Antes de ir para fora, você precisa descobrir seu próprio país. Separamos 20 lugares no Brasil que são melhores que qualquer viagem ao exterior

Não é segredo que o Brasil concentra algumas da paisagens mais espetaculares do planeta. Viver aqui é um verdadeiro privilégio para aventureiros, uma vez que suas dimensões continentais revelam alguns dos lugares mais lindos para viajar. Portanto, antes de visitar o exterior, que tal aproveitar alguns destinos nacionais primeiro? 

O brasileiro não conhece o Brasil, mas deveria. Viajar pelo Brasil pode te surpreender muito – e você ainda consegue incentivar o turismo local, gerando empregos e renda a diversas comunidades. Além disso, diversidade cultural, riquezas históricas e muita natureza fazem o nosso país riquíssimo em atrações e lugares para descobrir

Motivos não faltam para fazer as malas e sair por aí se apaixonando pela nossa própria nação. Para te ajudar, elegemos 20 lugares no Brasil que são melhores que qualquer viagem ao exterior.

Ainda duvida? Então olha só!

Lugares no Brasil que são melhores que qualquer viagem ao exterior

Jalapão – TO

lugares no Brasil que são melhores que qualquer viagem ao exterior

Foto: Amanda Leite/ Wikimedia Commons

O Jalapão é um lugar único no mundo. Com uma natureza preservada e exuberante, você poderá desfrutar de dunas com mais de 30 metros de altura, cachoeiras e cânions: tudo isso em um único destino. E para completar, há mais de 80 belos fervedouros de águas cristalinas, onde você poderá literalmente flutuar. Vale lembrar que a região se encontra em plena transição do cerrado e da caatinga, formando um cenário surreal. 

Lençóis Maranhenses – MA

Foto: Artur Warchavchik/ Wikimedia Commons

Lagoas de tons azuis impressionantes contrastam com enormes dunas de areia branquinha. Você pode rodar o mundo, mas nada se compara à paisagem cênica do nossos Lençóis Maranhenses. Na época de cheia, entre janeiro e março, mais de 35 mil lagoas se formam entre as dunas, revelando imagens realmente paradisíacas, que ficam ainda mais impressionantes ao pôr do sol. 

Serra do Rio do Rastro – SC

lugares no Brasil que são melhores que qualquer viagem ao exterior

Foto: Raphael Ribeiro Silva/ Wikimedia Commons

Uma das estradas mais lindas do mundo e também um dos lugares mais incríveis da Serra Catarinense, a Serra do Rio do Rastro oferece uma das vistas mais incríveis que você verá. Com curvas sinuosas, a estrada contorna paredões rochosos e apresenta mirantes com grutas, cânions e um visual impressionante. A estrada possui 1500 metros acima do mar e mais de 25o curvas.

Maragogi – AL

Foto: Legacy600/ Wikimedia Commons

Para que ir ao exterior em buscas de praias paradisíacas com um mar em tons azul turquesa se tudo o que você precisa está em Maragogi? Com belíssimas piscinas naturais formadas próximas à costa, é possível realizar mergulhos em suas águas cristalinas e se encantar com toda a exuberância da vida marinha da região. Além disso, o destino ainda oferece passeios de buggy e uma farta e saborosa gastronomia local. 

Chapada da Diamantina – BA

lugares no Brasil que são melhores que qualquer viagem ao exterior

Foto: Maria Cristina Sakai/ Wikimedia Commons

Impossível não se emocionar com a exuberância das paisagens na Chapada da Diamantina. Rios, cânions, vales, grutas e mais de 300 cachoeiras fazem deste um lugar que merece uma visita ao menos uma vez na vida. O emocionante Poço Azul, localizado dentro de uma caverna, é um dos motivos pelo qual este é um dos lugares no Brasil que são melhores que qualquer viagem ao exterior. 

Alter do Chão – PA

Foto: Unsplash

A beleza do Brasil não está apenas em belos cenários, mas também em sua rica cultura popular. Alter do Chão é um destino para quem deseja descobrir a essência do nosso país. Repleto de belos cenários, o pequeno vilarejo de pescadores localizado em Santarém, no Pará, é repleto de árvores milenares, natureza intocada e muitas tradições das comunidades que ali vivem. No local, você poderá se deslumbrar com praias de água doce formadas ao longo do Rio Tapajós, além das belezas da densa floresta que leva o mesmo nome. 

Rio de Janeiro – RJ

Foto: Unsplash

O Rio de Janeiro já serviu de inspiração para diversos compositores brasileiros. O que é facilmente compreensível, uma vez que a cidade maravilhosa sempre ocupa o topo entre as mais belas do mundo em diversos rankings. Portanto, seja para ser recebido de braços abertos pelo Cristo Redentor, andar no Bondinho do Pão de Açúcar ou passear no calçadão de Copacabana, todo mundo deveria visitar o Rio ao menos uma vez na vida. 

Monte Roraima – RR

lugares no Brasil que são melhores que qualquer viagem ao exterior

Foto: Divulgação

Um lugar com mais de 2 milhões de anos de idade, tá bom para você? O Monte Roraima é um dos destinos mais exóticos e inusitados do mundo e uma parte de sua área está bem aqui, no Brasil, próximo à fronteira com a Venezuela. Repleto de cachoeiras, rios, vales, é um daqueles destinos que farão com que você se sinta em um filme  – tanto é que inspirou os cenários da animação “Up – Altas Aventuras”. Seus imponentes 2.875 metros de altura e 90 quilômetros de extensão guardam belezas verdadeiramente intocadas. 

Fernando de Noronha – PE

Foto: Unsplash

A praia mais bonita do mundo fica aqui no Brasil, mais especificamente em Fernando de Noronha. É a Baía do Sancho, que conquistou o título em diversas publicações estrangeiras devido à sua beleza singular. Suas águas incrivelmente cristalinas, contrastando com as gigantes falésias que a rodeiam, despertam olhares do mundo todo. Assim, Fernando de Noronha é um verdadeiro santuário ecológico e, por isso, está entre os lugares no Brasil que são melhores que qualquer viagem ao exterior.

Chapada dos Veadeiros – GO

lugares no Brasil que são melhores que qualquer viagem ao exterior

Foto: Naiane Cascardo/ Wikimedia Commons

Uma cachoeira com águas em tons azulados tão impressionantes que até parece mentira. Santa Bárbara, na Chapada dos Veadeiros, é considerada uma das quedas mais bonitas do país. Mas ela é só uma entre as centenas de atrações incríveis que a Chapada dos Veadeiros reserva. São trilhas, vales, formações rochosas inusitada, parques, entre outras belezas de cair o queixo em meio ao cerrado brasileiro. Fora isso, o lugar ainda possui uma atmosfera mística capaz de renovar as energias de qualquer pessoa. 

Jericoacoara – CE

Foto: Divulgação/ CVC

Muito sossego, paisagens deslumbrantes e uma pedra furada em meio à faixa de areia dão um charme incomum à Jeri, como é chamada Jericoacoara, no Ceará. Portanto, com uma praia de águas calminhas e cristalinas, essa incrível vila de pescadores é, sem dúvidas, um dos lugares que são melhores que qualquer viagem ao exterior. 

Bonito – MS

Foto: Divulgação

Considerado um dos principais destinos de ecoturismo no Brasil, Bonito entrega ao turista a união perfeita entre a natureza e a diversão. Assim, com cenários incríveis, a cidade abriga um dos riso com águas mais cristalinas do mundo, o Sucuri, onde é possível realizar flutuações. Além disso, é na região que se encontra o impactante Abismo Anhumas, onde é necessário descer por um rapel de 72 metros de altura. 

Inhotim – MG

lugares no Brasil que são melhores que qualquer viagem ao exterior

Foto: Divulgação

O Brasil abriga o maior museu de arte a céu aberto do mundo e ele está em Minas Gerais, bem próximo da capital Belo Horizonte. o Instituto Inhotim, na cidade de Brumadinho, é um daqueles lugares que te deixam boquiaberto, seja pela variedade de exposições ou pela grande área dedicada à preservação ecológica. Cada passo ali é uma grande descoberta e este é, sem dúvidas, um dos lugares no Brasil que são melhores que qualquer viagem ao exterior

Pantanal – MS

Foto: Fabiovf/ Wikimedia Commons

A maior planície alagada do mundo não poderia ficar de fora dessa lista de lugares no Brasil que são melhores que qualquer viagem ao exterior. E, no Pantanal, nem é preciso sair do país para fazer safáris em meio à natureza e observar diversas espécies de animais. Além disso, cavalgadas ao entardecer e passeios de barco estão entre as possibilidades para admirar de perto toda a beleza dessa região. 

Arraial do Cabo – RJ

Foto: Leonardo Shinagawa/Flickr

É impossível conter a emoção quando se avista o mar de Arraial do Cabo pela primeira vez. As águas de uma coloração azul renderam à cidade o apelido de “caribe brasileiro”. Mas, apesar da semelhança com as ilhas caribenhas, esse paraíso pode ser aproveitado no litoral do Rio de Janeiro. Portanto, não deixe de fazer um dos diversos passeios de barco oferecidos para se deslumbrar ainda mais as belezas subaquáticas do lugar. 

Foz do Iguaçu – PR

lugares no Brasil que são melhores que qualquer viagem ao exterior

Foto: Unsplash

Um dos mais famosos cartões-portais brasileiros, as Cataratas do Iguaçu são um verdadeiro espetáculo. As imponentes quedas d’água despejam  1,5 milhões de litros de água por segundo, formando um dos lugares mais incríveis do país. Além de admirar as cataratas dos diversos mirantes e trilhas, você também pode fazer um passeio de barco incrível, contornando sua imensidão.

Parque Nacional dos Abrolhos – BA

Foto: ICMBio

Abrolhos é considerado um dos parques marinhos mais importantes do mundo. Assim, suas águas translúcidas e sua exuberante vida marinha fazem com que seja considerado um dos melhores lugares para mergulhar. São tartarugas, arraias, peixes e corais que embelezam o cenário. Além disso, entre os meses de julho e novembro, o local se transforma em um refúgio para centenas de baleias Jubarte, que buscam um local seguro para se reproduzir. 

Cânions do Xingó – SE

lugares no Brasil que são melhores que qualquer viagem ao exterior

Foto: Cleferson Comarela/ Wikimedia Commons

O Rio São Francisco é um dos mais importantes do Brasil e revela, ao longo de seu percurso, paisagens de tirar o fôlego. É o caso dos Cânions do Xingó, no Sergipe, imensos paredões rochosos que acompanham as margens, criando um cenário surreal. É possível andar de barco por ali e nadar nas águas do Velho Chico. Assim, essa experiência incrível também ocupa nossa lista dos lugares no Brasil que são melhores que qualquer viagem ao exterior. 

Chapada das Mesas – MA

Foto: Pisatour

Imagine um lugar que reúne diversas cavernas, cachoeiras, trilhas, mirantes, piscinas naturais e muitas outras belezas. Assim é a Chapada das Mesas, um lugar que, sem dúvida, deixa muitos destinos do exterior “no chinelo”. Esse incrível reduto do cerrado brasileiro permite uma verdadeira imersão na natureza, assim como um contato com diversas espécies raras brasileiras. Além disso, ainda conta com imensos paredões decorados com inscrições rupestres. 

Floresta Amazônica – AM

lugares no Brasil que são melhores que qualquer viagem ao exterior

Foto: Kangoroo Tours

Como fazer uma lista dos lugares no Brasil que são melhores que qualquer viagem ao exterior e não citar a maior floresta tropical do mundo? Detentora da maior biodiversidade do planeta, a Floresta Amazônica é repleta de belezas para se deslumbrar. Uma delas é o encontro das águas, trecho que marca a união do Rio Negro com o Rio Solimões. Além disso, se você não abre mão do luxo, é possível se hospedar em lodges rústicos, com todo o conforto do mundo, bem no meio da selva.

Leia também:

» 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil
» O brasileiro não conhece o Brasil, mas deveria
» 7 destinos inusitados para visitar no Brasil após a pandemia
» 9 veleiros para você dormir em praias paradisíacas do Brasil

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Allianz Travel.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

18 lugares incríveis em São Paulo que poucas pessoas conhecem

Artigo anterior

São Paulo: tradicional Festival das Estrelas, na Liberdade, acontecerá online

Artigo seguinte

Você pode gostar