O litoral baiano é repleto de porções de areia belíssimas que estão entre as mais bonitas do mundo. Confira nossas dicas sobre as praias imperdíveis para conhecer na Bahia

Quer saber quais são as praias imperdíveis para conhecer na Bahia? De norte a sul, o litoral baiano guarda cenários paradisíacos que encantam e estão entre os mais bonitos do mundo. Por isso, montamos essa seleção de praias belíssimas que não podem ficar de fora do seu roteiro de férias.

Trancoso, Caraíva, Arraial D’Ajuda, Morro de São Paulo, Itacaré, Ilha de Boipeba e Imbassaí são alguns dos lugares que têm porções de areias lindíssimas, cercadas por mata preservada, falésias e coqueirais. Há opções para quem procura praias mais badalas, assim como há paraísos escondidos, perfeitos para quem busca tranquilidade para curtir o mar.

Leia também » Estes são os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Confira quais são estas praias imperdíveis do litoral baiano

Seja em uma viagem em família, a dois ou entre amigos, as praias do litoral baiano agradam a todos os tipos de turistas. 

Bainema (Ilha de Boipeba)

Praias imperdíveis na Bahia. Foto: Waltson Campos / Wikimedia Commons

Praticamente deserta, a praia de Bainema é uma das mais bonitas da Ilha de Boipeba. Ela tem faixa de areia plana, é cercada por coqueirais e banhada por águas cristalinas. Na maré baixa, revela várias piscinas naturais.

Praia da Cueira (Ilha de Boipeba)

Foto: Nianin / Flickr

Situada também na paradisíaca Ilha de Boipeba, a praia da Cueira é uma das melhores para quem quer tomar banho de mar. Ela é banhada por águas tranquilas e cristalinas em seu canto direito, e há apenas algumas rochas em suas laterais.

Moreré (Ilha de Boipeba)

Praias imperdíveis na Bahia. Foto: Panta LH / Wikimedia Commons

Considerada uma das mais bonitas da Ilha de Boipeba, a praia de Moreré é tranquila. Além disso, tem piscinas naturais com águas cristalinas e mornas, perfeitas para praticar mergulho entre corais e muitos peixes.  

Ponta de Castelhanos (Ilha de Boipeba)

Foto: Waltson Campos / Wikimedia Commons

Assim como as outras praias da Ilha de Boipeba, a Ponta de Castelhanos é tranquila e, durante a maré baixa, se enche de piscinas naturais. Aliás, essa praia se transforma completamente com o movimento das marés: o mar chega a recuar um quilômetro.

Praia de Corumbau (Ponta do Corumbau)

Praias imperdíveis na Bahia. Foto: Divulgação

Devido ao difícil acesso, a praia de Corumbau é uma das mais preservadas da Bahia. Ela tem uma longa faixa de areia que adentra o mar durante a maré baixa e forma uma trilha que leva ao lugar paradisíaco. É perfeito para quem quer exclusividade e privacidade.

Praia do Satu (Caraíva)

Foto: Thomasilhabela / Wikimedia Commons

Para chegar à praia do Satu é preciso cruzar um rio de barco e caminhar pela faixa de areia por cerca de uma hora. A dificuldade no acesso garante o visual quase intocado da bela praia, onde há apenas uma barraca, além dos coqueiros e do mar.

Ponta de Itaquena (Trancoso)

Praias imperdíveis na Bahia. Foto: Divulgação

Cercada por mata nativa, com uma extensa faixa de areia branquinha e um mar de águas cristalinas em tons de verde. Assim é a Ponta de Itaquena, uma área de preservação permanente devido à desova de tartarugas marinhas.

Praia do Espelho (Trancoso)

Foto: Gabriel Castaldini / WIkimedia Commons

A praia do Espelho é tranquila, selvagem e paradisíaca. Localizada entre as famosas Trancoso e Caraíva, ela tem falésias coloridas e mar de águas cristalinas, que vão do azul ao verde. É um lugar belíssimo e pouco explorado pelo turismo.

Rio da Barra (Trancoso)

Praias imperdíveis na Bahia. Foto: Divulgação

Rio da Barra é uma das praias mais isoladas de Trancoso. Ela é cercada por falésias coloridas, que vão do bege ao vermelho, tem uma faixa de areia longa e bem clara. Para completar, o mar é calmo e forma piscinas naturais na maré baixa.

Praia de Santo André (Santo André)

Foto: Rodrigo Soldon / Wikimedia Commons

Situada em uma área de proteção ambiental, a praia de Santo André tem areias claras e fofas. O mar, por sua vez, tem águas escuras, protegidas por uma grande barreira de corais, por isso é bem tranquilo.

Prainha (Itacaré)

Foto: Márcio Filho – MTUR

Uma das mais cobiçadas de Itacaré, a Prainha tem difícil acesso e cenário quase deserto. Cercada por Mata Atlântica, a praia é selvagem, sem nenhuma construção. O mar é agitado, ótimo para a prática dp surf.

Itacarezinho (Itacaré)

Foto: Marinelson Almeida / Flickr

Com mais de 3 quilômetros, a praia de Itacarezinho tem uma longa faixa de areia, cercada de coqueirais. É um lugar ideal para quem procura tranquilidade. Além disso, em sua ponta direita o Rio Tijuípe encontra-se com a praia.

Havaizinho (Itacaré)

Foto: Divulgação

Acessível através da Trilha das Quatro Praias, Havaizinho é perfeito para quem quer curtir apenas a natureza. Lá não há construções, apenas a faixa de areia banhada por um mar tranquilo, com poucas ondas. 

Jeribucaçu (Itacaré)

Foto: Márcio Link / Flickr

A praia de Jeribucaçu é uma das mais belas de Itacaré. Seu visual paradisíaco conquista a todos que a visitam. Cercada por rochas e mata virgem, a praia é cortada por um rio, ótimo para quem gosta de banho de água doce.

Engenhoca (Itacaré)

litoral baiano

Foto: Márcio Link / Flickr

Reduto de surfistas em Itacaré, a praia da Engenhoca tem mar agitado e uma faixa de areia belíssima, cercada por coqueiros e montanhas. Para completar, há um rio que desemboca ali. Para chegar até a Engenhoca, é preciso percorrer a Trilha das Quatro Praias.

Taperapuã (Porto Seguro)

litoral baiano

Foto: Divulgação

A mais badalada de Porto Seguro, a praia de Taperapuã abriga as barracas mais famosas da região: Tôa Tôa, Axé Moi e Barramares. Além disso, a praia tem uma extensa faixa de areia e o mar é extremamente azul.

Praia de Taípe (Arraial d’Ajuda)

litoral baiano

Foto: Divulgação

Quem procura tranquilidade para curtir o mar encontrará na praia de Taípe, em Arraial D’Ajuda o lugar ideal. A praia é banhada por um mar azul e calmo. E, por ser praticamente deserta, é bem preservada. 

Praia de Imbassaí (Imbassaí)

litoral baiano

Foto: Divulgação

Com visual rústico, a praia de Imbassaí é cercada por coqueiros e grandes dunas. Além disso, há um rio que desemboca no mar, ótimo para banhos e para a prática de stand-up paddle. Ela fica a apenas 10 quilômetros da Praia do Forte.

Praia Costa do Sauípe (Costa do Sauípe)

litoral baiano

Foto: vanlima / Pixabay

A praia da Costa do Sauípe é uma das mais bonitas e famosas do litoral baiano. Cercada por coqueiros e banhada por um mar extremamente azul, ela fica em Mata de São João. Lá há luxuosos complexos hoteleiros que oferecem estruturas completas.

Praia do Forte (Mata de São João)

litoral baiano

Foto: Divulgação

Assim como Costa do Sauípe, a praia do Forte é outra belíssima e famosa porção de areia de Mata de São João. Lá o mar é calmo, ótimo para banhos. Além disso, a praia é cercada por coqueiros, que a deixam ainda mais agradável, perfeita para passar o dia.

Massarandupió

litoral baiano

Melhores praias para conhecer na Bahia. Foto: via Bahianoiteedia

Situada na cidade de Entre Rios, Massarandupió é uma das últimas praias do litoral baiano. Ela tem águas calmas e cristalinas, lindas dunas e um pequeno rio que desemboca no mar. Em uma área reservada, Massarandupió tem um ambiente para a prática do naturismo.

Praia de Arembepe (Arembepe)

melhores praias na Bahia

Foto: Ben Tavener / Wikimedia Commons

A praia de Arembepe fica na cidade de Camaçari. Ela é famosa por suas piscinas naturais, que se formam na maré baixa. Com mar extremamente tranquilo, é uma ótima opção para quem viaja com crianças. 

Praia de Guarajuba (Camaçari)

melhores praias na Bahia

Foto: Divulgação

Mar de águas mornas, faixa de areia branquinha cercada por coqueiros e um visual rústico fazem da praia de Guarajuba uma das melhores da cidade de Camaçari. Além das belezas naturais, ela possui ótima infraestrutura turística.

Primeira e Segunda Praia (Morro de São Paulo)

melhores praias na Bahia

Melhores praias para conhecer na Bahia. Foto: Alex Oliveira / Setur

A Primeira e a Segunda Praias de Morro de São Paulo são coladas, por isso são frequentadas simultaneamente. A Primeira é mais pequena, enquanto a Segunda é extensa. Elas são ótimos lugares para a prática de esportes náuticos, além de serem belas.

Quarta Praia (Morro de São Paulo)

melhores praias na Bahia

Foto: Divulgação

A Quarta Praia de Morro de São Paulo tem cerca de 4 quilômetros de extensão. Cercado por coqueiros, o lugar é belíssimo e, durante a maré baixa, se enche de piscinas naturais, ótimas para a prática de mergulho. 

Praia da Gamboa (Morro de São Paulo)

melhores praias na Bahia

Foto: Divulgação

Vizinha de Morro de São Paulo, a praia da Gamboa também fica na Ilha de Tinharé. Com falésias imponentes e uma faixa de areia clarinha, a praia é banhada por águas extremamente azuis. Tranquila, é uma ótima opção para quem busca sossego.

Garapuá (Morro de São Paulo)

melhores praias na Bahia

Melhores praias para conhecer na Bahia. Foto: Tiago Rodrigues / Wikimedia Commons

Uma grande enseada de águas azuis e cristalinas, a bela e tranquila praia de Garapuá fica logo após a Quinta Praia do Morro de São Paulo. Situada na Ilha de Tinharé, esta praia tem mar calmo e é ótima para a prática de mergulho.

Barra Grande (Península de Maraú)

melhores praias na Bahia

Foto: Divulgação

A vila de Barra Grande, na Península de Maraú, tem praias incríveis. Extensos coqueirais, faixas de areia desertas e piscinas naturais são algumas das belezas de lá. Além disso, a península tem um lado virado para o oceano e outro para a baía de Camamu.

Porto da Barra (Salvador)

melhores praias na Bahia

Foto: Jota Freitas

Pequena e estreita, a praia do Porto da Barra tem areias claras e é banhada por águas tranquilas e extremamente azuis. Ela fica entre o Forte Santa Maria e o Forte São Diogo e, no verão, costuma ficar bem lotada. 

Praia do Farol da Barra (Salvador)

Bahia praias

Melhores praias para conhecer na Bahia. Foto: Jota Freitas

A praia que fica junto ao Farol da Barra, em Salvador, é uma bela faixa de areia urbana. Suas águas são calmas e, durante a maré baixa, ficam repletas de piscinas naturais. No entanto, ela sempre está cheia e é frequentada, sobretudo, por famílias. 

Praia do Buracão (Salvador)

Bahia praias

Foto: Divulgação

Menos frequentada que as demais praias urbanas de Salvador, a praia do Buracão fica escondida no bairro de Rio Vermelho. Porém, tem mar agitado que requer atenção dos banhistas. O visual é muito bonito, já que é uma praia preservada.

Praia do Flamengo (Salvador)

Bahia praias

Foto: Márcio Filho – MTUR

Mais afastada do centro de Salvador, a praia do Flamengo é bem calma e perfeita para quem quer descansar. Sua orla é cercada por coqueiros e não há barracas. A faixa de areia é extensa e a praia recebe uma brisa super gostosa do mar.

Praia de Stella Maris (Salvador)

Bahia praias

Melhores praias para conhecer na Bahia. Foto: Tatiana Azeviche / Wikimedia Commons

A praia de Stella Maris tem uma longa faixa de areia e ondas fortes. Na maré baixa, assim como em outras praias, formam-se piscinas naturais ótimas para banho. Ela é ideal para quem quer fugir da lotação das praias do centro de Salvador. 

Praia de Itapuã

Bahia praias

Foto: Portal da Copa/ME

Famosa praia de Salvador, Itapuã é belíssima e preservada, isso porque é ponto de desova das tartarugas marinhas. Com uma faixa de areia menor que as vizinhas Flamengo e Stella Maris, a praia tem várias rochas onde se formam piscinas naturais.

Ponta da Areia (Itaparica)

Bahia praias

Foto: Bigode45 / Wikimedia Commons

O clima tranquilo da Ponta de Areia, em Itaparica, faz essa praia ser muito procurada por turistas que vão ao litoral baiano. Ela é cercada por grandes coqueiros, tem uma faixa de areia clara e mar calmo, com águas transparentes.

Ilha dos Frades

Bahia praias

Melhores praias para conhecer na Bahia. Foto: Divulgação

A Ilha dos Frades tem praias lindíssimas, com águas cristalinas e calmas, emolduradas por Mata Atlântica preservada. Além disso, tem mais de 100 trilhas entre a vegetação preservada, ideais para quem curte ecoturismo e turismo de aventura.

Com essas 36 opções de praias imperdíveis para conhecer na Bahia, fica até fácil escolher onde passar suas próximas férias. De norte a sul, o litoral baiano é realmente um lugar incrível para se visitar. 

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto para qualquer destino.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

4 lugares para conhecer na Barra da Tijuca

Artigo anterior

Melhores praias para visitar entre Natal e Fortaleza

Artigo seguinte

Você pode gostar