Preparamos este post com 15 lugares imperdíveis para conhecer em João Pessoa. Descubra as belezas da capital paraibana!

Há vários lugares para conhecer em João Pessoa que, muitas vezes, são esquecidos quando o assunto é viajar pelo nordeste. É verdade que a capital paraibana não está entre os destinos mais visitados, mas o que muitos não sabem é que Jampa – como é carinhosamente conhecida – é uma cidade incrível para visitar.

Além de um centro histórico para lá de charmoso e muitas opções de passeios culturais, a capital da Paraíba tem lindas praias e ótimas áreas de convivência. Bem estruturada, a cidade possui uma grande diversidade de restaurantes, locais de compra bem equipados e excelentes hotéis e pousadas. 

Leia também » Estes são os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Por isso, se você está querendo viajar para o nordeste, inclua João Pessoa em seu roteiro de viagem. Você verá que há muito o que ver e fazer por lá. Você pode curtir o mar ou praticar esportes em sua orla bem preservada, caminhar pelos extensos calçadões ou imergir em arte e cultura na Cidade Baixa. 

Quer mais? Chegue ao ponto mais oriental do nosso continente e veja o nascer do sol no Farol do Cabo Branco. Mergulhe em piscinas naturais repletas de peixes e compre lembrancinhas de viagem belíssimas. Você pode fazer tudo isso nesses 15 lugares para conhecer em João Pessoa. Bora lá?

Confira os 15 lugares para conhecer em João Pessoa

Agora, você vai descobrir quanta coisa incrível é possível fazer em uma viagem à capital da Paraíba. 

Picãozinho

Foto: Divulgação Secretaria de Turismo Paraíba

Ao visitar João Pessoa, não deixe de fazer o passeio até as piscinas naturais de Picãozinho. Um dos mais tradicionais da capital paraibana, ele revela um cenário paradisíaco a poucos quilômetros da Praia de Tambaú mar adentro. 

As piscinas naturais de Picãozinho só podem ser visitadas durante a maré baixa e suas águas cristalinas são repletas de peixes. É uma ótima opção de passeio para quem gosta de mergulho.

Piscina naturais do Seixas

lugares para conhecer em João Pessoa

Foto: Divulgação Secretaria de Turismo Paraíba

Assim como no caso de Picãozinho, as piscinas naturais do Seixas fazem parte dos lugares para conhecer em João Pessoa. Acessíveis através da Praia da Penha, podem ser visitadas em passeios de catamarã ou lancha. Suas águas são cristalinas, em tons azulados e esverdeados, e formam as maiores piscinas de corais do litoral paraibano. Nelas, é possível fazer mergulho com cilindro ou snorkeling – mergulho de superfície. 

Ponta do Seixas

Foto: Divulgação Secretaria de Turismo Paraíba

O ponto mais oriental das Américas, a Ponta do Seixas é uma praia com larga faixa de areia e águas calmas. A orla é bem abastecida por quiosques e restaurantes e, apesar de estar um pouco distante do centro da cidade, é uma ótima opção para passar o dia. 

Areia Vermelha

lugares para conhecer em João Pessoa

Foto: Divulgação Secretaria de Turismo Paraíba

Durante a maré baixa, um banco de areia escura surge entre João Pessoa e Cabedelo, formando a Ilha da Areia Vermelha. Acessível por barco, esta porção de areia é cercada por águas cristalinas e oferece uma vista incrível de toda a orla da capital paraibana. Os barcos que levam os turistas até lá também disponibilizam cadeiras e guarda-sol para curtir o local com todo conforto. 

Passeio do pôr do sol na Praia do Jacaré

Foto: Ruy Carvalho/ Wikimedia Commons

Parada obrigatória para quem visita João Pessoa, o passeio do pôr do sol na Praia do Jacaré é um espetáculo à parte. Se não bastasse a bela vista natural do sol se pondo sobre o Rio Paraíba, os turistas ainda podem curtir o momento ao som de Jurandy do Sax. O músico toca bolero todos os dias a bordo de um barco que passeia pelo rio.

Centro Histórico

lugares para conhecer em João Pessoa

Foto: Divulgação Secretaria de Turismo Paraíba

O Centro Histórico de João Pessoa é repleto de construções que contam sobre sua formação e retratam a cultura da região. Os casarios antigos e muito coloridos formam um cenário incrível. As construções são cheias de detalhes de Rococó, Art Nouveau e Art Déco e datam das décadas de 20 e 30. A Praça Antenor Navarro é um dos pontos turísticos mais famosos de lá. A partir dela, é possível iniciar o passeio pela Cidade Baixa, onde estão os principais atrativos.

Cabo Branco

Foto: Rafael Passos

Bairro nobre do extremo leste de João Pessoa, Cabo Branco tem uma orla bem preservada com grande oferta de serviços. A praia, de mesmo nome, tem uma faixa de areia extensa e com muitos quiosques. 

O bairro abriga também a Estação Cabo Branco – construção projetada por Oscar Niemeyer -, um local para quem curte arte, ciência e cultura. Lá, há espaços para pessoas de todas as idades, onde são realizadas oficinas e exposições.

Tambaú

lugares para conhecer em João Pessoa

Foto: Divulgação Secretaria de Turismo Paraíba

Uma das melhores praias de João Pessoa, a Praia de Tambaú fica no bairro de mesmo nome. Ela é cercada por grande parte dos hotéis e tem um amplo calçadão, bem servido por quiosques e restaurantes. A faixa de areia tem muitos coqueiros e o mar é calmo.

Outra ótima opção para quem quer curtir o mar, a Praia do Bessa é mais tranquila, com menos estrutura, mas com visual incrível. Localizada em uma área residencial, é perfeita para quem procura por sossego. O mar é esverdeado e, assim como em Tambaú, a faixa de areia é cheia de coqueiros.

Cabedelo

Cabedelo

Foto: Divulgação Secretaria de Turismo Paraíba

Apesar de ser outra cidade, Cabedelo mais parece um bairro de João Pessoa, dada sua proximidade. Por isso, é um dos lugares para conhecer ao visitar a capital paraibana. As praias de lá são belíssimas, com águas mornas e transparentes. A praia de Intermares é o point de surfistas, devido suas fortes ondas. Já a praia de Camboinha agrada quem só quer tomar um banho de mar, com águas calmas e piscinas naturais.

Costa do Conde

Foto: Cacio Murilo / MTur

Distante 30 km de João Pessoa, a Costa do Conde é outra ótima opção de passeio para fazer a partir da capital paraibana. Com 20 km de extensão, a região tem visual rústico, com falésias que chegam a 40 metros de altura e muitos coqueiros. A Costa do Conde é formada por sete diferentes praias: Praia de Gramame, Praia do Amor, Praia Carapibus, Praia de Jacumã, Praia de Tabatinga, Praia de Coqueirinhos e Tambaba. 

Centro Cultural São Francisco

lugares para conhecer em João Pessoa

Foto: Toddy Holland

O Centro Cultural São Francisco é um complexo que abriga a Igreja de São Francisco, construída em 1840, o Convento de Santo Antônio e o Museu de Arte Sacra. O local começou a ser construído em 1589 e é um dos pontos históricos para se conhecer em João Pessoa.

O complexo abriga, ainda, o Hotel Globo, a Casa dos Azulejos, a Igreja e o Convento Nossa Senhora do Carmo e a Casa do Artista Popular, que reúne peças do artesanato paraibano. As construções podem ser visitadas com auxílio de um guia, que mostra todos os detalhes da arquitetura e conta sobre a história de cada uma delas.

Farol do Cabo Branco

Jampa

Foto: Divulgação Secretaria de Turismo Paraíba

Localizado no alto de uma falésia, o Farol do Cabo Branco proporciona uma vista única da parte mais oriental das Américas, onde o sol nasce primeiro no continente. Ele é um dos pontos turísticos mais importantes de João Pessoa e fica no bairro Cabo Branco. 

Casa dos Azulejos

lugares para conhecer em João Pessoa

Foto: MURUCUTU / Wikimedia Commons

Antiga moradia do comendador Antônio dos Santos Coelho, a casa revestida de azulejos portugueses azuis tornou-se um dos pontos turísticos de João Pessoa. A belíssima construção chama a atenção e abriga um órgão administrativo do governo. Apesar de não ser possível visitar seu interior, vale a pena uma paradinha para apreciar a fachada da Casa dos Azulejos. 

Feirinha de Tambaú

lugares para conhecer em João Pessoa

Foto: Divulgação Secretaria de Turismo Paraíba

A Feirinha de Tambaú é realizada na praia de mesmo nome e reúne peças feitas na região. Além de ser um ótimo local para comprar lembranças da viagem, a feira é também um passeio pela cultura paraibana através das peças expostas.

Gostou das nossas dicas? Então, programe agora mesmo sua viagem para a capital paraibana e não deixe de fora do seu roteiro esses 15 lugares para conhecer em João Pessoa.

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto para qualquer destino.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

O que fazer na cidade do Porto: passeios, atrações e lugares para ir 

Artigo anterior

Melhores cidades para visitar no interior do Ceará

Artigo seguinte

Você pode gostar