20 praias paradisíacas entre São Paulo e Rio de Janeiro

Atualizada em:

Se você está planejando uma viagem para esquecer do mundo, nós separamos algumas praias paradisíacas que podem te interessar entre São Paulo e Rio de Janeiro

A faixa de litoral entre São Paulo e Rio de Janeiro abriga algumas das praias mais lindas do Brasil, com diferentes cenários e atrativos para todos os gostos. Praias paradisíacas perfeitas para relaxar à beira mar, seja em um ambiente mais reservado ou cercado por ótima infraestrutura. As opções são tantas que fica a pergunta: onde ir.

Mas não se preocupe. Preparamos este guia com 20 praias paradisíacas entre São Paulo e Rio de Janeiro que merecem sua visita. Dessa forma, você não terá dificuldade em escolher a que melhor atende aos seus planos de viagem. E o melhor: algumas dessas praias bem são próximas entre si, por isso você pode montar um roteiro por várias delas com facilidade.

Por exemplo, você pode conhecer as melhores praias do litoral sul do Rio de Janeiro e seguir para as praias mais lindas do litoral norte de São Paulo em uma mesma viagem. Além de curtir todos os encantos de cidades como Paraty e Ubatuba, com suas lindas praias, ilhas e centros charmosos. Bacana, não é mesmo? Portanto, não espere para pegar o carro e se aventurar em uma road trip pelo litoral entre São Paulo e Rio de Janeiro. 

Qual praia de SP faz divisa com RJ?

A última praia do litoral de São Paulo na divisa com o Rio de Janeiro é Camburi, em Ubatuba. Ela fica a 48 km do centro da cidade paulista e tem acesso por uma estrada asfaltada que culmina em uma descida íngreme quase toda de terra. Por outro lado, a primeira praia do RJ depois de Ubatuba é a vila de Trindade, que fica a 30 km do centro de Paraty.

Praias paradisíacas entre São Paulo e Rio de Janeiro

Lagoa Azul – Ilha Grande

Praias paradisíacas entre São Paulo e Rio de Janeiro: Lagoa Azul
Lagoa Azul, em Ilha Grande. Foto: Ana Carolina do Nascimento Guimaraes/Wikimedia Commons

A Ilha Grande é um dos destinos mais procurados por turistas que vão para o Rio de Janeiro, com inúmeras praias paradisíacas. Há muitos lugares incríveis neste destino, no entanto,um lugar que você não pode deixar de conhecer por lá é a Lagoa Azul. A piscina natural é um dos melhores pontos para mergulho, que impressiona os visitantes com a tonalidade azulada de suas águas.

Praia do Secreto – RJ

Praia do Secreto, uma das praias paradisíacas do Rio de Janeiro
Praia do Secreto, praia paradisíaca do Rio de Janeiro. Foto: VinnyWiki/Wikimedia Commons

Localizada entre rochas e pedras está uma das praias paradisíacas do Rio de Janeiro: a Praia do Secreto. O lugar atrai visitantes não só por sua beleza, mas também pela aventura que é para chegar até ela. O caminho é todo coberto por pedras e ideal para quem gosta de trilhas e rapel. E todo esforço é recompensado pela beleza do lugar, com suas águas cristalinas que formam uma piscina natural incrível entre as rochas à beira mar.

Ilha de Cataguases – Angra dos Reis

Praias paradisíacas SP e RJ: Ilha dos Cataguases
Praias paradisíacas SP e RJ: Ilha dos Cataguases. Foto: Karla F. Paiva/Wikimedia Commons

Se a sua ideia é encontrar uma praia tranquila, com visual paradisíaco, para relaxar, o destino ideal é a Ilha de Cataguases, em Angra dos Reis. Lá você encontrará um mar com águas calminhas e um ambiente quase deserto, sobretudo na baixa temporada. O local também é perfeito para praticar o mergulho. Para chegar até basta contratar um passeio de barco nas várias agências da cidade do litoral do Rio de Janeiro.

Praia do Português – Ubatuba

Praias paradisíacas em São Paulo
Praias paradisíacas em São Paulo. Foto: Divulgação

Mas se sua ideia é visitar uma das praias desertas em SP, a Praia do Português não vai te decepcionar.. O local é pequeno, mas justamente por isso assume uma forte característica de piscina natural, onde é possível fazer stand-up paddle por conta das águas calminhas. Essa praia paradisíaca fica em Ubatuba e é cercada por vegetação nativa, podendo ser visitada por um caminho partindo da Praia do Félix, outra belíssima porção de areia de São Paulo.   

Ilha das Couves – Ubatuba

Ilha das Couves, em Ubatuba
Ilha das Couves, em Ubatuba. Foto: Deyves Martins/Wikimedia Commons

Mais uma das praias paradisíacas em SP, a Ilha de Couves é o lugar ideal para fazer mergulhos, trilhas e relaxar. Para chegar até lá é preciso contratar um passeio de barco, normalmente os turistas preferem a rota saindo da Praia de Picinguaba. E, apesar de ser uma ilha tranquila, o local conta com certa estrutura turística, com um quiosque na Praia Menor.

Praia do Caxadaço – Ilha Grande

Praias paradisíacas no Rio de Janeiro: Praia do Caxadaço
Praia do Caxadaço. Foto: Veronica Lima Vieira/Wikimedia Commons

Você gosta de fazer trilhas? Se sim, o Caxadaço é uma das praias paradisíacas que você precisa conhecer entre São Paulo e Rio de Janeiro. A caminhada pode levar mais de três horas, por isso siga nossas dicas: não esqueça o repelente e vá de tênis. E aproveite toda a beleza do caminho. A pequena praia em meio a rochas é bastante privativa, portanto é também um local perfeito para quem quer curtir o mar com tranquilidade.

Praia Vermelha – Paraty

Praia Vermelha, uma das praias paradisíacas entre São Paulo e Rio de Janeiro
Praia Vermelha, uma das praias paradisíacas do RJ. Foto: Vilamir Azevedo/Wikimedia Commons

A Praia Vermelha é um dos pontos turísticos mais conhecidos de Paraty. O local só pode ser acessado de barco, mas oferece uma boa infraestrutura de bares e restaurantes. Mesmo assim, se você quiser se distanciar de todo o mundo e ter mais contato com a natureza, há uma parte mais afastada da praia ideal para isso.

Praia de Castelhanos – Ilhabela

Praias paradisiacas entre SP e RJ: Praia de Castelhanos.
Praias paradisíacas entre SP e RJ. Foto: Louise Cristina Araújo Ferri/Wikimedia Commons

Uma das praias paradisíacas em São Paulo é a praia de Castelhanos, onde você pode ter o melhor de dois mundos: tranquilidade e agitação. Uma parte do local é perfeita para quem gosta de surfar, já a outra tem águas mais calminhas e rasas. A região só pode ser acessada por veículos 4×4 ou motos, mas se você for um pouco aventureiro, também existe a opção de ir até lá através de uma  trilha.

Praia de Lopes Mendes – Ilha Grande

Praia de Lopes Mendes, em Ilha Grande
Praia de Lopes Mendes, em Ilha Grande. Foto: Aloisio Morais Martins/Wikimedia Commons

A praia mais famosa de Ilha Grande é Lopes Mendes, com águas raras e extremamente transparentes. Esse também é um dos destinos paradisíacos do litoral entre São Paulo e Rio de Janeiro ideal para descansar e se desconectar do mundo. O mar por ali também tem o agito certo para a prática do surf. Lá você poderá fazer trilhas e andar de bike..

Praia do Dentista – Angra dos Reis

Praia do Dentista, uma das mais lindas do Rio de Janeiro
Praia do Dentista, no Rio de Janeiro. Foto: Diego Baravelli/Wikimedia Commons

A Praia do Dentista, em Angra dos Reis, é mais uma das praias paradisíacas no Rio de Janeiro.  Muito procurada pelos turistas que viajam para essa parte do litoral brasileiros, esta praia tem mar muito calmo e é perfeita para relaxar. No entanto, se você também gosta de agitação, a vida noturna do local é bastante ativa, muitos barcos chegam no fim da tarde, quando as festas começam.

Praia do Félix – Ubatuba

Praias paradisíacas entre São Paulo e Rio de Janeiro
Praias paradisíacas entre São Paulo e Rio de Janeiro. Foto: Gilmara/Wikimedia Commons

Já a Praia do Félix consegue atrair todos os tipos de públicos. Ela se enquadra na categoria de praias paradisíacas em São Paulo, porque tem águas cristalinas , transparentes e calmas. Mas também tem uma parte de mar agitado. As partes mais tranquilas atraem famílias e crianças, já a região mais intensa conquista os surfistas.

Martim de Sá – Paraty

Martim de Sá, em Paraty
Martim de Sá, em Paraty. Foto: Monique Figueira/Wikimedia Commons

A cidade de Paraty é muito famosa e atrai turistas tanto pelo charme de seu belo centro histórico quanto de suas belas praias. Mas a praia Martim de Sá é uma das mais especiais de lá, já que abriga mata nativa e teve pouca intervenção humana. O local fica um pouco afastado, com acesso por trilha ou passeio de barco. Mas é perfeito para quem quer conhecer coisas novas como, por exemplo,  um camping com amigos à beira mar.

Praia do Cedro – Ubatuba

Praias paradisíacas entre SP e RJ: Praia do Cedro
Praias paradisíacas entre São Paulo e Rio de Janeiro. Foto: Leandro Feitosa Nascimento/Wikimedia Commons

A Praia do Cedro é uma das praias tranquilas de SP. Por lá, as águas são calmas, perfeitas para a prática de stand-up paddle, caiaque e mergulhos de snorkel. O lugar é cercado por uma mata fechada, mas a infraestrutura é boa para aqueles que não querem abrir mão do conforto. Para chegar até lá, é preciso seguir por trilha a partir das praias da Fortaleza ou Lagoinha ou contratar um passeio de barco.

Praia do Aventureiro – Ilha Grande

Praia do Aventureiro, em Ilha Grande
Praia do Aventureiro, em Ilha Grande. Foto: Alexandre Futata/Wikimedia Commons

Não é exagero dizer que a Ilha Grande abriga alguns dos lugares mais lindos do Brasil. E, como não poderia ser diferente, lá você encontrará não uma, mas várias das praias paradisíacas do Rio de Janeiro. A Praia do Aventureiro, por exemplo, é belíssima, com mar de águas cristalinas, vegetação exuberante e o famoso “coqueiro deitado”, que é o cartão postal do local.

Maresias – São Sebastião

Praia de Maresias, em São Paulo
Praia de Maresias, em São Paulo. Foto: Luiz Coelho/Wikimedia Commons

Se você já pensou em viajar para o litoral de São Paulo, deve ter considerado conhecer São Sebastião, que abriga uma das praias paradisíacas mais famosas da região: Maresias. Lá o mar é agitado e, por isso, a praia recebe muitos surfistas, além de ser um dos melhores destinos para correr. Para completar, há uma ótima infraestrutura em seu entorno, com ótimas pousadas, restaurantes e uma vida noturna agitada.

Praia da Fome – Ilhabela

Praia da Fome, em Ilhabela
Praia da Forme, uma das praias de SP. Foto: Priscila Mayumi de Souza/Wikimedia Commons

A Praia da Fome é conhecida por ser ideal para as práticas de mergulho e flutuação, já que as águas são bastante tranquilas. O mar é transparente, as areias são clarinhas e a vegetação que a cerca garante sombra e refresco. É possível chegar na linda praia de barco e por trilha, o caminho não é difícil. Mas além disso, a cultura local também está presente nas casas de pescadores que ficam espalhadas pela região.

Praia de Camburi – São Sebastião

Camburi, praia de São Sebastião
Praias paradisíacas entre São Paulo e Rio de Janeiro. Foto: Larissa Fraga/Wikimedia Commons

Mais uma das praias paradisíacas de SP, a Praia de Camburi concentra tudo que você precisa. Por exemplo,lá você poderá realizar atividades radicais, como surf e mountain bike, ou só relaxar e comer em um bom restaurante. Lembrando que a praia é vizinha de mais dois pontos conhecidos da região: Juquehy e Maresias. Desse modo, você pode aproveitar para conhecê-los numa mesma viagem.

Praia do Bonete – Ilhabela

Praia do Bonete, uma das melhores praias de São Paulo
Melhores praias entre SP e RJ: Praia do Bonete. Foto: MTur Destinos

O melhor jeito de chegar até a Praia do Bonete é por trilha, assim, a visão da natureza exuberante do local fica muito mais evidente. Com mar agitado, o local é um reduto de surfistas. Além disso, é perfeito para a prática de ecoturismo. Mas o grande diferencial do Bonete são as comunidades caiçaras, que vivem na praia e mantêm sua cultura viva.

Lagoa Verde – Ilha Grande

Lagoa Verde, uma das praias paradisíacas entre SP e RJ
Lagoa Verde, uma das praias do Rio de Janeiro . Foto: Glauco Umbelino/Wikimedia Commons

Mais uma para conta de praias paradisíacas no Rio de Janeiro, Lago Verde recebeu este nome porque é um dos poucos lugares no mundo onde é possível encontrar corais esverdeados, onde há uma grande fauna marinha. Os turistas podem mergulhar e flutuar no meio dos peixes e observá-los claramente debaixo d’água transparente. Com certeza, entre as praias paradisíacas entre São Paulo e Rio de Janeiro, essa é uma ótima opção.

Praia do Cheira Limão, Guarujá

Praia do Cheira Limão, em Guarujá
Praia do Cheira Limão. Foto: Portal Guarujá de Turismo

Por fim, a Praia do Cheira Limão encerra nossa seleção de praias paradisíacas entre São Paulo e Rio de Janeiro. Ela é uma das mais bonitas do Guarujá, apesar de sua pequena extensão: apenas 20 metros. Banhada por águas calmas e cristalinas, é um ótimo lugar para a prática do mergulho. Além disso, é quase sempre deserta. Dela também se tem uma bela vista da cidade de Santos.

Leia também:

» As praias mais bonitas do litoral norte de São Paulo
» 9 viagens baratas saindo de São Paulo
» Calor em São Paulo? Conheça 6 cachoeiras para você curtir no estado
» 5 viagens para fazer no estado de São Paulo

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima