Confira 15 vilarejos em praias paradisíacas para conhecer no Nordeste e curta toda a tranquilidade da região mais paradisíaca do Brasil

Procurando um destino semi deserto para se isolar e curtir a natureza com tranquilidade? A Região Nordeste é repleta de praias paradisíacas que proporcionam paz, temperaturas elevadas e cenários divinos que certamente irão recarregar as suas energias.

Selecionamos 15 vilarejos nas praias mais paradisíacas do Nordeste para inspirar a sua próxima viagem em território brasileiro. Da Bahia ao Maranhão, confira os destinos mais tranquilos do litoral nordestino.

Atins – Maranhão 

Foto: Mayra Pavanello Munerato / Wikimedia Commons

O mais novo destino descoberto por turistas que visitam o Maranhão funciona como uma das portas para o famoso Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Diferente de Barreirinhas, a vila de Atins possui pouca estrutura para o turista, mas não deixa de ser menos aconchegante. 

Com poucas pousadas de charme espalhadas pelo litoral e em ruas rústicas de areia, Atins é uma ótima opção para quem busca se hospedar mais próximo do parque nacional e deseja se hospedar em lugares mais tranquilos e com menos fluxo de turistas. 

Para chegar ao destino, o visitante precisa pegar uma lancha rápida no porto de Barreirinhas e percorrer cerca de 30 min pelo rio Preguiça. 

Onde se hospedar: BKR Pousada / Vila Vento
Onde comer: Restaurante do Rico / Restaurante da Luzia (Canto do Atins)

Tutóia – Maranhão

Foto: Wikimedia Commons

Pertencente a sensacional Rota das Emoções – roteiro turístico que integra os estados do Ceará, Piauí e Maranhão, a cidade de Tutóia está situada entre o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses e o Delta do Parnaíba.

A região é repleta de belezas naturais com praias, lagoas, rios, ilhas e pequenas dunas que relembram uma miniatura dos Lençóis Maranhenses.

Quem se hospeda em Tutóia poderá conferir outros destinos próximos super interessantes como a cidade de Paranaíba, no estado vizinho do Piauí, e outros destinos que cercam os Lençóis Maranhenses. Entre eles, Barreirinhas, Santo Amaro e Atins.

Onde se hospedar: Pousada Jagatá / Pousada Vila Tutóia
Onde comer: Restaurante Sarapó

São Miguel do Gostoso – Rio Grande do Norte

Foto: Wikimedia Commons

Outro destino paradisíaco no Nordeste que você precisa visitar é a cidade de São Miguel do Gostoso. As praias extensas do litoral norte do estado abrigam praias cercadas por coqueirais e casinhas simples que trazem um ar de vila de pescador ao pequeno município.

São Miguel do Gostoso está próxima de outras atrações badaladas do Rio Grande do Norte como a Praia de Touros, as paradisíacas piscinas naturais de Maracajaú e maravilhosa península de Galinhos.

Onde se hospedar: Pousada La Dolce Vita / Vilamaré
Onde comer: Pantai Bar e Restaurante

Pipa – Rio Grande do Norte

Vilarejos no nordeste

Foto: Vitoriano Jr. / Wikimedia Commons

Sinceramente Pipa está longe de ser um vilarejo pacato e com clima tranquilo. A vila localizada no litoral sul do RN está entre as capitais Natal e João Pessoa, e por isso está sempre repleta de turistas.

Apesar do movimento intenso, Pipa possui praias paradisíacas que oferecem tranquilidade e privacidade, um belo exemplo é a praia da Baía dos Golfinhos, uma área protegida que é lar de muitos mamíferos e cercada por imensas falésias multicoloridas.

Outras opções bem tranquilas são as praias de Cacimbinha, a Praia do Giz (localizada no município vizinho Tibau do Sul, e as praias de Sibaúma.

Onde se hospedar: Hotel Sombra e Água Fresca / Toca da Coruja
Onde comer: Pipa Beach Clube / Ú Bistrô

Barra Grande – Piauí

Vilarejos no nordeste

Vilarejos rústicos no Nordeste. Foto: Wikimedia Commons

Verdade seja dita, o litoral do Piauí não é muito comentado entre turistas que visitam a região Nordeste, porém o estado revela grandes surpresas. Apesar de pequena, a faixa litorânea pertencente ao estado possuí ótimas opções de praias, sendo a maioria delas próximas aos municípios de Luís Correia e Parnaíba.

A Praia de Barra Grande faz parte do município de Cajueiro da Praia, em um pequeno vilarejo com pequenas pousadas e restaurantes rústicos e super aconchegantes. Famosa entre praticantes de kitesurf, a Praia de Barra Grande é um local ideal para quem busca relaxar e descobrir um novos paraísos em território brasileiro.

Além das praias, Barra Grande oferece outros passeios interessantes aos turistas como passeios de barco pelo manguezal para observar os cavalos marinhos da região, um bate volta para o místico Parque Nacional de 7 Cidades que abriga diversas pinturas rupestres e as belezas do Delta do Parnaíba.

Onde se hospedar: Pousada BGK
Onde comer: Manga Rosa / La Pizza

Flecheiras – Ceará

praias paradisíacas

Vilarejos rústicos no nordeste. Foto: Otávio Nogueira / Flickr

Localizada no município de Trairi, a 124 km de Fortaleza, Flecheiras parece um pequeno oásis em meio às dunas e coqueirais que preenchem essa parte do litoral nordestino. 

Repleta de corais que formam piscinas naturais durante a maré baixa, Flecheiras é ideal para famílias que viajam com crianças pequenas. O vilarejo também permite fazer bate voltas rápidos de 1 dia para outras atrações imperdíveis do estado, entre elas o vilarejo de Mundaú e Guajiru.

Onde se hospedar: Pousada Janelas do Mar
Onde comer: Restaurante Maré Alta

Jericoacoara – Ceará

Vilarejos no nordeste

Foto: Anderps / Wikimedia Common

O destino mais famoso do Ceará é dono de alguns dos cartões postais mais famosos e paradisíacos do Brasil.

Seus visuais encantadores formados por praias, dunas, lagoas e mangues atraem casais apaixonados, famílias com crianças e grupos de amigos vindos de toda parte do mundo para aproveitar o sossego que a vila oferece.

Entre suas principais atrações estão a Lagoa do Paraíso, a Duna do Pôr do Sol, a Pedra Furada e claro a praia que carrega o mesmo nome da vila.

Onde se hospedar: Vila Kalango / Casa na Praia
Onde comer: Restaurante Tamarindo

Barra de Camaratuba – João Pessoa

praias paradisíacas

Vilarejos rústicos no Nordeste. Foto: Junior Jurandir / Wikimedia Commons

A vila de pescadores de Barra de Camaratuba é um dos destaques do litoral norte da Paraíba. A vila faz parte do distrito de Mataraca, localizado próximo a divisa com o Rio Grande do Norte e abriga cenários selvagens cercado por uma natureza exuberante.

A região concentra uma vasta área coberta por Mata Atlântica, com praias desertas, lagoas, manguezais e uma área de proteção ecológica riquíssima em fauna e flora.

Onde se hospedar: Pousada Manga Azul
Onde comer: Restaurante Camaratuba

Tamandaré – Pernambuco

Vilarejos no nordeste

Vilarejos para conhecer no Nordeste. Foto: DlauriniJr / Wikimedia Commons

Impossível falar sobre as belezas do litoral pernambucano e não mencionar as praias de Tamandaré. É no destino que estão as praias mais desertas do litoral sul de Pernambuco, com mar calmo, areia branca e piscinas naturais espalhadas por toda faixa litorânea.

Onde se hospedar: Coral Beach Tamandaré
Onde comer: Restaurante Tapera do Sabor

Porto de Pedras – Alagoas

praias paradisíacas

Vilarejos para conhecer no Nordeste. Foto: Wikimedia Commons

Porto de Pedras é de fato um dos destinos mais incríveis da Rota Ecológica de Alagoas. O pequeno vilarejo localizado entre Japaratinga e São Miguel dos Milagres possui algumas das atrações mais belas do litoral alagoano e por não possui tantas opções de hotéis é considerado um dos destinos mais tranquilos e aconchegantes do estado.

Não deixe de conferir a incrível Praia do Patacho, a Praia de Lajes e Associação do Peixe-Boi, além disso, você poderá aproveitar a a proximidade com outros destinos famosos e fazer um bate volta em Maragogi e até mesmo em Porto de Galinhas, em Pernambuco.

Onde se hospedar: Pousada Beijupirá
Onde comer: Peixada da Marinete

São Miguel dos Milagres – Alagoas

Vilarejos no nordeste

Vilarejos para conhecer no Nordeste. Foto: offtotravel

Outro vilarejo rústico para conhecer no Nordeste é a charmosa São Miguel dos Milagres. Praias incríveis e quase desertas, pousadas encantadoras e uma cidadezinha aconchegante é o que você irá encontrar nesse pedacinho mágico do litoral alagoano.

Um dos passeios imperdíveis para fazer em São Miguel é o famoso tour de jangada que leva os visitantes até as impressionantes piscinas naturais que ficam a cerca de 1 Km da costa. Ao chegar nas piscinas, os turistas podem fazer um divertido mergulho com snorkel para observar os peixinhos coloridos que vivem nessas águas cristalinas.

Onde se hospedar: Pousada Villa Pantai / Paru Boutique Hotel
Onde comer: Uí Bistrô

Itacaré – Bahia

praias paradisíacas

Praias paradisíacas no Nordeste. Foto: Marinelson Almeida / Flickr

Itacaré está na lista de desejos de todo turista que visita a Bahia. O destino faz parte da incrível Rota do Cacau e está a 250 km de Salvador.

O vilarejo tem clima tranquilo e abriga algumas das praias mais belas do estado. Se você procura um vilarejo para conhecer no Nordeste com boa infraestrutura, paisagens cênicas e uma divertida vida noturna, adicione Itacaré na sua lista de desejos.

Onde se hospedar: Vila Barracuda Boutique Hotel
Onde comer: Flor do Cacau / Restaurante Manga Rosa

Praia do Forte – Bahia

Vilarejos no nordeste

Vilarejos rústicos no Nordeste. Foto: Cleferson Comarela / Wikimedia Commons

Outra grande surpresa do litoral baiano é a fantástica Praia do Forte. Belas praias de água quente, piscinas naturais, areia branca, vasto coqueiral e mar calmo. São as características que tornam a Praia do Forte um destino inesquecível.

Onde se hospedar: Pousada Paraíso do Forte / Iberostar Praia do Forte
Onde comer: Restaurante Donana

Caraíva – Bahia

praias paradisíacas

Vilarejos rústicos para conhecer no Nordeste. Foto: Gabriel Castaldini / Wikimedia Commons

Com ruas de areia e jeitinho rústico, Caraíva é um dos passeios mais procurados para fazer um bate volta saindo de Porto Seguro e Arraial d’Ajuda.

Para chegar ao vilarejo isolado é necessário atravessar um rio em canoa, portanto Caraíva não possui carros e até mesmo sinal de internet pode ser um pouco difícil de ser encontrado. Banhada pelo Oceano Atlântico e pelo rio Caraíva, esta península paradisíaca é o local ideal para quem busca privacidade e tranquilidade.

Onde se hospedar: Caraíva Bela Vista Pousada / Pousada Cores do Mar
Onde comer: Culinária Central

Mangue Seco – Bahia

Vilarejos no nordeste

Praias paradisíacas no Nordeste. Foto: Nico Kaiser / Flickr

Cercado de dunas e coqueiros, Mangue Seco está localizado entre a Bahia e o Sergipe e ficou conhecida após servir de cenário para a novela, Tieta, baseada na obra de Jorge Amado.

A vila de Mangue Seco possui as características perfeitas de um destino aconchegante e rústico: ruas de areia, natureza intocada, pouca movimentação de turistas e moradores, e atrações naturais de cair o queixo.

Onde se hospedar: Hotel Resort Eco O Forte
Onde comer: Restaurante Frutos do Mar

Leia também:

» Melhores hotéis e pousadas para se hospedar no Nordeste
» 41 praias paradisíacas para conhecer no Nordeste
» Mochilão no Brasil: roteiro de 30 dias conhecendo as melhores praias do Nordeste
» Agência cria roteiro passando por 4 dos estados mais belos do nordeste brasileiro

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Allianz Travel.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Azul e LATAM anunciam compartilhamento de rotas e programas de fidelidade

Artigo anterior

Maranhão ganhará resort cinco estrelas com 54 bangalôs

Artigo seguinte

Você pode gostar