O que fazer em João Pessoa: Descubra o que esse pedaço do Nordeste tem de mais especial em belezas naturais e culturais para todos os tipos de viagem 

Quando você pensa em João Pessoa, qual a primeira coisa que vem à sua cabeça? Se pensou em praia, sem dúvidas, é um destino que surpreende com suas belezas naturais. Contudo, há diversos outros passeios para se aventurar e conhecer mais sobre a cultura e história do local. Então reúna a família, amigos, crush, ou faça uma viagem solo e desfrute dessas dicas que separamos para te ajudar a montar um roteiro completo. 

Passeios e atrações em João Pessoa

Centro Cultural São Francisco

Foto: Ricardosoliveira4 / Wikimedia Commons

Um complexo obrigatório para conhecer que oferece algumas atrações para os turistas, especialmente para aqueles mais ligados à religião. Lá encontra-se a  Igreja de São Francisco, o Convento de Santo Antônio, o Museu de Arte Sacra e algumas capelas. Além de ser interessante pelo visual, é uma viagem ao tempo, já que começou a ser construído em 1589,e foi finalizado em 1788! Gerações puderam vivenciar o nascimento deste local. 

Leia também » Estes são os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Estação Cabo Branco 

Paraíba

Foto: Ruy Carvalho / Wikimedia Commons

Pelo nome, você deve imaginar que se trata de uma estação de trem, mas não. A Estação Cabo Branco é um projeto criado por Niemeyer que tem como objetivo a ciência, cultura e arte. Ele é composto por construções modernas e ainda oferece distração para crianças, com parquinhos, brinquedos educativos, exposições e até mesmo um espaço com projetos de astronomia, com a observação dos astros. Consulte a programação antes de ir e desfrute dessa diversidade de programas. 

Farol de Cabo Branco 

Paraíba

Foto: Cacio Murilo / MTur

Com formato triangular, o Farol de Cabo Branco é um marco muito importante para João Pessoa, pois ele simboliza o extremo das Américas. É ali que o sol nasce primeiro na parte sul do continente, ou seja um belo lugar para apreciar esse momento. E como nesse paraíso tudo é possível, ele ainda fica localizado em uma falésia, com uma vista para o mar, que não pode ser desperdiçada. 

Casa dos azulejos 

Paraíba

Passeios em João Pessoa. Foto: MURUCUTU / Wikimedia Commons

Mais uma opção de passeio histórico na cidade, a Casa dos Azulejos é uma construção do século XVIII e era nela que o comendador Antonio Santos Coelho morava. Hoje é um patrimônio tombado, mas chama atenção pelo seu visual. Como o próprio nome sugere, seu exterior é coberto por azulejos portugueses na tonalidade azul, vindos diretamente do Porto. 

Igreja Nossa Senhora do Carmo 

Paraíba

Foto: Ruy Carvalho / Wikimedia Commons

Quando estiver passeando pelo Centro Histórico, não deixe de visitar a Igreja Nossa Senhora do Carmo, que encanta os amantes da arquitetura. Ela foi erguida em pedras e traz um estilo barroco, que se mistura aos azulejos da parede. 

Praia de Tambaú

atrações na paraíba

Passeios em João Pessoa. Foto: Divulgação

Um dos cartões postais de João Pessoa mais procurados pelos turistas, a Praia de Tambaú é considerada uma das melhores da região. Essa fama não é à toa, já que o bairro que a circunda é movimento puro! Sem contar que é uma ótima opção para passar um dia bem relaxante, já que há uma série de quiosques no calçadão e um mar delicioso para mergulhar, com ondas mais calmas de um esverdeado que encanta. 

Praia de Cabo Branco

atrações na paraíba

Foto: Divulgação

Se tem uma coisa que João Pessoa tem de sobra é sol e natureza e esse conjunto é abundante na Praia de Cabo Branco, vizinha de Tambaú. Ela agrada as pessoas que querem mais agito, pois tem um trecho mais movimentado, com quiosques e estrutura, mas também para quem busca sossego, basta caminhar em direção ao Cabo de Santo Agostinho para encontrar um cantinho bem tranquilo. Cuidado com o mar que tem ondas fortes. 

Praia do Bessa

atrações na paraíba

Passeios em João Pessoa. Foto: Eduardo Rodrigues / Flickr

A Praia do Bessa é mais uma opção para quem gosta de apreciar as belezas de João Pessoa. Com um cenário composto por coqueiros, mar tranquilo e uma atmosfera mais calma, é perfeita para quem deseja se conectar com a natureza. Se der sorte, ainda é possível esbarrar com algumas tartarugas, já que em alguns pontos da praia elas fazem a desova. 

Ilha de Areia Vermelha

atrações na paraíba

Foto: Divulgação

Já pensou em ficar no meio do mar com os pés na areia? Isso é possível quando a maré está baixa na Praia de Areia Vermelha, que chega até a ser conhecida como uma ilha, devido aos blocos de areia de coloração escura que se formam. Tão famosa entre os turistas, o local foi ganhando até estrutura com quiosques e barracas para que as pessoas tenham mais conforto ao desfrutar desse cenário incrível. O passeio costuma sair da Praia do Poço, mas quando a maré está baixa, é possível ir caminhando da Praia de Camboinhas. 

Costa do Conde 

atrações na paraíba

Passeios em João Pessoa. Foto: Roberto Ravanini / Wikimedia Commons

Um verdadeiro paraíso a 26 km de João Pessoa, com águas claras, mar calmo e uma temperatura super agradável para mergulho, bem vindo a Costa do Conde. Sem dúvidas um dos cantinhos mais especiais da cidade, que tem um visual rústico de arrebatar, composto por coqueiros e falésias. Dedique alguns dias da viagem para desfrutar de todas as possibilidades que esse lugar oferece, são 20 km de praias: Praia de Gramame, Praia do Amor, Praia de Jacumã, Caripabus, Tabatinga, Coqueirinhos e Tambaba.

Pôr sol na Praia do Jacaré 

passeios em João Pessoa

Foto: Henrique Martins de Oliveira

Mais uma experiência inesquecível em João Pessoa, apreciar o pôr do sol na Praia do Jacaré. O charme não está apenas no espetáculo do fim de tarde, mas no passeio de barco que passa pelo Rio Paraíba enquanto um músico toca Bolero de Ravel, o que torna essa despedida do sol tão especial. 

Mercado de Artesanato Paraibano

passeios em João Pessoa

Passeios em João Pessoa. Foto: Divulgação

Prepare-se para as compras e já deixe um dinheiro separado antes de terminar a viagem, porque você vai precisar quando chegar ao Mercado de Artesanato Paraibano. Lá tem tudo e mais um pouco: lembrancinhas de viagem, roupas, quitutes típicos espalhados em muitas lojas.

Piscinas naturais de Picãozinho

passeios em João Pessoa

Foto: Divulgação

Já deu para perceber que João Pessoa não decepciona nas praias e as Piscinas Naturais de Picãozinho também não. O passeio pode ser contratado na cidade em alguma agência de turismo local e oferece a chance de mergulhar em águas cristalinas para visualizar arrecifes e toda a vida marinha do local. Prepare o snorkel, pé de pato, porque você vai precisar nadar bastante! 

Piscinas naturais do Seixas

passeios em João Pessoa

Passeios em João Pessoa. Foto: via CVC

Outra opção para quem gosta de se aventurar no mar e observar peixes, são as Piscinas naturais do Seixas enchem os olhos, com águas mornas e transparentes.  Para chegar lá é preciso ir de Catamarã, que parte nas proximidades de Tambaú. 

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto para qualquer destino.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

5 lugares perfeitos no Brasil para fazer um casamento na praia

Artigo anterior

4 lugares para conhecer na Barra da Tijuca

Artigo seguinte

Você pode gostar