Atualizada em:
Um guia para visitar o que há de melhor em um dos principais bairros do Rio de Janeiro
Bairro tranquilo da Zona Oeste da capital fluminense, a Barra da Tijuca é vizinha de regiões como São Conrado, Recreio dos Bandeirantes e Jacarepaguá e é, a exemplo do último, uma das localidades que mais prosperaram ao longo dos séculos XX e XXI. Para se ter uma ideia, a “Barra” contava pouco menos de 25 mil habitantes em 1980. Hoje já são quase 400 mil!
Muito por conta das Olimpíadas de 2016, o bairro recebeu grandes investimentos em infraestrutura e é hoje a região com maior IDH de toda a cidade do Rio de Janeiro, com uma pontuação de 0,972 – motivo suficiente para dar uma olhadinha em apartamentos à venda na Barra da Tijuca, sem dúvida.
Reunimos para o conteúdo de hoje alguns dos passeios mais interessantes para se fazer por lá. Confira!
Parque Nacional da Tijuca
Com 2 milhões de visitantes por ano, o Parque Nacional da Tijuca oferece aos visitantes a possibilidade de fazer trilhas, grutas e cachoeiras em meio a um dos mais belos cenários de toda a cidade.
Lá no próprio parque, você poderá visitar uma série de outros pontos turísticos famosos da cidade, como o Corcovado, o Pico da Tijuca e a Pedra da Gávea. Com quase 4.000 hectares, é uma ótima opção para quem gosta de se colocar em contato com a natureza durante as viagens.
Casa do Remo
No Rio de Janeiro é comum encontrar praticantes de uma série de esportes aquáticos como windsurf, caiaque e outras modalidades praticadas na água. Para os amantes do stand up paddle, nossa indicação fica para a Casa do Remo, lugar destinado à prática e ao aprendizado dessa categoria.
Além de disponibilizar o aluguel de equipamentos aos visitantes, o espaço fica em um lindo local repleto de belas paisagens como manguezais, florestas e praias, além de um simpático barzinho para quem quer ir e apenas relaxar um pouco.
Sítio Roberto Burle Marx
Localizado em uma região de vegetação nativa de plantas tropicais, o Sítio Roberto Burle Marx oferece aos visitantes a oportunidade de conhecer pouco mais de 3.500 espécies de plantas que compõem a flora da região.
O espaço foi a casa do aclamado paisagista Roberto Burle Marx por mais de 20 anos, até a sua morte em 1994 e, além do imenso acervo botânico, traz concertos e exposições que completam a belíssima experiência de quem escolhe o local para passear.
Bosque da Barra
Com cerca de 50 hectares, o Bosque da Barra é uma das belezas naturais do Rio de Janeiro. Lá é possível caminhar, “dar um rolé” de bicicleta e ainda entrar em contato com a riquíssima natureza do espaço que, além da exuberante flora, abriga animais como capivaras e saguis.
Uma das práticas mais realizadas pelos moradores da Barra é justamente reunir a família e os amigos para um delicioso piquenique no interior do bosque. Perfeito para o fim de tarde!
Dica extra:
É importante ressaltar que ao sair para passear pela Barra da Tijuca e conhecer suas atrações, não deixe de lado as regras de distanciamento social e as boas práticas bem-vindas durante a pandemia, como a utilização de máscara e a higienização constante das mãos.
Que você tenha um ótimo passeio e aproveite o melhor do Rio de Janeiro. Até a próxima!
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]