Atualizada em:
Separamos 18 lugares incríveis em São Paulo que poucas pessoas conhecem. Quantos deles você já visitou na capital?
São Paulo oferece várias cidades dentro de uma só. E, conforme temos a sensação que já conhecemos tudo na metrópole, sempre há muito mais para descobrir. Entre arranha-céus, avenidas e transeuntes frenéticos, escondem-se verdadeiras surpresas, aqueles lugares muito legais que, sabe-se lá porquê, pouca gente visita.
Assim, são parques, jardins suspensos, hortas, feiras, bares e eventos que acontecem diante dos nossos olhos e que precisam ser descobertos. Portanto, para te ajudar a explorar cada cantinho especial que essa cidade gigante esconde, separamos 18 lugares incríveis em São Paulo que poucas pessoas conhecem.
Já vale a pena enviar para os amigos e marcar aquele próximo passeio!
Lugares incríveis em São Paulo que poucas pessoas conhecem
Jardim do Centro Cultural
Paz, sossego, cadeiras de praia, esteiras e muito verde. Falando assim, nem parece que estamos falando sobre um lugar em São Paulo, certo? Mas esse espaço existe e fica localizado no alto do prédio do Centro Cultural.
O jardim suspenso oferece uma área onde as pessoas podem ocupar para pegar um sol, ler um bom livro ou apenas descansar da correria do dia-a-dia admirando a vista panorâmica da cidade. Além disso, vale a pena explorar os outros espaços do centro, que oferece exposições, cinema, oficinas e muito mais.
Endereço: Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso
Fundação Ema Klabin
Se você ama arte e arquitetura deve programar uma visita à Fundação Ema Klabin, uma casa-museu que abriga mais de 1500 peças, entre elas pinturas de artistas como Frans Post e Marc Chagall.
O espaço ainda apresenta uma coleção de objetos reunidos ao longo de anos por Ema Gordon Klabin. No entanto, a visita também vale para admirar o belo casarão dos anos 50 onde está instalado o museu, com um lindo jardim projetado por Burle Marx. Este é mais um dos lugares incríveis em São Paulo que poucas pessoas conhecem.
Endereço: R. Portugal, 43 – Jardim Europa
Centro de memória do circo
Poucos sabem, mas a Galeria Olido, no centro da capital, guarda um local totalmente dedicado à preservar a memória do circo. Lúdico, colorido e repleto de objetos e maquetes que retratam a trajetória do circo no Brasil e no mundo, o Centro de Memória do Circo é um passeio imperdível em São Paulo.
Além disso, há ainda painéis e vídeos que explicam sobre acrobacia, ilusionismo e todas as performances utilizadas para encantar o público, além de mostrar a história de artistas que deixaram uma incrível trajetória.
Endereço: Av. São João, 473 – Centro Histórico de São Paulo, São Paulo
Casa de Vidro
Com uma enorme fachada de vidro suspensa por pilares, a “Casa de Vidro” é, por si só, um passeio incrível para quem admira arquitetura. No entanto, ainda há mais: projetada pela arquiteta Lina Bo Bardi, em 1951, o espaço abriga seu acervo pessoal, reunindo móveis, obras de arte, objetos e fotografias.
Assim, localizada no bairro Morumbi, o lugar ainda oferece um incrível jardim com mais de 7 mil metros de espécies da Mata Atlântica, tudo isso em plena capital.
Endereço: Rua General Almério de Moura, 200
Vila Maria Zélia
Imagine uma vila antiga repleta de casinhas coloridas que mais parecem ter saído de um filme. A Vila Maria Zélia, no bairro do Belenzinho, foi criada em 1917 para abrigar os mais de mil funcionários da fábrica Cia. Nacional de Tecidos de Juta.
Apesar da fábrica fechada, atualmente o local ainda preserva diversos espaços antigos, como uma igreja, quadra, praças, armazéns, entre outros. Portanto, vale a pena visitar a vila operária, mas é importante lembrar que não se trata de uma atração turística. Assim, é necessário respeitar o espaço e a privacidade as pessoas que ainda vivem ali.
Endereço: Rua José Alves de Oliveira, 256 – Belém
Galeria dos brinquedos
Conhecida como “galeria dos brinquedos”, a Galeria Itapetininga, no centro da capital, é um verdadeiro paraíso para os nostálgicos – e também está entre os lugares incríveis em São Paulo que poucas pessoas conhecem. Isso porque diversas lojinhas oferecem uma grande variedade brinquedos antigos e itens de colecionador, incluindo algumas raridades que encantaram gerações.
Para se ter uma ideia, o espaço reúne a maior coleção de brinquedos antigos do país. Por isso, vale a pena dedicar um tempo olhando as vitrines e matando a saudade da infância.
Endereço: Rua Barão de Itapetininga, 267 – República
Jardim da Luz
Quem passa pelo centro de São Paulo não pode deixar de conhecer o Jardim da Luz, um espaço inaugurado em 1825 e que antes funcionava como horto botânico.
Atualmente, oferece espelhos d’água, pista para caminhada, esculturas, uma gruta com cascata e até mesmo um aquário subterrâneo, com diversas espécies de peixes para ver. Além disso, um fato curioso: ele é o mais antigo parque público da capital.
Endereço: Praça da Luz, s/n°, Bom Retiro
Piscina do Sesc 24 de maio
Em pleno centro da capital, o Sesc 24 de maio oferece diversos espaços bacanas e que pouca gente conhece em São Paulo. Para começar, uma enorme piscina semi-olímpica com capacidade para 400 pessoas ocupa o topo do prédio, oferecendo uma vista panorâmica da cidade. Embora apenas sócios possam entrar na água, é possível admirar o cenário.
Além da piscina, uma parede de escalada fica instalada no oitavo andar do edifício. Por fim, quem quiser pode também tomar um café em frente aos diversos espelhos d’água azuis que contrastam com o tom cinza da metrópole.
Endereço: R. 24 de Maio, 109 – República
Museu da Tatuagem
São Paulo guarda lugares mesmo surpreendentes e, um deles, é dedicado a quem ama tatuagens. Instalado dentro de um antigo prédio no centro da capital, o Museu Tattoo Brasil ou museu da tatuagem, recria a história e a evolução desta arte que colore permanentemente o corpo das pessoas.
Assim, no espaço, inaugurado em 2004, um acervo de mais de 500 itens leva o visitante para um universo repleto de curiosidades. Sem dúvidas, este é mais um dos lugares incríveis em São Paulo que poucas pessoas conhecem
Endereço: R. 24 de Maio, 225 – 1º andar – República
Bar dos Arcos
Você sabia que existe um bar secreto no subsolo do Theatro Municipal? O Bar dos Arcos foi inaugurado em 2018 e ocupa o conhecido por “salão dos arcos”, espaço que abrigava uma estrutura com mais de 100 anos que funcionava como ponto de passagem dos dutos de ventilação do edifício.
Atualmente restaurado, o bar manteve a charmosa estrutura original, de alvenaria, o que o deixou muito charmoso. Portanto, é mais um passeio imperdível em São Paulo.
Endereço: Praça Ramos De Azevedo, s/n – República
Jardim suspenso da prefeitura
Que tal visitar um enorme jardim suspenso na cobertura de um antigo prédio em pleno centro da capital? Essa verdadeira “selva urbana” fica no topo do Edifício Matarazzo, que abriga hoje a sede do governo municipal.
Em um tour gratuito oferecido pela SPturis, é possível conhecer alguns andares do antigo prédio, construído em 1939, e subir até sua cobertura. Lá do alto, além de diversos pontos panorâmicos incríveis com vista para lugares icônicos da cidade, há mais de 400 espécies de plantas, entre árvores frutíferas, pés de café e até mesmo um pau-brasil.
Endereço: Viaduto do Chá, 15 – Centro Histórico de São Paulo
Cafezal urbano
Você consegue imaginar que muito perto da Avenida Paulista existe um… cafezal? O espaço, mantido pelo Instituto Biológico, é considerado o maior cafezal urbano do país, com 10 mil metros quadrados e 1.600 pés de café.
Assim, todos os anos, entre maio e junho, o Instituto realiza o evento ‘Sabor da Colheita’, onde todas as pessoas são convidadas a participar da colheita dos grãos. Portanto, aos apaixonados pela bebida, é um passeio imperdível, mas deve ser agendado com antecedência pelo telefone (11) 5087-1704.
Endereço: Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 1252 – Vila Mariana
Viveiro Manequinho Lopes
Até mesmo dentro locais bastante populares existem algumas surpresas. É o caso do Viveiro Manequinho Lopes, que fica em pleno Parque do Ibirapuera, mas está entre os lugares incríveis em São Paulo que poucas pessoas conhecem.
Assim, o espaço reúne cerca de 200 espécies de plantas que são utilizadas para arborizar áreas públicas da cidade. Para conhecer o local, é necessário agendar uma visita monitorada pelo telefone (11) 5572-1004.
Endereço: Av. Quarto Centenário, 1288 – Ibirapuera
Cripta da Catedral da Sé
Com certeza você já visitou a Catedral da Sé, em São Paulo. Mas sabia que, a sete metros do piso do altar, há uma cripta escondida? Construída em estilo gótico, a cripta guarda alguns túmulos de personalidades que fizeram parte da história da cidade, como a do cacique Tibiriçá, líder indígena dos primórdios da colonização portuguesa do Brasil.
Endereço: Praça da Sé, 399 – Sé
Feira Kantuta
Todo mundo sabe que a Liberdade é um pedacinho do Japão em São Paulo. Mas poucos sabem que, no bairro do Pari, é possível também viajar até a Bolívia. Todo domingo a região recebe a Feira Kantuta, espaço que oferece mais de 90 barraquinhas com diversos itens da cultura boliviana.
Além disso, ali você encontra uma boa variedade de itens artesanais produzidos por imigrantes e pode também provar diversos pratos típicos do país. Uma dica: não esqueça de experimentar a famosa “inca kola”, refrigerante muito comum na Bolívia e no Peru.
Endereço: Praça Kantuta (esquina com a Rua das Olarias e Rua Araguaia)
Samba da Treze
Quer curtir o lado mais boêmio de São Paulo? O Samba da Treze, também conhecido como “Samba do Bixiga”, acontece todas as sextas-feiras às 20h, na rua 13 de maio.
Assim, ao ar livre e com clima despretensioso e alegre, o grupo Madeira da Lei toca sucessos que vão de Jorge Aragão a Demônios da Garoa, colocando as pessoas para dançar. Além disso, vale a pena aproveitar para passear pelas ruas do bairro e visitar os diversos restaurantes tradicionais e cantinas italianas, além da Igreja da Achiropita.
Endereço: Rua Treze de Maio, 507 – Bixiga
Estrada de Ferro Perus-Pirapora
Inaugurada em 1914, a Estrada de Ferro Perus-Pirapora foi construída para ligar o bairro de Perus, em São Paulo, até a cidade cidade de Pirapora do Bom Jesus. Recentemente restaurado, o espaço abriga agora o Eco-Museu, que reúne um incrível acervo de locomotivas antigas.
É possível chegar até o museu percorrendo os antigos trilhos da ferrovia a pé, de bicicleta ou por meio de um passeio de trem, por um trajeto de cerca de 5 quilômetros. No entanto, para mais informações sobre os tours, é necessário acessar a página do Facebook do projeto.
Endereço: Estrada Particular Mineradora Pedrix, S/N
Horta no telhado
Quem imaginaria que em plena cobertura do Shopping Eldorado, um dos mais famosos da capital, existe uma horta orgânica? Os alimentos que sobram na praça de alimentação todos os dias são separados e viram adubo para a plantação, que ocupa uma área de 5 mil m² no telhado do shopping.
Com o projeto, 30% do lixo produzido no shopping consegue ser reaproveitado, se transformando em diversas hortaliças e vegetais e distribuídos para funcionários do espaço. No entanto, quem quiser visitar a horta precisa agendar a visita pelo telefone (11) 2197-7815.
Endereço: Av. Rebouças, 3970 – Pinheiros
Leia também:
» Cinemas drive-in em São Paulo: conheça quatro opções para aproveitar
» Faça uma visita virtual até o topo do Farol Santander em São Paulo
» 7 destinos inusitados para visitar no Brasil após a pandemia
» 9 veleiros para você dormir em praias paradisíacas do Brasil
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]