeira da Esmeralda, no Complexo Vargem Grande, cujo tom esverdeado de suas águas é realmente impressionante. Sua enorme piscina natural é perfeita para se refrescar e, claro, render bons cliques. 

Cachoeira do Crioulo – São Gonçalo do Rio Preto

Foto: Acervo Parque Estadual do Rio Preto

O visual único e até mesmo peculiar da Cachoeira do Crioulo a inclui na lista das mais lindas para tirar fotos em Minas Gerais. Localizada bem próxima da cidade de Diamantina, o espaço é cercado por uma prainha de areias brancas que contrastam perfeitamente com suas águas tranquilas de tonalidade mais escura. É o local perfeito para se refrescar, uma vez que sua piscina natural é convidativa para um banho. Para chegar à cachoeira, que fica dentro do Parque Estadual do Rio Preto, é necessário caminhar por uma trilha por cerca de quatro horas. 

Cachoeira do Sentinela – Diamantina

15 cachoeiras lindas para tirar fotos em Minas Gerais

Foto: Jackson Reis/ Wikimedia Commons

Localizada no Parque Estadual do Biribiri, a poucos quilômetros do centro de Diamantina, a Cachoeira do Sentinela fica rodeada por vegetação nativa e formações rochosas, o que a transforma no cenário perfeito para render bons cliques. Várias quedas d’água pequenas formam poços refrescantes para banho, com tons esverdeados. Bem perto dela está a Cachoeira dos Cristais, outra boa opção para essa lista de cachoeiras lindas para tirar fotos em Minas Gerais. 

Cachoeira das Borboletas – São Thomé das Letras

Foto: Adtormena/ Wikimedia Commons

O nome dessa cachoeira já dá a entender que se trata de um verdadeiro cenário de contos de fada. Localizada em meio a um vale repleto de natureza e rodeado por uma atmosfera mística, a Cachoeira das Borboletas oferece águas cristalinas cercadas por muito verde, com uma queda perfeita para relaxar e uma piscina natural agradável. O acesso também é tranquilo, realizado por meio de uma trilha com pouco mais de 120 metros. Mas o que faz dela uma das cachoeiras mais lindas para tirar fotos em Minas Gerais? Além de tudo isso, inúmeras borboletas costumam visitar o local, proporcionando um visual verdadeiramente mágico. 

Cachoeira Grande – Serra do Cipó

15 cachoeiras lindas para tirar fotos em Minas Gerais

Foto: Rodrigo Argenton/ Wikimedia Commmons

A Cachoeira Grande não impressiona por gigantes quedas d’águas, uma vez que chegam a atingir, no máximo, 10 metros de altura. No entanto, suas pequenas quedas se estendem em linha reta por mais de 50 metros, formando um visual incrível. O conjunto forma um dos cenários mais bonitos para tirar fotos em Minas Gerais, possibilitando diversas opções de cliques. O acesso a esta beleza natural também é simples e, por estar localizada em uma propriedade privada, oferece algumas comodidades, como banheiro e lanchonete. Serra do Cipó fica bem próxima da capital Belo Horizonte, a cerca de 100 quilômetros de carro.

Cachoeiras dos Cânions – Capitólio

15 cachoeiras lindas para tirar fotos em Minas Gerais

Foto: Ana Di Tullio/ Wikimedia Commons

Conhecido como “mar de Minas”, o Lago de Furnas oferece um dos cenários mais estonteantes para tirar boas fotografias. Seus mais de 1.440 metros de paredões rochosos, fruto de um antigo reservatório artificial criado para gerar energia elétrica, abrigam hoje uma piscina natural com águas esverdeadas. A paisagem exótica é repleta de belezas, como cânions e quedas d’água que escorrem de seus topos e chegam a atingir mais de 50 metros de altura. Para visualizá-las, no entanto, é necessário fazer um passeio de barco. Vale a pena também fotografar do alto das formações rochosas, permitindo um ângulo panorâmico. 

Cachoeira do Rio Claro – Nova Ponte

Foto: Lugares de Minas

A cachoeira do Rio Claro, também conhecida como “Fumaça”,  fica localizada entre as cidades de Nova Ponte e Uberaba. O local ainda não foi descoberto pelo turismo de massa, mas é uma das cachoeiras mais bonitas para tirar fotos em Minas Gerais. São quarenta e três metros de altura rodeados por cânions, mata nativa e paredões rochosos, o que atrai também muitas pessoas em busca de adrenalina e esportes de aventura. A força de suas águas é tão impressionante que é considerada a maior vazão do estado. O ideal para tirar fotos é realizar uma trilha tranquila para obter uma vista panorâmica do local. 

Cachoeira das Irmãs – Araguari

15 cachoeiras lindas para tirar fotos em Minas Gerais

A Cachoeira das Irmãs, também conhecida como Cachoeira das Freiras, oferece mais um cenário perfeito para quem deseja tirar fotos em Minas Gerais. São 42 metros de queda d’água que, ao atingirem o chão, formam uma ilusão ótica semelhante a uma fumaça,  tornando tudo ainda mais interessantes para o clique perfeito. Vale a pena evitar o local aos finais de semana ou feriados, uma vez que é bastante procurado por visitantes, especialmente no verão. 

Cachoeira do Tempo Perdido – Serro

15 cachoeiras lindas para tirar fotos em Minas Gerais

Foto: Wikimedia Commons

A Cachoeira do Tempo Perdido oferece a paisagem ideal para boas fotos: uma queda d’água delicada, uma bela piscina natural com águas cristalinas de tom avermelhado, uma prainha com areias brancas e muita natureza. Opções e ideias para guardar momentos de recordação não faltarão, uma vez que o local permite fotografias dos mais variados ângulos. Aproveite também para relaxar, já que o espaço é bem tranquilo e inspira sossego. 

Cachoeira do Fundão – São Roque de Minas

Foto: Gabrielribeirov/ Wikimedia Commons

Considerada por muitos uma das mais belas cachoeiras da Serra da Canastra, a Cachoeira do Fundão, de fato, impressiona. No entanto, seu acesso não é dos mais fáceis, sendo necessário percorrer uma estradinha de terra instável, seguida por uma caminhada de cerca de dois quilômetros. Tudo é compensado quando se chega à queda forte, formada pelas águas do Rio Santo Antônio. Uma enorme piscina natural com tons esverdeados e diversos peixinhos dão um charme extra ao paradisíaco lugar. 

Cachoeira da Janela do Céu – Ibitipoca 

15 cachoeiras lindas para tirar fotos em Minas Gerais

Foto: Pedro Augusto Marazzo de Sousa/ Wikimedia Commons

Esta é, sem dúvidas, uma das cachoeiras mais lindas para tirar fotos em Minas Gerais, já que possibilita se posicionar bem na beira da queda d’água, com uma vista deslumbrante das montanhas ao fundo. O cenário, um dos mais concorridos da região, oferece uma tonalidade dourada à água, o que torna tudo ainda mais perfeito para render bons cliques. No entanto, alcançar esse paraíso exige certo esforço: a trilha de acesso ao mirante dura cerca de oito horas. Portanto, é necessário disposição e bom condicionamento físico para chegar até lá, mas vale a pena quando se visualiza uma das paisagens mais incríveis do estado. 

Cachoeiras do Vale Encantado – Alto Caparaó 

Algumas das paisagens mais bonitas de Minas Gerais estão guardadas dentro no Parque Nacional do Caparaó, localizado na divisa do estado com o Espírito Santo. As cachoeiras do Vale Encantado são alguns destaques da região, uma sequência de pequenas quedas d’água que deságuam umas nas outras por mais de um quilômetro, formando diversas piscinas naturais em tons esverdeados. O local, situado a mais de 1900 metros de altitude, faz jus ao nome e parece, de fato, encantado. 

Gostou da nossa seleção de cachoeiras lindas para tirar fotos em Minas Gerais? Agora só falta separar sua câmera fotográfica ou celular e visitar uma dessas belezas naturais. 

+ Info
Localiza
https://www.localiza.com/
[email protected]
0800 979 2000

Leia também:

» 10 mirantes sensacionais para conhecer em estradas pelo Brasil
» Aluguel de carro: saiba qual modelo alugar para cada estilo de viagem
» Inhotim reabre após quase oito meses fechado devido à pandemia
» Pontos turísticos em Fortaleza para conhecer com carro alugado

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Reserve passagens aéreas com até 40% de desconto para qualquer destino.
Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Novo passaporte da Noruega pode ser o mais estiloso do mundo

Artigo anterior

Lugares para conhecer no Nordeste viajando de carro  

Artigo seguinte

Você pode gostar